Fusing Culture Experience 2014, um Festival "Sui Generis"


Sabe sempre tão bem voltar à Figueira da Foz, seja qual for a circunstância. A cidade que me abraçou quando eu vim ao mundo e pela qual nutro um carinho tão especial. Ali, naquela cidade onde o amarelo do seu extenso areal e o azul do seu grande céu se fundem num mar infinito e também ele azul. Já fui muito feliz neste lugar, onde passei grande parte da minha adolescência, onde travei amizades, e onde se comem os melhores gelados do país. Acreditem, é verdade.
Sempre que posso, faço uma visita à Figueira, mesmo que de raspão, nem que seja apenas para comer um gelado, contemplar o mar e vir embora, de coração cheio. Porque ali carregam-se baterias, renovam-se energias e esquecemos, ainda que por momentos, a agitação do dia-a-dia.
Mas desta vez, a visita à Figueira da Foz teve um sabor ainda mais especial, pois quando visitamos a cidade do nosso coração e vamos fazer o que mais gostamos, a felicidade fala mais alto.


Fui convidado pela organização do Festival Fusing para dar um showcooking, convite este irrecusável. Já lá tinha estado no ano passado, na 1ª edição deste festival "sui generis" que mistura música com gastronomia, desporto, arte e muitas outras actividades. Um festival de verão que dá mais vida à cidade e que tanta gente atrai. Um festival que mostra tantas melhorias, desde o ano passado, que é feito para todas as idades e gostos e que tem tanto para dar.
Fui recebido no primeiro dia com a bela brisa da Figueira, um ventinho desconfortável, mas que se foi dissipando com o caír da noite. Ao som de uma banda de jazz, lá fui preparando para os presentes duas deliciosas receitas, focalizadas no tema "Ervas Aromáticas". Fiz um Bolo de Limão e Alecrim, e ainda preparei umas deliciosas Bruschettas de Tomate Cherry e Manjericão, para as quais pude contar com o fresco e perfumado manjericão da Life in a Bag. Foi feita a degustação por quem assistia, e a avaliar pelos comentários, tanto o bolo como as bruschettas estavam deliciosos.


O festival teve a duração de três dias, repletos de muita animação, divertimento, bons concertos e ainda com o espaço dedicado à gastronomia, o Cooking Lounge Pingo Doce, sempre em altas. Do cartaz Cozinha Com Blogs fizeram ainda parte as simpáticas bloggers Naida do Frango do Campo, a Inês do Ananás e Hortelã e a Isabel Zibaia do Cinco Quartos de Laranja, que nos presenteou com duas deliciosas receitas inspiradas no seu novo livro, o "Delicioso Piquenique". 
Ainda houve tempo para cumprimentar, rever e falar um pouco com a chef Justa Nobre e com a simpatiquíssima Mafalda Pinto Leite que deu um Workshop para crianças e que foi um sucesso.


E porque o tempo era de lazer, houve muito tempo para passear pelo recinto, ouvir um pouco do concerto de um músico que adoro, Noiserv e ainda para provar algumas das diversas iguarias gastronómicas ali presentes, de entre as quais a bela tripa de Aveiro, com chocolate. Logo a seguir aos ovos moles, este deve ser o melhor doce daquela região. Um doce com a forma de crepe, mas cuja massa é a da famosa bolacha americana e o recheio, esse é a gosto, desde compotas, fruta natural ou chocolate. Difícil mesmo é escolher. E claro, os melhores gelados do país, não vou fazer publicidade, mas procurem e facilmente lá chegarão. Eles estão na Figueira e são mesmo bons!


Um fim de semana inesquecível, diferente, muito bom, mesmo. Deu para confraternizar entre amigos, bloggers e ainda para descontraír, conhecer espaços novos de restauração na Figueira, daqueles mesmo bons, que apetece voltar e recomendar aos amigos, como é o caso do Praça 18. Se forem à Figueira têm de lá ir. Comidinha da boa e uma excelente relação qualidade/preço.
Para além da Inês, da Naida e da Isabel, tive ainda o prazer de conhecer a Ondina, autora do Coentros e Rabanetes (beijinho minha "Sugar Free"), a simpática Isabel do Emoção às Colheradas e ainda revi a Ana do Dona Delícia - Atelier de Sabores.

Um agradecimento especial à Graziela, que se disponibilizou para fazer algumas das imagens  aqui presentes, à Naida, que também cedeu algumas imagens e à Inês que foi a nossa guia na linda Figueira da Foz.
Um especial obrigado, ao Fusing, em especial à Ana Luisa Simões, que foi incansável na troca de emails e cuja simpatia ultrapassa qualquer obstáculo. Obrigado, de coração! E para o ano há mais.

21 comentários:

  1. Pela tua descrição devem ter sido uns dias em cheio, e em tão boa companhia, só podia ser mesmo espetacular.
    Beijinhos a todos, alguns conhecidos pessoalmente outros do meio virtual.

    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi muito bom Paula, um fim de semana em cheio, rodeado de gente simpática, boa comida e um tempinho maravilhoso, na minha cidade do coração. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  2. Os gelados da emanha são sem dúvida dos melhores q já comi. Infelizmente este ano provei mas fiquei desconsolada pois achei doces de mais. É no q dá ter a mania de ser sugar-free, lol. Nunca comi tripas de Aveiro, mas confesso q devem ser a mega bomba, portanto vou continuar ignorante, lol!
    Também gostei imenso de te conhecer pessoalmente. Eu já achava q eras super bem disposto, mas conseguiste surpreender-me ainda mais. Ah, e sim, o Praça 18 tb ficou no coração do meu estômago!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os gelados Emanha são os melhores gelados do país, são tão, mas tão bons!!!
      Ondina Maria, minha sugar free, tens de provar as tripas de Aveiro, andas a perder uma bela iguaria. ;)
      Obrigado pela companhia, pela simpatia e foi uma grande surpresa teres aparecido. Adorei conhecer-te. ;) A repetir. Beijinhosssss. ;)

      Eliminar
  3. Célio,
    gostei muito que nos tivéssemos encontrado no Fusing.
    Obrigada.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, foi muito bom Isabel, pena não haver mais tempo para confraternizar. Mas adorei aquele bocadinho em que estivemos todos juntos a conversar. ;) E o teu showcooking foi TOP!
      Beijinho. ;)

      Eliminar
  4. Oh comentei o post e não ficou :( Adorei o fds :) Os gelados, a jantarada, as conversas :) Foi uma diversão do princípio ao fim (só foi pena a ventania hehe mas nada é perfeito ;) Um beijinho grande**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Naida, a Figueira sem vento não é a mesma coisa! Também adorei, adorei ter conhecido o Sr. Frango (muito simpático!) e adorei rever-te e confraternizar contigoe restante malta. Foi mesmo muito bom, tempinho bom, comidinha boa, tudo momentos que guardarei no coração. ;)
      Um beijinho.

      Eliminar
  5. Que bom amigo Célio, pelo que nos contas deve ter sido formidável.
    E que lindos estão todos na foto, transpiram alegria e satisfação, adoro ver rostos e corações felizes!
    Parabéns!
    Um beijinho ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amiga Dulce! Foi muito bom, sim. Sabe tão bem confraternizar com pessoas que têm os mesmos gostos que nós, pessoas que gostam de comida e de comer (as melhores pessoas, já dizia a Julia Child!). Momentos de felicidade fora vivdos ali. ;)
      Um beijinho.

      Eliminar
  6. Célio apesar da Figueira não ser a minha cidade, adoro visita-la sempre que posso. Os gelados da emanha nunca faltam no roteiro e a Praça 18 irá ser igualmente contemplada na próxima visita.
    Nunca é demais reforçar os agradáveis momentos vividos em boa companhia.

    E que venham mais momentos como estes ... é sempre bom repetir!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo muito bom Ana! Obrigado pela tua companhia, valeu a pena teres rapado frio...eheh.
      Adorei cada momento deste fim de semana e é mesmo, que venham mais momentos destes. ;)
      Um beijinho.

      Eliminar
  7. que maravilha Célio!! é tão bom saber que se fazem coisas boas como este evento fora da grande Lisboa. Pode ser que para o ano consiga ir de visita :) Adorei ler o teu conto deste fim de semana. beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Filipa!
      Acho que ias gostar, tanto da Figueira como do festival. Mas para o nao que vem há mais, quem sabe encontramo-nos por lá?!
      Um grande beijinho. ;)

      Eliminar
  8. Olá Célio, parece ter sido mesmo um fim-de-semana em grande! Excelente!
    A ver se no próximo ano consigo ir, tem sempre calhado com as minhas férias e não tem dado mesmo! Mas a ver esta descrição ainda fiquei com mais pena!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi maravilhoso Rute! Um fim de semana muito bom, que deu para fazer o que mais gosto e estar com pessoas simpáticas e divertidas, comer, beber e deliciar-me com os melhores gelados. ;)
      Quem sabe para o ano nos encontramos por lá. ;)
      Um beijinho.

      Eliminar
  9. Olá Célio,
    a Figueira tem destes encantos!
    só fiquei com pena de não ter visto o teu showcooking e ter provado esse bolinho, que sei de fonte segura, estar maravilhoso!!
    Adorei ter estado contigo e com as meninas, foi mesmo muito bom, as conversas, as petiscadas e os gelados!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês!
      Também tive pena que não tivesses participado no meu showcooking e no da Naida e que não tivesses provado o bolo. Mas os dois dias seguintes valeram milhões. Adorei a companhia e a tua simpatia e obrigado por nos dares a conhecer sitios maravilhosos, como a Praça 18. ;)
      Um beijinho.

      Eliminar
  10. Que lindo post! Adorei as fotos, fiquei com imensa vontade de conhecer a Figueira, os gelados e o tal crepe irresistível... e claro vocês também :) Não estive lá mas deu para ver que estiveste muito bem.
    Parabéns.
    Bjinhooos.

    ResponderEliminar
  11. Olá Célio,
    Já tinha deixado aqui um comentário, mas parece que não ficou..
    Não estive no teu showcooking mas sei que correu lindamente, pois a minha filhota esteve lá, como sabes. O bolinho é divino, adoro sabores cítricos e também eu tenho sempre limões disponíveis no meu limoeiro.
    Limão e alecrim é uma combinação poderosa, os aromas já me deixam com vontade de experimentar :)
    Adorei conhecer-te (e à tua mulher) assim como às restantes meninas. Foram momentos bem dispostos e cheios de alegria, para o ano há mais :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  12. Que dia fantástico deve ter sido, adorei a descrição! :) E essas bruschettas, aai que bom aspecto, adoro esses petisos simples! :)

    Sabes, há uma Emanha no Parque das Nações, podes ir lá matar saudades :P quando andava na faculdade ali pertinho perto passava lá os dias de Verão eheh

    beijinho*

    ResponderEliminar