Pimentos Recheados com Quinoa, Bulgur e Feta


O Verão, apesar de andar meio tímido, traz com ele a vontade de preparar refeições menos elaboradas e mais frescas. Não queremos passar muito tempo na cozinha pelo que quanto mais simples forem as receitas a confeccionar, tanto melhor. Todo o tempo que pudermos passar em família é valioso, por isso há que aproveitar todos os minutos destes dias mais longos e cheios de luz. Esta é uma estação rica em cores e sabores e da horta saem em abundância imensas frutas e legumes aos quais não se consegue dar vazão. Das frutas fazem-se sumos e uma ou outra sobremesa. Uma parte é congelada, gosto de ter sempre fruta congelada à mão para preparar um gelado ou um batido. Mas a maior parte é consumida ao natural e também nas saladas. Dos legumes, alguns vão parar às sopas ou são também usados nas saladas. Mas uma grande parte também vai para o congelador.


Recentemente fiquei a conhecer a marca Tipiak, cujos produtos encontramos facilmente à venda nos supermercados e que apresenta uma variadíssima gama de preparados à base de couscous, quinoa, tapioca, fécula de batata e cereais. Alguns destes produtos já vêm misturados e prontos a cozinhar em poucos minutos, por forma a faciltar-nos a vida na cozinha. Nesta receita optei por usar a Quinoa Gourmand, que é uma mistura de quinoa branca e vermelha, bulgur e sémola de trigo, que fica pronta a ser usada em apenas 12 minutos.

Gosto muito de utilizar quinoa e couscous nas minhas receitas, principalmente no Verão, pois estes ingredientes são óptimos para usar em saladas e outras receitas simples que podemos até levar para a praia. Para além disso, tanto a quinoa como o couscous são muito versáteis, podendo ser usados em imensas combinações de sabores que acompanham na perfeição pratos de carne, peixe ou vegetais. A quinoa, devido às suas propriedades nutricionais, é ainda considerada um superalimento. Sendo um óptimo substituto das massas e arroz,  apresenta-se como uma excelente fonte de proteína, sendo bastante apreciada por quem pratica desporto e segue uma alimentação vegetariana.

De uma quantidade considerável de pimentos vermelhos que me chegaram cá a casa, decidi, assim que os vi, recheá-los com uma deliciosa combinação de quinoa, bulgur, queijo Feta e algumas sementes. O uso do chouriço é opcional, o que pode fazer desta uma receita vegetariana. E podem ainda, se preferirem, substituir os pimentos por outros, laranja ou amarelos ou ainda por tomates. Os rebentos e as sementes de girassol conferem-lhes aquele toque final de frescura e sabor. Não deixem de experimentar esta receita, perfeita para o Verão.


Pimentos Recheados com Quinoa e Bulgur

Ingredientes:
| 3 pimentos vermelhos
| 3 dentes de alho, picados
| sal e pimenta
| folhas de tomilho fresco
| azeite
| 2 c. (sopa) de sementes de girassol
| 2 c. (sopa) de sementes de abóbora                            
| 200 g de Quinoa Gourmand da Tipiak
| 50 g de chouriço (opcional)
| 1/2 pimento amarelo, picado
| 1/2 pimento vermelho, picado
| 1 c. (sopa) de vinagre balsâmico
| 150 g de queijo Feta
| 10 tomates Cherry
| rebentos de girassol

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 200ºC. 

2 . Corte os pimentos em metades, retire todas as sementes e as partes brancas e lave em água corrente. Disponha as metades de pimento numa caçarola, salpique com um dente de alho picado, sal, pimenta, tomilho fresco e regue com um fio de azeite. Leve ao forno durante 25 minutos.

3 . Leve as sementes ao lume numa caçarola, deixe tostar um pouco até ficarem douradas, e reserve.

4 . Leve um tacho ao lume com água e coza a mistura de Quinoa Gourmand, seguindo as instruções do fabricante.

5 . Num tacho com um fio de azeite, salteie o chouriço e dois dentes de alho. Adicione o pimento amarelo e vermelho picados e deixe cozinhar um pouco. 

6 . Junte a mistura de Quinoa Gourmand já cozinhada, e envolva. Adicione o vinagre balsâmico, o queijo Feta (reserve um pouco para servir), tempere com sal e pimenta e misture.

7 . Retire as metades de pimento do forno e recheie-as com a mistura de Quinoa Gourmand. Distribua pelos pimentos os tomates Cherry, cortados em quartos. Polvilhe com o restante queijo Feta reservado, as sementes tostadas e rebentos de girassol.

GuardarGuardar

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Deu água na boca,...adorei as fotos,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Gosto :)
    Adoro pimentos e estes ficaram bem bonitos e tão bem recheados :)
    Devem ser uma verdadeira delícia Célio!
    As imagens falam por si...
    Um beijinho

    ResponderEliminar