Brownies de Abacate e Avelã


Estou oficialmente de férias. É chegada a altura de despir o avental, de arrumar os tachos e de me afastar da cozinha durante uns tempos. Mas não irei sem antes partilhar aqui uma receita doce para alegrar os vossos dias. Agora que a maioria de vocês já regressou é a minha vez de aproveitar estes últimos dias de Verão. Chega esta altura do ano em que só apetece abrandar e aproveitar todos os segundos para descansar. O corpo pede e a mente agradece. E para ajudar temos este lindo mês de Setembro que nunca desilude. Com os dias mais pequenos mas ainda quentes e solarengos. Dias de luz que ainda permitem muitas idas à praia e muitos mergulhos no mar. Irei rumar ao meu querido sul, que sempre me recebe e trata tão bem. Aos sítios onde sou sempre tão feliz e aos quais o meu coração já pertence. Funciona quase como uma terapia da qual já não consigo abdicar, dias cheios, de praias meio vazias, de muito sol, sal e mar. De paisagens únicas e de natureza genuína.


Mas vamos ao que interessa, a receita destes deliciosos brownies. Se antes já tinha aqui partilhado os melhores brownies da minha vida, agora que experimentei estes fico com dúvidas. São diferentes em termos de sabor, mas a textura, essa continua húmida e densa, tal como eu gosto num brownie. E se a courgette funciona como elemento fundamental que confere humidade à massa, então porque não experimentar o abacate?! Bem dita a hora em que o fiz, pois estes pequenos quadrados de prazer não deixam ninguém indiferente. Podem não ser os brownies mais lindos mas garanto que são deliciosos. Esta acaba por ser uma receita mais saudável, pois não leva qualquer gordura adicionada, para além daquela que está naturalmente presente no abacate e que é uma gordura saudável e também do Óleo de Abacate Fula Nativos, um óleo de origem 100% vegetal, saudável e muito leve. Este é um óleo virgem, bastante nutritivo, de textura consistente e sabor encorpado que pode ser usado para marinar, saltear, fritar ou para fazer bolos fofos e húmidos. 







Brownies de Abacate e Avelã

Ingredientes:
| 200 g de chocolate negro
| 2 abacates médios

| 200 g de açúcar amarelo
| 3 ovos
| 1 c. (chá) de extrato de baunilha
| 125 g de farinha de avelã (avelãs moídas)
| 30 g de cacau em pó
| 1 c. (chá) de fermento em pó                                                                   
| 1 pitada de sal
| 50 g de avelãs torradas 
{para a cobertura}
| 1 abacate
| 3 c. (sopa) de cacau em pó
| 3 c. (sopa) de xarope de Agave
| cacau em pó para polvilhar

Notas:
  • Convém usar um chocolate negro de qualidade e com pelo menos 70% de cacau.
  • O açúcar amarelo pode ser substituído por açúcar de coco, reduzindo a quantidade.
  • Para obter a farinha de avelã basta colocar as avelãs num processador e triturar alguns segundos até obter uma mistura areada. Podem substituir as avelãs por amêndoas ou nozes.
  • Os Brownies podem ser conservados no frigorifico, em recipiente hermético durante pelo menos 4 dias. Antes de consumir convém deixar-los alguns minutos à temperatura ambiente.

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre um tabuleiro de 25cm x 25cm com papel vegetal e reserve.

2 . Pique grosseiramente o chocolate negro e leve-o a derreter em banho-maria juntamente com o Óleo de Abacate Fula Nativos. Mexa bem até o chocolate estar completamente derretido.

3 . Esmague o abacate com um garfo até ficar em puré. Coloque numa taça, junte o chocolate derretido e envolva. Adicione o açúcar, os ovos e a baunilha e misture bem.

4 . Junte a farinha de avelã, o cacau em pó, o fermento e o sal e volte a misturar até obter uma massa homogénea.

5 . Por fim junte as avelãs torradas e ligeiramente partidas e envolva na massa.

6 . Verta a massa para o tabuleiro e leve ao forno durante 25 minutos. Retire o brownie do forno e deixe que arrefeça por completo. 

7 . Entretanto prepare a cobertura. Num processador ou liquidificadora coloque o abacate, o cacau em pó e o xarope de Agave. Processe alguns segundos até obter um creme liso.

8 . Cubra a superfície do brownie com o creme de abacate e cacau e polvilhe com cacau em pó e avelãs.






4 comentários:

  1. Nooosssaaaaa to babando aqui..... por favor em gramas mais ou menos quanto de abacate? por aqui os abacates são grandes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miriam! :) Muito obrigado.
      Nesta receita eu usei dois abacates com cerca de 200g cada, pesados em bruto, antes de retirar as cascas e o caroço.
      Beijinho.

      Eliminar
  2. Abacate é dos meus frutos preferidos , nasci em Angola e lá havia imensos.
    Esse brownie esta divino.
    Boas férias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado São!
      Eu adoro abacate e apesar de não parecer, este é um fruto bastante versátil.
      Beijinho,

      Célio

      Eliminar