Quadrados Fofos de Maizena e Baunilha com Creme de Castanha [receita sem Glúten]


Há ingredientes imprescindíveis e que faço sempre questão de ter presentes na minha cozinha. Um desses ingredientes é o amido de milho Maizena. Quem nunca precisou de dar consistência a uma sopa, engrossar um creme ou tornar mais aveludado um determinado molho?! Nas pavlovas o seu uso é obrigatório e há até quem faça papas com este ingrediente, mas quando pretendemos que um bolo fique mais fofo, basta adicionar um pouco de Maizena e o resultado irá surpreender. Mas o melhor de tudo é que este amido de milho é 100% natural, não contém glúten, não tem sabor nem cheiro e é proveniente das melhores variedades de milho. 


Há 110 anos a marcar presença em Portugal, a Maizena é cada vez mais um ingrediente indispensável e ter Maizena sempre à mão é fundamental em qualquer boa cozinha. Por não conter glúten é recomendado para celíacos e é um óptimo complemento ao uso de farinhas, na confecção de sobremesas, por exemplo. Para a confecção deste bolo usei as mesmas percentagens de farinha de arroz, que também é isenta de glúten e Maizena, o que resultou nuns quadrados fofos e irresistíveis, perfumados de baunilha e vestidos a rigor com um delicioso creme de castanha. A receita perfeita para celebrar o Dia de S. Martinho que se assinala hoje. Se tiverem curiosidade em conhecer outras sugestões de receitas Maizena, todas elas isentas de glúten, não deixem de visitar o canal da marca no Youtube, onde encontram uma grande variedade de receitas em vídeo.

Levo esta receita para o desafio mensal no blog da querida Marta que escolheu para este mês de Novembro um dos meus ingredientes preferidos e certamente mais emblemáticos desta estação, as castanhas!


Quadrados Fofos de Maizena e Baunilha com Creme de Castanha (Receita sem Glúten)

Ingredientes:
| 8 ovos
| 250 g de açúcar amarelo
| 150 g de farinha de arroz
| 150 g de amido de milho Maizena
| 1 c. (chá) de extrato de baunilha
| 1 c. (chá) de fermento em pó
| 200 g de creme de castanha e baunilha
| 3 c. sopa de leite
| groselhas q.b. para servir

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 190ºC.
Separe as gemas de ovo das claras e bata as claras em castelo. Reserve.
Peneire a farinha de arroz juntamente com o amido de milho Maizena e o fermento e reserve.
Forre com papel vegetal uma forma quadrada com cerca de 24cm X 24cm.
Numa taça coloque as gemas, o açúcar, o extrato de baunilha e bata durante alguns minutos até obter um preparado esbranquiçado e este dobrar de volume.
Delicadamente e usando uma espátula, envolva as claras na mistura de gemas em três vezes. Envolva em movimentos circulares e de cima para baixo, sem bater demasiado e assim evitando que as claras percam o ar.
Por fim adicione as farinhas peneiradas e envolva na massa, também em movimentos circulares e até que todos os ingredientes se encontrem bem ligados. Deverá obter uma massa leve, fofa e sem grumos.
Verta a massa na forma e leve ao forno durante 25 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar do forno.
Retire o bolo do forno, deixe arrefecer à temperatura ambiente sobre uma grelha.
Entretanto adicione o leite ao creme de castanha e mexa energicamente para misturar.
Quando o bolo estiver frio, corte em quadrados uniformes e distribua o creme de castanha pelos quadrados.
Sirva com groselhas ou fruto vermelho a gosto.

10 comentários:

  1. Maizena faz parte da história de todas as pessoas que fazem doces e cozinham. É mesmo sinónimo de lembranças de infância, pelo menos para mim é! A imagem é intemporal :)

    Estes quadradinhos ficaram mesmo fofos :) e devem ser deliciosos...

    ResponderEliminar
  2. Que bonito e deve ser dilicioso vou experimentar. Parabéns.

    ResponderEliminar
  3. Olá Célio :)

    Farinha Maizena é um dos ingredientes que também nunca falta na minha dispensa. Adoro usar nos bolos porque os torna mais fofos e leves. E nos molhos é fundamental!
    Adorei a tua receita, e se me permites... só lhe daria um "toque extra", mantendo-a sem glúten, adicionando mais um elemento de castanha, que seria a farinha de castanha :) :) isto porque sou fã da farinha de castanha e do sabor que dá às receitas, em especial ao bolos. É divinal.
    Correndo o risco de me tornar cansativa e repetitiva, as tuas fotos estão lindas, super inspiradoras e que aguçam a mais preguiçosa e adormecida das gulas... :)
    Obrigado por te juntares ao desafio do mês de novembro!
    Beijinhos grandes
    Marta

    ResponderEliminar
  4. Que delícia de quadrados.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/11/um-mes-com-henrique-sa-pessoa-e-uma.html

    ResponderEliminar
  5. Célio, mas que quadradinhos tão fofinhos. Estºao com aquele aspeto irresistível em que somente um quadradinho seria pouco para saciar a gula :) Com o sabor da castanha que adoro e que este ano está um pouco esquecida por aqui, eleva a gula. Tal como tu também eu não prescindo da maizena, é sempre um ingrediente amigo em certos momentos.
    Beijinho grande
    Ana

    ResponderEliminar
  6. Assim que os vi fiquei logo a salivar...é um pecado vir aqui, olhar para todas estas delícias e não poder provar!! A fofura salta à vista :)
    Lindo cenário ♥
    Bjinho

    ResponderEliminar
  7. Love the decor!

    Have a lovely day :)

    http://beautyfollower.blogspot.gr/

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro castanhas :)
    Esses quadrados além de estarem perfeitos e amorosos devem ser tão bons!
    Infelizmente ando com problemas com o glúten e agora acabo por usar muitas outras farinhas, combiná-las para poder comer bolinhos (que gosto tanto!!!)
    A Maizena aqui também não falta portanto :p
    Lindas fotos!
    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  9. Lembro-me sempre de ver um pacote de Maizena no armário dos meus avós.
    E mesmo hoje em dia há sempre um pacotinho no meu armário.
    Estes quadradinhos estão super fofos, e essa cobertura de castanha bem sei como é boa. Ando com vontade de a usar desde que a vi aqui e no babka (que salivação e gula).
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar