Petites Crèmes Caramel


Já repararam que os dias estão bem maiores?! É a tão ansiada Primavera a dar o ar de sua graça. E isso deixa-me tão feliz! Estes dias, agora mais compridos e com temperaturas mais amenas, deixam-nos sempre mais alegres e bem dispostos. Sabe tão bem acordar pela manhã e ouvir o cantar dos pássaros.   Finalmente os dias cinzentos deram lugar ao sol brilhante que nos aquece a alma e o coração. As botas e os casacos pesados voltam para os armários e dão lugar a roupas mais leves e frescas. E não tarda já apetece passear descalço pela praia ao final da tarde ou tomar uma bebida fresca numa esplanada. Esta é sem dúvida a minha estação preferida. 

O início de uma nova estação é sempre o renovar de um ciclo. As refeições de forno dão agora lugar a outras mais leves, coloridas e saudáveis. As bancas dos mercados estão cheias de cor e apresentam tanta variedade e sabor que apetece trazer tudo para casa. Os morangos estão quase aí (sim, eu sei que já existem há imenso tempo, mas falo dos morangos verdadeiros, aqueles que crescem no seu tempo e ao sol, que têm um sabor genuíno e que não são plantados intensivamente em estufas) e já só consigo pensar nos deliciosos batidos e nos cremosos gelados.

 (Lanterna Azul em vidro e Tabuleiro Rectangular Branco, ambos da marca KASA)

Mas não é só na alimentação que existem mudanças, em casa elas também se refletem. Plantas e flores são sempre bem vindas, trazem mais alegria a uma casa, não acham?! Mas nada como um ou outro acessório novo e colorido numa divisão para dar logo um toque diferente. Está a decorrer em todas as lojas Continente a Feira "Tudo Para Mudar a Sua Casa" e ali podem encontrar toda uma variedade de artigos da marca KASA que vêm trazer uma nova vida aos vossos lares. Existem duas novas colecções, a Guatemala e a Romântico e qual delas a mais irresistível. Numa primeira visita a esta feira não resisti a trazer comigo uma lanterna azul que vou colocar na mesa da varanda e um tabuleiro lindo que servirá de apoio para servir as bebidas frescas e as sobremesas. Não deixem de visualizar o catálogo que está em vigor até dia 19 de Março, pois tenho a certeza que irá agradar.

Certamente já estão familiarizados com a marca KASA, que pertence exclusivamente às lojas Continente. Esta é uma marca de decoração que está sempre a par das novas tendências e que vem ao encontro das exigências dos portugueses. Oferece uma grande variedade de artigos de qualidade, exclusivos e atractivos e na sua grande maioria fabricados em Portugal. Mas o melhor de tudo é a relação qualidade/preço que é bastante simpática.


Quanto a estes Petites Crèmes Caramel, pouco há a acrescentar para além de que são deliciosos e irresistíveis. A combinação do caramelo com a perfumada baunilha, com um apontamento de chocolate e flor de sal, resulta nestes pequenos frascos de prazer que permitem terminar da melhor forma uma refeição. A receita é do My Sweet Kitchen, o mais recente livro da mega talentosa food stylist Linda Lomelino. Ela já nos habituou às suas fotografias inspiradoras e às receitas deliciosas, umas mais gulosas que outras, mas que funcionam sempre.


Petites Crèmes Caramel
(receita adaptada do livro "My Sweet Kitchen" de Linda Lomelino)

Ingredientes:
| 500 ml de natas frescas
| 1 pitada de sal
| 1 vagem de baunilha
| 8 gemas de ovo
| 165 g de açúcar mascavado claro
| 50 g de manteiga
| 1 c. (sopa) de Whisky (opcional)
| raspas de chocolate negro q.b.
| 1 pitada de flor de sal

Preparação:
1 - Pré-aqueça o forno a 150ºC

2 - Leve um tacho ao lume com as natas, o sal e as sementes de baunilha já raspadas da vagem. Aqueça durante alguns minutos em lume baixo e sem deixar ferver.

3 - Numa taça bata ligeiramente as gemas de ovo.

4 - Prepare o caramelo, levando ao lume uma frigideira anti-aderente com o açúcar e a manteiga. Aqueça até o açúcar derreter mas tenha cuidado para não queimar. Junte a mistura de natas e baunilha (neste passo o caramelo irá borbulhar, tenha cuidado para não se queimar) e mexa até atingir uma consistência lisa e cremosa.

5 - Verta um pouco de caramelo em fio sobre as gemas e mexa energicamente. Junte esta mistura ao caramelo na frigideira e adicione o whisky mexendo bem para envolver. Passe o caramelo por um coador de rede fina.

6 - Leve um tacho ao lume com água e deixe que ferva.

7 - Coloque 6-8 frasquinhos de vidro dentro de um tabuleiro e distribua o creme de caramelo pelos frascos. De seguida verta a água fervente no tabuleiro até atingir o meio dos frascos. Tape o tabuleiro com uma folha de papel de alumínio.

8 - Leve o tabuleiro ao forno cerca de 35-40 minutos. Retire e deixe arrefecer.

9 - Na hora de servir coloque em cada frasco algumas raspas de chocolate negro e salpique com flor de sal.

