Queijadas de Requeijão e Noz



Bem perto da minha residência existe A Casa das Queijadas, cuja especialidade mais procurada é a queijada de requeijão. Uma queijada tradicional, de origem alentejana, com uma consistência húmida e deliciosa. Mas também têm a queijada de noz que é de comer e chorar por mais. E a queijada de baunilha e a de cenoura... bem, a bem dizer são todas deliciosas. Mas as minhas preferidas são mesmo a tradicional, de requeijão e a de noz. Então pensei, porque não tentar juntar as duas e criar a queijada de requeijão e noz?! Não segui nenhuma receita em concreto, deixando-me levar pela intuição e o resultado saíu bem ao meu gosto. Uma queijada crocante por fora, de textura húmida, com deliciosos pedaços de noz. 

Aproveito para "levar" esta receita à festa da Ana Teles, do blog Telita na Cozinha, paticipando assim no desafio de aniversário, por ela lançado. 




Ingredientes: (para 12 queijadas)
[para a massa] (poderá usar massa de compra)
| 170 gr. de farinha
| 1 clara de ovo
| 40 gr. de manteiga fria
| 4 c. sopa de água
| 1 pitada de sal


[para o recheio]
| 1 requeijão (cerca de 240 gr.) usei da marca Tété
| 4 ovos + 1 gema
| 175 gr. de açúcar (usei RAR)
| 50 gr. de manteiga
| 1 c. (sopa) de farinha
| raspa de 1 limão
| sumo de 1/2 limão
| 1 c. (chá) de canela
| açúcar em pó para polvilhar
| 100 gr. de nozes, picadas grosseiramente

Método tradicional:
Numa taça coloque a farinha. Adicione a manteiga em pedaços e comece a amassar com as mãos. Junte a clara de ovo, a água e o sal e amasse muito bem durante alguns minutos, até que os ingredientes estejam bem ligados, a massa fique elástica e despegue das mãos. Se achar necessário, acrescente mais farinha.
Forme uma bola, envolva em película aderente e leve ao frigorífico durante 20 minutos.
Entretanto prepare o recheio. Bata o açúcar com a manteiga em pedaços, até obter um creme esbranquiçado. Adicione os ovos e a gema e continue a bater. Com um garfo, esmague o requeijão e junte-o ao preparado anterior. Adicione a farinha, a raspa e o sumo de limão e a canela. Bata tudo durante alguns minutos, até obter uma mistura homogénea. Junte as nozes picadas grosseiramente e envolva.

Método Thermomix - Bimby:
No copo coloque a farinha, a clara de ovo, a manteiga em pedaços, a água e o sal. Programe (30seg/vel6). Se achar necessário, adicione mais farinha.
Forme uma bola, envolva em película aderente e leve ao frigorífico durante 20 minutos.
Entretanto prepare o recheio. No copo limpo, coloque o açúcar e a manteiga em pedaços e programe (2min/37ºC/vel2). Adicione os restantes ingredientes, à excepção do açúcar em pó e das nozes, e programe (2min/vel4). Junte as nozes e envolva com a espátula.

______________♥♣♥♣♥_____________

Aqueça o forno a 180ºC.
Quando a massa estiver fria, estenda-a numa superfície enfarinhada deixando-a bem fina. Com o auxilio de um cortador (eu usei uma taça almoçadeira) corte discos de massa com um diâmetro 3 cm maior que o diâmetro das formas das queijadas. Unte as formas com manteiga e forre-as com os discos de massa. Encha com o recheio e leve ao forno, cerca de 30 a 35 minutos. Faça o teste do palito para ver se as queijadas estão cozidas.
Retire e deixe arrefecer. Quando estiverem frias, polvilhe com açúcar em pó.






65 comentários:

  1. Uhmmm... imagino que devas ter obtido um resultado absolutamente fabuloso... eu cá não me importava mesmo nada de dar umas valentes trincas numa dessas agora :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh... muito obrigado Su M! Ficaram mesmo boas. Eu sou suspeito porque adoro, mas quem provou, adorou. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  2. Uiii que maravilha de queijadinhas.. :) essa combinação deve realmente ser uma maravilha.. :)

    beijinhos
    Mafalda
    http://masterchefdealgibeira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Mafalda, ficam umas queijadinhas bastante apetitosas. ;)
      Obrigado e beijinho.

      Eliminar
  3. Olá Célio,

    adoro queijadas adoro, o interior é o que mais me fascina e tenho que confessar que nunca faço com massa:)é sempre a preguiça a falar mais alto.
    Que combinação deliciosa esta e com noz que adoro, estão lindas Célio e com umas fotos fantásticas, lindas mesmo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sandra! ♥
      Sem massa, acredito que também fiquem muito boas. Mas sabes, gosto de sentir aquele contraste entre o interior húmido e o crocante da massa exterior. Acho delicioso. ;)
      Beijinho. ;)

      Eliminar
  4. Gosto muito de queijadas, um gosto que adquiri de pequena a comer muitas queijadas de Sintra :)
    Estas de requeijão e nozes ficaram tão lindas e perfeitas, umas pequenas delícias, sem dúvida!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Gori! Eu adoro as queijadas de Sintra, o sabor é divinal e por acaso nunca me deu para as fazer. Mas estas também são deliciosas. ;)
      Obrigado e beijinho.

      Eliminar
    2. Bom dia
      Quando fala em massa de compra, é massa folhada ou massa tenra?
      E dá para fazer sem massa?

      Eliminar
    3. Bom dia,
      A massa de compra é a massa quebrada ou areada e não a folhada.
      Nunca experimentei fazer sem massa mas pode tentar. Nesse caso aconselho a untar bem as formas para que a massa não cole.

      Obrigado,

      Célio

      Eliminar
  5. Pelo aspecto devem estar tão boas!!!
    Cada vez que venho ao Sweet Gula fico deslumbrada!!!
    Bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ginja!
      Que bom, fico feliz em ler o teu comentário. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  6. Adoro mas confesso que nunca me deu para fazer.
    Estas além de lindas tem um interior delicioso
    Adorei
    Boas semana
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado São! Olha que são bastante simples de fazer e vais adorar o resultado final. ;)
      Obrigado e beijinho.

      Eliminar
  7. Ficaram lindas e apetitosas, eu prefiro as tradicionais alentejanas ou as de Sintra....um dia destes saem umas para o meu cantinho, faço e ainda não posteei..!!!
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro queijadas, gosto muito das tradicionais, mas as de noz são muito boas, adoro nozes, talvez seja por isso. ;) Ficamos à espera dessas queijadas lá no blog, Nel. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  8. Que maravilha, Célio! Não podes mandar duas ou três cá para casa? Se eu fosse jeitosinha para essas coisas, ia já para a cozinha fazer, adorei! E adorei as fotos, nunca é demais dizer... Não sei se és melhor cozinheiro, ou fotógrafo :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lina!
      Envio-te meia dúzia se quizeres. ;) Porque não hás-de ser jeitozinha para estas coisas?! Não tem nada de complicado e ficam deliciosas.
      Obrigado pelo elogio, fico sem palavras. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  9. Olá Célio,
    Pois ainda bem que vou à festa da telita, porque assim, poderei provar uma destas tuas magníficas queijadas!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Lia! Também já fui espreitar a sobremesa que preparaste para a Telita e olha que está um estrondo. Adorei aquele cheesecake. ;)
      Obrigado. Beijinhos. ;)

      Eliminar
  10. Olá Célio!
    OBRIGADA! Sou fã de queijadas.
    Estas parecem ser maravilhosas. Têm uma textura fantástica e devem estar tão saborosas. :)

    Uma excelente semana!
    Beijitos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Telita! Fico muito feliz que tenhas gostado. ;)
      São muito boas.
      Beijinho.

      Eliminar
  11. Que queijadas tão bonitas! Ficaram maravilhosas :)
    Apesar de adorar queijadas nunca fiz em casa! Acho que tenho que experimentar :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Cuca! Então aqui está uma excelente oportunidade para fazeres queijadas. São tão boas que vais querer repetir. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  12. Que aspecto delicioso, eu comia agora mesmo :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Que delicia de queijadas, estao lindas por fora e por dentro um recheio mesmo tentador.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Susana! Tens de fazer, vais gostar de certeza. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  14. Que bom aspecto! Seria perfeito para o meu pequeno almoço!
    As fotos ficaram lindas, Célio!
    Beijinho

    Sílvia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh... obrigado Silvia. Pequeno almoço, lanche ou mesmo para sobremesa, são uma delícia. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  15. Um aspecto delicioso e uma combinação de sabores perfeita! :)

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar
  16. Eu adoro queijadas e estas, além de lindas, devem ter ficado deliciosas porque a combinação de ingredientes é óptima! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficaram muito boas Cristiana, tão boas que já repeti a dose. :P Eheh
      Beijinho e obrigado.

      Eliminar
  17. Adoro queijadas. Mas nunca fiz nenhuma. Shame on me! :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também adoro Ondina, e estas são das minhas preferidas. Tens de fazer!
      Um beijinho. ;)

      Eliminar
  18. Estou "literalmente" com água na boca. Se estivesse ai comia logo umas duas ou três, adorei o interior.
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Susana! Que bem que sabe ler estes comentários. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  19. Que maravilha, Célio... adoro queijadas, estas ficaram perfeitas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto muito Mª João! Tens de fazer estas um dia. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  20. Ficaram fantásticas, a Ana certamente vai ficar deliciada

    ResponderEliminar
  21. Adoro Célio e faço imensas vezes e quando estou no meu Alentejo, tenho um sitio onde elas são deliciosas como nuna comi, mas estas tuas não lhes ficam atrás e aposto que nem de sabor hummm, parabéns também pelas fotos

    beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh, obrigado Mariana! Acho que todos temos um sítio predilecto onde comer as melhores queijadas. Mas sem dúvida que feitas em casa, o sabor é diferente e sabem sempre melhor. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  22. Fotos que convidam...
    Boa semana e até breve.

    ResponderEliminar
  23. Olá Célio, adoro requeijão, queijadas deste tipo há muito que não como. Estas ficaram tão lindas e com um "ar" tão apetitoso que dá votade de agarrar uma!
    Bjinhos e obrigado, mais uma vez, pela partilha do blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado eu Rute, pela visita e pelo comentário simpático. ;)
      Um beijinho.

      Eliminar
  24. Gosto tanto de queijadas e estas ficaram de fazer crescer água na boca! excelente participação!
    Bjs

    ResponderEliminar
  25. Olá Célio!
    Como boa alentejana adoro queijadas. São deliciosas!
    As tuas estão esplendorosas e com um aspecto mesmo, mas mesmo apetitoso. Parabéns por esta excelente participação.
    be8ij8inhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Paula! Fico muito feliz em ler este teu comentário. ;)
      Um beijinho.

      Eliminar
  26. Ai agora para o lanche ia uma queijadinha destas!

    ResponderEliminar
  27. Célio, antes de mais quero dar os parabéns pelo excelente trabalho que faz no blog. Receitas e fotos perfeitas.
    Quanto a estas queijadas, fiquei muito tentada a experimentar, adoro queijadas...com queijo.
    Um beijo e bom resto de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Gisela, muito obrigado, do fundo do ♥.
      Experimenta então estas queijdas que vais adorar. O sabor e a textura são divinais. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  28. Muito boas! Acabei de comer uma.
    Achas que dará para fazer tipo tarte? Mega

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alexandra!
      Sim, dá para fazer tipo tarte, fazes a massa e forras uma tarteira, vertes o recheio e deixas cozer. Tem atenção ao tempo de cozedura que, supostamente será de mais alguns minutos. ;)
      Se procurares na minha página do Facebook, no álbum "Receitas Testadas e Aprovadas noutras Cozinhas", existe uma imagem de uma tarte que alguém já fez. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  29. Credo, acabei de descobrir este blogue e tenho a dizer que é demais! Nossssssa, já estou cá com uma fome! :o

    Muitos Parabéns!

    Lu*
    www.mycloudbylu.blogspot.pt

    ResponderEliminar