Pumpkin Baked Donuts | Donuts de Abóbora no Forno


O Outono traz consigo novos aromas, novas cores e sabores para as nossas cozinhas. Não é a minha estação do ano preferida, mas aos poucos tem vindo a conquistar um cantinho especial no meu coração. É tão fácil nos deixarmos apaixonar pela beleza natural que a natureza oferece nesta altura do ano. Os tons  quentes e dourados das folhas das árvores, os dias que agora são mais frios e convidam a ficar no conforto das nossas casas, a tomar um pequeno almoço demorado, a ler um livro ou a ver um filme que gostamos. Dias que nos desafiam a ir para a cozinha, ligar o forno e meter as mãos na massa. Preparar um pão ou um delicioso bolo com os ingredientes da estação, para partilhar com quem mais gostamos, enquanto saboreamos uma chávena de chá bem quente. 

Sim, confesso que já tinha saudades destes dias. O Outono tem um sabor a conforto, é sinónimo de regresso e recomeço. É também a estação das sopas, dos ingredientes bons que saem directamente da terra para os nossos pratos. É tempo de castanhas e romãs, das nozes e dos diospiros. E também de cogumelos e abóboras. Gosto tanto de abóboras e não me canso de experimentar novas receitas com elas. Quer em pratos doces ou salgados, as abóboras são bastante versáteis e quando cozinhadas tornam ainda mais especial qualquer prato.


Hoje trago uma receita de donuts. Mas estes são uns donuts especiais, primeiro porque são de abóbora e em segundo lugar porque são uns donuts de forno, que não foram fritos como os donuts tradicionais, algo que os torna mais saudáveis. Preparei esta receita para uma festa especial dedicada à abóbora. Trata-se da #VirtualPumpkinParty, uma festa virtual, com imensas receitas partilhadas, todas elas tendo a abóbora como ingrediente principal. Hoje, ao visitarem alguns blogs internacionais, facilmente irão encontrar receitas com este ingrediente delicioso. O convite para esta festa surgiu por parte da Sarah, autora do blog Cake Over Steak. Ao visitarem o blog da Sarah, irão encontrar a lista de todos os outros blogs participantes. Ou, se preferirem, visitem a página oficial da #VirtualPumpkinParty, na qual podem encontrar todas as participações das edições anteriores e nas quais se podem inspirar para cozinhar com abóbora. Não é a primeira vez que participo neste encontro de blogs que enaltecem a abóbora. Há dois anos atrás preparei este Bolo de Abóbora com Cobertura de Cream Cheese, que foi um verdadeiro sucesso.

Quanto a estes donuts... bem, só vos posso dizer que a receita é deliciosa demais para não ser repetida. Palavra de quem já repetiu e não se fica por aqui. Ficam super fofos e aguentam-se perfeitamente durante dois ou três dias. Isto se conseguirem resistir todo esse tempo. As especiarias dão-lhes aquele toque especial e a cobertura de açúcar e canela torna-os ainda mais deliciosos. Não deixem mesmo de experimentar esta receita, pois não se tratando dos donuts tradicionais, este não ficam nada atrás e surpreendem em termos de sabor e textura.


Donuts de Abóbora no Forno | Pumpkin Baked Donuts

Ingredientes: (para 24 donuts)
| 450 g de puré de abóbora Hokaido, assada
| 150 g de açúcar amarelo
| 80 ml de azeite virgem
| 80 ml de natas
| 4 c. (sopa) de manteiga à temp. ambiente
| 2 ovos caseiros
| 300 g de farinha branca de espelta
| 2 c. (chá) de fermento em pó
| 1 pitada de sal
| 1/4 c. (chá) de bicarbonato de sódio
| 1 c. (chá) de canela em pó
| 1/2 c. (chá) de gengibre em pó
| 1/2 c. (chá) de noz moscada

| 1/2 chávena de manteiga derretida
| 1 chávena de açúcar amarelo
| 1 c. (sopa) de canela em pó