24 comentários:

  1. Que belos potes, um pote cheio de prazer e de gulodise, ficam mesmo fabulosos e com uma cor mesmo decadente. Cada colherada desse creme deve ser maravilhosa.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado António! Este potezinhos são mesmo deliciosos (e gulosos também...eheh) Fazem as delícias de qualquer mortal. Eu cá não resisti a comer dois destes. :)
      Um abraço.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Susaninha, também eu e nestas sobremesas de comer à colher fica sempre perfeito. :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  3. Conheço uma receita parecida. Eu como adoro caramelo em vez do chocolate acrescentaria mais caramelo líquido... Hmmmm

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me também uma boa sugestão, substituir-nos-emos o chocolate por caramelo. Mas eu gosto de sentir os vários sabores e texturas. :)
      Obrigado. Beijinho.

      Eliminar
  4. ai que perdição ... vou mesmo ter de fazer isto ... hummm

    beijinhos
    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh! :) Ana e Carla, tenho a certeza que vão adorar. Um beijinho.

      Eliminar
  5. Célio,
    Por cá também já se notam os dias maiores, pelo menos já não fica de noite às 4 da tarde, mas deixar os casacos e botas ainda não e passear descalça ainda menos, lol.
    Adoro este livro da Lomelino, aliás, adoro todos e mal posso esperar pelo das Pies em inglês, o que demora sempre uma eternidade.
    Como te disse no insta, marquei estes potinhos para fazer para os gulosos cá de casa, mas ainda não saíram do livro.
    Ficaram lindos os teus e as fotos, como sempre, de babar.
    Beijinho e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lia, eu adoro todos os livros da Lomelino e estou ansiosamente à espera desse das tartes que deve ser de perder a cabeça. A Linda é uma inspiração e as receitas delas resultam sempre e são deliciosas.
      Experimenta fazer estes fresquinhos de caramelo, acho que vais adorar.
      Obrigado e um grande beijinho.

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ei também fiquei Mary, quando vi a receita no livro e não descansei enquanto não a fiz... eheh.:)
      Beijinho.

      Eliminar
  7. Belas tacinhas.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/03/cupcakes-de-iogurte-e-coco.html

    ResponderEliminar
  8. Célio, felizmente já se nota a Primavera. E os dias maiores, e aqueles dias cheios de sol desta semana foram tão bons para animar a alma.
    (e a seguir vem o verão!)hehe
    Adorei estes potinhos da Linda, adorei o livro e estou em pulgas para o das tartes dela. Fotos lindas como sempre!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Inês! Finalmente os dias e temperaturas amenas para trazer um pouco de cor e alegria. Fazem tão bem à alma. :)
      Também estou ansioso pelo livro das tartes, deve ser lindo, aliás como tudo o que a Linda faz.
      Beijinho.

      Eliminar
  9. Adoro este tipo de sobremesa, não há como resistir. Também é uma receita marcada lol (são tantas!). Com este dias de primavera a inspiração está ao rubro, tão bom!
    Beautiful styling ♥ as always!
    Bjinhoos


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patricia, acreditas que me lembrei de ti enquanto fazia esta receita?! Sei que tem a tua cara e te identificas com ela. É mesmo, que venha a primavera para trazer mais cor e sabor aos nossos dias. :) Obrigado pela tua visita e um beijinho.

      Eliminar
  10. Olá Célio
    Não tenho andado muito presente nos blogues, mas tenho acompanhado o que fazes pelo facebook e pelo instagran, tu sabes :)
    Nunca é demais dizer que tudo o que fazes é maravilhoso e super delicioso. As fotos como sempre são espetaculares, quase dá para sentir o cheirinho e sabor das delícias que tão bem fotografas.
    Quem me dera vontade e jeito para isso :)
    Bjns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel,
      Também não dedico aos blogues o tempo que gostaria e percebo perfeitamente, mas fico muito feliz por teres perdido um mindinho e teres feito uma visita. :)
      Muito obrigado pela tua constante simpatia e fico feliz por gostares das minhas partilhas.
      Beijinho grande.

      Eliminar
  11. Olá Célio!
    Parabéns pelo teu blog, tão bonito, tão inspirador e tão fácil de ler... Posso perguntar quantas tacinhas consegues fazer para esta quantidade de creme?
    Obrigada desde já e muitos sucessos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. احصل الان على اقوى الخصومات عند تواصلك مع مركز صيانة يونيفرسال للاجهزة الكهربائية وتعرف على احدث التقنيات الفنية المستخدمة فى صيانة كافة انواع الاجهزة اتصل الان برقم مركز خدمة يونيفرسال او من خلال زيارة موقعنا الالكترونى

    ResponderEliminar
  13. تواصلوا معنا من خلال شركة ابراج دبي اكبر شركة تنظيف فلل بالدمام والتي تساعدكم علي افضل تنظيف ممكن لمنازلكم وفللكم من خلال افضل عمال تنظيف في السعودية.

    ResponderEliminar
  14. تواصلوا معنا من خلال موقعنا الاكتروني من خلال اكبر واشهر شركة تنظيف موكيت بمكة شركة العنود والتي لا تقلب المنافسه في الاسعار حيث انها متخصصه في تنظيف سجاد بالبخار بمكة والسعودية بأكملها.

    ResponderEliminar