Bolo de Banana e Caramelo



Desde que experimentei estes Quadrados de Banana que cá em casa ficámos fãs dos bolos com banana. O sabor, quando combinado com outros ingredientes, é divinal.
E foi quando um dia destes, enquanto assistia no canal 24 Kitchen ao programa "Fast, Fresh, Simple" da Donna Hay, a vi a preparar o seu "No-Fuss Banana Caramel Puding", um bolo descomplicado e mesmo muito simples de preparar. Adorei o aspecto do bolo e como já adivinhava o seu sabor, sabia que tinha de ser mesmo bom. Até que tive de o fazer. E bem dita a hora, pois o bolo é mesmo delicioso, fica com uma textura fofa e a cobertura de caramelo a contrastar com o sabor da banana, dá-lhe um toque único e irresistível.

Para o caramelo, em vez de açúcar mascavado, usei açúcar areado amarelo, pelo que a tonalidade ficou mais clara. Mas ainda assim, o sabor é óptimo e recomendo mesmo fazerem este bolo.



(receita adaptada do programa Fast, Fresh, Simple de Donna Hay)

Ingredientes:
| 175gr. de manteiga à temp. ambiente
| 175gr. de açúcar mascavado
| 110gr. de açúcar branco fino
| 1/2 . (chá) de canela
| 3 bananas médias
| 3 ovos
| 300gr. de farinha com fermento
| 1/2 c. (chá de fermento)

[para o caramelo]
| 375ml de natas (usei 200ml)
| 135gr. de açúcar mascavado (usei 75gr. de açúcar areado amarelo)

Método Tradicional:
Pré-aqueça o forno a 170 ° C.
Num processador de cozinha coloque a manteiga em pedaços, os açúcares, a canela, as bananas em rodelas, os ovos, a farinha e o fermento. Bata em velocidade média, cerca 1 minuto ou até que todos os ingredientes fiquem bem ligados.

Método Thermomix - Bimby:
Pré-aqueça o forno a 170 ° C.
Coloque no copo a manteiga em pedaços, os açúcares, a canela, as bananas em rodelas, os ovos, a farinha e o fermento. Programe (1min/vel4) e depois vá aumentando progressivamente até à vel6.

_____________♣♣♣_____________


Despeje a massa numa forma rectangular (28cm x 8cm), untada com manteiga e forrada com papel vegetal. Unte também o papel vegetal com manteiga. 
Leve ao forno durante 1 hora. Faça o teste do palito para ver se a massa está cozida.
Para fazer o caramelo, coloque as natas e o açúcar mascavo numa frigideira e deixe cozinhar durante 8 a 10 minutos ou até que o caramelo atinja a consistência desejada. 
Cubra o bolo com o caramelo ainda quente e sirva.


78 comentários:

  1. Célio assim não vale, mostrar fotos e depois não enviar para provar não é justo :P ficou com um aspecto super delicioso e tentador, fiquei oficialmente a salivar!!!! QUERO UMA FATIA :D

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Joana! Não fosse a distãncia e teria todo o gosto em partilhar contigo uma ou duas fatias. ;)
      Assim tens mesmo de te contentar com as imagens...hehe. :P
      Beijinho.

      Eliminar
  2. Célio,
    Eu assim que vi o título adivinhem logo a receita ;)
    Também vi o programa e tenho anotada a receita para experimentar, pois além de fácil tem tudo para eu gostar.
    O teu ficou maravilhoso, pelas fotos até fiquei a salivar, imagino o sabor.
    Beijinhos
    Romã

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Cristina. ;)
      Eu gosto muito do estilo descontraído e descomplicado como a Donna Hay cozinha e esta é daquelas receitas que eu sabia que tinha de fazer na hora. Não demorou muito o tempo desde que a vi na TV e o momento de a fazer. É maravilhoso este bolo. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  3. Que maravilha Célio, bolinho com banana é uma delícia e o aspeto como sempre super tentador.

    Beijinho

    Paula

    ResponderEliminar
  4. O aspecto é optimo..vou experimentar por estes dias...´

    ResponderEliminar
  5. Célio,
    Este bolo já me conquistou, porque adoro banana e adoro caramelo :)
    Como disse a minha filhota aqui ao meu lado, as tuas fotos estão lindas e apetece ir a correr para a cozinha fazer esta maravilha :)
    Pena que só tenha uma banana neste momento, mas a receita fica "roubada"
    A cobertura está a deixar a minha gula aos saltos :)
    Excelente bolinho para um domingo de preguiça, comer uma fatia atrás da outra... e ler um bom livro, que mais para se ser feliz?!
    Bjns e boa semana
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel.
      Eu acho a combinação do caramelo com a banana divinal. Obrigado pelas lindas palavras da tua filhota e acho mesmo bem que faças esta receita, pois tanto tu como ela vão adorar de certeza.
      Concordo plenamente, uma fatia de bolo, uma manta quentinha e um bom livro ou filme... a felicidade em estado puro, num Domingo de ronha. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  6. Adorei! Vai para a minha lista a experimentar! Parabéns :)

    ResponderEliminar
  7. Oh Célio manda lá uma fatia bem recheada ok ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok Filipa! Fatia bem recheada a caminho... gostava mesmo que provasses, ias adorar!
      Beijinho e boa semana. ;)

      Eliminar
  8. Ficou um bolo fantástico, banana e caramelo é uma óptima dupla!
    As fotos estão fantásticas.
    https://www.facebook.com/blogcozinhaaromatica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos!
      Eu também acho que a banana casa muito bem com o caramelo. ;) Adoro.
      Um abraço.

      Eliminar
  9. Célio,
    A Donna é mesmo descomplicada e as suas receitas parecem ser resultar em sucesso.
    O teu bolo ficou fantástico, quanto á tua apresentação.....perfeita como sempre.
    Boa semana
    Bjkas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho Tila! As receitas da Donna parecem ser mesmo muito fáceis e funcionam sempre.
      Obrigado por teres gostado do meu bolo. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  10. Que tentação.
    Só recentemente descobri a Donna Hay (*shame on me*) e adorei a simplicidade das suas receitas.

    Uma excelente semana!
    Beijitos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ana!
      Nunca é tarde para se descobrir um mestre. ;) hehe...
      Pesquisa um pouco do trabalho dela, vais adorar.
      Beijinho.

      Eliminar
  11. Adoro bolos de banana porque ficam com uma textura diferente e deliciosa :)

    O teu ficou perfeito, e gostei muito da cobertura e do efeito! As tuas fotos também como sempre lindas, parabéns :)

    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Diogo, eu também adoro a textura dos bolos de banana. É diferente... e depois aquele sabor... adoro!
      Obrigado por teres gostado. ;)
      Um abraço.

      Eliminar
  12. Só há poucos anos comecei a gostar de bolos com banana, devido a um da Leonor Sousa Bastos. Este seu deve ser perfeito e as fotos estão lindíssimas.

    Beijinho,
    Ilídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro o sabor da banana nos bolos Ilídia, é mesmo muito bom. Desconheço esse bolo da Leonor, mas vou pesquisar. ;)
      Obrigado por ter gostado. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  13. Adoro a combinação da banana com o caramelo. Um dos meus bolos preferidos tem os dois mas não é assim com a banana batida. Um dia vou experimentar um destes. O teu está divinal como sempre :)
    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Leonor! Com a banana em pedaços nunca experimentei, se bem que acho que funcionará melhor em muffins. A experimentar um dia destes.
      Obrigado por teres gostado e se puderes, experimenta esta receita. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  14. Que maravilha de bolo... vai ser o próximo. Nunca fiz bolos de banana e já ouvi dizer tão bem deles que estou mais que curiosa.. :)

    beijinhos
    Mafalda
    http://masterchefdealgibeira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São muito bons, sim, Mafalda! Se puderes faz este bolo que não te vais arrepender.
      Obrigado e beijinho. ;)

      Eliminar
  15. Célio, de repente pus-me a pensar que deves achar que eu escrevo sempre o mesmo nas tuas receitas, mas olha que a culpa é toda tua! Mais uma maravilha... o pão de banana e essa cobertura pecaminosa... delicioso! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achas mesmo Mª João?! Nada disso e sei que o que comentas é genuíno, pois de outra forma não te darias ao trabalho. Eu é que tenho de agradecer por vires cá e teres mais uma vez gostado de uma receita minha. ;) A ver se ainda consigo fazer algo para a tua "festa". ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  16. Que bolinho fantastico, super apetitoso... esse recheio em cima do bolinho uii.... so nao vou a correr para a cozinha porque estou a caminho do trabalho porque vontade de experimentar essa maravilha nao me falta... :)
    Beijinhos boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh... Susana, podes sempre faltar ao trabalho, inventar uma desculpa qualquer e meter a gula em prática. Olha que compensa. ;) Ou então não. ;)
      O bolo é muito bom, se pderes experimenta. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  17. Conheço este bolo. :) Já vi o episódio em que a Donna Hay faz esse bolo algumas vezes repetidas! É certo que tenho a receita apontada, mas nada como alguém mais próximo experimentar e dizer de sua justiça. Depois de ver o teu resultado, tenho certeza que é um sucesso.
    A textura do interior do bolo é simplesmente divinal!

