Black Forest Gâteau | Bolo Vertical Floresta Negra


Das coisas realmente boas que o Verão traz na sua bagagem, é a variedade e também a quantidade de frutos deliciosos. Se observarmos os pomares nesta altura do ano, assim como as bancas nos mercados, facilmente nos deleitamos com todo um festim de cor e sabor oferecido pela fruta desta estação. Desde os alperces e as ameixas, passando pelos melões e melancias, as amoras e as framboesas, não esquecendo os tão desejados figos e, claro, as cerejas que são tão breves na sua passagem. Adoro cerejas e arrisco mesmo a dizer que é a minha fruta preferida desta estação. Não resisto a trazê-las para casa quando as encontro à venda ou quando há um vizinho generoso que me as oferece. Por norma gosto de as comer ao natural mas também não resisto a fazer uma deliciosa sobremesa com elas, como é o caso do clássico francês Clafoutis de Cereja, ou esta versão de Clafoutis de Cereja, Pistácio e Chocolate Negro ou ainda este Bolo de Chocolate com Cerejas.  


Desta vez voltei a não resistir à clássica combinação de sabores cereja e chocolate. Inspirado no Bolo Floresta Negra, cuja receita já partilhei aqui no blog, preparei um bolo um pouco diferente do que estamos habituados a ver. Este bolo não é mais do que uma torta, enrolada e servida na vertical. Por fora tem o aspecto de um bolo normal, mas só quando cortamos uma fatia, nos apercebemos das camadas verticais de chocolate e creme de mascarpone, servidas com as cerejas em pedaços e o ligeiro travo da ginjinha. Um bolo com uma massa super fofa, receita da torta de chocolate da querida Rosa, Be Nice Make a Cake.

Este foi o bolo que preparei para celebrar o meu aniversário, no mês de Maio, um bolo que surpreendeu bastante pela positiva e que recomendo fazerem. As cerejas ainda andam por aí, agora mais doces que nunca, mas não tarda deixam de existir, voltando só no próximo ano. Aproveitem enquanto elas duram, para fazer este bolo delicioso e com ele celebrem o Verão!






Black Forest Gâteau | Bolo Vertical Floresta Negra 

Ingredientes:
{para o bolo}
| 7 ovos
| 150 g de açúcar
| 100 g de farinha s/ fermento
| 30 g de cacau em pó
{recheio e cobertura}
| 250 g de queijo mascarpone
| 150 de natas frescas
| 4 c. (sopa) de açúcar em pó
| 1/2 c. (chá) de extrato de baunilha
| 50 ml de kirsch (usei Ginjinha)
| 100 g de cerejas descaroçadas
| 50 g de chocolate negro
| frutos vermelhos a gosto p/ decorar

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre com papel vegetal um tabuleiro rectangular com 35cm x 40cm.

2 . Bata os ovos com o açúcar até obter um creme esbranquiçado, fofo e com o triplo do volume.

3 . Peneire a farinha com o cacau para cima do preparado anterior e envolva cuidadosamente.

4 .  Verta a massa no tabuleiro e alise a superfície com uma espátula. Leve a cozer ao forno durante 10-12 minutos.

5 . Entretanto prepare o recheio, batendo o queijo mascarpone numa velocidade baixa. Adicione as natas e continue a bater aumentando gradualmente a velocidade e até atingir a consistência desejada. Por fim adicione o açúcar em pó, a baunilha e envolva.

6 . Retire o tabuleiro do forno, verta o bolo sobre uma bancada polvilhada de açúcar e deixe arrefecer ligeiramente. Pincele a superfície do bolo com o licor de ginja.

7 . Espalhe uniformemente o creme sobre o bolo, alisando com uma espátula. Por cima do creme, espalhe as cerejas cortadas em pedaços.

8 . Partindo do lado mais curto do bolo, corte o mesmo em três tiras de igual tamanho. Comece por enrolar uma das tiras como se fosse uma torta, junte à tira seguinte e enrole. Por fim mantenha o bolo na vertical.

9 . Derreta o chocolate e decore o bolo com o chocolate derretido e frutos vermelhos a gosto.






Sem comentários:

Enviar um comentário