Pudim de Chia e Baunilha com Açaí e Frutos Vermelhos


Cada vez mais gosto de acordar com disponibilidade para preparar um bom pequeno-almoço, completo, saudável e nutritivo, para degustar com prazer. Obviamente que nem sempre tenho tempo para fazê-lo, mas nada como começar a preparar o pequeno-almoço de véspera, pensar antecipadamente naquilo que iremos comer nas primeiras horas do dia. E se durante a semana nem sempre damos a devida atenção à primeira e mais importante refeição do dia, pelo menos ao fim de semana deixemos que o tempo abrande por forma a tirarmos algum prazer desta refeição que pode ser decisiva na forma como irá correr o nosso dia.
Em tempos eu era daquelas pessoas que saltava esta refeição ou me limitava a comer a clássica torrada com manteiga. Aos poucos fui-me apercebendo do mal que estava a fazer e após algumas pesquisas decidi mudar radicalmente os meus hábitos. Reservo todos os dias um período da minha rotina matinal para tomar o pequeno-almoço em casa e sempre sentado. A fruta e os cereais passaram a ser obrigatórios. Esporadicamente os iogurtes  que alterno com os batidos ou a minha mais recente adicção, os pudins de chia, como este Pudim de Chia e Matcha que já aqui partilhei e que é uma combinação de sabores irresistível.

Este Pudim de Chia e Baunilha, enriquecido com as propriedades do Açaí é mais uma alternativa deliciosa e muito simples de preparar. E o melhor é que pode ser feito de véspera, guardado no frigorífico e no dia seguinte temos uma refeição equilibrada e muito saborosa, pronta a comer. Experimentem esta combinação deliciosa de sabores que irá contribuir para que os vossos dias comecem muito mais felizes. Preparei esta receita em colaboração com o site Alegro para acompanhar o artigo do mês de Fevereiro, no qual falo da importância de tomar o pequeno-almoço e apresento algumas dicas para que este seja mais saudável e nutritivo.

(artigo mensal escrito em colaboração com o site Alegro)

Dicas Para Um Pequeno-Almoço Saudável e Nutritivo

Nunca será demais reforçar a ideia de que é importante tomar o pequeno-almoço. É a refeição mais importante do dia e como tal não deverá ser ignorada. Antes desta refeição e enquanto dormimos, passámos várias horas seguidas em jejum, pelo que ao acordar necessitamos de energia suficiente para enfrentar com força e alegria as tarefas diárias. Ao tomarmos um bom pequeno-almoço vamos obter os nutrientes essenciais, estamos a melhorar a nossa performance e ainda podemos manter o peso, evitando petiscar durante a manhã.

Confesso que até há bem pouco tempo eu era daquelas pessoas apressadas pela manhã, que acorda em cima da hora, limitando-me a tratar da higiene pessoal e sair de casa a correr com uma peça de fruta na mão, que comia a caminho do trabalho. No limite lá havia um dia em que me satisfazia com a tradicional torrada com manteiga. Aos poucos fui tomando consciência de que não estava a dar a devida importância a esta refeição, pelo que resolvi pesquisar um pouco e assim variar mais os meus pequenos-almoços, tirando maior partido desta refeição e trazendo mais saúde ao meu corpo.

Eis algumas dicas essenciais que irão tornar o seu pequeno-almoço mais variado e saudável: (leiam o artigo completo aqui)


Pudim de Chia e Baunilha com Açaí e Frutos Vermelhos

Ingredientes: (para 4 doses)
| 4 c. (sopa) de sementes de chia
| 1 chávena de bebida de amêndoa
| 1 c. (sopa) de xarope de agave (ou mel)
| 1 c. (chá) de extrato de baunilha
| 2 bananas médias
| 1 chávena de frutos vermelhos congelados
| 1/2 iogurte de soja natural
| 1 c. (sopa) de polpa de Açaí
| 1 chávena de granola
| frutos vermelhos frescos para servir
| folhas de hortelã para decorar

Preparação:
1 - Coloque as sementes de chia numa taça e verta sobre elas a bebida de amêndoa, o xarope de agave e o extrato de baunilha. Mexa energicamente com uma colher até todos os ingredientes estarem bem envolvidos e reserve no frigorífico durante 1-2 horas (de preferência deixe a repousar de um dia para o outro para ganhar consistência).

2 - Corte uma das bananas em rodelas e use um cortador de bolachas para obter pequenos pedaços de banana em forma de estrela para decorar os frascos e reserve (este passo é opcional). Use o excedente de banana para juntar aos frutos vermelhos.

3 - Num processador coloque os frutos vermelhos congelados, o iogurte, a banana, o Açaí e triture até obter uma mistura bem cremosa.

4 - Em pequenos frascos comece por colocar uma camada de granola. De seguida distribua o pudim de chia e sobre este o smothie de frutos vermelhos e Açaí. Termine com uma última camada de granola e frutos vermelhos frescos a gosto. Decore com algumas folhas de hortelã.

10 comentários:

  1. Se há algo que gosto de fazer assim que começo um novo dia é comer com calma e preparar o peq. almoço! Este pudim parece-me delicioso, vou ter que experimentar :)

    ResponderEliminar
  2. Célio como eu adoro Pudim de chia faço tantas vezes em casa, tanto para pequeno almoço como lanche como sobremesa.... adoro mesmo.

    Esta tua versão com granola e a polpa de açai nunca experimentei.

    As fotos estão lindas como sempre, e de ficar a olhar e a babar por horas.....

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Delicioso, lindo e saudável! Que combinação!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que fotos maravilhosas,...e esse pudim deve ser delicioso,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  5. Ficaram lindos os pudins Célio!
    Adoro pudins de chia e adoro açaí com banana! A tua combinação parece-me maravilhosa.
    Eu antigamente também assim era! E em tempo de faculdade às vezes saia sem pequeno almoço :p
    Agora não! Se for correr antes de trabalhar como uma fatia dos meus pães de banana e à vinda tenho um pudim assim para comer :D Confesso que me sabe sempre lindamente!
    O pequeno almoço é mesmo muito importante e não há que o saltar! E com cores dessas o dia começa logo melhor.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Esses frasquinhos ficaram mesmo bonitos e com cores lindas!
    Manhãs cheias de cor e sabor, para comer logo com mais vontade.
    Eu tento sempre variar, entre iogurtes e granolas, batidos com fruta e até mesmo torradinhas e cevada quente, e papas de aveia mornas carregadas de canela. Só aos domingos me permito as extravagâncias :)
    Adoro pudins de chia com fruta, sabe tão bem!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Olá Célio todo saudável! Já provei pudim de chia e gostei bastante, açai provei em chá e achei demasiado ácido, talvez assim resulte melhor aqui para o meu estômago. Beijos PS: Adoro os vernizes da tua modelo de mãos :)

    ResponderEliminar
  8. Que coisa mais mimosa, adoro a apresentação ♥
    Gosto imenso de pudins de chia, de granola mas nunca provei açaí, tenho de experimentar. Também mudei os meus pequenos almoços, troquei o leite de vaca pelo leite bio de aveia/amêndoa/avelã ou sumo de laranja natural e costumo comer pão de kamut ou espelta. Outras vezes como papas de aveia com canela que adoro, iogurte + granola ou pudins de chia de baunilha com frutas. Sabe tão bem variar :)
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  9. Bem, que bom aspeto.
    Para além de bom e saudável, ficam também uns frasquinhos bem bonitos.
    Com o tempo quente a chegar este pudim vem mesmo a calhar.

    ResponderEliminar
  10. Ijin Share & Promot Min :


    [Promo] Dapatkan Bonus Promo SPECIAL Khusus Sampai Akhir Bulan Maret 2017 Menanti Anda Hanya Di ( >> www.bavetline88.com << )
    Cukup Dengan Menekan 1 Klik Link Website Ini ( >> www.bavetline88.com << ) Bonus Ditangan Anda :

    ~ Bonus Sportsbook ~

    1. Bonus 20% untuk member baru Sbobet, Ibcbet dan Asia77.
    2. Bonus minimal deposit awal hingga Rp 300.000,-.
    3. Bonus Maximal yang diberikan perhari mencapai hingga Rp.1.000.000.
    4. Bonus kemenangan 5% untuk produk Sbobet, Ibcbet, Asia77.
    5. Promo rollingan sebesar 0.5% dan 0.7%.
    6. Promo cashback hingga 5%.

    ~ Bonus Casino Online ~

    1. Dapatkan Bonus 10% untuk member baru 338A, 1S Casino, Asia8bet.
    2. Bonus minimal deposit awal hingga Rp 300.000,-.
    3. Bonus Maximal yang diberikan per hari mencapai hingga Rp.1.000.000,-.
    4. Bonus kemenangan 2.5% dari Deposit.
    5. Bonus Cashback hingga 5% diberikan kepada member yang mengalami kekalahan diatas Rp.1.000.000,-.
    6. Bonus Cashback hingga 10% diberikan kepada member yang mengalami kekalahan diatas Rp.10.000.000,-.
    7. Bonus Rollingan hingga 1% untuk semua permainan Casino.

    ~ Bonus Tangkas ~

    1. Bonus Deposit awal hingga 20% Khusus Produk Bola Tangkas dan Tangkasnet.

    ~ Bonus Asia Poker 77 ~

    1.Dapatkan komisi Rollingan Hingga 2% yang sudah di set kedalam ID Asia Poker 77 milik anda.

    ~ ( BONUS REFERENSI ) ~

    1. Bila Anda Mengajak Dan Mengenalkan Bavetline Kepada Teman Anda Maka Anda Mendapatkan Bonus Rollingan Hingga 0.5% (All SportsBook).
    2. Bila Anda Mengajak Dan Mengenalkan Bavetline Kepada Teman Anda Maka Anda Mendapatkan Bonus Rollingan 0.4% (All Casino).

    ( Note : Syarat Dan Ketentuan Berlaku )

    Ayo Segera Bergabung Menjadi Salah Satu Bagian Dari Kami Dapatkan Bonus Promo SPECIAL Berlimpah Menanti Anda hanya di ( >> www.bavetline88.com << )


    Info lebih lanjut :

    Contact Person : 085-5127-711-28 / 081-31-666-1222.
    Whtasapp : 0813-1666-1222.
    BBM : 55628DA2.
    LINE : bavetline.
    SKYPE : Agen Bavetline.
    Customer Service : (>> LiveChat <<)

    ResponderEliminar