Fraisier


Esta é a altura do Verão em que os morangos me sabem melhor.  São os últimos da estação e por isso são os mais docinhos. Apesar de gostar de os comer ao natural, não resisto também a usá-los numa tarte ou bolo. Usei também uma pequena quantidade para fazer a minha Compota de Morango preferida. Foi a forma que encontrei para gastar o resto de ruibarbo que ainda tinha congelado. Talvez venha ainda a fazer um gelado e por este ano encerramos assim a temporada dos morangos. Mas há uma sobremesa que andava para ser experimentada há anos e finalmente chegou o seu momento. Falo do Fraisier, aquele clássico da pastelaria francesa que, pela sua beleza e elegância, não deixa ninguém indiferente. Já tinha experimentado o Fraisier de Chocolate, uma versão mais arrojada, mas igualmente deliciosa. Mas esta versão original é divinal e arrependo-me de não a ter experimentado antes. Passou a fazer parte da lista das minhas sobremesas de Verão preferidas. 


Mas, e se vos disser que não foram só os morangos que me levaram a fazer esta sobremesa?! No meu aniversário recebi de presente da minha amiga Marisia um rolo texturado. É um rolo da estender massas mas com motivos gravados que permitem criar decalques na massa e fazer umas bolachinhas lindas, por exemplo. Mas em conversa com a Marisia, fiquei também a conhecer uma técnica aplicada no maçapão e que é usada por um chef patissier da famosa pastelaria francesa Lemoy. Esta técnica consiste em estender o maçapão com o rolo e no final queimar ligeiramente com o maçarico para fazer sobressair os desenhos. Fiquei assim convencido que queria mesmo experimentar esta sobremesa. A receita é da Patrícia, o resultado está à vista e eu não poderia estar mais satisfeito. Uma sobremesa delicada e cheia de sabor, daquelas que apetece repetir uma fatia atrás da outra. O creme mousseline de baunilha é divinal e combina na perfeição com a leveza do bolo génoise. O maçapão dá aquele toque sublime do sabor da amêndoa que faz desta a sobremesa perfeita para qualquer ocasião. Caso ainda tenham por aí uns morangos, não deixem de experimentar, pois tenho a certeza que irá deixar-vos deliciados.




Fraisier
(receita adaptada do blog Coco e Baunilha)

Ingredientes: (para uma forma de Ø18 cm)
{Génoise}
| 3 ovos
| 100 g de açúcar
| 1 c. (sopa) de açúcar baunilhado
| 100 g de farinha s/ fermento
{Creme Mousseline}
| 400 ml de leite
| 200 g de açúcar 
| 1 vagem de baunilha
| 2 ovos + 1 gema
| 60 g de amido de milho
| 200 g de manteiga à temp. ambiente
| 400 g de morangos
| 2 c. (sopa) de compota de morango
{decoração}
| 100 g de maçapão (pasta de amêndoa)

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e forre com papel vegetal uma forma de aro amovível com Ø20 cm (optei por dividir a massa em duas partes iguais e cozi o bolo em formas separadas).

2 . Comece por preparar o bolo, batendo as gemas com os açúcares durante 5 minutos, até obter um creme esbranquiçado. À parte bata as claras em castelo bem firme e envolva-as delicadamente na mistura de gemas. Adicione a farinha peneirada e volte a envolver. Verta a massa na forma e leve ao forno durante 15-20 minutos ou até estar dourado. Retire o bolo do forno e deixe arrefecer. Corte o bolo  ao meio na longitudinal, formando duas camadas (caso tenha usado duas formas, ignore este passo).

3 . Para o creme mousseline, leve um tacho ao lume com o leite e metade do açúcar. Abra a vagem de baunilha ao meio e raspe as sementes com uma faca. Adicione a vagem e as sementes ao leite e deixe levantar fervura. Retire o tacho do lume e deixe em infusão.

4 . Bata os ovos, a gema e o restante açúcar até obter um creme fofo. Junte o amido de milho e volte a bater até o amido dissolver. Adicione um pouco do leite ainda quente e misture bem. Junte o restante leite, misture e leve novamente ao lume, mexendo sempre e vigorosamente com uma vara de arames até o creme engrossar. Transfira o creme para uma taça de vidro, cubra com película aderente, mesmo colada ao creme, e deixe arrefecer até ficar à temperatura ambiente.

5 . Adicione a manteiga, uma colher de cada vez, ao creme e bata com a batedeira até obter um creme bem leve e fofo, tipo mousse (ter em atenção que tanto a manteiga como o creme deverão estar à mesma temperatura, ou seja, temperatura ambiente).

6 . Use um aro de Ø18cm e com uma faca corte as duas metades do bolo à medida do aro. Coloque o aro num prato de servir com uma das metades de bolo a servir de base. Barre o bolo com 1 c. (sopa) de compota de morango e disponha metades de morangos em toda a volta da forma, bem junto ao aro. Verta metade do creme mousseline sobre a base, espalhando bem e cobrindo os morangos. Adicione pedaços de morangos (eu não coloquei mais morangos) e junte o restante creme, alisando bem a superfície. Coloque a segunda camada de bolo sobre o creme. Envolva o fraisier em película aderente e leve ao frigorífico durante 12 horas (idealmente de um dia para o outro).

7 . Antes de desenformar, passe com uma faca em toda a volta para que o bolo descole do aro e desenforme cuidadosamente. Numa superfície polvilhada com açúcar em pó, estenda a pasta de amêndoa, formando um círculo. Use o aro e corte o círculo do mesmo tamanho do bolo. Barre a superfície do bolo com 1 c. (sopa) de compota de morango e coloque o círculo de pasta de amêndoa por cima, alisando bem. Sirva bem fresco.





1 comentário: