Pão de Ló


A Páscoa é feita de tradições e de norte a sul do país esta é uma quadra festiva que junta as famílias à volta da mesa. É tempo de reencontros e de celebração e desde as entradas, passando pelos pratos principais, típicos e tradicionais de cada região e sem esquecer a sobremesa, onde reinam os folares, cada família apresenta com orgulho as receitas que vão sendo transmitidas de geração em geração, num legado único de lugar para lugar. Mais ou menos tradicionais, cada receita é única e especial. Assim como são especiais os encontros entre afilhados e padrinhos. Cada região apresenta o seu folar, uns salgados outros doces, uns mais requintados outros mais simples, mas todos deliciosos e tornando a nossa gastronomia muito especial e única. 


Outra iguaria que não pode faltar nas mesas de Páscoa por este país fora é o pão-de-ló. Também ele difere de região para região. Há quem os prefira mais fofos, há quem goste deles mais molhadinhos, mas também há quem goste deles mais secos. Cada família terá a sua versão e no que toca a tradições, os gostos não se discutem.

Hoje trago uma versão mais molhadinha do pão-de-ló. Uma receita simples de preparar, com apenas três ingredientes, mas que é óptima demais para não ser feita e partilhada. Tem um defeito, desaparece num instante. E se é de tradição que falamos, também a Nacional faz parte dela e não pode faltar nas receitas desta quadra. Nesta receita usei a Farinha Extra Fina Nacional, uma farinha preparada com trigos selecionados e que agora se apresenta mais fina, mais branca e mais pura, sendo um ingrediente importante no resultado final da receita, um pão-de-ló com uma textura super fofa e húmida. O melhor mesmo é serem vocês a experimentar e a comprovar o quão boa é esta receita. Passem no site da Nacional, onde encontram muitas mais receitas típicas e tradicionais, óptimas não só para esta quadra mas também para qualquer altura do ano. Uma Páscoa Feliz para todos!






Pão de Ló

Ingredientes:
| 9 gemas
| 2 ovos inteiros
| 150 g de açúcar                                           

Preparação:
1 . Comece por ligar o forno nos 200ºC. Forre uma forma redonda lisa (sem buraco) com papel vegetal.

2 . Numa taça, coloque as gemas, os ovos inteiros e o açúcar. Bata a mistura na velocidade máxima durante 10 a 15 minutos, até obter um creme volumoso, fofo e de cor esbranquiçada.

3 . Peneire a Farinha Extra Fina Nacional e adicione ao preparado anterior. Com a ajuda de uma vara de arames ou espátula de silicone, envolva a farinha na massa, com movimentos cuidadosos, até que esta fique completamente integrada. 

4 . Deite a massa na forma, coloque-a no forno e leve a cozer por 9 minutos.

5 . Retire do forno e deixe arrefecer completamente antes de retirar o pão-de-ló da forma. 







Sem comentários:

Enviar um comentário