Brownie Cheesecake de Framboesa


"Que é amar senão inventar-se a gente noutros gostos e vontades? Perder o sentimento de existir e ser com delícia a condição de outro, com seus erros que nos convencem mais do que a perfeição?!"
(Agustina Bessa-Luís)

Estamos em Fevereiro, o mês mais pequeno do ano, aquele que carrega na bagagem o dia em que se celebra o amor. Mesmo não sendo um adepto incondicional destas datas festivas, acho que o amor deve ser celebrado, especialmente no Dia de São Valentim. Claro que o amor que sentimos por alguém deve ser manifestado sempre, nos pequenos gestos do dia-a-dia, mas não deixa de ser interessante fazer algo diferente neste dia e surpreender a nossa cara metade. É importante sair da rotina, fazer um fim de semana a dois, ou mesmo viver uma experiência num sitio diferente. Oferecer um ramo de flores ou uma caixa de bombons pode fazer toda a diferença ou até preparar em casa um jantar simples, com uma sobremesa requintada, seguido de um passeio ou uma ida ao cinema. São estes pequenos gestos que alimentam o amor e que tornam a vida mais interessante. 


Como sugestão para este Dia de São Velentim apresento esta sobremesa, que apesar de requintada é muito simples de preparar. Quando penso numa sobremesa para esta ocasião são os frutos vermelhos que me saltam à vista. Vermelho é a cor da paixão e por isso escolhi como ingrediente protagonista as framboesas. Preparei este Brownie Cheesecake de Framboesa com a Farinha Extra Fina da Nacional. Esta farinha não contém fermento e é por isso ideal para preparar um Brownie, que se quer denso e decadente. É preparada com trigos seleccionados, e apresenta-se agora mais fina, mais branca e mais pura, sendo ideal para a confecção de bolos e tartes, massas e biscoitos, tornando assim as nossas receitas mais requintadas. Para conhecerem melhor este e outros produtos da marca Nacional, convido-vos a visitar o site, aqui, onde, aliás, podem encontrar também deliciosas receitas preparadas com os produtos Nacional. Mas se não querem mesmo perder todas as novidades da marca, sigam a página @nacionalmarca no Instagram.






Brownie Cheesecake de Framboesa

Ingredientes:
{para o Brownie}
| 115 g de manteiga
| 210 g de açúcar amarelo
| 2 ovos
| 1 c. (chá) de extrato de baunilha
| 150 g de Farinha Extra Fina da Nacional         
| 30 g de cacau 
| 1 pitada de sal
{para o Cheesecake}
| 225 g de queijo creme
| 220 g de iogurte grego natural
| 2 ovos
| 50 g de açúcar
| 2 c. (chá) de extrato de baunilha
| 250 g de framboesas + qb para decorar
| 1 c. (sopa) de açúcar em pó

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 170ºC. Unte e forre com papel vegetal uma forma de aro amovível em forma de coração ou outro formato à escolha. Reserve.

2 . Comece por preparar o brownie, batendo a manteiga amolecida com o açúcar, durante alguns minutos até obter um creme esbranquiçado. Junte os ovos e a baunilha volte a bater.

3 . Adicione a farinha peneirada, o cacau em pó e o sal e envolva bem com uma espátula. Verta o preparado na forma, alise a superfície com a espátula e reserve.

4 . Prepare o cheesecake, batendo o queijo creme com o iogurte e os ovos até obter um creme bastante homogéneo. Adicione o açúcar, a farinha e a baunilha e bata para incorporar.

5 . À parte, esmague ligeiramente com um garfo metade das framboesas. Incorpore-as no preparado de queijo creme e iogurte e verta esta mistura na forma, sobre a massa do brownie.

6 . Leve ao forno durante cerca de 55-60 minutos ou até que o cheesecake comece a ficar dourado na superfície. Retire do forno e deixe arrefecer completamente e depois coloque no frigorífico durante pelo menos 2 horas.

7 . Antes de servir, triture as restantes framboesas com 1 c. (sopa) de açúcar em pó e espalhe sobre o cheesecake. Decore a gosto com framboesas frescas.








14 comentários:

  1. Simplesmente fabuloso para celebrar o amor!Estas fotografias estão encantadoras!
    Parabéns pelo blog, bjns.

    ResponderEliminar
  2. Que lindo Célio! Adorei a receita, vou levar!

    Abraço

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
  3. Também adorei a receita, as fotos, o texto. Pronto tudo!
    Sou da mesma opinião o Amor deve ser celebrados sempre que queiramos e possamos, todos os dias com pequenos gesto. Não são precisas coisas grandiosas para mostrar nosso Amor, por outro. Mas este Brownie Cheesecake, está lindo,aspecto maravilhoso. Também vou levar.
    Feliz S. Valentim
    Beijiho.
    Elsa.

    ResponderEliminar
  4. Esse brownie ficou mesmo a olhar para mim!
    Que maravilhosa sugestão!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  5. Célio, que encanto de cheesecake!
    Perfeito para oferecer e celebrar o Dia mais romântico do ano.
    As fotografias, como sempre, estão maravilhosas!
    Vou levar a receita para fazer para o meu Valentim.
    Beijinhos e votos de um excelente fim de semana,

    Paula G.

    ResponderEliminar
  6. Tem um aspecto fabuloso! Não nos importavamos nada de provar uma delícia destas! Se calhar o melhor era abrir um restaurante para promover todas estas delícias :P

    www.blogueelaeele.pt

    ResponderEliminar
  7. Fiz este fim de semana mas o brownie misturou com o cheesecake quando foi ao forno :S o que fiz de errado? mas ficou delicioso na mesma ;) optima receita

    ResponderEliminar
  8. Essas camadas ficaram lindas, e as texturas combinam na perfeição, obrigada pela partilha, beijinho

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. Olá Célio, eu gostaria de fazer esta receita para o dia das mães!
    Dado que não tenho framboesas, gostaria de lhe perguntar se posso utilizar morangos? Em que quantidades?
    Kika

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kika!
      Sim, pode usar morangos em vez das framboesas. Nesse caso sugiro a mesma quantidade. O sabor será ligeiramente diferente, mas ficará igualmente delicioso.
      Obrigado,

      Célio

      Eliminar
  11. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  12. Wonderful post. I had been looking for this kind of information for quite some time. Thank you for sharing. . Oracle Fusion HCM Training

    ResponderEliminar