Butelo com Casulas de Bragança


Temos um país riquíssimo no que diz respeito a gastronomia, disso ninguém tem dúvidas. De norte a sul, passando pelo centro e nunca esquecendo as ilhas, aonde quer que vamos, somos sempre brindados com deliciosas iguarias, algumas bem regionais e que devem ser preservadas e mantidas como tesouros. E é sempre de louvar quando uma determinada região quer divulgar os seus pratos e produtos regionais, levando-os ao resto do país e muitas vezes além fronteiras. É o caso do distrito de Bragança, lá bem no norte de Portugal, a fazer fronteira com a vizinha Espanha. Ali, com campos a perder de vista e onde é criado o famoso porco bísaro,  são feitos pelas gentes locais fumeiros de excelente qualidade. Especial destaque para o butelo, apelidado de "a jóia do fumeiro". Não é mais que um enchido, composto pelos ossinhos do espinhaço e das costelinhas e envolvido pela bexiga ou pelo buxo, que são aproveitados aquando da matança do porco. Deve um pouco à beleza, mas é composto de um sabor inigualável, capaz de conquistar qualquer paladar menos apurado. Tradicionalmente é servido acompanhado pelas casulas ou cascas, que não são mais do que as vagens do feijão, que são aproveitadas, secas, para que durem mais tempo. Este enchido artesanal é bastante apreciado por altura do Carnaval, altura esta em que normalmente decorre na cidade de Bragança o Festival do Butelo e das Casulas, que já contou este ano com a sua 3ª edição.


Até há bem pouco tempo eu não sabia o que era o butelo e muito menos as casulas. Já tinha ouvido falar, assim como ouvi falar dos cuscos que ainda não tive oportunidade de provar. Provei o butelo recentemente, quando gentilmente recebi um convite, por parte da Câmara Municipal de Bragança, para o jantar de apresentação da 3ª Edição do Festival do Butelo e das Casulas, que decorreu no restaurante "O Nobre", em Lisboa. Para além de outras iguarias transmontanas, foi-nos apresentado o prato principal pelas mãos da talentosa Chef Justa Nobre que optou por confecionar o butelo da forma mais tradicional, acompanhando-o de um delicioso entrecosto de Trás-os-Montes. Confesso que adorei o sabor deste prato e fiquei fã das casulas, que certamente fazem um excelente acompanhamento de outros pratos que levem enchidos e carnes. Gostei tanto que resolvi aventurar-me a cozinhar  também o butelo da Origem Transmontana cá em casa. Afinal não tem ciência, mas carece de tempo. Tempo este que vale a pena perder e que, prometo, é compensado pelo riquíssimo sabor desta iguaria que merece ser divulgada. Se tiverem oportunidade, ou se um dia forem passear pelo norte de Portugal, aproveitem para saborear este delicioso prato.

Mais, sobre o Butelo e as Casulas:
Butelo com Casulas, em Foodwithameaning


Butelo com Casulas

Ingredientes:
| 1 butelo pequeno
| 150 g de casulas (ou cascas)
| 3 cebolas pequenas
| 8-10 batatas
| 200 g de barriga fumada (opcional - pode-se usar outras carnes, tais como orelheira, pezinhos, linguiça, entrecosto, pernil, etc)
| azeite virgem extra q.b.
| sal q.b.

Preparação:
Demolhar as casulas de véspera.
Retirar o maior número possível de fios das vagens das casulas.
Colocar o butelo num tacho com água a ferver e deixar cozer durante 1h30 a 2 horas (o tempo de cozedura irá depender do tamanho do butelo).
Noutro tacho, ferver água temperada com sal e deitar as cascas escorridas (a cozedura das cascas verifica-se através dos feijões. Em geral demora aproximadamente 1 hora).
Num outro tacho, também com água e sal, cozer as cebolas e as batatas.
Meia hora antes de terminar a cozedura do butelo, fatie a barriga fumada e coza-a juntamente com o butelo.
Escorrer muito bem todos os ingredientes. Abrir o butelo e servir bem quente com as cascas, as batatas e as restantes carnes, tudo bem regado com um bom azeite extra virgem.

8 comentários:

  1. Uiii ao ver isto bateu me imediatamente Mogadouro <3
    Aquelas receitas, que só de ler ingredientes nos trazem sabor a memória!
    Continuação de boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Adoro butelo cozido com casulas.
    Ficou com um aspecto maravilhoso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/04/crepes-gratinados-recheados-com-pasta.html

    ResponderEliminar
  3. sendo nora de um transmontano de gema, estas preciosidades gastronómicas não me são de todo desconhecidas. Uma das irmãs dele até á bem pouco tempo ainda fazia muitos enchidos e mandava cá para baixo para os sobrinhos, que saudades que tenho!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Olá Célio,
    É mesmo como dizes, o nosso País é riquíssimo no que toca à gastronomia e é tão diversificada e diferente nas diversas regiões do País!!
    Como te disse no insta, nunca provei essa iguaria, o que é uma falha tremenda, pois sendo eu uma transmontana de sangue e nascido em Trás-os-Montes, shame on me!!!
    Adoro o aspecto e tenho mesmo de provar essa maravilha, pois cada vez que vejo uma publicação dessas, fico com os sentidos todos despertos.
    Um beijinho,
    Lia.

    ResponderEliminar
  5. Olá Célio
    Não conheço este prato, aliás conheço mal a gastronomia de Trás-os-Montes, mas sou uma fã incondicional das ricas tradições gastronómicas do nosso país, de Norte a Sul, e as tuas fotografias deixaram-me com água na boca :-)
    É importante que estas tradições continuem a viver nestes textos, nestas partilhas.
    Um beijinho, Paula

    ResponderEliminar
  6. Olá Célio: realmente a nossa gastronomia é muito rica e variada. Não conhecia este prato,mas parece delicioso. Achei graça às cascas do feijão. A minha mãe costumava utilizar as cascas das ervilhas ( receita da minha avó com costela algarvia) e nós adorávamos.
    Gostei imenso da apresentação que, como sempre, está impecável!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  7. Sinceramente, meu querido, também nunca tinha ouvido falar deste prato...
    De certeza que haverá por aí excelentes iguarias que nem nos passam pela cabeça. Sempre a aprender :-)
    Tens que experimentar as papas de sarrabulho, lá do meu Minho. De preferência no primeiros 15 dias de Agosto podes ir ver como se faz! Coincidentemente é quando estou lá de férias (só coincidência :-)
    Gostei gostei!
    Beijinho e saudadinha de uma saída do gang ;-)
    Cláudia

    ResponderEliminar
  8. Também acho isto louvável, não sei, a gastronomia é uma coisa muito gira para ser partilhada :)
    Não conhecia nada disso, mas parece-me bem! Está com bom aspeto :)

    ResponderEliminar