Scones de Amora e Limão


As férias chegaram ao fim, mas souberam pela vida. Trago na bagagem boas energias, as baterias carregadas, algumas ideias para partilhar e muita inspiração. A cozinha ainda não está a funcionar a 100%, mas já só penso em ligar o forno e confeccionar alguns pratos bem reconfortantes, pois as noites estão bem mais frias e já pedem algum conforto. Mal posso esperar para fazer um bolo e usar as maravilhosas frutas de outono. 

Mas antes venho partilhar estes deliciosos scones de amora. Já tinha publicado no blog uma receita de scones de amoras silvestres. Mas estes que agora mostro, meio integrais e aromatizados com limão, merecem ser destacados. A primeira vez que os fiz, foram devorados a uma velocidade tal que apenas consegui tirar uma fotografia para partilhar no Instagram. Mas a receita ficou guardada, à espera de ser feita e fotografada com uma sessão à altura. Preparada ainda antes das férias e quando as amoras silvestres estavam no seu auge de sabor. Obviamente que congelei imensas para poder repetir a receita durante os dias mais frios que aí vêm.

Esta receita foi preparada para acompanhar mais um artigo que escrevi para o site Alegro. Neste artigo, que podem ler mais abaixo ou então aqui, falo da importância de organizar e planear as refeições após as férias.


Planear Refeições Após as Férias

Setembro é um mês especial, é o mês que eu escolho para ir de férias. Mas como pertenço a uma minoria, este é sem dúvida o mês que marca o fim das férias para a grande maioria dos portugueses. É um mês de regressos, de volta à rotina, ao trabalho, à escola, aos hábitos de sempre. Após longos dias passados em família, com muito sol, passeios, praia, jantaradas e petiscos com os amigos, agora com energia renovada e baterias carregadas, é tempo de regressar a casa e organizar tudo meticulosamente para que o regresso ao trabalho e o início das aulas seja calmo e sereno.

Durante os meses de verão houve tempo suficiente para organizar as ideias, para procurar inspiração e fazer novas resoluções. Agora que as férias já lá vão, é chegada a altura de colocar essas ideias em prática, traçar novos planos, estabelecer novos objetivos e nos focarmos no regresso à vida que nos irá ocupar o resto do ano. E para que tudo corra da melhor forma é importante não cair na monotonia e recomeçar com muita energia.

Quer queiramos quer não, a mesa continua a ser o ponto de encontro de toda a família. Continua a ser o local onde se experimentam sabores mas também onde se partilham experiências vividas no dia-a-dia, onde conversamos com aqueles que nos são mais queridos. Quer seja durante a semana, onde pais e filhos se juntam ao final do dia para partilhar o jantar, quer seja ao fim de semana, onde ganham lugar os almoços de família, que juntam várias gerações, a mesa irá ser sempre um ponto de encontro e de partilha.

Convém por isso organizar e planear de forma simples e eficaz as refeições lá de casa, evitando desta forma ter de pensar diariamente o que irá fazer para o jantar, o que irá preparar para levar na marmita e almoçar no trabalho ou o que irá enviar para o lanche dos miúdos. A alimentação é algo que deve ser bem planeado e gerido e cabe a cada um de nós evitar a monotonia à mesa e tornar as refeições mais práticas, criativas e económicas.


Planear significa poupar!

Quantas vezes já deu consigo a olhar de improviso para o frigorífico e a abrir o mesmo à procura de ingredientes disponíveis para preparar uma refeição?! E quantas vezes já pegou num ingrediente que pretendia usar e este já tinha expirado o prazo de validade?! A solução para evitar estas situações passa, obviamente, por organizar e planear as suas refeições. Ao planear antecipadamente o que vai comer, irá poupar tempo e dinheiro e preparar um menu semanal não lhe levará mais que 30 preciosos minutos que lhe permitirão alimentar-se melhor e até fazer refeições mais saudáveis. Quer saber como? Então siga estes passos:

1 - Faça uma vistoria à sua despensa e frigorifico, verifique todos os alimentos que tem em stock, elabore uma lista dos mesmos e registe os prazos de validade. Consuma os ingredientes com o prazo de validade mais curto, evitando assim desperdícios.

2 - Trace um plano de refeições semanal. Elabore um menu para as refeições em família e faça uma lista de compras com os ingredientes necessários. Desta forma terá de se deslocar apenas uma vez por semana ao supermercado, evitando assim outras deslocações.

3 - Crie uma lista de compras mais eficiente. Isto só será possível se fizer um plano das suas refeições. Desta forma controla melhor as suas compras e evita a compra impulsiva de alimentos desnecessários ou que já possui em casa.

4 - Escolha receitas simples e faça refeições variadas. Não é fácil elaborar um plano de refeições quando se tem uma família grande e todos têm gostos diferentes. Procure receitas que sejam fáceis de preparar e que contenham ingredientes que agradem a todos.

5 - Aproveitar sempre as sobras das refeições e fazer novas refeições com elas. O ideal é nunca haver desperdício de comida. Se não pretender consumir as sobras nas refeições seguintes, congele e use mais tarde.

6 - Evite o consumo de refeições processadas. Com o pouco tempo disponível para cozinhar ao final do dia, a tentação em comprar refeições prontas é grande. Ao planear as suas refeições e com todos os ingredientes disponíveis em casa isso não irá acontecer.

Como pode verificar, planear as suas refeições semanais irá simplificar-lhe a vida e trazer-lhe algumas vantagens. Irá poupar mais no orçamento familiar, vai evitar desperdícios de comida, poderá usufruir de uma alimentação mais saudável e irá ter mais tempo disponível para investir na felicidade, passando tempo de qualidade em família. Deixo como sugestão uma receita deliciosa, para aproveitar as últimas amoras do verão que já estão no congelador à espera de serem usadas. Uns scones saborosos para o pequeno almoço em família ou mesmo para o lanche das crianças ou para receber os amigos num brunch de domingo.


Scones de Amora e Limão
(receita adaptada do blog Smitten Kitchen)

Ingredientes:
| 125 g de farinha de trigo s/ fermento
| 120 g de farinha de trigo integral
| raspa de 1 limão
| 3 c. (sopa) de açúcar amarelo
| 2 c. (chá) de fermento em pó
| 1 pitada de sal
| 5 c. (sopa) de manteiga fria em pedaços
| 100 ml de leite
| 1 chávena de amoras (frescas ou congeladas)
| 1 ovo batido
| açúcar mascavado q.b.

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e reserve.
Numa taça larga coloque as farinhas, a raspa de limão, o açúcar, o fermento e o sal.
Junte a manteiga fria e em pedaços e comece a amassar com as mãos até obter uma mistura areada.
Aos poucos vá adicionando o leite ao mesmo tempo que vai amassando e até conseguir formar uma bola.
Junte as amoras à massa e com as mãos envolva-as delicadamente e sem amassar demasiado. 
Se achar necessário junte mais um pouco de farinha.
Transfira a massa para uma bancada enfarinhada, forme uma bola e achate-a ligeiramente. 
Corte em oito partes iguais e pincele com ovo batido. 
Polvilhe  com açúcar mascavado e leve ao forno durante 15 minutos.
Retire e deixe arrefecer sobre uma grelha ou saboreie ainda morno.

12 comentários:

  1. O que eu gosto de scones! Agora já não tenho amoras silvestres mas para o ano que em não me escapa esta receita Célio! :D
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Que receita deliciosa, com ingredientes que adoramos, principalmente amoras silvestres. Quanto às sessões fotográficas, acontecem-nos coisas do género, mas esta sessão está deliciosa :)

    Continuação de muitas e boas receitas ;)

    ResponderEliminar
  3. Desde que trabalho tiro férias em Setembro. Este é o primeiro ano que não o faço. Tive que as guardar para mais tarde! Mas já estou de rastos!!!
    Quanto aos scones, adoro! Fazem-me lembrar lanches de fim-de-semana em família.
    Os teus ficaram lindos, com amoras e limão que tanto gosto :)
    Lindas fotografias!
    Bom regresso, bom trabalho!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Receita incrível, adoro scones, estes ficaram lindos e a combinação de sabores, estou apaixonada!Suas fotos são sempre lindas!
    Qto as dicas para planejamento de refeições, preciso imediatamente, acontece muita coisa na minha cozinha que eu não gostaria que se repetisse.
    Boa semana.

    ResponderEliminar
  5. Que bela forma de celebrar o regresso a casa, Célio!
    Até fiquei com vontade de ir já para a cozinha fazer estes lindos e deliciosos scones.
    Apetece levar um!!
    Assim que arrefecer mais um pouco terei de os fazer.
    Beijinhos e bom regresso,

    Paula G.

    ResponderEliminar
  6. Olá Célio: belas dicas para poupar tempo e dinheiro.
    Quanto aos scones estão lindos e com sabores deliciosos. Tenho amoras congeladas e fiquei cheia de vontade de os experimentar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  7. UAUUUU e voltas assim? Com essa força toda! Estes tb devem ser poucos bons devem... :)

    ResponderEliminar
  8. O que gosto mais nos scones é a simplicidade, preparam-se num instante. Estes com amoras, a julgar pelas fotos só podem ser uma maravilha.
    Bjinho

    ResponderEliminar
  9. I would love to have a couple of those for my breakfast ;)

    https://beautyfollower.blogspot.gr/

    ResponderEliminar
  10. Adoro scones!!
    Que pena que já não tenho amoras, era amanhã já o lanche.
    Devem ser bem bons devem :)
    Que bom que tiveste umas boas férias e vieste de energias renovadas, é isso que se quer.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Olá, acabei de tirar minha fornada de scones de amora e limão, não ficaram lindos como os teus, mas ficaram ótimos, já provei morninho como sugeriu e tbm com um pouco de iogurte natural que gosto muito. Obrigada pelas belas receitas e fotos magnifícas. Apenas uma dúvida, usei as amoras ainda congeladas, será que seria melhor tê-las descongelado antes de empregar?
    Bom fds

    ResponderEliminar
  12. Célio,
    Já tinha lido este post lindo mas sem oportunidade de comentar.
    Como sabes, sou louca por scones desde muito antes de scones serem algo vulgar em Portugal (deve ser a ninha costela british)...
    Não fiquei indiferente a estes scones e, como por aqui, amoras silvestres ainda abundam, estão na minha lista dos " a fazer" brevemente, pois amoras e limão, como imaginas, é para mim uma combinação à qual não consigo resistir.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar