Bundt Cake de Manteiga de Amendoim


A verdade é que eu não preciso de desculpas para fazer um bolo. E nem o calor me afasta  da cozinha ou impede de ligar o forno. Um bolo, seja ele simples ou mais elaborado, é sempre um bom motivo para me deixar feliz. Nada se compara a todo o processo de misturar os ingredientes de uma receita, sem nunca esquecer o ingrediente principal, o amor. Sim, porque eu cozinho com o coração, deposito carinho em tudo o que faço. Depois é só ver a magia acontecer, alguns minutos depois. E aquele momento em que o bolo está quase a sair do forno e toda a casa já está perfumada, não existe explicação para tal, mas eu chamo-lhe felicidade.


Desta vez o perfume que se espalhou no ar veio sob a forma de manteiga de amendoim. Adoro manteiga de amendoim. Nada como uma torrada generosamente barrada com este ingrediente dos deuses. Já experimentei usar em bolachas, fiz esta receita que também pode ser feita com manteiga de amêndoa. E qual delas a melhor! 

Serviu esta receita para dar uso e finalmente estrear a minha nova forma da Nordic Ware. Sou fã destas formas e fico em êxtase sempre que sai uma nova para o mercado. Desta vez trata-se da Lotus Bunt, uma forma com revestimento exterior dourado e que é linda de morrer. Confesso que apenas fiquei desiludido com o tamanho dela. Sim, para quem está habituado a estas formas, esta é de menor capacidade que as normais, levando cerca de metade da massa. Por isso, caso queiram usar uma forma normal, aconselho a dobrarem a receita. Mas como o tamanho não é aqui definitivamente importante, e o que interessa é um bolo lindo e delicioso, o resultado está à vista e confesso que não desilude em nada. Se tal como eu forem fãs de manteiga de amendoim, experimentem este bolo que não só deixará a vossa casa perfumada como proporcionará momentos muito felizes.


Bundt Cake de Manteiga de Amendoim

Ingredientes:
| 200 g de farinha
| 1 c. (chá) de fermento
| 1 pitada de sal
| 50 g de manteiga à temp. ambiente
| 100 g de açúcar amarelo
| 200 g de manteiga de amendoim (usei c/ pedaços)
| 1 c. (chá) de essência de baunilha
| 2 ovos
| 140 ml de leite
| pólen de abelha para decorar (opcional)

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com spray anti-aderente uma forma de bundt e reserve.

2 . Numa taça misture a farinha peneirada, o fermento, o sal e reserve.

3 . Bata a manteiga com o açúcar durante cerca de 5 minutos, até obter um creme esbranquiçado. Adicione a manteiga de amendoim, a essência de baunilha e os ovos, um de cada vez. Bata até que todos os ingredientes fiquem bem ligados.

4 . Aos poucos e alternadamente vá adicionando a mistura de farinha e o leite. Envolva bem todos os ingredientes, mas sem bater.

5 . Verta a massa para dentro da forma e alise a superfície com uma espátula. Leve ao forno durante cerca de 30-35 minutos (se tiver dobrado a receita aumente o tempo em 10-15 minutos). Faça o teste do palito antes de desenformar.

6 . Retire o bolo do forno e deixe arrefecer dentro da forma durante 10 minutos. Desenforme e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.

7 . Decore a gosto com pólen de abelha (opcional).

6 comentários:

  1. O formato é mesmo lindo.
    Já fiz as tuas bolachas de manteiga de amendoim e adorei , vou levar a receita de bolo que com toda a certeza vou gostar.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Muito bonita a tua forma Célio, e as fotos sempre fantásticas.
    Este bolo deve ser mesmo guloso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu também adoro manteiga de amendoim. E este bundt cake, está com um aspecto delicioso. Os girassóis que são maravilhosos.

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente contigo, amigo Célio!
    Se me querem ver feliz é deixarem me ir para a cozinha fazer um bolo, por mais simples que seja.
    Mais uma forma encantadora da Nordic Ware, gosto de todas, e esta é particularmente bonita. Ai, que tentação!
    O bolo, esse, como sempre está lindíssimo e fiquei completamente rendida em o experimentar.
    Beijinhos e um ótimo fim de semana,

    Paula G.

    ResponderEliminar
  5. Mais uma excelente receita acompanhada de umas belíssimas fotos (autênticas obras de arte).

    Tal como tu também eu gosto de fazer bolos todo o ano, independentemente de ser Verão ou Inverno. Adoro o cheiro do bolo a sair, o desafio e o prazer de preparar uma receita nova. Simplesmente não se explica, sente-se! Sente-se esse amor que temos por esta arte ;)

    Mais uma receita que vou levar para experimentar!

    Abraço

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
  6. Eu sou como tu, não preciso de desculpa para fazer um bolinho, mesmo com temperaturas altas arrisco sempre a ligar o forno e a sentir o perfume de um bolinho! É mesmo felicidade!
    E as formas nordic, não preciso de dizer muito mais, adoro!! São tão lindas, e é sempre tão bom surpreender os amigos com um bolinho num formato lindo.
    E com manteiga de amendoim oh yeah! Adoro!!
    Um beijinho e bons bolinhos.

    ResponderEliminar