Sopa de Abóbora Assada e Especiarias


Quando se fala em comida de conforto o meu cérebro remete-me imediatamente para uma taça de sopa ainda a fumegar. Nada se compara ao prazer de segurar entre as mãos, num dia frio de Inverno, uma tacinha quente cheia de ingredientes do bem. É puro conforto para o estômago e para a alma. Os dias que agora são mais longos, frios e cinzentos, pedem estes pequenos e revigorantes boosts de energia que nos fazem sentir tão bem. Cá em casa existem sempre sopas, independentemente da estação do ano, mas é nesta altura que elas me sabem melhor. Remetem-me sempre para memórias longínquas, em casa dos meus pais onde, logo pela manhã, se acendia o lume e preparava a panela de ferro. Nela eram colocados os melhores e mais frescos ingredientes vindos directamente da nossa horta. Os feijões que  ficaram a secar durante o Verão, que eram guardados em sacos de pano e agora eram demolhados. As abóboras do Outono que eram preservadas para consumir mais tarde. Os nabos e as couves acabadas de colher. Tudo era preparado e colocado, aos poucos, na panela. Sem pressas, para que os ingredientes ficassem perfeitamente apurados. E que bem que sabiam aquelas sopas!


Hoje continuo a gostar de sopas. Faço mesmo questão de as ter presentes na minha alimentação diária, o que acaba também por ser uma forma de ingerir mais legumes. Gosto de experimentar receitas novas, mas sou muito fiel às receitas que gosto e que acabo por repetir imensas vezes. Como é o caso desta sopa de abóbora e especiarias, cuja combinação nos deixa completamente saciados e felizes. Levei esta sopa a um dos meus Workshops e o feedback foi tão positivo que decidi, finalmente, partilhá-la aqui no blog. A ela juntei o artigo mensal que escrevi em colaboração com o site Alegro e no qual falo das boas razões para saborear uma deliciosa sopa. Podem ler o artigo completo aqui, enquanto saboreiam uma tacinha de sopa de abóbora assada e especiarias.


(artigo mensal escrito em colaboração com o site Alegro)

Chegou a estação das sopas!

Estamos praticamente a chegar à estação mais fria do ano. As temperaturas, agora mais baixas, já se fazem sentir. Nesta altura damos preferência a pratos mais quentes e reconfortantes como os caldos e as sopas. A sopa é uma óptima opção de refeição durante o Inverno. Tanto pode ser servida como entrada ou prato principal e a sua preparação tanto pode incluir os ingredientes mais comuns, como os legumes variados e a carne ou podemos sofisticar um pouco, usando o peixe ou o marisco.

As sopas remetem-nos para memórias longínquas. Através dos ingredientes e métodos de confecção levam-nos a viajar por culturas, histórias e tradições de todos os lugares do mundo. Cada país tem as suas receitas mais tradicionais e nós por cá não somos excepção. Desde um simples creme de legumes, os típicos caldo verde e canja de galinha, a sopa de cozido à portuguesa, a de cação ou a sopa da pedra e, claro, sem esquecer a sopa de peixe em todas as suas variantes. Podemos até afirmar que as sopas são um património cultural.

Com um aroma e sabor deliciosos, as sopas estão repletas de nutrientes. Quando cozinhamos legumes e vegetais, a maior parte dos nutrientes fica retida na água. O que significa que as sopas são ricas em vitaminas e sais minerais. Não há nada melhor do que saborear uma sopa bem quentinha (...)


(leiam o artigo completo aqui)


Sopa de Abóbora Assada e Especiarias

Ingredientes:
| 750 g de abóbora Butternut
| azeite
| 1 cebola
| 2 cenouras
| 2 dentes de alho
| 1 c. (sopa) de Ras Hel Hanout (mistura de especiarias)   
| 1 pimento Chilli (opcional)
| 1 lt de caldo de legumes
| 400 g de grão-de-bico cozido
| sementes de abóbora
croutons de pão

Preparação: 
1 . Pré-aquecer o forno a 190ºC.
Colocar a abóbora em pedaços e com a casca num tabuleiro e regar com um fio de azeite. Levar ao forno durante 30-35 minutos.

2 . Cortar a cebola em meias luas e a cenoura em pedaços e levar ao lume num tacho com um fio de azeite. Cozinhar durante 5 minutos.

3 . Adicionar o alho picado, o Ras Hel Hanout, metade do pimento Chilli e o caldo de legumes. Deixar que levante fervura, tapar o tacho e deixar cozinhar durante 10 minutos.

4 . Retirar a polpa da abóbora, descartando a casca. Colocar a abóbora no tacho juntamente com o grão-de-bico e deixar cozinhar mais 10 minutos.

5 . Triturar a sopa num processador ou com a varinha mágica até ficar bem cremosa. Juntar o restante pimento Chilli picado (opcional).

6 . Distribuir por taças e finalizar com um fio de azeite, sementes de abóbora e croutons de pão.

Guardar

6 comentários:

  1. Adoro sopas quentinhas durante o Inverno! São pratos reconfortantes que nos dão muito prazer a comer! Adorei a tua sugestão e vou levar comigo para experimentar brevemente... :)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de sopas em qualquer altura do ano mas nesta altura não há nada melhor para começar os almoços e jantar de forma a aquecer.
    Rica sopa, levo a receita comigo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Sugestão deliciosa, adoro sopas e abóbora tem meu amor! Lindas fotos!

    ResponderEliminar
  4. E há melhor comida de conforto que uma sopinha?
    Eu adoro sopa... para mim também é sinónimo de comida de conforto, uma taça de sopa a fumegar, bem quentinha!
    Adorei a tua, cor linda, as sementes combinam lindamente e dão-lhe um ar crocante!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Adoro uma sopa quentinha nestes dias frios.
    Não há melhor comida de conforto. Gosto de sopa todo o ano, e mesmo no verão como sopa bem quente, é um gosto, mas é nesta altura que ela me reconforta e sabe melhor.
    Por cá em outros tempos a minha avó também fazia essa famosa sopa na panela de ferro lá fora na fogueira. Era uma maravilha chegar a casa dela com essa sopa à espera. Era um abraço para o corpo e estômago.
    Ficou linda e deliciosa esta tua sopinha, adoro abóbora assada.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Mas antes da tigelada comia esta sopa linda! Puro conforto ♥
    Bjinhoos

    ResponderEliminar