    Beijinho,
    Aida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um motivo para ires a correr para a cozinha e fazer o bolo. É mesmo bom, Aida, cativou-me ao primeiro olhar, adorei ver a Donna a fazê-lo, porque foi num piscar de olhos e meter no forno. Passado uma hora (que tu não te apercebes no programa)... Tcharaam... um bolinho delicioso. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  18. Hmmm, parece ser delicioso. Sou bem capaz de o experimentar, mas sem o creme de caramelo: é que não somos muito fãs de bolos com cobertura ou recheio :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão bom Ondina! Se o fizeres, experimenta fazer metade da receita do caramelo, só para provares e sentires o sabor dos dois. Vais delirar! É memso bom. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  19. Olá Célio,
    Não há receita da Donna que eu não adore e esta, embora nunca a tenha experimentado, só pelo aspecto divino, acredito que o seja também em termos de sabor!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Donna Hay é um espectáculo, assim como as suas receitas maravilhosas e esta não é excepção. ;) Obrigado Lia!
      Beijinho.

      Eliminar
  20. Olá Célio, estou de volta das férias e super curiosa com as delicias que os amigos prepararam, andei dando uma olhada no que perdi, fui ver sua participação do Dia Um Na Cozinha, e seus panetone ficou magnifico, com um recheio maravilhoso e como sempre com fotos e decoração perfeitos. Lindíssima participação. Quanto ao seu bolo de banana, acredito que ficou divinal, adoramos bolo de banana, e este com esse caprichoso caramelo por cima está mesmo a piscar para mim hehe. Magnifico como tudo que sai dessa cozinha. Aproveito a oportunidade e deixo meus votos de um Feliz 2014 à você e sua família, repleto de saúde, paz, e muitas alegrias. Beijinhos ótima semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Josy! Espero que essas férias tenham sido retemperadoras e tenham dado para ganhar inspiração para novas receitas e partilhas no blog.
      Obrigado por teres gostado do meu Panettone e também deste delicioso bolo.
      Um Feliz Ano Novo para ti também e um beijinho. ;)

      Eliminar
  21. Eu também sou fã de bolos de banana e este está soberbo!
    Manda uma fatia, bjs

    ResponderEliminar
  22. Bom dia Celio...

    Este bolinho ja me ficou debaixo de olho... gosto muito de doces e de bolos, mas todos os que levam banana sao para mim a verdadeira das tentaçoes... nao sei o porque... mas gosto do toque e do sabor que a banana deixa nos bolos... e claro depois estas fotos maravilhosas ainda enchem mais de vontade de estar na minha cozinha eheheh!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério Margarida? Gostas mesmo de bolos com banana? Então experimenta este, que tenho a certeza que vais adorar. ;) Fico feliz por teres gostado e ter incentivado a ir para acozinha! ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  23. Olá Célio! Nunca fiz bolos com banana, mas este deve ser muito bom!
    beijinhos
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Helena, está aqui uma excelente oportunidade para uma primeira vez! Tenho a certeza que vais adorar. ;)
      Beijinho e obrigado.

      Eliminar
  24. confesso que estou completamente derretida com este bolo,
    adoro bolos simples e cheios de sabor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ana! Eu é que fici derretido com tantos comentários simpáticos.
      Fico muito feliz por teres gostado. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  25. Estou aqui a babar Célio com esse rico bolinho e essa cobertura de deixar qualquer um a babar

    beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Mariana! Como te compreendo, pois é mesmo de babar. ;)
      Beijinho e boa semana.

      Eliminar
  26. Adoro este tipo de bolos simples e com uma cobertura deliciosa! Para mim está perfeito, como sempre!
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Paula! Fico feliz que tenhas gostado e que te identifiques com este bolinho delicioso.
      Beijinho.

      Eliminar
  27. Tem um aspeto delicioso, ainda mais para mim que adoro banana. Vai ser um dos próximos da lista a fazer.

    ResponderEliminar
  28. Olá Célio,

    adoro bolo e banana e este com este caramelo ainda se torna mais tentador e guloso, que lindo ficou, deve ser delicioso lá terei que o fazer.
    As fotos estão lindas muito mesmo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado querida Sandra! Acho mesmo bem que o faças, poi fico muito contente e a Donna Hay também ficaria se soubesse que ias fazer o bolo dela. É muito bom, por isso recomendo. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  29. Adorei a ideia...deve ser delicioso...
    Andei fixada na ideia de usar caramelo num bolo e no sábado fiz um de caramelo e maçã...mas misturei o caramelo na massa... :-)
    Um dia destes publico a receita....
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também deve estar maravilhoso esse bolo, Anica, com o caramelo na massa. Adoro o sabor do caramelo, acho que fica sempre bem nos bolos.
      Obrigado e beijinho. ;)

      Eliminar
  30. Que bolo divino, Célio! Uma textura fantástica com essa deliciosa cobertura... hum... deve ser de comer e chorar por mais!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Lina! É mesmo bom, ou era, porque a esta hora que comento, já nem migalhas há. Mas é um bolo de se fazer e comer com prazer, de tão bom que é . ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  31. Olá Célio!
    Que bela receita! Bolo de banana é sempre mt bem-vindo aqui em casa e com esse caramelo por cima fechou com chave de ouro!
    Bjinhos de boa semana! =)
    www.viveraprendendo.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sileni! Cá em casa também apreciamos bastante. Andámos durante muito tempo a desconhecer esta delicia. ;)
      Beijinho e boa semana.

      Eliminar
  32. Ficou com óptimoaspecto. Também anotei essa receita da Donna Hay...ainda não a experimentei,mas fiquei com vontade!
    Obrigada por mais uma excelente sugestão, Célio.
    É sempre um prazer passar pelo teu blog.
    Beijinho

    Sílvia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado eu Silvia, pela tua visita e simpatia!
      Quando tiveres oportunidade, não deixes de experimentar este bolo delicioso, que vale bem a pena. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  33. Olá Célio,

    este bolo tem um aspecto tão maravilhoso e apetecível que já me estou a babar toda :D
    O meu marido não gosta de bananas e como tal é raro fazer bolos com esta fruta, mas o teu bolo deve ser tão delicioso que estou tentada a experimentar!
    E esse creme... hmmm...

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia!
      A minha esposa também não gosta(va) de bananas... até ter experimentado o fruot em bolos. Agora adora e cá em casa ficámos fãs destes bolinhos. A Banana dá uma textura especial e deliciosa aos bolos. Experimenta, tenho a certeza que vão gotar. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  34. Célio,tenho vergonha de dizer que nunca fiz bolos com banana :( eu sei que ficaram com uma textura e um sabor delicioso mas ainda não sei porque não experimentei.
    Quanto ao teu bolo,fiquei com "invenja",no bom sentido pois tem um aspecto guloso que me deixa com vontade de ir à cozinha,ligar o forno e reproduzir esta maravilha!
    bjns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Violeta!
      Eu também descobri os bolos de banana à pouco tempo, mas fiquei fã à primeira garfada. São deliciosos e ficam com uma textura fantástica. ;)
      Se tiveres oportunidade, não deixes de experimentar, tenho a certeza que vais adorar este bolo. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  35. Olá Célio
    Também vi esse episódio e anotei a receita mas com tanto "abuso" no mês de dezembro ainda não tive coragem de fazer mais doces ;-)
    Tal como o da Donna o teu pão de banana está lindo e apetitoso, eu já fiz bolos com banana e adorei
    Beijokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lena!
      A receita é mesmo irresistível, é difícil não ter vontade de ir correr para a cozinha e querer experimentar este Pudding da Donna Hay. E foi o que eu fiz. É delicioso. ;)
      Obrigado e beijinho. ;)

      Eliminar
  36. Já está no forno, vem a tempo do lanche! Vamos ver como sai, estou ansiosa! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Ana!
      Muito obrigado por querer experimentar esta receita. ;)
      Tenho a certeza que adorou.
      Beijinho.

      Eliminar
  37. Olá Célio,
    Não posso ver estas coisas que fico logo com vontade de fazer também!
    Que aspeto fantástico, gostei imenso de o devorar com os olhos!
    Engraçado que não costumo usar bananas nos bolos e pães, mas tenho que mudar isso, todos dizem que fica muito bom.
    Gosto imenso dos programas da Donna Hay.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lenita!
      Então vais mesmo ter de experimentar este bolo. A textura é mesmo muito boa e se nunca experimentaste a banana nos bolos, então acredita quens andado a perder uma coisa deliciosa. ;)
      Beijinho.

      Eliminar