Leite Creme de Erva Príncipe com Mirtilos


Por vezes dou por mim a rir-me de mim próprio. De pequenas situações sem qualquer importância ou significado, coisas que digo sem nexo. Daí resultam alguns momentos de introspecção e com eles aprendo a não levar a vida demasiado a sério. Quantas vezes não nos deparamos com um problema ao qual damos tanta importância e pensamos que dali poderão vir consequências negativas?! Depois o tempo passa e afinal o problema nem sequer existia, era apenas uma coisa criada na nossa cabeça. Ninguém disse que era fácil, esta coisa de viver. Sim, a vida é dura e tem momentos difíceis. A morte de um familiar de quem temos de nos despedir para sempre, um "até já" de um amigo que emigra para um país distante, o enfrentar uma doença inesperada... são momentos duros que fazem parte do nosso crescimento e que ao mesmo tempo nos vão tornando mais fortes. Mas deixemos esses momentos para quando eles realmente existem, vamos mas é levantar a cabeça e sorrir. A vida deve ser encarada com um sorriso nos lábios e acima de tudo devemos aprender a rir de nós mesmos, dos nossos defeitos e das nossas incapacidades. E feliz daquele que consegue rir de si próprio e ter consciência disso, pois é uma forma de se conhecer a si próprio e de encarar a vida com mais prazer. Rir de nós próprios pode funcionar até como uma terapia e ajudar-nos a sair muitas vezes de situações mais embaraçosas ou complicadas. Aumenta a nossa auto estima e ao mesmo tempo ajuda-nos a não dar tanta importância às coisas insignificantes. Tornamo-nos assim em pessoas mais alegres, divertidas e de fácil convivência. O sorriso, quando é verdadeiro, sentido e vem do coração, pode tornar-se contagiante e emana felicidade. Quem não gosta de estar na presença de pessoas sorridentes e bem dispostas?!

Não é bem uma resolução de ano novo, até porque não faço resoluções, mas sorrir mais e saber rir de mim próprio é algo que quero fazer mais vezes. Olhar mais para o sentido positivo das causas e das coisas e saber tirar partido disso. Não levar a vida e os problemas demasiado a sério e procurar a felicidade nas pequenas coisas. Só assim irei encontrar o fio condutor que me levará a uma forma de viver mais plena e tranquila. Rir é mesmo o melhor remédio, por isso não se esqueçam, riam mais e não levem a vida demasiado a sério.


A receita que trago hoje é um leite creme. É talvez das primeiras sobremesas que me lembro de ter feito. Não um leite creme verdadeiro, mas antes daqueles instantâneos, que vêm num pacote, ao qual temos apenas de adicionar o leite e levar ao lume até engrossar. Desilusão total que, durante muitos anos não me deixou dar o devido valor a esta sobremesa. Não gostei do sabor e muito menos da consistência. Até que descobri que a receita se podia fazer em casa, com ovos verdadeiros e sem conservantes. Surpresa total, uma sobremesa tão simples de fazer, que despertara o meu sentido do gosto e a colocara no meu top de sobremesas!

Quando vi esta receita no novo livro "Jantaradas", do Chef Kiko Martins, soube na hora que deveria fazê-la e o meu instinto não estava nada errado. Gosto do sabor cítrico e fresco da erva príncipe. No chá, o aroma é fabuloso e nas sobremesas também. Neste Bolo de Coco e Erva Príncipe, por exemplo, que já repeti algumas vezes cá por casa e que é impossível para de comer. Achei fantástica a ideia de aromatizar um leite creme com erva príncipe e servir com esse fruto tão delicado que é o mirtilo e acreditem que é uma sobremesa que vão querer repetir vezes sem conta. Aqui já está marcada como uma das preferidas!


Leite Creme de Erva Príncipe com Mirtilos
(receita adaptada do livro "Jantaradas" do Chef Kiko Martins)

Ingredientes:
| ½ l de leite
| 1 pé de erva príncipe cortado grosseiramente
| 120 g de açúcar
| 4 gemas
| 1 c. (sopa) de farinha de trigo
| açúcar para queimar a gosto
| mirtilos para servir a gosto

Preparação Tradicional:
Coloque o leite ao lume e assim que esteja a ferver, retire do lume, junte a erva príncipe e tape.
Deixe em infusão durante 20 minutos.
Enquanto espera, junte o açúcar, as gemas e a farinha de trigo numa batedeira e bata bem. Adicione esta mistura ao leite e leve ao lume até engrossar.
Retire, coloque numa taça e deixe arrefecer.
Leve ao frigorífico pelo menos 1 hora.
Cubra com açúcar e queime. Sirva com mirtilos.

