Salada de Chèvre Caramelizado com Figos e Nozes Pecan


O último fim de semana foi passado fora, numa quinta no alto Alentejo, no meio do campo e em contacto directo com a natureza. Foram dias muito felizes, nos quais soube bem fugir da rotina,  desconectar um pouco da vida real e esquecer por uns dias os tachos e as panelas. Gosto do Alentejo, das suas planícies a perder de vista, do cheiro do campo e claro, da gastronomia. Come-se tão bem em terras alentejanas! É das coisas que mais prazer me dá, poder degustar pratos tipicamente alentejanos. Tivemos sorte com o tempo e as temperaturas a rondar os 30ºC que convidaram a muitos mergulhos na piscina. Quem me acompanha no Instagram teve a oportunidade de acompanhar alguns Stories que publiquei destes momentos bons. Vim de coração cheio e com vontade de voltar.

No meu regresso aproveitei para ir espreitar os frescos do Continente. Por norma e sempre que possível, a maioria dos frescos que consumimos cá em casa vêm do quintal do meu sogro. Mas naturalmente não existe de tudo na horta. Pelo que ter um supermercado por perto é sempre uma boa opção. Não resisti a trazer comigo algumas frutas e legumes para consumir durante a semana, em particular uns figos deliciosos que me seduziram assim que os vi. Pensei logo em usá-los numa salada, mas não sem antes comer dois ou três ao natural, como eu gosto. A salada foi uma espécie de detox à comida alentejana dos dias anteriores. 

Com alguns dos ingredientes que trouxe comigo, preparei esta salada em que combinei sabores que adoro. O queijo Chèvre que combina deliciosamente com os figos e as nozes pecan. Gosto de trazer cor para o prato pelo que decidi usar couve roxa e rúcula como base. Obviamente que estes ingredientes podem ser substituídos por outros. Temperei com vinagre de figo, flor de sal e a gordura mais usada e apreciada na minha cozinha, o azeite. Claro que outros ingredientes podem ser acrescentados, como presunto ou ainda sementes e sintam-se à vontade para substituir a rúcula por alface ou espinafres. Inicialmente não era minha intenção partilhar aqui esta salada, mas depois de a ter publicado no Instagram e de ter tido um feedback tão bom, decidi partilhar a receita.


(a travessa em loiça é da colecção Alcachofra e Pássaro da Bordallo Pinheiro)

Salada de Chèvre Caramelizado com Figos e Nozes Pecan

Ingredientes:
| 100 g de rúcula
| 1/2 couve roxa
| 1 pêssego Paraguaio
| 4-5 figos
| 1 queijo Chèvre                  
| açúcar mascavado
| 50 g de nozes pecan
| azeite
| vinagre de figo
| flor de sal

Preparação:
1 . Coloque a rúcula já lavada numa travessa. Corte a couve roxa em juliana, junte-a à rúcula e misture.

2 . Corte o pêssego em fatias finas e os figos em quartos e disponha sobre a rúcula.

3 . Corte o queijo em rodelas e polvilhe cada rodela com uma pitada de açúcar mascavado. Com um maçarico derreta o açúcar até este caramelizar.

4 . Disponha o queijo Chèvre caramelizado e as nozes pecan sobre a rúcula e tempere a salada a gosto com um fio de azeite, vinagre de figo e flor de sal.

Guardar

5 comentários:

  1. Que delicia de salada.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2018/07/na-cozinha-com-bruna-rico.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Clarinha! Cá em casa somos fãs destes sabores e adorámos esta combinação.
      Um beijinho.

      Eliminar
  2. Sigo o seu blog há tanto tempo! Nunca comentei, mas hoje não posso deixar passar! Amoooooooooooooo esta salada, faço imensas vezes no verão, e nunca me lembrei de juntar pêssego?! Costumo juntar uva sem grainha, mas da próxima vez é com pêssego! Obrigada pela sugestão!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh! Muito obrigado Ana Rita. Fico mesmo feliz por ter gostado desta sugestão. Eu adoro juntar frutas às saladas, gosto do toque agridoce. Uso imensas vezes o pêssego, mas também alperces e mirtilos ou framboesas. :)
      Obrigado pela visita e volte sempre.
      Um beijinho.

      Eliminar
  3. Esta salada tem tudo o que eu gosto. Tem um aspeto delicioso. Obrigada por partilhar. Bj

    ResponderEliminar