Bolo de Limão e Alfazema


Para muitos este é um mês de mudanças, de regressos e recomeços. É chegada aquela altura em que, após as merecidas férias, é hora de regressar ao trabalho e lentamente se vai entrando na rotina diária. Os miúdos voltam à escola e dão início a um novo ano lectivo. Os pais perdem a cabeça na azáfama entre compras de material escolar e planeamento de horários e refeições. Esta era aquela altura do ano que eu gostava imenso, ficava ansioso quando chegava o mês de Setembro, pois mal podia esperar para conhecer os novos colegas de turma, para rever os amigos e ficar a saber quem iriam ser os professores. Os livros novos, com aquele cheiro característico que eu folheava eufórico na ânsia de antever a matéria que me esperava nas aulas. Os cadernos, os lápis, a mochila nova. O novo horário escolar. Tudo era motivo para me deixar em êxtase.
Hoje já não é bem assim e a chegada do mês de Setembro é vivida de forma bem diferente. Também anseio todos os anos pela sua chegada, mas o motivo aqui é outro. É que este é o mês que eu, desde já há alguns anos, elegi como o mês das férias. Enquanto todos já foram e regressaram de férias, agora é a minha vez de fazer uma pausa no trabalho e aproveitar para descansar. É certo que os dias são bem menores que em Julho ou Agosto, e é certo que as temperaturas também não são as mesmas. Mas eu gosto e prefiro assim, sabe-me tão bem chegar a uma praia e ter onde estender a toalha. Mesmo que não estejam os 30ºC de Agosto, aprecio bastante a calma e a tranquilidade de uma praia com poucas pessoas. É tempo de rumar até outras terras, fugir à rotina, carregar baterias, almoçar e jantar fora e aproveitar cada segundo do meu tempo livre.


Mas não vou de férias sem vos contar esta novidade. Recebi um convite da Vaqueiro que me deixou eufórico e sem palavras. Todos conhecem a revista Saberes & Sabores, certo?! Pois bem, o convite que me foi dirigido consistia em dar uma pequena entrevista para a edição de outono desta revista que já podem encontrar nas bancas. Algumas perguntas mais intimas que dessem a conhecer um pouco mais da vida pessoal da pessoa por detrás deste blog. Aceitei, claro, pois é para mim uma grande honra ver o reconhecimento do meu trabalho enquanto blogger por uma marca como a Vaqueiro. Sou consumidor dos produtos dessa marca e já frequentei alguns cursos de cozinha na Academia de Sabores, em Lisboa. Por isso fiquei muito feliz quando recebi este convite. E claro, tinha que acompanhar com uma receita. Quem me lê sabe o quanto eu gosto do sabor da alfazema nas sobremesas. Não tive dúvidas que iria fazer um bolo com uma combinação de sabores que aprecio bastante, o limão e a alfazema. O resultado está à vista e posso garantir-vos que este é um bolo que não nos satisfaz apenas com uma fatia. Com uma textura bem fofa, a frescura do limão e o perfume da alfazema a despertarem os nossos sentidos, fazem deste um bolo perfeito para um lanche entre amigos ou mesmo para o pequeno almoço. E assim partilho com vocês a minha felicidade, espero que apreciem!


Bolo de Limão e Alfazema

Ingredientes:
| 300 g de farinha de espelta
| 2 c. (chá) de fermento
| 1 c. (chá) de bicarbonato de sódio
| 1 pitada de sal
| 200 g de açúcar amarelo
| 4 ovos
| raspa e sumo de 1 limão
| 1 c. (sopa) de flores de alfazema picadas
| 2 iogurtes naturais

{para o glacé}
| 4 c. (sopa) de açúcar em pó
| sumo de 1/2 limão
| flores de alfazema p/ decorar

Preparação Tradicional:
Pré-aqueça o forno a 170ºC.
Unte com Vaqueiro Líquida uma forma redonda com buraco, polvilhe com farinha e reserve.
Misture a farinha com o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e reserve.
Bata a Vaqueiro Sabor a Manteiga com o açúcar durante alguns minutos até obter um creme esbranquiçado.
Aos poucos, e sem deixar de bater, adicione os ovos, um de cada vez.
Adicione a raspa, o sumo de limão, as flores de alfazema picadas, os iogurtes naturais e bata mais um pouco.
Junte a mistura de farinha à massa e envolva sem bater demasiado, até obter uma mistura homogénea.
Verta a massa na forma e leve ao forno durante 50 minutos.
Desenforme o bolo e deixe arrefecer.
Prepare o glacé, misturando o açúcar com o sumo de limão até obter a textura desejada.
Espalhe o glacé sobre o bolo e decore com flores de alfazema.

Preparação Thermomix - Bimby:
Pré-aqueça o forno a 170ºC.
Unte com Vaqueiro Líquida uma forma redonda com buraco, polvilhe com farinha e reserve.
Misture a farinha com o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e reserve.
Coloque a Vaqueiro Sabor a Manteiga e o açúcar no copo e programe (2min/37ºC/vel2).
Programe (1min/vel3) e adicione os ovos, um de cada vez.
Adicione a raspa, o sumo de limão, as flores de alfazema picadas, os iogurtes naturais e programe (30seg/vel4).
Junte a mistura de farinha e programe (10seg/vel).
Verta a massa na forma e leve ao forno durante 50 minutos.
Desenforme o bolo e deixe arrefecer.
Prepare o glacé, misturando o açúcar com o sumo de limão até obter a textura desejada.
Espalhe o glacé sobre o bolo e decore com flores de alfazema

13 comentários:

  1. Um belíssimo bolo e parabéns pelo convite! Tb sou adepta de férias em Setembro, se eu pudesse! Mas Célio, cá no norte nunca houve um dia em Agosto c 30ºC, só se foi em Lisboa... E no ano passado (e anos anteriores) tivémos excelentes dias, tanto em Setembro como em Outubro ;) Aproveita o merecido descanso e boas férias! :) Bjinho.

    ResponderEliminar
  2. Que boa novidade Célio! Parabéns! É mais do que merecido! O teu blog é daqueles que nos deixam de queixo caído e que nos fazem, inevitavelmente, salivar! Esse bolinho está maravilhoso e vai já para a minha lista de receitas (intermináveis) a fazer! Claro está que não vai ficar tão bom como o teu, mas espero conseguir a textura e todo o sabor que essas fotos parecem transmitir! Beijinhos e boas férias!

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha de bolo,tem um aspecto delicioso! Muitos parabéns pelo convite para a entrevista e receita da revista Saberes e Sabores,vou comprar! Boas férias! :)

    ResponderEliminar
  4. Célio, parabéns, mais que merecido o convite, suas fotos e receitas são perfeitas, dignas
    de capa de revista!
    Fico só imaginando o sabor e aroma deste bolo lindo, hummmmmm...!

    Excelente fim de semana e ótimas férias!
    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Célio,
    O teu post fez-me recuar uns 20 anos e recordar o início dos anos escolares. Comprar a mochila nova, novos lápis e canetas e os livros. Novos com aquele cheiro tão característico. Mal chegava a casa começava logo olhar com toda a calma para cada página para cada matéria que iria aprender. Hoje Setembro também é sinónimo de mais uns dias de férias, dias mais calmos mesmo que o calor por vezes não nos faça companhia.
    Quanto à entrevista na Revista e ao workshop na Vaqueiro, mais uma vez muitos Parabéns!!! Um reconhecimento mais que merecido de todo o teu esforço, trabalho e dedicação. A revista, essa já cá "canta", quanto ao workshop infelizmente não me é possivel ir, mas estou deste lado a torcer para que tudo corra bem, pois tem tudo para correr às mil maravilhas.

    Beijinho enorme e até breve :)
    Ana

    ResponderEliminar
  6. Vou confessar: assim que li esta receita, estava na Serra da Estrela, fui logo apanhar alfazema e trouxe-a comigo para Lisboa para recriar o teu bolinho! Está um deslumbre, amigo... e eu fico tão, tão feliz com o teu sucesso, porque tu mereces estas coisas boas e muitas mais, que, tenho a certeza, estão aí à espreita!
    Bjos e boas (merecidas) férias!

    ResponderEliminar
  7. Entrei com a curiosidade de ver as fotos. E agora só tenho de te dar os parabéns pelo teu reconhecimento. É com muito esforço e dedicação que se mantém um blogue, eu vejo por mim, que já não encontro tempo e então o meu blogue anda um pouco perdido. Então admiro imenso, quem com a sua vida, consegue manter um blogue deste nível!
    Bj

    ResponderEliminar
  8. ANtes de mais parabéns pela tua participação na revista.
    Esse bolo (como tudo que tu fazes) ficou com um aspecto divinal.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/09/dia-um-na-cozinha-e-bruschettas-de.html

    ResponderEliminar
  9. Adoro o seu blogue e sou fã desta revista.
    Que bom! Parabéns.

    ResponderEliminar
  10. Bolinho lindo!! Adorei ver e ler a revista pelos meus dias dias de férias.
    Sim, também prefiro o Setembro para as férias (pena é que já acabaram), o verão é muito intenso na clínica e é raro conseguir tirar dias, mas gosto da calma de Setembro, de ter a praia e a estrada quase só para mim.
    Fico muito contente com este teu bolo na revista, estás de parabéns! venha daí uma fatia.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Célio, adorei este bolo e o styling, que cores tão lindas!
    A combinação de sabores é totalmente ao meu gosto e a publicação na revista ficou lindíssima!
    Muitos Parabéns ♥
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  12. O que é Vaqueiro sabor manteiga? é como se fosse um creme de leite? O que pode ser substituído? Sou do Brasil e não sei o que é, me desculpe! Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vivian,

      O Vaqueiro sabor a manteiga é um creme vegetal. É como se fosse manteiga, mas derretida. Pode substituir por manteiga amolecida ou derretida, ou por um óleo à sua escolha (girassol, por ex).
      Espero ter ajudado.

      Obrigado,

      Célio

      Eliminar