Delícia Gelada de Morango e um Workshop Carte D'Or


Sou um apaixonado confesso por gelados. É daquelas coisas que existe sempre no meu congelador, seja Verão ou Inverno. E se não tenho gelado, tenho fruta congelada, pronta a qualquer momento ser transformada num delicioso gelado. E dos gelados, o meu sabor preferido de sempre, aquele que mais gostava na infância e que me acompanha desde sempre é o morango. Existem outros sabores que adoro e não dispenso, como o clássico de baunilha, mas num acto de indecisão, o morango acaba por ser o escolhido.
O morango é para mim a fruta da estação, gosto deles pequeninos, biológicos, bem vermelhos e carregados de sabor. Então porque não escolher esta fruta para transformar um simples gelado numa sobremesa mais sofisticada que irá surpreender os convidados aí em casa, num almoço de família ou amigos?!


No passado dia 28 de Maio tive o privilégio de poder participar num Workshop de sobremesas Carte D'Or com a simpatiquissíma e talentosa chef Mafalda Pinto Leite, autora do inspirador Dias com Mafalda. Quando recebi o convite da própria Mafalda eu nem queria acreditar! Finalmente ia ter a oportunidade de conhecer uma das chefs que eu mais admiro em Portugal e cujo trabalho acompanho desde sempre. Lá, reencontrei algumas caras já conhecidas, como a Sandra do Marmita, a Silvia, do Bocadinhos de Açúcar e ainda tive o prazer de conhecer a simpática Rosa do Be Nice Make a Cake. Tão simpática que me presenteou com umas maravilhosas Bolachas de Manteiga de Amendoím e Chocolate que desapareceram em menos de nada.
Feitas as apresentações e após termos conhecido a simpática equipa da Carte D'Or, vestimos as jaquetas e em equipas fomos fazer deliciosas sobremesas com os novos sabores que a Carte d'Or acaba de lançar no mercado e sob o olhar atento da Mafalda.


Começámos por preparar uns Copos de Gelado com Molho de Morango e Suspiros, cuja receita é da Mafalda e podem ver aqui. A ideia era seguir a receita mas dar o nosso toque pessoal à mesma. O resultado foi maravilhoso, como podem ver abaixo e o sabor indescritível.
Num segundo desafio, foram distribuídas pelas equipas umas caixas com ingredientes surpresa e o objectivo era cada um de nós usar a imaginação e confecionar uma sobremesa com os ingredientes disponíveis e um dos três sabores da Gelateria Carte D'Or.

Eu fiz equipa com a Silvia e na nossa caixa surpresa encontravam-se, entre outros ingredientes, milho para pipocas, açúcar mascavado, chocolate negro, flor de sal e natas. Em perfeita sintonia, eu e a Silvia pensámos logo em fazer pipocas. Mas não umas simples pipocas. Fizemos pipocas caramelizadas com caramelo salgado. O cheiro das pipocas e do caramelo no ar era tão bom que passado pouco tempo, todos queriam vir à nossa bancada provar as pipocas com caramelo. Depois foi só escolher o sabor de gelado que melhor ligasse com as pipocas que, assim achámos, era o Salted Caramel. Dos três sabores, este acabou por ser o meu preferido.
Acabámos por criar um smoothie, com natas em chantilly, topping de ganache de chocolate e as pipocas caramelizadas. Uma verdadeira tentação!

A missão final da Mafalda era escolher uma receita como sendo a vencedora, mas a criatividade foi tanta e as sobremesas estavam tão deliciosas, que ela não conseguiu escolher uma e gostou de todas.
Confessou-nos ainda que a ideia do milho era precisamente as pipocas com caramelo, uma receita que ela já tinha idealizado e que mais tarde publicou aqui.


Gostei e muito deste Workshop, não só porque foi um final de tarde muito bem passado, em excelente companhia, mas também porque foi muito inspirador e saí de lá a borbulhar de ideias para deliciosas sobremesas feitas com gelado. E afinal é tão simples, pegar num gelado, usar a imaginação e transformá-lo numa sobremesa mais requintada. Obrigado Mafalda e Carte D'Or, por esta oportunidade.

E uma das ideias que tive e que passados poucos dias meti em prática, foi esta sugestão que vos mostro aqui. Criei esta Delícia Gelada de Morango, cuja inspiração veio dos copos da Mafalda. Fiz uma base de bolo de raíz, seguindo a receita do Sponge Cake, mas podem usar outro tipo de bolo, mesmo de compra ou até uma torta servirá na perfeição para criar esta deliciosa sobremesa. O molho de morango é fácil de fazer e podem até fazer em maior quantidade e guardar para outras ocasiões.
Vamos então à receita?!



Ingredientes: {receita para 4 porções}
(poderá optar por usar bolo de compra ou mesmo torta)
| 90 gr. de margarina vegetal
| 100 gr. de farinha s/ fermento
| 90 gr. de açúcar
| 2 ovos
| 1 c. (café) de raspa de laranja
| 250 gr. de morangos + 4 para decorar
| 1 c. (sopa) de açúcar mascavado
| 1/2 vagem de baunilha 
| gelado Strawberry & Meringues Carte D'Or

Preparação: 
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Num robot de cozinha, ou em alternativa, com a batedeira, bata a margarina fria em pedaços, juntamente com a farinha e o açúcar, numa velocidade média.
Sem deixar de bater, adicione os ovos, um a um.
Junte a raspa da laranja e bata mais alguns minutos, até a massa ficar fofa, aumentar de volume e todos os ingredientes ficarem bem ligados.
Unte um tabuleiro com manteiga e polvilhe com farinha. 
Verta a massa no tabuleiro e leve ao forno a cozer, cerca de 15 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar o bolo. Desenforme e reserve, deixando arrefecer.

Entretanto prepare a cobertura de morango. Num tacho coloque os morangos e o açúcar mascavado.
Com uma faca, abra a vagem de baunilha e raspe as sementes. Junte-as aos morangos.
Leve ao lume e cozinhe. Ao mesmo tempo vá esmagando os morangos com um garfo. Deixe levantar fervura e borbulhar por 2 minutos. Retire e deixe arrefecer por completo.

Para empratar, use 4 aros de 8cm de diâmetro. Use um dos aros para cortar 8 rodelas de bolo.
Em cada um dos aros coloque uma rodela de bolo, formando a base do gelado.
De seguida acrescente uma camada bem generosa de gelado de morango e merengue, pressione com uma colher de sopa e coloque a segunda rodela de bolo.
(se for para servir mais tarde, leve ao congelador e desenforme apenas quando servir)
Desenforme os gelados e faça uma última camada com o molho de morango.
Decore com morangos cortados em quartos e sirva de imediato.



17 comentários:

  1. Ficaste mesmo inspirado...ficaram encantadoras e muito elegantes as tuas delícias geladas!
    Gostei muito da ideia das pipocas com caramelo e gelado a condizer... :P
    Parabéns!!
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  2. Delicias geladas e deslumbrantes :) Adorei!
    ____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  3. Olá Célio
    É só coisas deliciosas no teu blogue, fico uns dias sem aqui vir e quando me venho actualizar fico cheia de fome e com imensa vontade de provar de tudo.... que pena não poder esticar a mão e esta entrar pelo monitor adentro e retirar um bocadinho de tudo :-)
    Beijokas

    ResponderEliminar
  4. Que sobremesa deliciosa e requintada! E, apesar de parecer dificil, até nem é... Ficou lindissima, como tudo que fazes!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adoro sobremesas individuais e essas delicias fazem bem jus ao nome
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Que lindo está fantástico ...alias como todas tuas partilha Parabéns!
    Bj. Elsa Gouveia.
    http://cozinhapratosecopos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Tem um aspeto fantástico, Célio. Adorei!
    Bjinhos
    Margarida

    ResponderEliminar
  8. Oh Célio, muito obrigada :)
    Já tenho mil saudades vossas ****
    Também gostei muito de vos conhecer a todos, e adorei o workshop hihihi
    Beijinhos querido! Até breve!
    ***

    ResponderEliminar
  9. Que bom ler este teu post!
    Foi mesmo uma tarde bem passada...ainda por cima com a Chef Mafalda que tanto admiro!
    Ficou fantástica esta tua sobremesa!
    Nota 10/10!
    Beijinhos!

    Sílvia

    ResponderEliminar
  10. Fiquei mesmo com pena de não ter podido ir :)
    Estar convosco, com a Mafalda e a comer gelados!! Deve ter sido bem divertido.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Olá Célio, sem dúvida alguma que as tuas sobremesas enchem os olhos de alegria de qualquer pessoa:)

    Os meu ficam alegres de ver comer.... por enquanto ainda tento não o fazer mas, enquanto não posso vou ficando a comer apeas com os olhos:)

    Estes workshop são sempre fantásticos, além de termos oportunidade de conhecer pessoas lindas, aprendemos sempre novas técnicas que nos deixam muito felizes.

    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  12. Olá Célio que tarde proveitosa e com tantas delicias. Adorei sua delicia gelada de morangos. Ficou incrivelmente linda e decerto muito saborosa. Adoro esse sorvete, é mesmo excelente. Sua apresentação como sempre, é de encher os olhos. Linda demais. Fiquei super curiosa com o caramelo salgado. Beijinhos, ótimo final de semana e parabéns.

    ResponderEliminar
  13. Lindo, lindo, lindo, eu quem não sou fã de gelado nem de morangos, apetece-me dar uma bela trinca! ;)

    ResponderEliminar
  14. Olá Célio,

    que momentos tão bons, e a Mafalda que parece ser um doce, gosto muito dela.
    Hum gelados como eu gosto deles e desses que são dos melhores, quando morava sozinha tinha sempre um no congelador, ia num rápido:)
    Lindas estas tuas sobremesas e perfeitas, um mimo que ficaram.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Que sorte Célio :D
    Aposto que foi um dia e tanto, tão bem passado na excelente companhia da Mafalda, da Sílvia, da Rosa e da Sandra... bolas e que companhia :D
    E esses geladinhos... uiii... que maravilha!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Eu adoro morangos! São uma das minhas paixões "devoradoras"... ehehehe simplesmente não consigo resistir-lhes, assim como esta tua sobremesa fantástica! Esse workshop foi bem proveitoso e passado com boa companhia! Uma maravilha!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Célio,

    Que bom que tiveste essa magnifica oportunidade, a Mafalda aparenta de facto ser uma pessoa encantadora e gostei imenso de te ver a ti e a todos quantos participaram ! :)
    Adoro estas sobremesas individuais, já publiquei algumas do género e fazem sempre imenso sucesso... estão lindíssimas as tuas, com sabores de eleição cá de casa, portanto durariam muito pouco por aqui ! :)
    E as que fizeram no workshop também ficaram divinais ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar