Curso "Receitas Rápidas Para Jantares de Amigos" na Academia Vaqueiro



Como se costuma dizer, não há duas sem três, e esta é a terceira vez que frequento um curso na Academia de Sabores Vaqueiro, em Lisboa. Da primeira vez, frequentei o curso "Party Food" e fui com a Marta, do blog "Marta La Chef", através de um passatempo que ela lançou no blog. Na segunda vez fui a convite da Vaqueiro e frequentei o curso "Receitas Rápidas Para o Natal". E desta vez, no dia 6 de Janeiro, participei num passatempo flash que a Vaqueiro lançou na sua página do Facebook e tive a sorte de ser um dos 12 vencedores. O tema deste curso era "Receitas Rápidas para Jantares de Amigos".

O que estes cursos têm de extraordinário é o facto de serem feitos num ambiente descontraído e bastante acolhedor, onde quase nos sentimos em casa, interagimos todos num ambiente de cozinha muito divertido, aprendemos sempre mais qualquer coisa e onde se experimentam novas e deliciosas receitas, de fácil confecção e acessíveis a qualquer pessoa e que nos são dadas a conhecer pelo simpático chef Pedro Niny Duarte.




O conceito deste curso baseia-se no facto de conseguirmos elaborar um jantar para amigos de forma a não perdermos muito tempo na cozinha e de forma a termos uma mesa posta que vá impressionar os nossos convidados.
As seis receitas apresentadas eram todas bastante apelativas. Duas entradas, dois pratos principais e duas sobremesas. Para entrada preparámos um Creme de Espargos e Ovos Gratinados com Ricotta, Espinafres e Tomate. Os pratos principais foram Peixe no forno com Pimentos, Azeitonas e Batata Doce e Lombinho de Porco com Molho de Mostarda e Mel e Polenta Cremosa. Por fim, as deliciosas sobremesas, um Clafoutis de Maçã com Aromas de Laranja e um decadente Cobbler de Chocolate com Frutos Secos. (prometo um dia reproduzir esta sobremesa)




A turma foi dividida em grupos de duas pessoas e eu tive o prazer de poder cozinhar com a simpática Graziela Costa, também ela autora de um blog, o Vida de Desempregada (vejam a reportagem dela do curso, aqui). A Graziela também é fotógrafa (Graziela Costa Photography) e tem um talento ímpar. Aliás, enquanto cozinhávamos, ainda me ensinou algumas dicas sobre fotografia.
As receitas foram sorteadas e calhou-nos para fazer os Ovos Gratinados com Ricotta, Espinafres e Tomate que foram servidos como entrada. Modéstia à parte, acho que correu lindamente, atendendo aos elogios de todos os participantes e à rapidez com que foram devorados. A receita é muito boa, de fácil execução e irei partilhá-la num próximo post.




O ambiente vivido naquela Academia, durante 4 horas, foi tão bom que nem demos pelo tempo passar. E a melhor parte é mesmo a final, quando nos sentamos todos à mesa e podemos degustar em conjunto todas as receitas ali confecionadas, em animada cavaqueira e conversando sobre os mais vadiadíssimos assuntos.
Mais uma experiência que adorei viver, saí de lá com a sensação de que todo aquele tempo foi muito bem empregue, pois aprendi mais sobre cozinha, conheci pessoas simpáticas e divertidas, fiz amigos, tive o prazer de mais uma vez aprender com o chef Pedro Niny e ainda jantei na companhia de todas essas pessoas.
Obrigado à Vaqueiro por mais uma vez ter tido a amabilidade de me receber nas suas instalações e me ter proporcionado mais uma boa experiência. À Graziela, por ter sido uma excelente colaboradora, ter tirado algumas das fotas aqui presentes e me ter ensinado algumas dicas de fotografia. À Ana Paula, que tem uma energia contagiante e "fala pelos cotovelos", mas é muito simpática. À Paula Nunes que adorei conhecer. E ao chef Pedro Duarte, por toda a paciência, motivação, simpatia e organização e claro, por nos aturar.



A Ana Paula, autora do blog Eléctrico 28.



As deliciosas sobremesas, o Cobbler de Chocolate com Frutos Secos e o Clafoutis de Maçã.


26 comentários:

  1. Estes cursos têm que ser maravilhosos!!
    E as imagens de voces tao felizes falam por si!!
    Eu saio daqui cheia de fome! ;)
    Beijinhos,
    Mena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Mena! Estes cursos são fantásticos e valem bem o preço. São umas horas bem passadas, num ambiente muito descontraído, onde te sentes à vontade e acabas por conhecer pessoas fantásticas que têm contigo gostos em comum. Eu adoro e recomendo estes cursos. ;)
      E as receitas são sempre maravilhosas e de fazer crescer água na boca. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  2. Parabéns, tanta coisa bonita e deliciosa.

    Beijinho
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Paula!
      De facto, estava tudo mesmo delicioso, sobrou muito pouco. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  3. Que momentos fantásticos, Célio!
    Ando a ver se consigo ir a um desses cursos... Imagino que deves ter passado belos momentos e degustado tanta coisa deliciosa.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Paula! Se puderes e tiveres essa oportunidade, não deixes de a realizar, pois de certeza que vais adorar e irás ter uma experiência única e fantástica. ;)
      Beijinho. ;)

      Eliminar
  4. Deve ser uma experiência extraordinária!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Filipa! Muito bons que são os cursos da Vaqueiro. Recomendo. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  5. Tenho uma inveja de ti Célio que nem imaginas pois, mesmo aqui do alto dos meus 42 anos e larga experiência no que toca a cozinhar (hehehe 25 anos nisto), sinto e sei, que tenho ainda tanto mas tanto para aprender que queria muito ter tempo para cursos e workshops e depois ver esta tua reportagem ainda fico mais tentada e invejosa (entenda-se que é inveja da boa e saudável) e quando nós pensamos ah deixa os filhos crescer e vais ver o que ainda vais ter de aventuras e nessa altura cai o chão ora é a doença oncologica do marido e o mais novo que como deves saber diagnosticaram-lhe autismo e de repente deixamos de ter tempo para nós e para o que gostamos de fazer, adiar tudo de novo até um dia sabe-se lá quando e se surgirá mas até lá vou babando com estas coisas aprendendo contigo e os demais e claro eu própria com as minhas simples comidinhas para a família que embora não tão elaboradas e nem fantásticas e sem grandes tecnicas são as minhas receitas para a felicidade a minha fuga para momentos menos bons e o blog que me tem ajudado a ultrapassar tudo isto e a aprender imenso.
    Obrigada por partilhares estes momentos que para ti são especiais mas que para quem os lê também o são, beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Mariana, muito obrigado mesmo, por este comentário! Vindo de ti, é um grande elogio.♥
      Eu não te conheço pessoalmente, mas acompanho à imenso tempo o teu blog. Ainda eu não tinha blog e já participava contigo em alguns pasatempos. E daquilo que eu conheço de ti, acho que deves ser uma verdadeira força da natureza, uma pessoa doce,com muito amor para dar e sempre disposta a ajudar o próximo.
      Isto do blog e da vida dos tachos é um escape ao stress e rotina do dia-a-dia. Tenho a felicidade de ter um trabalho que não tem nada a ver com este mundo, mas é aqui, entre receitas deliciosas, a aprender convosco todos os dias, a visitar blogs e a pôr literalmente as mãos na massa, que eu sou feliz. Cozinho desde que me lembro e adoro mexer nos alimentos, sentir os seus aromas e texturas e transformá-los em deliciosos pratos.
      Mas sinto que ainda tenho tanto, mas tanto para aprender, não tenho qualquer formação profissional nesta área e sinto-me pequenino perante cozinheiros de mão cheia, como é o teu caso. Gosto das tuas receitas, fáceis, descomplicadas e acessíveis a qualquer pessoa e se elas te fazem feliz, acredita que deste lado também deve haver muita gente que as experimenta e também fica feliz com o resultado das mesmas.
      E sim, isto de viver não é coisa fácil. E a vida de vez em quando apresenta-nos algumas adversidades que por vezes nos deixam mais em baixo e nos levam quase a desistir de fazer aquilo que gostamos. Eu encaro as adversidades da vida como desafios, provas pelas quais devemos lutar e trabalhar, dando o nosso amor próprio e a máxima dedicação, lutando sempre, com o pensamento positivo que irá valer a pena, sempre. E nunca, nunca desistir dos nossos sonhos, daquilo que realmente no faz feliz.
      Lamento pelas tuas adversidades e tomara que tudo fosse mais fácil. Mas nunca desistas dos teus sonhos, nunca desistas de ser feliz. A vida é uma constante aprendizagem e estamos todos os dias a aprender uns com os outros.
      Acredita que deste lado tens um fã, que te deseja as maiores felicidades e que quer ver muitas e deliciosas Receitas para a Felicidade. (Adoro o nome do teu blog)
      Obrigado e beijinhos. ;)

      Eliminar
    2. Ai que me puseste a chorar, então isso faz-se? Desculpa o desabafo saiu-me mas sim não perco e nem desisto dos meus sonhos e nem de ser feliz pois senão nem a vida teria sentido, verdade? e sempre tenho a família e os amigos, como tu pois já te sinto assim.
      OBRIGADA pelo carinho das tuas palavras,

      beijinho e bom fim de semana!

      Eliminar
  6. De facto as imagens falam por si! Fantástico. Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Fiquei muito curiosa com esses ovos gratinados, que maravilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Alexandra!
      Então vais ter de ver o próximo post! ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  8. deve ter sido muito giro!...e tanta coisa boa que vocês preparam ;))

    ResponderEliminar
  9. Célio adorei estas receitinhas vais publicar alguma?
    Gostava muito de saber a receita de Creme de Espargos e Ovos Gratinados com Ricotta, Espinafres e Tomate e Lombinho de Porco com Molho de Mostarda e Mel e Polenta Cremosa (= vais fazer alguma destas Célio?

    Beijinhos e parabéns:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Vanessa!
      Fico feliz por teres gostado. ;)
      Vou publicar sim, no próximo post irei publicar os Ovos Gratinados, que foi a receita que fiz no curso, repliquei cá em casa e é fantástica. As outras, talvez venha a publicar mais tarde. Se quiseres alguma em especial, envia um email. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  10. Ola Celio!!!

    Sabes o que mais me custa ao ver estas maravilhosas experiencias que vcs vivem? É que tudo acontece lá longe, tudo acontece onde chega o progresso, tudo acontece onde ha de tudo e mais alguma coisa e quem vive no campo, num interior cada vez mais deserto e onde o progreso e as novidades teimam em nao chegar, ficca-se triste... Como eu gostava de poder fazer assim workshops, como eu gostava de aprender tanta coisa como ainda me falta aprender... sou um bebe junto de vcs!!!

    Parabens pela experiencia que sem duvida so pode ter sido muito gratificante!!!

    Beijocas

    Margarida

    *Ahhhh vou ficar á espera de alguma dessas maravilhas por aqui no teu blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida!
      Infelizmente o país vai ficando cada vez mais deserto no seu interior e os habitantes vão cada vez mais em buca de progresso, fugindo para as grandes cidades. Eu prório "fugi" de um meio pequeno e vim para a cidade. Mas acredita que nem tudo é bom nas grandes metrópoles, aliás acredito piamente que as vantagens de se viver no campo serão muitas mais, comparadas com quem vive na cidade. Tens mais qualidade de vida, os alimentos são mais frescos e não tens tantos stresses. Mas claro que sei o que sentes, quando dizes que gostavas de viver experiências como esta. Não desistas, pois quando menos se espera, as oportunidades surgem.
      Obrigado pela visita. ;)
      Um beijinho muito grande.

      Eliminar
  11. Olá Célio,

    oh é nestes momentos que não gostava de viver em Viana, para ir tinha que fazer muitos quilómetros, mas ainda bem que publicas neste teu espaço estes momentos divertidos e e aprendizagem pois certamente se a oportunidade aparecer saberei dizer que sim, devem ser momentos fantásticos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra!
      É esse mesmo o espírito, manter sempre a esperança e quando menos esperamos, as oportunidades surgem. E devemos saber dizer que sim a elas.
      Eu gosto de partilhar estes momentos porque são momentos que me deixam feliz.
      Um grande beijinho. ; )

      Eliminar
  12. OMG!!!!Que mesa fantástica que ficou no final de tudo....E a entrada que te calhou deve ser uma delicia, fico á espera da receita....(tenho mesmo de comprar ramekins!!!)
    És um sortudo Célio....
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ana Rita.
      Fico contente por teres gostado da minha partilha desta experiência que foi muito gratificante.
      Irei partilhar a receita dos Ovos e acho que deves experimentar. São deliciosos. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  13. Obrigado Susana! Foi mesmo, um fim de tarde muito bem passado. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar