Rolinhos de Limão com Queijo Creme


No fim de semana da Páscoa fui à "terra" visitar o meu pai. Estava um tempo maravilhoso e deu-me imenso prazer passear pela horta dele. As plantações estavam com óptimo aspecto e tudo tinha um ar bastante viçoso. As ervilhas estavam ainda em flor, algumas carregadinhas de vagens, mas ainda não estavam prontas a serem colhidas. As favas eram mais que muitas e essas sim, prontas a ir para o prato. Sorte a dele que eu não gosto de favas! Os alhos franceses também estavam no ponto. Os tomateiros já davam o ar de sua graça. Tomara que seja Verão para poder colher os melhores tomates coração-de-boi. Dei de caras com o canteiro dos coentros e era ver-me feliz a colher os coentros mais frescos. Herdei do meu pai o gosto por essa erva que eu adoro mas que tantas pessoas detestam. E sim, o meu pai semeia coentros em quantidades industriais. Ainda deu para colher e provar as primeiras nêsperas e da primeira amostra deu para perceber que este ano são bem docinhas. Mas o que me surpreendeu mesmo foi o limoeiro, carregado de limões como nunca o vi. Eram mesmo imensos limões, grandes e sumarentos. Quem me segue no Instagram conseguiu ver algumas stories que fiz do limoeiro do meu pai. Claro que não resisti a trazer uns quantos para casa. Sabiam que o limão é aquele fruto que nunca dispenso na minha cozinha?! Adoro o sabor do limão, tanto em pratos salgados como em sobremesas.


Com tanto limão, acabei por fazer uma limonada assim que cheguei a casa. Mas não estava ainda satisfeito e apetecia-me fazer algo doce com sabor a limão. Pensei nos clássicos rolinhos de canela que toda a gente conhece mas numa versão mais fresca e cítrica. E assim surgiu esta receita. Uns rolinhos bastante fofos, aromatizados pelo sabor do limão, cobertos por uma mistura cremosa e irresistível de queijo creme. A base da receita é a que uso para os clássicos rolinhos de canela. É muito simples, não precisa de levedar e vem do livro "The Violet Bakery Cookbook" da Claire Ptak. Apenas alterei o recheio e a cobertura e não é que ficaram mesmo deliciosos?!

Com esta receita estreei a mais recente aquisição na minha cozinha, as travessas rectangulares em cerâmica da marca STAUB® que vieram da ZWILLING®. Estas travessas podem ser adquiridas em conjuntos de duas ou de três peças e ficam bem em qualquer cozinha. Escolhi a cor turquesa antigo mas existem outras cores disponíveis. Têm a particularidade de reter o calor sem absorver a humidade, produzindo um resultado delicioso em todos os pratos, sejam eles doces ou salgados. São perfeitas para ir ao forno e graças ao seu design intemporal que combina com qualquer decoração, podem ser transportadas directamente do forno para a mesa. Podem até ser usadas para servir saladas ou mesmo um delicioso tiramisù

As cerâmicas STAUB® oferecem grande durabilidade. A superfície esmaltada torna as peças fáceis de limpar e resistentes a riscos. São aquecidas duas vezes em alta temperatura, o que as torna mais resistentes a pequenos choques. São feitas de material de alta qualidade e acabadas à mão para uma suavidade perfeita. Podem conhecer melhor as características destas cerâmicas e encontrar este conjunto de duas peças aqui.








Rolinhos de Limão

Ingredientes:
{para a massa}
| 560 g de farinha s/ fermento
| 2 c. (sopa) de fermento em pó
| 1 pitada de sal
| 1 c. (chá) de sementes de cardamomo moídas
| 240 g de manteiga fria em pedaços
| 300 ml de leite frio
| raspa de 1 limão
{para o recheio}
| 75 g de manteiga derretida                            
| 250 g de açúcar mascavado escuro
| raspa de 3 limões
{para a cobertura}
| 200 g de queijo creme
| 2 c. (sopa) de manteiga amolecida
| 1/2 c (chá) de essência de baunilha
| 4 c. (sopa) de açúcar em pó

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 200ºC. Unte com manteiga dois tabuleiros pequenos que possam ir ao forno. 

2 . Prepare a massa, colocando na taça de uma batedeira a farinha, o fermento, o sal, as sementes de cardamomo, a manteiga fria em pedaços, o leite frio e a raspa de um limão. Use o gancho de amassar e amasse durante alguns minutos até a massa despegar das paredes do copo. Retire a massa para uma bancada, forme uma bola e deixe repousar 10 minutos.

3 . Enquanto a massa repousa, prepare o recheio. Derreta a manteiga e reserve. Numa taça misture o açúcar mascavado com a raspa de limão e reserve.

4 . Numa superfície enfarinhada estenda a massa, formando um rectângulo com cerca de 5mm de espessura e 50cm x 30cm.

5 . Pincele toda a superfície da massa com a manteiga derretida e de seguida salpique com o açúcar e a raspa de limão.

6 . Comece a enrolar a massa, partindo do lado mais longo do rectângulo, formando um rolo. Com uma faca afiada divida o rolo de massa em 10-12 porções iguais e disponha-as no tabuleiro, deixando espaço suficiente entre cada porção de massa.

7 . Leve os rolinhos ao forno durante 25 minutos ou até que comecem a ficar dourados. Retire e deixe arrefecer ligeiramente.

8 . Prepare a cobertura misturando numa taça, com uma vara de arames, o queijo creme, a manteiga amolecida, a baunilha e o açúcar em pó. Bata até obter uma mistura bem cremosa. Distribua a cobertura pelos rolinhos de limão e sirva ainda morno com raspas de limão.







Sem comentários:

Enviar um comentário