Pudim de Chia e Baunilha com Açaí e Frutos Vermelhos


Cada vez mais gosto de acordar com disponibilidade para preparar um bom pequeno-almoço, completo, saudável e nutritivo, para degustar com prazer. Obviamente que nem sempre tenho tempo para fazê-lo, mas nada como começar a preparar o pequeno-almoço de véspera, pensar antecipadamente naquilo que iremos comer nas primeiras horas do dia. E se durante a semana nem sempre damos a devida atenção à primeira e mais importante refeição do dia, pelo menos ao fim de semana deixemos que o tempo abrande por forma a tirarmos algum prazer desta refeição que pode ser decisiva na forma como irá correr o nosso dia.
Em tempos eu era daquelas pessoas que saltava esta refeição ou me limitava a comer a clássica torrada com manteiga. Aos poucos fui-me apercebendo do mal que estava a fazer e após algumas pesquisas decidi mudar radicalmente os meus hábitos. Reservo todos os dias um período da minha rotina matinal para tomar o pequeno-almoço em casa e sempre sentado. A fruta e os cereais passaram a ser obrigatórios. Esporadicamente os iogurtes  que alterno com os batidos ou a minha mais recente adicção, os pudins de chia, como este Pudim de Chia e Matcha que já aqui partilhei e que é uma combinação de sabores irresistível.

Este Pudim de Chia e Baunilha, enriquecido com as propriedades do Açaí é mais uma alternativa deliciosa e muito simples de preparar. E o melhor é que pode ser feito de véspera, guardado no frigorífico e no dia seguinte temos uma refeição equilibrada e muito saborosa, pronta a comer. Experimentem esta combinação deliciosa de sabores que irá contribuir para que os vossos dias comecem muito mais felizes. Preparei esta receita em colaboração com o site Alegro para acompanhar o artigo do mês de Fevereiro, no qual falo da importância de tomar o pequeno-almoço e apresento algumas dicas para que este seja mais saudável e nutritivo.

(artigo mensal escrito em colaboração com o site Alegro)

Dicas Para Um Pequeno-Almoço Saudável e Nutritivo

Nunca será demais reforçar a ideia de que é importante tomar o pequeno-almoço. É a refeição mais importante do dia e como tal não deverá ser ignorada. Antes desta refeição e enquanto dormimos, passámos várias horas seguidas em jejum, pelo que ao acordar necessitamos de energia suficiente para enfrentar com força e alegria as tarefas diárias. Ao tomarmos um bom pequeno-almoço vamos obter os nutrientes essenciais, estamos a melhorar a nossa performance e ainda podemos manter o peso, evitando petiscar durante a manhã.

Confesso que até há bem pouco tempo eu era daquelas pessoas apressadas pela manhã, que acorda em cima da hora, limitando-me a tratar da higiene pessoal e sair de casa a correr com uma peça de fruta na mão, que comia a caminho do trabalho. No limite lá havia um dia em que me satisfazia com a tradicional torrada com manteiga. Aos poucos fui tomando consciência de que não estava a dar a devida importância a esta refeição, pelo que resolvi pesquisar um pouco e assim variar mais os meus pequenos-almoços, tirando maior partido desta refeição e trazendo mais saúde ao meu corpo.

Eis algumas dicas essenciais que irão tornar o seu pequeno-almoço mais variado e saudável: (leiam o artigo completo aqui)


Pudim de Chia e Baunilha com Açaí e Frutos Vermelhos

Ingredientes: (para 4 doses)
| 4 c. (sopa) de sementes de chia
| 1 chávena de bebida de amêndoa
| 1 c. (sopa) de xarope de agave (ou mel)
| 1 c. (chá) de extrato de baunilha
| 2 bananas médias
| 1 chávena de frutos vermelhos congelados
| 1/2 iogurte de soja natural
| 1 c. (sopa) de polpa de Açaí
| 1 chávena de granola
| frutos vermelhos frescos para servir
| folhas de hortelã para decorar

Preparação:
1 - Coloque as sementes de chia numa taça e verta sobre elas a bebida de amêndoa, o xarope de agave e o extrato de baunilha. Mexa energicamente com uma colher até todos os ingredientes estarem bem envolvidos e reserve no frigorífico durante 1-2 horas (de preferência deixe a repousar de um dia para o outro para ganhar consistência).

2 - Corte uma das bananas em rodelas e use um cortador de bolachas para obter pequenos pedaços de banana em forma de estrela para decorar os frascos e reserve (este passo é opcional). Use o excedente de banana para juntar aos frutos vermelhos.

3 - Num processador coloque os frutos vermelhos congelados, o iogurte, a banana, o Açaí e triture até obter uma mistura bem cremosa.

4 - Em pequenos frascos comece por colocar uma camada de granola. De seguida distribua o pudim de chia e sobre este o smothie de frutos vermelhos e Açaí. Termine com uma última camada de granola e frutos vermelhos frescos a gosto. Decore com algumas folhas de hortelã.

12 comentários:

  1. Se há algo que gosto de fazer assim que começo um novo dia é comer com calma e preparar o peq. almoço! Este pudim parece-me delicioso, vou ter que experimentar :)

    ResponderEliminar
  2. Célio como eu adoro Pudim de chia faço tantas vezes em casa, tanto para pequeno almoço como lanche como sobremesa.... adoro mesmo.

    Esta tua versão com granola e a polpa de açai nunca experimentei.

    As fotos estão lindas como sempre, e de ficar a olhar e a babar por horas.....

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Delicioso, lindo e saudável! Que combinação!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que fotos maravilhosas,...e esse pudim deve ser delicioso,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  5. Ficaram lindos os pudins Célio!
    Adoro pudins de chia e adoro açaí com banana! A tua combinação parece-me maravilhosa.
    Eu antigamente também assim era! E em tempo de faculdade às vezes saia sem pequeno almoço :p
    Agora não! Se for correr antes de trabalhar como uma fatia dos meus pães de banana e à vinda tenho um pudim assim para comer :D Confesso que me sabe sempre lindamente!
    O pequeno almoço é mesmo muito importante e não há que o saltar! E com cores dessas o dia começa logo melhor.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Esses frasquinhos ficaram mesmo bonitos e com cores lindas!
    Manhãs cheias de cor e sabor, para comer logo com mais vontade.
    Eu tento sempre variar, entre iogurtes e granolas, batidos com fruta e até mesmo torradinhas e cevada quente, e papas de aveia mornas carregadas de canela. Só aos domingos me permito as extravagâncias :)
    Adoro pudins de chia com fruta, sabe tão bem!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Olá Célio todo saudável! Já provei pudim de chia e gostei bastante, açai provei em chá e achei demasiado ácido, talvez assim resulte melhor aqui para o meu estômago. Beijos PS: Adoro os vernizes da tua modelo de mãos :)

    ResponderEliminar
  8. Que coisa mais mimosa, adoro a apresentação ♥
    Gosto imenso de pudins de chia, de granola mas nunca provei açaí, tenho de experimentar. Também mudei os meus pequenos almoços, troquei o leite de vaca pelo leite bio de aveia/amêndoa/avelã ou sumo de laranja natural e costumo comer pão de kamut ou espelta. Outras vezes como papas de aveia com canela que adoro, iogurte + granola ou pudins de chia de baunilha com frutas. Sabe tão bem variar :)
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  9. Bem, que bom aspeto.
    Para além de bom e saudável, ficam também uns frasquinhos bem bonitos.
    Com o tempo quente a chegar este pudim vem mesmo a calhar.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  11. افضل الخدمات من خلال فريق عمل صيانة وستنجهاوس المتخصص في اعمال الصيانة الفورية والتي تقدمها صيانة وايت وستنجهاوس عن طريق خبراء يقوموا بتدريب العمال في توكيل وستنجهاوس علي احدث الطرق والاساليب

    ResponderEliminar
  12. تعتبر شركة تنظيف منازل بالدمام من كبري الشركات التي تعمل في مجال التنظيف والترتيب لراحة ربة المنزل وتوفير اللازم اليها من خدمات

    ResponderEliminar