Galettes de Ruibarbo, Morango e Rosas


O Verão está mesmo a chegar! Confesso que esta não é de todo a minha estação do ano preferida, mas são tantas as coisas boas que ele nos traz que é impossível não ficar ainda mais feliz com a chegada dos dias grandes e cheios de luz. Há tanto para fazer, tanta coisa boa para aproveitar que o melhor mesmo é sair de casa e partir à aventura. Por aqui aproveitam-se todos os minutos e quando não estou na cozinha a realizar novas experiências ou a testar novas receitas, aproveito para ir jantar fora ou mesmo para dar uma caminhada. Sabe tão bem desfrutar de uma esplanada ao final da tarde, saborear uma bebida bem fresca enquanto trocamos dois dedos de conversa. Caminhar na praia ou apanhar um pouco de sol, sentir os pés na areia e a água salgada do mar.

Mas o Verão tem mais para oferecer. As idas ao mercado tornam-se especiais e a paleta de cores e sabores com a qual somos confrontados não deixa ninguém indiferente. É de tal forma a variedade de frutas e vegetais que o verão nos dá, que apetece trazer tudo para casa. Eu cá não consigo resistir a umas deliciosas cerejas que nos seduzem no seu tom vermelho escuro, aos figos doces e sumarentos, os pêssegos carnudos, os melões e as melancias que tanto servem para fazer entradas, sumos ou para servir no final de uma refeição. Os alperces que ficam óptimos em tartes e até as amoras silvestres que dão direito a alguns arranhões enquanto as colhemos, mas que no final nos irão saber pela vida deixando-nos bem satisfeitos.  


Para aproveitar a abundância de fruta que existe nesta altura, nada melhor que ligar o forno e fazer deliciosas tartes e bolos. Os de fruta são sempre os preferidos cá em casa. Existe um vegetal, muitas vezes confundido com uma fruta, que funciona na perfeição em bolos e ao qual eu não resisto. Falo do ruibarbo, ainda desconhecido por muitos e ao qual não é dada a devida importância no nosso país.  Bastante apreciado nos países nórdicos, este ingrediente é mesmo especial e quando combinado com outras frutas torna-se verdadeiramente delicioso. Já experimentei algumas receitas e já repeti algumas vezes esta compota, mas este bolo foi dos melhores que fiz com ruibarbo. Desta vez decidi experimentar a combinação clássica morango/ruibarbo numas galettes, mas quis inovar adicionando um ingrediente novo, a água de rosas. Desta forma elevei a receita a outro nível e não tenho palavras para descrever o sabor maravilhoso destas galettes que desaparecem num piscar de olhos.

Esta receita foi preparada para acompanhar o artigo do mês de Junho que desenvolvi em colaboração com o site Alegro e que vos convido a ler na íntegra aqui. Neste artigo dou-vos a conhecer, precisamente, um pouco mais sobre o ruibarbo, o que é, para que serve e ainda dou algumas sugestões para a sua utilização. Bem sei que não é fácil de encontrar este ingrediente, mas se conseguirem, não deixem mesmo de experimentar, pois só assim saberão que este é mesmo um ingrediente especial em termos de sabor.


(artigo mensal escrito em colaboração com o site Alegro)

Ruibarbo, o que é e para que serve?!

Este é um ingrediente muito especial. No entanto ainda é pouco conhecido e muitas vezes não sabemos se se trata de uma fruta ou de um vegetal. Muito usado em tartes e bolos, a sua utilização vai para além das sobremesas.

Quando surgem os talos vermelhos e brilhantes do ruibarbo, é sinal de que o Verão se aproxima a passos largos.É uma planta muito apreciada em sobremesas, no entanto existem outras formas de a cozinhar! Saiba como a tornar ainda mais deliciosa sem adicionar grandes quantidades de açúcar, E já agora, será que toda a planta pode ser cozinhada?!

Ruibarbo, o que é?!

Muitas vezes considerado um fruto o ruibarbo é na realidade um vegetal. Quando cozinhado, o seu sabor ácido combina perfeitamente com outros ingredientes doces. Naturalmente rico em vitaminas, manganésio, cálcio e fibras, os seus talos apresentam-se em tons rosa ou vermelho vivo, embora os de cor verde também possam ser bons. A melhor altura para colher ruibarbo é entre Março e Junho, dependendo das condições e do tipo de cultivo.

Ruibarbo, muito além das sobremesas.

É nas tartes e bolos que este ingrediente ácido ganha destaque. No entanto a sua utilização pode ser mais variada:

- Xarope de ruibarbo, utilizado para aromatizar águas criando deliciosos refrescos ou usar em cocktail. Ferva os caules com açúcar e água até reduzir e ficar espesso e conserve no frigorífico.

- O ruibarbo é óptimo quando usado em scones e muffins. Adicione mirtilos, morangos ou framboesas. Experimente também em crumbles, junte raspa de limão, gengibre, baunilha ou canela.

(leiam o artigo completo aqui)


Galettes de Ruibarbo, Morango e Rosas

Ingredientes:
[para a massa]
| 125 g de farinha de trigo s/ fermento
| 125 g de farinha de trigo integral
| 125 g de manteiga fria                            
| 85 g de açúcar amarelo
| 1 ovo

[para o recheio]
| 300 g de cules de ruibarbo
| 200 g de morangos
| 6 c. (sopa) de açúcar mascavado + 2 c. (sopa) para polvilhar
| 2 c. (sopa) de amido de milho
| 1/2 c. (chá) de pasta de baunilha
| raspa da casca de 1 limão
| 2 c. (sopa) de água de rosas (opcional)
| sumo de 1/2 limão
| 1 ovo

Preparação:
1 . Prepare a massa, colocando as farinhas, a manteiga, o açúcar e o ovo num robot de cozinha e pique durante alguns segundos. Retire a massa, forme uma bola e reserve (se preferir, pode amassar à mão, para tal a manteiga deverá estar cortada em pedaços muito finos).

2 . Corte o ruibarbo em pedaços de 1/2 cm e os morangos em fatias. Adicione a baunilha, a raspa e o sumo de limão e a água de rosas. Misture e deixe repousar um pouco.

3 . Adicione o amido e o açúcar e envolva bem.

4 . Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e divida em quatro partes iguais. Forme bolas e estenda com o rolo da massa.

5 . Divida o recheio pelos quatro discos de massa deixando cerca de 3 cm livres em toda a volta. Verta. a massa para cima do recheio, formando um embrulho.

6 . Pincele as galettes com ovo batido e polvilhe com açúcar mascavado.

7 . Leve ao forno pré-aquecido cerca de 20-25 minutos.

[receita passo-a-passo]

GuardarGuardarGuardar

9 comentários:

  1. Maravilhosas como seris de esperar! Fotos lindas! fiquei com vontade de provar!

    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    (ps: hoje tem receita em video no meu blog! passa por lá e diz o que achas!)

    ResponderEliminar
  2. Têm um aspecto mesmo guloso, agora comia uma!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Ficaram tão lindas , o recheo deve ser delicioso, o gelado em cima...perfeito.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Uau! Mais uma vez uma publicação de "cortar a respiração":P Estas galettes estão mesmo muito bonitas! Excelente aspecto e uma combinação de sabores originalmente fantástica!
    Excelentes fotos também... como já esperaria :P

    Bom fim-de-semana,

    Abraço

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
  5. Olá Célio

    adoro essa combinação, já por si adoro água de rosas e com pistácios e que gosto, e adoro o Verão embora também não seja a minha estação favorita, mas sabe tão bem sair ao fim do dia e ficar numa esplanada e as caminhadas, adoro, bem para correr é que custa tanto :)
    Sugestão tão boa, este ano tive ruibarbo e estou adorar usar este legume.
    Ficaram lindas e com esse passo a passo mais ainda, gulosas com o geladinho, e essas rosas que lindas, parecem as que por cá há na beira das estradas, e eu roubo sempre tantas :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Nunca provei ruibarbo mas tenho muito curiosidade de experimentar.
    Não é muito fácil encontrar à venda.
    Adoro estas galettes, ficam com um ar bem rústico e delicioso.
    Tomei nota desta receita para experimentar, quem sabe será com ela que me estreio no mundo do ruibarbo :)
    Beijinhos e bom fim-de-semana!
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  7. Olá, Célio

    Essas galettes ficaram divinais. Nunca provei ruibardo, ainda não encontrei por cá a venda.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/06/petinga-frita-com-biscottina.html

    ResponderEliminar
  8. Célio,
    Devo dizer te que fiquei super fã de ruibarbo. Fiz um bolo delicioso e viciante, que mais tarde partilharei :). Mas acredito que estas galettes também não devem ficar nada atrás. Uma combinação que casa na perfeição. Imagens sempre lindas e únicas. Fica aqui a ideia para uma próxima receita de ruibarbo.

    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
  9. Que combinação maravilhosa Célio!
    Adoro ruibarbo e as frutas boas que o verão traz, é impossível ficar indiferente a tanta coisa boa. Adoro fazer tartes de fruta nesta altura, são tão boas.
    As tuas fotos como sempre lindas e tão tuas! Adoro.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar