Bolo de Maçã e Canela


Às vezes surge aquele desejo enorme de ligar o forno a meio da semana para fazer um bolo. Contrariamos a vontade e fazemos figas para que o fim de semana chegue depressa e, finalmente, passamos à prática e metemos as mãos na massa. Pior é quando esse desejo surge, duas e três vezes e a vontade é tanta que não aguentamos e cedemos à tentação. Mas para agravar ainda mais a situação, existem aqueles seres iluminados que parece terem o dom de ler os nossos pensamentos e partilham nas redes sociais o bolo que andamos à procura. Quando damos por nós, já estamos a abrir armários, a reunir os ingredientes e aquilo que era desejo passa a ser realidade.

Aconteceu no decorrer desta semana, quando a Filipa Gomes partilhou na sua conta do Instagram este bolo de maçã e canela que parecia ser a coisa mais deliciosa do mundo. O aspecto era mesmo muito bom e ela apregoava ser "o único bolo de maçã cuja receita vocês precisam de ter colada no frigorífico".  Não esperei mais e meti literalmente as mãos na massa. Não precisei de colar a receita no frigorífico mas o bolo fica tão bom que resolvi fotografar e registar a receita aqui no blog para não mais a esquecer. Um bolinho simples, mas fofo e tão perfeito que fica com uma textura húmida, carregado de maçã e ainda por cima tão fácil de fazer. Se estiverem a pensar fazer um bolo neste fim de semana, não procurem mais, acreditem, este é o bolo que vocês querem.


Bolo de Maçã e Canela
(receita da Filipa Gomes)

Ingredientes:
| 5 maçãs médias
| 3 ovos
| 1 + 1/4 chávena de açúcar 
| 3/4 chávena de óleo
| 1 + 1/2 chávena de farinha
| 1 c. (chá) de fermento
| 1 c. (chá) de canela
| 1 pitada de sal

NOTAS: 
  • a chávena medidora tem uma capacidade de 240 ml.
  • não existe a necessidade de regar a maçã com sumo de limão, pois a receita é rápida de fazer.
  • eu usei metade de acúcar amarelo e metade de açúcar mascavado escuro e polvilhei o bolo com açúcar amarelo, antes de ir ao forno.


Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e forre com papel vegetal um tabuleiro com 20 x 30 cm (também pode usar uma forma redonda com 25-30cm de diâmetro).

2 . Descasque as maçãs, remova os caroços, corte em cubos (com 1cm máximo) e reserve.

3 . Numa taça, à parte, junte os ovos, o açúcar e o óleo e bata até ficar homogéneo. Adicione a farinha, o fermento, a canela e o sal e envolva só até ficar homogéneo. Junte as maças e volte a envolver.

4 . Verta a massa na forma, polvilhe com açúcar e leve ao forno cerca de 40-45 minutos ou até o palito sair limpo.

6 comentários:

  1. Olá. Experimentei hoje a receita com iogurte em vez de óleo e fiva maravilhoso!

    ResponderEliminar
  2. Olá Célio!
    Que tipo de óleo funciona melhor nesta receita? Azeite? Óleo de girassol? Outro?
    Obrigada!
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria,
      Eu aconselho usar um óleo vegetal, óleo de girassol seria perfeito, mas também pode ser óleo de coco.
      Obrigado.

      Célio

      Eliminar