NOTAS:
  • A abóbora deverá ser, de preferência, assada em vez de cozida, uma vez que ao ser cozida irá absorver água, o que poderá influenciar no cálculo final do peso necessário para a receita. Por outro lado, ao ser assada irá caramelizar, ficando com um sabor bastante mais apetecível.
  • No caso da abóbora Hokaido, a casca é comestível e fica muito macia depois de cozinhada, por isso só precisam de lavar a abóbora, antes de assar.
  • Costumo pulverizar alguns segundos o açúcar amarelo, num processador ou robot de cozinha. Isso irá retirar eventuais grumos ou pequenos torrões de açúcar que possam ficar na massa.
  • Podem usar farinha de trigo normal ou outra, em vez da farinha de espelta.
  • Se não tiverem uma forma de donuts podem preparar esta massa e usar formas de queques ou muffins.  no final, pincelem o topo de cada muffin com manteiga e polvilhem com açúcar e canela. O resultado será igualmente delicioso.
Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal, corte a abóbora Hokaido com a casca em meias luas e disponha sobre o tabuleiro. Regue com um fio de azeite, tempere com uma pitada de flor de sal e leve ao forno durante 25 minutos. 

2 . Retire a abóbora do forno, deixe arrefecer um pouco e pese a quantidade desejada. Com um garfo esmague a abóbora até que fique em puré.


3 . Transfira o puré de abóbora para a taça da batedeira. Adicione o açúcar, o azeite, as natas, a manteiga e bata durante alguns minutos. Junte os ovos, um de cada vez e volte a bater após cada adição.

4 . À mistura anterior junte a farinha peneirada, o fermento, o sal, o bicarbonato e as especiarias. Envolva com uma espátula até a mistura ficar homogénea.

5 . Transfira a massa para um saco de pasteleiro e distribua numa forma de donuts, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno cerca de 12-15 minutos (faça o teste do palito antes de remover do forno). Repita a operação anterior até terminar toda a massa (no meu caso, como tenho duas formas, rendeu duas fornadas de 12 donuts).

6 . Misture o açúcar com a canela e reserve num prato largo. Derreta a manteiga no microondas e assim que retirar os donuts do forno pincele-os com a manteiga e passe-os imediatamente pela mistura de açúcar e canela. Saboreie os donuts ainda mornos ou deixe arrefecer por completo sobre uma grelha. 

11 comentários:

  1. Que ricos donuts,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pela partilha desta deliciosa receita. Aprecio bastante os Donnuts, mas não os como por serem fritos e me fazerem mal à visícula. Fiquei surpreendida com estes seus por serem cozidos no forno e já levo a receita.
    Também aproveito para lhe dizer e agradecer, que a sua receita de Compota de Physális já foi testada e repetida cá em casa. Vou colocá-la no meu blog com as devidas referências ao Sweet Gula e ao seu autor. Espero que não se importe. Um beijinho da Bombom

    ResponderEliminar
  3. Aiiiii e eu que tenho lá uma abóbora hokaido em casa! É já!!! :D

    ResponderEliminar
  4. Esses donuts ficaram divinais e ainda por cima mais saudáveis.
    Que belissima partilha.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2018/10/world-bread-day-e-um-pao-pizza-de.html

    ResponderEliminar
  5. Uns donuts mesmo a outono, com a cor do mesmo, devem estar deliciosos com o sabor a abobora assada caramelizada, deve ser uma tentação não comer vários logo, ficaram mesmo perfeitos.
    um abraço.

    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  6. Nunca comi, mas tem muito bom aspeto. Fiquei com vontade de experimentar!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  7. Vou experimentar. Obrigada pela partilha.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. A melhor sobremesa que criei enquanto trabalhava no Sofitel em Londres foi uma queijada de abóbora, nada me reconforta mais do que o cheirinho de abóbora ou batata doce, esta ideia parece-me genial.

    ResponderEliminar
  9. Estes donuts lembram-me uma argolas fritas que a minha avó fazia tão bem. Ai que saudades, a ver se as faço!
    Estão mesmo tentadoras estas fotos ♥
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  10. Sou celíaca não posso ingerir glúten alguma sugestão para substituir a farinha de espeta? Trigo serraceno? Fatinha de arroz? Mistura de farinhas sem glúten de compra? Obrigada

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde,

    Fiz e adorei são deliciosos o problema é a abóbora posso fazer com outra variedade laranja? É que não é fácil de arranjar a hokaido.

    Obrigada

    Natalia

    ResponderEliminar