Gelados de Iogurte e Maracujá


Finalmente estão aí os dias mais quentes e nada sabe melhor do que um geladinho para refrescar! Adoro comer gelados durante todo o ano mas é nesta altura que eles me sabem melhor. Então, sempre que o calor chega, lá vou eu tirar a cuba da máquina de gelados do congelador ou as formas de geladinhos individuais e aventuro-me a fazer gelados em casa. Adoro, sejam eles mais simples, preparados apenas com fruta congelada ou dos mais pecaminosos, daqueles que não conseguimos mesmo parar de comer. Ando sempre à procura de receitas e sabores novos para experimentar e esta é a altura perfeita para aproveitar a abundância de fruta e fazer gelados bem coloridos e saborosos. Adoro gelados e acho que era capaz de comer gelados todos os dias!


Fazer gelados em casa tem algumas vantagens, entre elas o facto de podermos usar os sabores que mais gostamos e assim escoar a fruta madura da época que se vai acumulando na fruteira. Por outro lado, podemos usar ingredientes menos calóricos, como o iogurte e adoçantes naturais como o mel ou o maple syrup. Para estes gelados vão precisar apenas de cinco ingredientes. São uns gelados simples e muito fáceis de preparar, uns gelados de pauzinho, feitos apenas com fruta e iogurte, não havendo necessidade de recorrer à máquina de gelados e que todos podem fazer em casa. Usei a polpa de maracujá, um sabor tropical que adoro e que é muito refrescante. Aproveitem que o fim de semana está à porta, juntem as crianças e os adultos aí de casa e preparem uma ice cream party em família. Um geladinho sabem sempre bem para refrescar. Já disse que adoro gelados?!





Gelados de Iogurte e Maracujá

Ingredientes:
| 1/2 chávena de polpa de maracujá
| 1 c. (sopa) de amido de milho
| 350 g de iogurte natural (ou grego natural)
| 2 c. (sopa) de maple syrup (ou mel)
| 1 c. (chá) de pasta de baunilha (opcional)

Preparação:
1 . Leve um tachinho ao lume com a polpa de maracujá e o amido. Mexa energicamente com uma vara de arames até o amido dissolver. Deixe engrossar um pouco e quando começar a ferver desligue o lume.  Retire o tacho do lume e deixe arrefecer.

2 . Misture o iogurte natural com o maple syrup e a pasta de baunilha.

3 . Distribua metade da polpa de maracujá pelas formas dos gelados, formando uma primeira camada. De seguida adicione o iogurte e termine com a restante polpa de maracujá. Com o cabo de uma colher de sopa ou uma faca, mergulhe nas formas e misture ligeiramente as camadas.

4 . Leve os gelados ao frigorífico durante pelo menos 8 horas ou, idealmente, de um dia para o outro.






1 comentário: