Bolo de Abóbora com Cobertura de Cream Cheese


Se visitarem hoje alguns blogs internacionais irão verificar que muitos deles estão a partilhar receitas que têm como ingrediente principal a abóbora. Está a decorrer uma #VirtualPumpkinParty, ou seja uma festa virtual com imensas receitas partilhadas, todas elas dedicadas à abóbora. E é com imenso prazer que apresento também o meu contributo para esta festa, para a qual trago um bolinho delicioso. E assim a minha receita desfila a par de tantas outras, de blogs inspiradores e cujo trabalho eu admiro tanto. O convite para esta festa virtual surgiu por parte da Aimee Twigger no Instagram e de quem já tive oportunidade de vos falar aquiaqui. Logo de seguida recebo um email da Sarah Cornelius, autora do blog Cake Over Steak no qual explicava como iria funcionar esta Pumpkin Party. A Aimee e a Sarah juntaram-se com esta ideia fantástica, desafiando mais de uma centena de bloggers a criarem e partilharem uma receita com abóbora. Claro que vindo de pessoas cujo trabalho admiro e acho tão inspirador, aceitei o convite de imediato. Ainda para mais tratando-se de fazer uma receita com abóbora, um dos frutos de outono que existe em abundância e que me agrada bastante pela sua versatilidade. 

Desde criança que costumo comer abóbora e que fui habituado a ver imensas abóboras espalhadas lá por casa. Muitas delas serviam de alimento para os animais, outras eram transformadas em compotas mas também era muito frequente ver a abóbora nas sopas. Obviamente é nesta altura que ela me sabe melhor. Quer seja em sobremesas como os bolos, as tartes, os cheesecakes, ou até estas bolachas deliciosas, ou ainda em pratos salgados, como as sopas, as saladas ou servindo de acompanhamento, a abóbora tem sempre um sabor especial e uma textura que me agrada bastante. Nos bolos então, acho que os torna ainda mais deliciosos e com uma textura irresistível e se for combinada com o perfume e sabor das especiarias tanto melhor.


E foi essa a minha escolha para esta festa virtual dedicada à abóbora. Idealizei um bolo que tivesse  a abóbora como ingrediente principal, ao qual juntei algumas especiarias e vesti com cream cheese,  tornando-o bastante especial e muito apreciado. Tão bom que esta foi a receita que levei para este Workshop que apresentei na loja DeBORLA de Sintra no início deste mês. Fui desafiado a decorar um Naked Cake que tivesse como tema o outono. O bolo foi bastante elogiado e apreciado pelos presentes e posso considerar que o desafio foi superado. Uma receita que já foi repetida até sob a forma de cupcakes e que funciona igualmente na perfeição. 

Estão todos convidados para se juntarem a nós nesta festa virtual, visitem e comentem se assim desajarem, cada um dos blogs participantes e vejam como a inspiração não tem limites. Conheçam as mais de cem receitas, todas elas deliciosas e que podem ser feitas com abóbora, fazendo deste um fruto de outono tão apreciado e saboroso. Para acederem à lista completa de blogs basta visitarem os blogs da Aimee ou da Sarah.

E uma vez mais volto a participar com esta receita no desafio mensal lançado pela Marta, no blog Intrusa na Cozinha. O ingrediente escolhido deste mês é a abóbora e irei contribuir com uma fatia deste delicioso bolo.


Bolo de Abóbora com Cobertura de Cream Cheese

Ingredientes:
{para o bolo}
| 300 g de farinha s/ fermento
| 375 g de açúcar amarelo
| 1 c. (chá) de bicarbonato de sódio
| 1½ c. (chá) de fermento em pó
| 1 pitada de sal
| 3 c. (chá) de canela em pó
| ½ c. (chá) de noz moscada
| 1 c. (chá) de gengibre em pó
| 3 ovos
| 375 g de abóbora em puré
| 150 ml de óleo de coco (ou outro óleo vegetal)
| 250 g de iogurte grego natural
| 1½ c. (chá) de essência de baunilha
| physalis para decorar (opcional)

{para o creamcheese}
| 200 g de queijo creme
| 100 g de manteiga à temp. ambiente
| 200 g de açúcar em pó
| corante branco alimentar (opcional)
| essência de baunilha q.b.
| 2 c. (sopa) de creme de chocolate e avelã

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte com manteiga e forre com papel vegetal duas formas de alumínio, uma com Ø12cm e outra com Ø15cm (se optar por uma forma maior ou se quiser um bolo maior, deverá duplicar a receita).
Numa taça misture a farinha, o açúcar, o bicarbonato, o fermento, o sal e as especiarias.
Na taça de uma batedeira coloque os ovos, o puré de abóbora, o óleo de coco, o iogurte, a baunilha e bata alguns minutos até obter uma mistura lisa e os ingredientes estarem bem ligados.
Aos poucos junte a mistura de ingredientes secos à de ingredientes húmidos e envolva com uma espátula até obter uma massa homogénea e sem bater demasiado.
Distribua a massa pelas duas formas e leve ao forno durante 30-35 minutos ou até que os bolos comecem a ficar dourados. Faça o teste do palito antes de retirar os bolos do forno.
Retire os bolos e deixe arrefecer cerca de 10 minutos dentro das formas.
Desenforme e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.
Prepare o cream cheese, colocando o queijo creme numa taça e amacie com uma espátula.
Bata o queijo creme durante 1 minuto numa velocidade média.
Junte a manteiga e bata mais um pouco até obter um creme fofo.
Aos poucos e sem deixar de bater vá adicionando o açúcar em pó e bata durante 2-3 minutos até obter um creme liso, fofo e esbranquiçado.
Adicione algumas gotas de corante branco (opcional) e de essência de baunilha e bata para envolver.
Divida o creme em metade e a uma das metades adicione o creme de chocolate e avelã e envolva com uma espátula (este preparado será para rechear o bolo).

{montagem do bolo}
Corte os topos dos dois bolos se houver necessidade, por forma a ficarem com uma superfície lisa.
Corte cada bolo em três partes iguais, formando assim 6 camadas de bolo. 
No prato de servir coloque uma camada do bolo mais largo e por cima espalhe o creme do recheio, usando o saco de pasteleiro ou uma espátula.
Sobreponha mais uma camada e volte a rechear com creme. Repita o processo para todas as camadas.
Com uma espátula, espalhe pequenas quantidades do creme da cobertura em toda a volta do bolo e vá alisando em volta e na superfície até obter a finalização desejada. Se necessário leve o bolo ao frio durante 30 minutos e volte a espalhar creme, alisando novamente com a espátula.
Leve ao frigorífico e retire 30 minutos a 1 hora, antes de servir.

17 comentários:

  1. Muito bonito! :)

    Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Sem palavras, o bolo ficou maravilhoso!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. Lindíssimo!!
    Beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Olá Célio,

    é maravilhosa a forma como tu, a cada nova receita, renovas a capacidade de nos deslumbrares e inspirares. Este bolo está absolutamente deslumbrante. As cores, os detalhes são de uma beleza muito, mas mesmo muito, inspiradora.
    Sinto que sou realmente privilegiada por ter a tua companhia na minha rubrica. Muito agradecida :)
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
  5. Maravilhoso...como sempre! :) O aspecto do bolo é muito apetecível, e os sabores devem ser tão bons!

    As fotografias são dignas de qualquer revista de qualidade! Perfeitas...

    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  6. Lindíssimo, o bolo e as fotos, parabéns!A receita levo comigo, adoro abóbora e procuro uma sugestão para experimentar no meu aniversário, essa seria bem apropriada.
    Ótima semana.

    ResponderEliminar
  7. Olá Célio, abóbora é um ingrediente que adoro desde novinha, sempre em casa usamos não só para fazer sopa, mas sim para fazer muito mais a famosa compota deliciosa acompanhar com requeijão os sonhos no natal fazemos sempre com abóbora, confesso que bolo nunca fiz!
    Mas depois de ver a tua receita fiquei rendida a fazer e tenho de colocar mãos à obra e fazer, porque o aspeto é tão bom que é impossivel não ficar tentada a fazer, para assim ter mais uma opção de receita para o uso deste alimento tão bom que temos :)

    Beijinho e obrigada por mais uma partilha deliciosa.

    Vanessa

    ResponderEliminar
  8. Sensacional, estás cada vez melhor Celio! Á poucos dias estive a vaguear aqui pelo teu blog e fiquei impressionado pela grande evolução que tens vindo a conseguir, quer nas receitas quer nas fotos e cenários que montas. Parabéns!

    http://maisdocequesalgado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Não ligo ao Haloween, mas com este bolo fico já no espírito!!
    Que bolo fantástico...sem palavras!
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
    -

    ResponderEliminar
  10. Achei seu blog pelas links do #virtualpumpkinparty, o seu naked cake ficou perfeito! Adorei a decoração com physalis.

    ResponderEliminar
  11. Que bolo tão, mas tão bom! em vez do creme de avelã e chocolate juntei colheres de compota caseira de abóbora e usei o método "açucar+gemas+resto dos ingredientes (fora farinha) + farinha com b.s. e fermento + claras em castelo" em vez dos secos deparados dos não secos. Foi provavelmente o melhor bolo que já fiz. Obrigada pela receita!

    ResponderEliminar
  12. Que lindo Célio!
    Estás um artista nos bolinhos, ficou perfeito, dos mais lindos!
    E as fotos mesmo com aquele mood outonal, é um prazer passar aqui sempre, e ver as tuas receitas e ler-te.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Sweet Célio, arrasaste com este bolo! Está mesmo encantador! Adoro a humidade que a abóbora confere aos bolos e essa fatia diz tudo...e a decoração outonal ficou arrebatadora!
    Parabéns pela obra de arte ♥
    Bjinhoo

    ResponderEliminar
  14. Este bolo apareceu-me agora aqui na frente enquanto procurava bolos de abobora para fazer!! Que espectáculo!! Agora conseguir fazer uma obra de arte dessas é que já me parece complicado :)

    ResponderEliminar
  15. Que bolo!!!!! A simplicidade da decoração é absolutamente fantástica! As fotografias então nem se fala, divinas como sempre.

    O bolo tem um aspecto muito tentador! Nunca experimentei um bolo de abóbora, mas depois desta publicação vou certamente experimentar. Fiquei rendido ao "interior do bolo". Parece bem húmido e macio... como gosto.

    Parabéns por esta excelente publicação!

    Grande abraço

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
  16. This looks amazing do check out my website for simple and easy Everyday Cake Recipes

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar