Workshop "Salgados - Entradas e Prato Principal"



No passado sábado, dia 18 de Janeiro, vivi uma tarde muito especial, na companhia de algumas caras já conhecidas e outras que tive um imenso prazer em vir a conhecer. Fui assistir a um workshop de culinária, cujo tema era "Salgados - Entradas e Prato Principal", no espaço Teka, no Parque das Nações. A anfitriã era a querida Lucia Fernandes, autora do blog "O Barriguinhas". A Lucia é uma pessoa super simpática, por quem nutro um carinho especial e cujo trabalho admiro bastante. Conhecia-a aqui no Verão passado e simpatizei com ela desde o primeiro momento. Tem um sorriso contagiante e uma energia fora de série. 

E foi ainda em Dezembro, quando a Lucia anunciou que ia fazer este workshop, que eu decidi ir e convidei para me acompanhar a Silvia Martins, autora do blog "Bocadinhos de Açúcar". A Silvia aceitou de imediato e a partir daí foi só esperar por este dia magnífico.




E se este tipo de eventos tem muitas coisas boas, uma delas é o facto de virmos a conhecer pessoas com quem contactamos apenas no mundo virtual. Foi o caso da amiga Dulce Caldeira, autora do blog "Cozinha da Duxa" com quem tive imenso prazer de falar durante algum tempo, é uma simpatia e o mais engraçado é que parecia que nos conhecíamos à imenso tempo. Outra cara simpática que conheci foi a Sónia Alegre, autora do blog "Uma Pedra de Sal". A Sónia era a blogger convidada pela Lúcia para este workshop, e veio apresentar-nos uma deliciosa receita da sua autoria, uns Pastéis Vegetais que fizeram as delícias de todos os presentes. Eram mesmo divinais! (receita testada provada e muito recomendada)




Para o workshop, a Lúcia trouxe seis receitas, todas elas deliciosas. Feitas as apresentações, foram atribuídas as receitas aos vários grupos formados e a partir daí, foi só meter as mãos na massa, cozinhar, conversar, aprender algumas técnicas explicadas pela Lúcia e viver o momento.
As receitas eram Brandade de Bacalhau com Broa em Fatias de Pão Frito; Tarte de Espargos e Frango; Queques de Chouriço Mouro, Alecrim e Queijo; Cestinho de Massa Filo com Salada de Salmão Fumado; Bolo de Crepes Salgado; e por fim Caracóis de Massa Folhada com Farinheira, Espinafres e Maçã. As receitas eram todas muito acessíveis (e apetecíveis) e ficou o desejo de as repetir todas em casa.




A mim calhou-me o Bolo de Crepes Salgado. Uma receita diferente, que nunca tinha experimentado antes e que me deu gozo fazer, muito pela boa disposição e companhia na sua confecção. No meu grupo estava a Silvia e vim a conhecer as simpáticas Begoña, Mary e Isabel, todas elas seguidoras do Sweet Gula. Outra coisa boa é virmos a conhecer estas pessoas que seguem e admiram o nosso trabalho, o sentimento é muito recompensador e o carinho recebido é inexplicável. Conheci ainda o Mário e a Filipa, que também já conheciam o blog. 
A receita foi dividida em tarefas, cada um ficou encarregue de fazer algo e no meio de tanta boa disposição, o resultado final foi muito apelativo. Resultou um lindo bolo em camadas de carne picada com béchamel, esparregado de espinafres e coberto com molho de tomate. Uma delícia!

No final degustámos todas as iguarias ali confecionadas e pudemos confraternizar mais um pouco. O workshop correu da melhor forma, muito bem orientado, recomendo a toda a gente, pois a Lucia sabe fazer isto com uma mestria ímpar que, aliada aos seus anos de experiências culinárias, só poderia resultar numa tarde de sábado muito bem passada e que fica para recordar.

Obrigado Lucia, por esta experiência. Obrigado à Gabriela, filha da Lucia, pelas imagens onde eu apareço. Obrigado Silvia, por me acompanhares nesta aventura. Obrigado Dulce e Sónia pela simpatia. E finalmente, obrigado à Teka, pela gentileza de nos ter recebido a todos num espaço bastante acolhedor.



21 comentários:

  1. Adorei o post, Célio.
    Obrigada eu por me teres desafiado a acompanhar-te neste workshop. Foi uma tarde diferente ( o meu primeiro workshop!) na companhia de um grupo super simpático!
    Agora fiquei com fome!...Estou a lembrar-me de todas as receitas deliciosas!
    Beijinhos

    Sílvia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Silvia, foi um prazer ter a tua companhia e quanto à tua estreia nos workshops, foi em grande, pois com uma mestra como a Lucia, só podia resultar numa tarde fantástica de cozinha e receitas deliciosas. ;) Foi de facto memorável e muito bom. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  2. Que fotografias lindas, cheias de sorrisos e boa comida! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Mª João! Foi um workshop cheio de boa disposição e pessoas felizes. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  3. Um momento fantástico cheio de alegria e partilha! Ainda por cima com boa comida à mistura!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Paula! A Lucia soube escolher a ementa perfeita para uma tarde de sábado. Quanto aos participantes, parece que foram escolhidos a dedo, pois a equipa era perfeita. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  4. Olá amigo, que emoção tão grande ler estas tuas palavras. Eu não o teria descrito melhor. Foi mesmo um dia de momentos lindos e felizes. Obrigada pelo carinho e espero que o nosso reencontro seja muito em breve. Um beijinho
    Lúcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens que agradecer Lucia! Descrevo apenas aquilo que senti e sinto.
      Eu é que agradeço todo o carinho e toda a tua disponibilidade, boa disposição e simpatia. Tu és uma pessoa especial e mereces ser feliz. ;)
      Um grande beijinho amiga!

      Eliminar
  5. Oh Célio disseste tudo! Adorei conhecer-vos e fazer parte deste grupo de pessoas tão queridas e bem dispostas Muito e muito obrigada!
    Beijinho amigo ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado eu amiga Dulce, por toda a simpatia e gentileza, pelas dicas culinárias ali prestadas, pela companhia, pela partilha. Adorei mesmo conhecer-te. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  6. Olá Célio,
    Tenho pena de não vos ter conhecido mas, fiz parte do turno da manhã. Vai haver mais oportunidades, certo?
    Olha, o workshop não foi no dia 25/01 foi no dia 18/01 :)
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, que pena nos termos desencontrado Susana! Estava aqui uma boa oportunidade de nos conhecermos. Mas não faltarão oportunidades.
      Obrigado, já corrigi, é a presse de publicar...eheh. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  7. Mais um maravilhoso workshop Célio e tão bem acompanhado estiveste...Obrigada por partilhares esses momentos felizes

    beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado eu Mariana, por todo o teu carinho. ;)
      Partilhar estes momento é um prazer.
      Beijinho. ;)

      Eliminar
  8. Nesse dia nao estive particularmente simpática. Costumo fazer mais jus ao meu nome (Sonia Alegre) :-). Estava doentinha e preocupada com os doentinhos que deixei em casa. Mas foi um enorme prazer conhecer-te ja que admiro imenso o teu trabalho. Continua sempre igual a ti próprio. Continuarei por aqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida, não digas isso! Estiveste maravilhoso e todos adoraram conhecer-te :) Beijokas

      Eliminar
    2. Obrigado Sónia! Deixa-me dizer-te que estiveste muito à altura do desafio que a Lucia te propôs. Adorei a forma como interagiste conosco, já para não falar da tua receita deliciosa, que eu adoro. ;)
      Espero que as coisas aí por casa já estejam melhores. ;)
      Adorei conhecer-te! Um beijinho. ;)

      Eliminar
  9. Que maravilha, tanta gente linda e receitas deliciosas, já fiquei com água na boca.

    Bjs.
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh...de facto as receitas eram mesmo deliciosas, ou não seria a nossa amiga Lucia! Ela não az por menos. ;)
      Beijinho Paula.

      Eliminar
  10. Célio,

    Estes eventos são excelentes para passar para o mundo real quem contactamos no mundo virtual e os vossos sorrisos e posturas descontraídas mostram os excelentes momentos de partilha que sempre ficarão na vossa memória !
    As fotos estão lindas e já fiquei com água na boca ao olhar para algumas das iguarias que prepararam ! :)
    Adorei ver-vos ! :)

    Um beijinho *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Isabel! Qualquer dia ainda nos encontramos num evento deste género, acho que ia ser muito giro e ue ia adorar conhecer-te. São realmente momonetos muito bons que nos ajudam a conhecer melhor as caras por detrás dos blogs e claro, aprendemos sempre a confecionar deliciosas receitas. ;)
      Beijinho, amiga. ;)

      Eliminar