Enchiladas Vegan


Finalmente chegou o Verão! E digo finalmente, não por ser a minha estação do ano preferida mas porque ansiava por estes dias grandes, mais quentes e luminosos, que convidam a sair de casa e a estar em contacto com a Natureza. Ainda que, atendendo a toda a situação pandémica que vivemos, não me tenha apercebido muito bem como de repente chegámos a meio do ano, mas a verdade é que os dias não param de contar no calendário. Aos poucos e com as devidas precauções, começamos a desconfinar deste pesadelo viral e retomamos as nossas vidas ditas normais. Lentamente vamos revendo amigos e familiares e, ainda que em pequenos grupos, podemos ir matando saudades daqueles que mais gostamos. E qual a melhor forma de reunir amigos e família num dia de Verão?! À volta de uma mesa cheia de boa comida, pois claro. Estes dias convidam a fazer um piquenique ou a colocar a mesa no jardim ou mesmo na varanda e a aproveitar o ar livre. Queremos refeições mais leves e práticas, preparadas com ingredientes locais e sazonais, um bom vinho a acompanhar e muitas gargalhadas.


O Verão é aquela estação do ano que nos oferece toda uma variedade infindável de frutos e legumes cheios de cor e sabor. Um dos frutos que mais adoro saborear nesta altura do ano é o tomate. Seja em sopas ou saladas, cru ou cozinhado, recheado ou como molho para pizzas ou outros pratos, o tomate está agora no seu auge de sabor. Ao longo do ano é difícil encontrar um bom tomate e para isso existe a marca portuguesa Guloso que oferece toda uma gama de conserva pronta a dar cor e sabor aos nossos cozinhados. Tomate 100% natural, cultivado na região do Ribatejo, sem qualquer tipo de conservantes ou outros aditivos, apresenta-se de forma simples ou temperado, em pedaços, puré ou ainda concentrado. Costumo ter sempre em casa este tipo de produtos à base de tomate, pois para além de ajudarem a ganhar tempo para passarmos como e com quem mais gostamos, são ainda a base perfeita para vários pratos portugueses e não só.

Desafiado pela Guloso a criar uma receita com um dos seus produtos da gama tomate temperado, não hesitei em escolher o Tomate Guloso Pedaços Cebola & Alho. É a base de todos os refogados e de todos ou quase todos os pratos tipicamente portugueses. Pratos que aquecem a alma e que nos transportam para boas memórias ou, neste caso, para outros continentes. Preparei umas enchiladas, uma receita típica do México, cheia de cor e muito sabor. Bem condimentada, pode ser preparada com carne ou frango, mas eu prefiro uma versão vegan, feita com feijão preto e perfeita para saborear em família, num destes dias de Verão.






Enchiladas Vegan

Ingredientes:
| azeite qb
| 1 cebola média
| 1/2 pimento vermelho
| 1/2 pimento amarelo
| 2 dentes de alho
| 500 g de feijão preto cozido              
| 150 g de milho doce cozido
| 3 cebolinhas                                      
| 1/2 pimento chili picado
| 1 ramo de coentros picados
| 1/2 c. (chá) de cominhos em pó
| sal e pimenta
| sumo de 1 lima
| 8 tortilhas de trigo
| queijo mozarela vegan ralado

Preparação:
1 . Coloque o Tomate Guloso Pedaços Cebola & Alho num copo fundo ou num processador, triture até obter um molho homogéneo e reserve.

2 . Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e a cebola picada. Salteie até a cebola alourar e adicione os pimentos aos cubos e os dentes de alho picados, salteando mais um pouco.

3 . Adicione o feijão cozido, o milho, as cebolinhas, o pimento chili e os coentros. Tempere com os cominhos, sal e pimenta, regue com o sumo de lima e deixe cozinhar um pouco. Adicione metade do molho de tomate reservado e cozinhe alguns minutos, mexendo de vez em quando e deixando a mistura reduzir.

4 . Divida o preparado pelas tortilhas, enrole-as e disponha-as num recipiente ou frigideira que possa ir ao forno.

5 . Verta o resto do molho de tomate sobre as tortilhas e polvilhe a gosto com queijo mozarela ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 20 minutos e sirva as enchiladas ainda quentes, polvilhadas de cebolinhas, milho e pimento chili (opcional).






Sem comentários:

Enviar um comentário