Preparação Thermomix - Bimby:
No copo coloque o leite e programe (5min/90ºC/vel3).
Adicione a erva príncipe e programe (2min/90ºC/vel2).
Retire o copo da base e deixe arrefecer durante 20 minutos.
Passado esse tempo, coe o leite com um passador de rede fina e volte a colocar no copo.
Junte os restantes ingredientes, à excepção do açúcar para queimar e dos mirtilos. Programe (9min/90ºC/vel2).
Retire, coloque numa taça e deixe arrefecer.
Leve ao frigorífico pelo menos 1 hora.
Cubra com açúcar e queime. Sirva com mirtilos.

33 comentários:

  1. Amigo Célio com o passar dos anos e à medida que nos vamos conhecendo como pessoas, essa capacidade de nos rirmos de nós aumenta, pelo menos por mim falo. E olha que há dias em que as tontices são tantas que parece que estou interpretar filme cómico :D
    A minha natureza é alegre e descontraída, já bastam os problemas que aparecem sem dar sinal, temos é de levar a vida o mais leve possível.

    Quanto a esse leite creme acredito que seja uma delicia, estou a lembrar-me de um pudim que fiz há já alguns anos e que levava uma infusão doce-lima (se a memoria não me falha)e o seu sabor era extraordinário.
    Gostei muito de te ler, é assim que te vejo, uma pessoa de sorriso fácil e genuíno ;)

    Ah, as fotos nem vale a pena comentar só me iria repetir... TOP!


    Beijokas e mais tardar até dia 27 deste mês ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo amiga Dulce, a vida às vezes prega-nos partidas das quais não estamos à espera e já bastam esses problemas inesperados para nos chatearem. Temos mesmo que aproveitar cada bocadinho e levar a vida de forma leve e divertida. E tu sabes fazer isso como ninguém, pois quem te conhece sabe bem o quão extrovertida tu és e é impossível ficar indiferente ao teu sorriso contagiante. :)
      Um beijinho e dia 27 lá estaremos.

      Eliminar
  2. Eu tenho cá pra mim que não levar a vida, as coisas que nos acontecem (incluindo as más) e os outros demasiado a sério é um exercício fundamental para ser feliz! Tu que me conheces, sabes bem que tento praticar isto com afinco! :P
    Agora, se há coisa para levar a sério, é este leite creme... a sério, mas mesmo a sério, que queria uma dessas tacinhas aqui comigo!
    Bjos com saudades, amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo amiga João e se há alguém que pratica de coração esse exercício és tu! A vida já te ensinou que é muito séria para ser demasiado levada a sério. Por isso o melhor é mesmo aproveitar cada momento. E vontade de sorrir é coisa que não me falta quando estou contigo. :)
      Um beijinho amiga.

      Eliminar
  3. Eu nunca fiz um, e tal como tu, acho que ia ter bastante dificuldades.
    Mas este que fizeste, ficou simplesmente lindo e aposto que bem delicioso, especialmente com esses mirtilos por cima :) Adorei :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
    -

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar esta receita Diogo! Acho que vais adorar, fica um leite creme bem leve e fresco, com o aroma da erva príncipe. É Divinal!
      Um abraço.

      Eliminar
  4. A receita, maravilhosa, adorei a ideia de aromatizar o leite de creme! as Fotos, lindas, falam por si... quanto ao texto, não tenho palavras, fiquei até um bocadinho emocionada. na vida encontramos tantos obstáculos e contrariedades, que, se não aprendermos a rir deles, não os conseguimos ultrapassar. Viver um dia de cada vez, apreciar os pequenos pormenores e sorrir, sorrir muito, sorrir simplesmente porque sim, é maravilhoso!!!!
    O Célio, com as suas receitas maravilhosas,contribui, para que muitos sorrisos se realizem!
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz por acabar de contribuir para um sorriso e eu mesmo não consigo parar de sorrir ao ler palavras tão simpáticas. É mesmo isso, sorrir sempre e saber ver o lado positivo da coisas. Muito obrigado e um beijinho.

