3 Petiscos Para Saborear Antes que o Verão Acabe Moelinhas, Sopa Fria de Meloa e Salada de Polvo


Estou de regresso, após uns dias de merecido descanso. Estes últimos dias foram mesmo muito felizes e confesso que me estavam a fazer imensa falta. Soube bem abrandar, desligar da rotina diária, desconectar-me do mundo e colecionar alguns momentos de felicidade, sem horários, sem qualquer obrigação e em lugares onde sou sempre tão bem recebido e me deixam de coração cheio. Temperaturas do ar a rondar os 30ºC e a água salgada do mar com 22ºC, foram tantos os mergulhos e os passeios pelos areais das extensas praias, agora mais calmas e vazias e com os fins de tarde mais lindos que Setembro tem para oferecer. Pelo Instagram fui publicando algumas imagens e vídeos, quer dos lugares por onde andei, os sítios que visitei, ou a deliciosa comida que saboreei, os inconfundíveis sabores do sul que nunca me desiludem e sempre me satisfazem. Regresso agora a casa, de baterias carregadas, cheio de inspiração e com vontade de partilhar novas ideias e receitas.

Um Verão que começou um pouco atribulado mas que ainda está a ser gozado em pleno. As noites e manhãs já estão mais frias, é um facto, e já paira no ar aquele cheirinho a Outono. Começa a ser evidente a mudança de estação que com ela traz novos hábitos e o regresso à rotina. Mas trata-se de uma rotina feliz. O regresso à minha cozinha, agora em tons de azul e branco, o facto de poder ligar o forno, uma e outra vez, para experimentar aquele prato que nos deixa de sorriso rasgado ou para fazer aquele bolo delicioso que já foi repetido vezes sem conta. Não, o Verão ainda não acabou. Pela frente ainda temos muitos dias de sol e temperaturas amenas que nos permitem desfrutar de uma refeição ao ar livre. Partilhar momentos com os amigos e a família e criar memórias e valores à volta de uma mesa. E nada melhor que uns petiscos para prolongar o Verão, mesmo que já seja Outono.


A pensar nestes dias de Verão que ainda estão para durar, venho partilhar três deliciosas receitas de petiscos. Receitas que já fiz tantas e tantas vezes e que são sempre apreciadas. Receitas que acompanham refeições demoradas e felizes, que são cúmplices de gargalhadas e conversas sem fim. Receitas que têm mesmo de saborear e partilhar, antes que o Verão acabe. Juntamente com estas receitas desenvolvi mais um artigo mensal, em colaboração com o site Alegro, que podem ler mais abaixo ou, se preferirem, podem ler na íntegra, aqui.


(artigo mensal escrito em colaboração com o site Alegro)

3 Petiscos Para Saborear Antes que o Verão Acabe!

Portugal é um país de petiscos. Não deverá haver no mundo um povo que goste tanto de petiscar como nós, portugueses. De norte a sul do país não faltam sugestões no cardápio da nossa gastronomia. Quem nunca se deleitou a ensopar uma fatia de pão num delicioso molho de um petisco?!

Petiscar apela ao convívio e à partilha e juntar amigos e família à volta de uma mesa cheia de bons petisco é algo que deixa qualquer pessoa feliz. Os dias quentes de Verão convidam a isso mesmo. Esta é a estação mais que perfeita para tornar uma refeição de petiscos ainda mais aprazível e de preferência com umas bebidas frescas a acompanhar.

Dos mais tradicionais aos mais contemporâneos, somos peritos em criar e reinventar pratos de petiscos. Desde os simples tremoços que acompanham uma cerveja gelada, os caracóis, os pastéis de bacalhau, passando pelas suculentas amêijoas à Bulhão Pato, os percebes, os ovos com farinheira, o pica-pau, sem esquecer os peixinhos da horta e, claro, os nossos típicos queijos e enchidos, é impossível resistir e ficar indiferente a tanto petiscos fazer crescer água na boca. A ideia é ir picando e saboreando enquanto colocamos a conversa em dia e partilhamos algumas gargalhadas.

Vamos Petiscar?! Prepare estes 3 Petiscos!

Não são necessários grandes motivos para reunir pessoas em volta de uma mesa, criando memórias e momentos felizes enquanto saboreamos um belo petisco (...)

(leiam o artigo completo aqui)


Sopa Fria de Meloa com Presunto

Ingredientes:
| 500 g de meloa, descascada e s/ sementes
| 100 ml de iogurte natural
| 300 ml de água
| 6 folhas de hortelã
| sal e pimenta 
| fatias de presunto
| hortelã para servir

Preparação:
1 . Coloque a meloa em pedaços num liquidificador, junte o iogurte e a água. Triture até obter a consistência desejada.
2 . Junte as folhas de hortelã, tempere a gosto com sal e pimenta e volte a triturar.
3 . Sirva bem fresco em copos pequenos com uma fatia de presunto e folhas de hortelã.


Moelinhas

Ingredientes:
| 1Kg de moelas limpas          
| 50 ml de azeite
| 1 cebola picada
| 2 dentes de alho picados
| 2 folhas de louro
| 1 c. (chá) de paprika
| 1 ramo de coentros
| sal e pimenta
| 200 ml de polpa de tomate
| 1 cerveja (330ml)
| 2 c. (sopa) de pickles picados

Preparação:
1 . Leve um tacho ao lume com o azeite, a cebola, o alho e refogue até a cebola alourar.
2 . Junte as moelas cortadas em metades ou quartos, as folhas de louro, a Paprika, os coentros, tempere com sal e pimenta e mexa um pouco.
3 . Adicione a polpa de tomate e a cerveja. Quando começar a ferver, tape o tacho e deixe cozinhar em lume médio durante 1 hora, mexendo de vez em quando.
4 . Se necessário rectifique os temperos e a cozedura das moelas. Sirva com picolés picados.


Saladinha de Polvo

Ingredientes:
| 600 g de polvo cozido
| 2 chalotas
| 1 dente de alho
| 1/2 pimento vermelho
| 1 tomate pequeno
| 1 raminho de salsa
| 2 c. (sopa) de pickles
| azeite
| vinagre
| sal e pimenta

Preparação:
1 . Corte o polvo em pedaços pequenos, coloque numa taça e reserve.
2 . Descasque as chalotas e o dente de alho e pique finamente.
3 . Retire as sementes do pimento e to tomate e corte.os em cubinhos.
4 . Pique a salsa e os pickles e junte todos os ingredientes ao polvo.
5 . Regue a salada com azeite e um pouco de vinagre. Tempere com sal e pimenta a gosto e envolva bem todos os ingredientes. Sirva a salada bem fresca.

GuardarGuardarGuardar

3 comentários:

  1. Eu tenho a sorte de já ter comido as moelinhas e a saladinha de polvo e posso confirmar que são deliciosas... aliás, como tudo o que fazes! Porque eu tenho a sorte de já ter provado muitos outros petiscos, doces e delícias da tua autoria. Mas sabes o que sinto ser a maior sorte que tenho? É ter-te como amigo! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ooh! Muito obrigado querida amiga. Sabes que é sempre um prazer enorme poder partilhar contigo uma mesa recheada de deliciosos petiscos. E só mesmo a companhia para os tornar ainda mais especias. Que venham mais momentos assim e que possamos partilhar muitos petiscos juntos e muitas vezes. Um grande beijinho.

      Eliminar
  2. Caro Célio, antes de mais... Parabéns pelas fotografias! Estão belíssimas! Um autêntica obra de arte!

    Relativamente ás receitas, adoro cada um dos petiscos que apresentaste, sobretudo as moelas e a salada de polvo. Cada uma deve mais deliciosa do que a outra!
    Por coincidência ainda hoje partilhei uma receita de moelas no meu blogue eheh

    Grande abraço

    Bom fim-de-semana,

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar