Pizza Caseira


Bem sei que por estes dias, aquilo que menos desejamos é passar horas enfiados na cozinha a preparar refeições. Com as temperaturas a aumentar apetecem as refeições mais leves e descomplicadas. Afinal de contas o verão está mesmo aí e tudo o que mais queremos é aproveitar o bom tempo no exterior e sempre em boa companhia. Nada melhor que partilhar um churrasco ao ar livre com a familia e os amigos ou uma mesa cheia de petiscos deliciosos. Estes são mesmo os melhores momentos que o verão tem para nos oferecer.

Depois existem aqueles dias em que apetece aquele que é talvez o prato mais consensual, em termos de sabor, para a maioria de nós, a pizza. Ainda que haja quem não aprecie este ícone da gastronomia italiana, é sempre possível adaptar os sabores. Já sei que estão a pensar "ah, mas fazer pizza dá imenso trabalho". E eu estou aqui para vos dizer que não, não dá. Preparar pizza em casa é das coisas mais simples e básicas. Apenas necessitamos de ter à mão alguns ingredientes frescos, de qualidade e muito fáceis de adquirir. E também um forno doméstico. O resto fica por conta da vossa imaginação e gosto pessoal.


Fui desafiado pelo Alegro a escrever um artigo sobre como preparar uma pizza caseira. Tenho de vos confessar que não me lembro da última vez que encomendei uma pizza. E já lá vão muitos anos. Fazer uma pizza em casa, de raíz, é mesmo muito fácil e no que toca a preparar a massa, pode até tornar-se numa tarefa bastante relaxante. Para além de que esta acaba por ser a opção mais saudável e sem cairmos na tentação de comprar uma pizza feita com ingredientes duvidosos.

Convido-vos então a colocar o avental e a meter as mãos na massa. Mas não sem antes visitarem o site Alegro, onde poderão ler o artigo completo e ficar a par de todas as dicas necessárias para fazerem a melhor pizza nas vossas casas. Neste artigo ficam ainda a saber quais os melhores ingredientes e combinações possíveis para tirarem o melhor partido das vossas pizzas caseiras. Mais abaixo, na receita, apresento duas opções de ingredientes para o recheio, mas sintam-se à vontade para usarem aqueles que mais agradam ao vosso paladar. A receita da massa é infalível e é a minha preferida de sempre. Espero que gostem!




(artigo elaborado em colaboração com o site Alegro)

Como preparar uma pizza caseira, fácil e deliciosa

Independentemente da estação do ano ou até do dia da semana, se existe um prato que é consensual em termos de sabor para a maioria da população, poder-se-á dizer que é a pizza

Preparada com poucos ingredientes, mas cheia de sabor, a pizza desperta os nossos sentidos e traz-nos felicidade. Mas quando surge o desejo de saborear uma boa pizza, facilmente caímos na tentação de encomendar ou então optamos pelas pizzas congeladas e refrigeradas, a opção menos saudável, que os supermercados disponibilizam. É aqui que surge a questão, porque não sermos nós a preparar uma pizza caseira, mais saudável, com ingredientes genuínos e adaptados ao nosso gosto pessoal?!

Como fazer massa de pizza caseira?

O segredo de uma boa pizza caseira está muitas vezes na massa. Nem sempre é fácil conseguir a massa de pizza perfeita, crocante e estaladiça. Obviamente que uma pizza caseira nunca será igual a uma pizza preparada numa pizzaria tradicional e isso deve-se aos nossos fornos domésticos que são completamente diferentes dos fornos industriais, que permitem cozinhar a temperaturas mais elevadas. Mas em casa também é possível fazer uma boa massa de pizza caseira, bastando para isso ter alguns ingredientes e seguir estas dicas:
  • Ter à disposição farinha de trigo e farinha de centeio (opcional), água, azeite, fermento e sal.
  • Adicionar na massa algumas ervas secas, como oregãos ou alecrim, que vão conferir um sabor extra especial.
  • Usar um azeite de qualidade, de preferência virgem extra, que vai dar mais sabor à massa.
  • Depois de misturados os ingredientes, são três os passos fundamentais para uma boa massa: amassar, repousar e estender. É fundamental amassar bem e durante alguns minutos para que o glúten desenvolva e a massa ganhe elasticidade; Deixar a massa repousar à temperatura ambiente para que levede, até dobrar de volume. Por fim estender ou abrir a massa e de preferência com as mãos. Deverá evitar-se o uso do rolo de massa, pois este irá retirar-lhe o ar deixando a massa mais pesada e (...)
(podem ler o artigo completo aqui e ficar a conhecer mais dicas para uma massa de pizza caseira perfeita e também quais os melhores ingredientes para usar numa pizza)



Agora que temos as dicas para a criação de uma boa pizza caseira (recomendo lerem o artigo aqui), vamos colocar as mãos na massa?! A receita que apresento a seguir serve para uma pizza grande ou duas pizzas médias e a escolha dos ingredientes será sempre opcional. A massa é a minha preferida de sempre, preparada na hora e resulta na perfeição. Vamos fazer pizza caseira?!

Pizza Caseira

Ingredientes:
{para a massa}
| 150 g de farinha de trigo s/ fermento
| 50 g de farinha de centeio integral
| 8 g de fermento seco de padeiro
| 5 g de sal
| 1 c. (sopa) de alecrim seco
| 30 ml de azeite virgem extra
| 100 ml de água morna

{opção 1}
| 4 c. (sopa) de molho de tomate
| 2 c. (sopa) de pesto
| 125 g de mozzarella fresco                
| 8 tomates cherry
| oregãos secos
| manjericão fresco 

{opção 2}
| 4 c. (sopa) de molho de tomate
| 125 g de mozzarella fresco
| 100 g de cogumelos frescos
| 8 tomates cherry
| oregãos secos
| manjericão fresco

Preparação:
1 . Numa taça coloque as farinhas. De um lado junte o fermento de padeiro e no lado oposto coloque o sal. Junte o alecrim, o azeite e aos poucos vá adicionando a água morna, enquanto mistura todos os ingredientes.

2 . Transfira a massa para uma bancada e amasse com as mãos durante alguns minutos, até o glúten desenvolver e a massa ganhar alguma elasticidade (em alternativa pode colocar todos os ingredientes na taça da batedeira e amassar alguns minutos). Forme uma bola e coloque numa taça, deixando levedar à temperatura ambiente até a massa dobrar de volume.

3 . Pré-aqueça o forno a 220ºC. Forre com papel vegetal um tabuleiro de forno (em alternativa coloque uma pedra refractária para pizza dentro do forno enquanto este aquece).

4 . Coloque a massa numa bancada ligeiramente enfarinhada. Divida a massa em duas porções e com as mãos, em movimentos circulares, estenda a massa, deixando-a com cerca de 0,5 cm de espessura.

5 . Coloque as bases de massa no tabuleiro e leve ao forno por 2 minutos.

6 . Retire as bases de massa do forno e distribua o molho de tomate sobre a massa, colocando todo o molho ao centro. Com uma colher de sopa e em movimentos circulares, espalhe o molho deixando cerca de 1cm de massa sem molho em toda a volta.

7 . Para a opção 1, distribua o mozzarella e o pesto em pequenos montinhos sobre o molho de tomate. Corte os tomates cherry em metades e distribua sobre o molho.  

8 . Para a opção 2, distribua o mozzarella sobre o molho de tomate. Corte os cogumelos em lâminas e junte ao queijo. Corte os tomates em metades e distribua.

9 . Leve novamente as pizzas ao forno por cerca de 6-7 minutos, o tempo suficiente para que o queijo derreta e a massa fique bem dourada e estaladiça.

10 . Retire as pizzas do forno, regue com um fio de azeite e sirva com oregãos secos e manjericão fresco.  




Sem comentários:

Enviar um comentário