      Eliminar
  5. Olá Célio,

    um feliz 2016:)

    Acho que quanto mais optimistas formos as coisas tendem a ser boas, é claro que existe sempre algo mau, péssimo, algo que é impossível prever ou mesmo precaver, e nunca é fácil certas situações, mas cabe-nos a nós no dia a dia sermos pessoas boas e acho que o sorriso é uma forma encantadora de enfrentar tudo, um obrigada vale tanto nos dias de hoje.
    Mirtilos, que saudades deles, saudades dos dias quentes, mas este teu leite creme aromático está tão lindo, com essa capa crocante e a cor amarela, tão guloso e nos dias frios sabe tão bem.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra, concordo tanto contigo. Um simples "obrigado", um "bom dia" até ou um "gosto de ti" às vezes é tão bom e pode salvar o dia de tanta gente. Cabe a cada um de nós procurar esse optimismo e fazer dele uma corrente boa. :)
      Um grande beijinho.

      Eliminar
  6. Disparates é comigo e tu bem sabes disso :-) E eu cá farto-me de rir de mim própria sem qualquer problema! A quem nunca saiu uma bacorada das boas, daquelas tão parvas que nem nós próprios sabemos como foi possível sair algo daqueles da nossa boca?! Enfim, é isso que nos faz viver mais alegres, provocar gargalhadas entre amigos e conseguir recordar bons e hilariantes momentos.
    O leite creme... soberbo :-)
    Beijos
    C

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cláudia, é bem verdade! Momentos hilariantes é mesmo contigo. Nunca vou esquecer o célebre "comandooooo", o que eu me ri com esse episódio. :)
      Um beijnho.

      Eliminar
  7. Eu acredito que pensamentos positivos atraem coisas boas, consequentemente atitudes positivas também atrairão coisas boas :)
    Esse leite creme já me deixou bem disposta, por isso missão cumprida!
    Beijinhos
    Ana Costa || wwww.petiscana.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ana! Também acho que pensamentos positivos atraem pensamentos positivos, assim como as pessoas bem dispostas conseguem contagiar a sua boa disposição e isso é tão bom!
      Obrigado e um beijinho.

      Eliminar
  8. Magnifica receita e magnificas fotos. Mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho realizado. Delicia...

    Tânia Tiago
    Bimby & sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Tânia! É sempre um prazer "ver-te" por aqui. :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  9. Adoro ler os teus textos Célio, pois identifico-me e revejo-me quase sempre no que escreves e este é mais um.
    Sorrir e brincar muito são o meu lema e muitas vezes, quem não me conhece, ou conhece o meu sentido de humor, até fica chateado comigo, mas pronto, são danos colaterais, lol!!
    Quantas vezes achamos que temos um problemas gravíssimo em mãos e sofremos imenso por antecipação e afinal o problema não era assim tão grave e acabou por se resolver naturalmente e nós desperdiçámos dias a sofrer... que parvoíce!!
    Sim, vamos rir e sorrir e brincar muito, pois a vida é para ser levada com um sorriso nos lábios.
    Sabes o que me fazia sorrir e rir muito neste momento? Esse tachinho de leite creme!!! É só a minha sobremesa preferida e aromatizada com um dos meus sabores preferidos o lemongrass!! AMO!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lia, é mesmo essa a ideia que tenho de ti. Das vezes que já "falámos" pela Insta e do que leio de ti no teu blog, tu és com certeza uma pessoa bem disposta e de bem com a vida e com muitas energias positivas para dar. Pena existirem poucas pessoas assim. Fico mesmo muito feliz por teres gostado desta receita. Se tiveres oportunidade experimenta, é simples e vais adorar. :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  10. Célio, cada vez mais tento não antecipar os problemas e não sofrer por antecipação... quando lá chegar, se chegar logo se vê e nessa altura tudo se resolve. O que não dispenso é um sorriso e muitas gargalhadas... então de mim, é todos os dias.
    Quanto a esta tacinha já lhe sorri várias vezes, adoro leite creme e apesar de nunca ter utilizado erva príncipe, arriscaria pois acredito que deverá ser delicioso.

    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, por vezes é difícil não sofrer por antecipação, mas esse é um exercício que vai melhorando com o passar do tempo e aos poucos vamos aprendendo que mais vale "deixar andar" do que nos preocuparmos com coisas que não fazem mesmo sentido. :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  11. Começando pela beleza deste doce, devo dizer que babei... É tão simples e tão bonito, só apetece provar. E nunca tendo usado erva príncipe fico ainda mais curiosa! ;)
    Célio, tendo eu tendência para ver em 1º lugar o copo meio vazio, entendo o que dizes perfeitamente. Tantas vezes sobrevalorizamos coisas que realmente não valem a pena, e quando nos deparamos com situações realmente graves e /ou irreversíveis, começamos a aprender que o exercício da relativização é essencial para seguirmos caminho mais leves e sermos felizes! :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana, tens mesmo de experimentar a erva príncipe. Estivesses tu mais perto e eu dava-te uns pezinhos para experimentares. Tenho quase a certeza que vais adorar.
      A felicidade depende mesmo da forma como encaramos e relativizamos os problemas. O que às vezes parece ser grave não passa de algo insignificante.
      Um beijinho.

      Eliminar
  12. Olá Célia!
    Que bom termos a capacidade de podermos rir das coisas boas que a vida nos proporciona, mesmo sendo disparates é bom e divertido. Bom e delicioso está este teu leite creme que tem um aspeto de fazer crescer água na boca. ☺ beijinhos
    Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida, rir é mesmo das melhores coisas que podemos fazer e se for dos nossos disparates tanto melhor! E ainda por cima é grátis. :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  13. Olá Célio!

    Sabes, se há ditado em que acredito piamente é que Rir é mesmo o melhor remédio. A descarga de energia provocada por um sorriso nosso provoca mil e uma reacções no nosso corpo que só nos faz sentir bem. É sim, devemos rir de tudo um pouco e de nós próprios também.
    Na família, existe um famoso leite creme ao qual ninguém resiste, que nunca pode faltar em nenhuma reunião familiar. Para mim, será sempre o melhor leite creme do mundo, mas acredito que o teu possa fazer-lhe uma séria concorrência :)
    Um beijinho. Excelentes fotos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso Patrícia, rir é mesmo o melhor remédio e cada vez mais tenho a certeza disso. E rir de nós próprios é algo que todos deveriam fazer pois faz mesmo bem à alma ajuda-nos a conhecer o nosso "eu".
      Fiquei curioso com esse leite creme de família, claro que deve ser delicioso, as receitas de família, aquelas que passam de geração em geração são sempre as melhores. :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  14. que aspeto tão tentador!
    adorava provar!
    nunca encontrei essa erva à venda!
    onde se pode encontrar?
    como sempre impecavel a apresentação! só pelas fotos, apetece logo fazer :p
    hehe
    beijinhos
    Carla
    http://cromasdacozinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana e Carla,
      Muito obrigado pelas palavras sempre tão simpáticas, fico mesmo muito feliz! :)
      A erva príncipe que uso veio do quintal do meu sogro. Mas já vi à venda no Jumbo e também existe nos mercados biológicos de rua ou nas lojas de comida asiáticas (em Lisboa, Martim Moniz).
      Um beijinho.

      Eliminar
  15. Célio, este é um leite creme vaidoso sim, e muito bem falado :)
    Adorei a receita, porque adoro leite creme, também faz parte das minhas memórias à mesa. E o que adoro mais é aquela parte de cima, acabadinha de queimar e quebrar com a colher, mágico!!
    Deve ficar delicioso com a erva princípe, e como é possível que eu ainda não conheça esse livro? hihi
    Eu olho para esta sobremesa e sorrio, muito! A vida é bem melhor com risos e sorrisos, e eu adoro rir-me de mim própria, e quando me farto de rir até doer a barriga é das melhores coisas.
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz por teres gostado desta receita Inês e também adoro partir aquela camada de caramelo com a colher e trincar junto com o creme... humm, é mesmo delicioso! Adorei o aroma da erva príncipe nesta receita, fica super fresco, mesmo uma delícia.
      É mesmo isso, vamos rir, muito, até que nos doam os músculos e o maxilar. Existe lá melhor remédio?! :)
      Um grande beijinho.

      Eliminar
  16. Olá Célio: uma receita tão simples e cheia de sabor. Adorei a ideia de aromatizar o leite com erva-limão. Gosto imenso do sabor desta erva e, por isso, penso que ia adorar poder saborear uma das tuas lindas tacinhas! Resta-me a alternativa de fazer eu a receita ( que sacrifício!!!, lol)
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Márcia, se puderes experimenta a receita, se gostas do sabor da erva príncipe tenho a certeza que vais adorar este leite creme. Eu já repeti a receita, é simples e é mesmo daquelas receitas especiais que arranca sorrisos. :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  17. Adoro Leite-creme e este está com um aspecto delicioso!
    Tenho uns quantos mirtilos que me ofereceram, estão congelados mas certamente dará para os utilizar, o que acha? Obrigada pela partilha, fiquei fã do Blog em geral, parabéns. bj
    Raquel : http://amigos-da-cozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar