Bolo Mil Folhas com Creme Pasteleiro e Framboesas


Quarenta e três voltas ao sol e muita gratidão por completar mais um ano de vida. Ainda que por vezes ache que o "comboio da vida" esteja a andar um pouco rápido de mais, sinto que tenho de agradecer por esta viagem fantástica e por todas as oportunidades que surgem em "cada estação". Tão ou mais importante que chegar ao destino, são os pequenos e bons momentos que surgem durante a viagem. São as pessoas que conhecemos, a familia que construímos, as oportunidades que vivemos. Eu agradeço todos os dias por estar perto das pessoas certas. Aprendi a valorizar o que realmente importa e a relativizar ainda mais as coisas. Aprendi que nada é garantido e nada dura para sempre. Aprendi a gostar e a cuidar mais de mim. Porque afinal o que importa é eu estar bem e sentir-me bem, física e mentalmente, comigo mesmo. Recebo este novo ano de braços abertos e de sorriso estampado no rosto. Obrigado a todos os que fazem parte da minha vida!

Porque o momento é especial e merece de ser celebrado à altura, venho partilhar convosco o bolo que escolhi para festejar o meu aniversário. Quase que vem sendo uma tradição, mas quando eu preciso de uma receita para um momento especial, a Patrícia é sempre a minha inspiração. Quem segue o Coco e Baunilha sabe bem do que eu estou a falar e as receitas falam por si. São perfeitas para momentos especiais e não deixam ninguém indiferente. No ano passado fiz este Paris Brest de Pistácio e Framboesa que nos deliciou cá em casa. Este ano escolhi um bolo mil folhas, preparado com um creme pasteleiro de baunilha de bradar aos céus. O equilíbrio de sabores e o contaste de texturas são fabulosos. A receita é do livro "Baunilha", o primeiro livro de receitas da Patrícia, o livro mais lindo de pastelaria e que todos deveriam ter em casa.






Bolo Mil Folhas com Creme Pasteleiro e Framboesas
(receita do livro "Baunilha" de Patrícia Nascimento)

Ingredientes:
| 3 bases de massa folhada de manteiga
| framboesas p/ decorar
{para o creme pasteleiro}
| 800 ml de leite gordo
| 200 ml de natas
| 6 gemas
| 120 g de amido de milho
| 180 g de açúcar
| 1 vagem de baunilha (ou 2 c. (chá) de pasta de baunilha)
3 folhas de gelatina
{para o glacé}
| 250 g de açúcar em pó
| água qb
| 40 g de chocolate derretido

Preparação:
1 . Comece por preparar o creme. Aqueça o leite com as natas e a vagem de baunilha aberta e as sementes raspadas (ou a pasta de baunilha). Assim que começar a ferver retire do lume e deixe em infusão cerca de 15 minutos. Depois, remova a vagem de baunilha.

2 . Numa taça misture as gemas com o açúcar e o amido de milho até obter um creme liso. Verta o leite quente, pouco a pouco, sem parar de mexer com uma vara de arames. Leve a lume brando até engrossar, mexendo sempre vigorosamente com uma vara de arames.

3 . Entretanto, demolhe as folhas de gelatina em água fria. Retire o creme do lume e adicione a gelatina bem espremida. Mexa vigorosamente com a vara de arames. Reserve o creme num recipiente e cole película aderente por cima para não criar crosta. Deixe arrefecer completamente, mexendo de vez em quando.

4 . Coloque uma base de massa folhada em cima de um tabuleiro forrado com papel vegetal. Pique a massa com um garfo, cubra com papel vegetal e coloque outro tabuleiro por cima de forma a fazer peso. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC cerca de 10 minutos.

5 . Retire o tabuleiro de cima e deixe mais 10 minutos ou até ficar dourada. Repita a operação para as restantes massas. Usando o aro de uma forma redonda de 21 cm e uma faca com serrilha, recorte 3 círculos iguais de massa folhada e reserve.

6 . Forre a base de uma forma com fundo amovível de 21 cm com papel vegetal. Disponha um círculo de massa folhada no fundo, deite metade do creme pasteleiro e alise. Cubra com outro círculo de massa e deite o restante creme. Alise bem e coloque o último círculo de massa por cima. Leve ao frigorífico enquanto prepara o glacé.

7 . Para o glacé, coloque o açúcar numa taça e junte gotas de água até conseguir formar uma pasta com uma consistência similar ao leite condensado. Espalhe no topo do bolo e alise com uma espátula. 

8 . De seguida, com a ajuda de um saco pasteleiro, desenhe linhas de chocolate derretido paralelas em todo o bolo. Depois, passe com a ponta de um palito no sentido contrário (perpendicular), alternando o sentido em cada linha de forma a obter um padrão. Leve ao frigorífico umas horas para solidificar. Para cortar a fatia use uma faca de serrilha.







2 comentários:

  1. Divinal!!!!
    Eu adorava o mil folhas, uma das minhas memórias de infância era um mil folhas delicioso que se vendia num café ao lado da mercearia onde a minha mãe fazia compras e era o meu mimo, quando ia com ela. Nunca mais comi nenhum igual, ao ver esta foto o meu cérebro trouxe-me à memória o sabor delicioso dessa cobertura, que é mesmo parecida.
    Muitos parabéns e votos de um ano cheio de boas memórias e grandes experiências que tornam a vida rica em sorrisos.
    Um grande beijinho e que nos continues a proporcionar belas iguarias sempre tão bem retratadas :)
    Romã:*

    ResponderEliminar
  2. O bolo mil folhas é sem dúvidas coqueluche da confeitaria, no creme confeiteiro eu adicionava um pouquinho de "dry Martini"
    pra dar um bouquet, hj em confeitarias os doces tradicionais são muito industrializados os artesanais (verticalizado) são raros e caros por isso parabenizo qdo vejo uma receita (sugestão) tão gostosa e tradicional, parabéns

    ResponderEliminar