Jantar de Amigos com Vinhos Lidl | Beringelas Recheadas com Quinoa e Tomate


Agora que os dias estão mais quentes, apetece estar mais vezes fora de casa. E de preferência sempre bem acompanhado. É chegada a altura de montar a mesa e as cadeiras no jardim ou na varanda, convidar a família e os amigos para partilhar refeições simples e deliciosas e criar boas memórias à volta da comida. Não dar pelo tempo passar e deixarmo-nos perder em conversas intermináveis. Das coisas que mais prazer me dá é receber os amigos cá em casa. Gosto de planear tudo detalhadamente para que quando eles cheguem eu possa passar o mínimo de tempo na cozinha, a preparar a refeição e o máximo de tempo com eles, à mesa. Procuro sempre que os jantares sejam o mais descontraídos possível. Começamos sempre com umas entradas simples e em modo petisco, para aguçar o apetite. Umas azeitonas, uns chips de vegetais, uns queijos fatiados, pão ou broa, fazem as delicias dos convidados. O prato principal, esse já foi preparado em antecipação e só está à espera de uma breve passagem pelo forno. Assim como a sobremesa, que aguarda gloriosamente no frigorífico pelo término da refeição.


Uma das coisas que nunca pode falhar nos jantares cá de casa é o vinho e foi precisamente a primeira coisa que decidi comprar. Resolvi passar pelo LIDL, pois sei que lá encontro sempre uma grande variedade dos melhores vinhos portugueses. Vinhos selecionados e exclusivos e para todas as ocasiões, com uma excelente relação qualidade preço e muitos dos quais já foram premiados em certames nacionais e internacionais. A escolha não foi fácil, atendendo à variedade mas também à qualidade dos vinhos que, ainda por cima, volta e meia costumam estar em promoção. Confesso que nesta ida às compras ainda não tinha sequer pensado no que iria cozinhar. Foi então que, ao passar pela secção dos frescos, algo me despertou a atenção. Das coisas que gosto de trazer quando passo pelo LIDL são os frescos. Encontramos sempre frescos de qualidade e a um bom preço. E desta vez, para além de alguns verdes para as saladas, não resisti a trazer comigo umas beringelas. Não é das coisas que mais consumo, até porque na hora de as cozinhar, nunca sei bem o que fazer com elas. Mas estas estavam tão lindas e com um ar tão fresco que em poucos segundos saltaram da prateleira para o carrinho de compras. Ali mesmo ao lado estavam os tomates cereja e rapidamente me ocorreu rechear as beringelas com eles. Faltava encontrar uma proteína, algo que se tornou fácil quando dei de caras com a quinoa. A partir dali foi fácil elaborar a receita perfeita para este jantar de amigos. Com mais alguns ingredientes completei a receita e acabei ainda por comprar os ingredientes para preparar as entradas e a sobremesa.

Mas voltando aos vinhos LIDL, decidi trazer comigo três vinhos diferentes para harmonizar cada parte da refeição. Assim, para a entrada preparei uns Crostini de Brie e Chutney de Cebola Roxa que decidi acompanhar com um Vinho Branco Espirito do Coa da região do Douro. Este é um vinho leve e fresco e que combina na perfeição com queijos. Para acompanhar o prato principal, umas Beringelas Recheadas com Quinoa e Tomate, escolhi um vinho medalhado, o Vinho Tinto Torre de Ferro Reserva da região do Dão. De cor carregada, este vinho apresenta uma boa acidez e frescura e foi sem dúvida uma excelente escolha. Nenhuma refeição fica completa sem uma deliciosa sobremesa. Decidi fazer algo que é bastante tradicional e do agrado de todos, um Leite Creme Tradicional, servido com um Vinho do Porto Tawny Armilar 10 Anos. Um Vinho do Porto nobre, rico e com aromas intensos de frutos secos, que pode ser servido sozinho, no final da refeição ou como acompanhamento de doces à base de ovos. Deliciem-se e inspirem-se nas três receitas que apresento de seguida e consigam com elas apresentar um jantar perfeito.


Entrada: Crostini de Brie e Chutney de Cebola Roxa

Ingredientes:
| 1 baguete 
| 1/2 queijo Brie
| 3 c. (sopa) de azeite
| 400 g de cebola roxa 
| 1 malagueta pequena
| 150 g de açúcar mascavado
| 1/2 c. (chá) de sal
| 100 ml de vinagre balsâmico
| 50 ml de vinagre de vinho tinto

Preparação:
1 . Comece por preparar o chutney, levando um tacho com o azeite a lume brando. Junte as cebolas cortadas em meias luas e a malagueta finamente picada. Deixe refogar durante alguns minutos até que a cebola fique macia.

2 . Adicione o açúcar, o sal e os vinagres, deixe levantar fervura e cozinhe por cerca de 30 a 40 minutos até o liquido evaporar e o chutney caramelizar. Nos últimos 15 minutos mexa de vez em quando para que o chutney não pegue ao fundo do tacho (O tempo de cozedura pode variar de acordo com a consistência do chutney pretendida. O chutney pode ser preparado com antecedência e ser conservado no frigorífico num recipiente hermético).

3 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Corte a baguete em fatias e coloque sobre a grelha do forno. Leve a tostar durante 8 minutos, ao até que fiquem douradas.

4 . Retire o pão do forno, corte o queijo em fatias e distribua sobre o pão. Leve novamente ao forno, durante alguns minutos, apenas para o queijo derreter ligeiramente. Retire e cubra cada fatia com 1 c. (chá) de chutney de cebola roxa. Sirva e harmonize com um Vinho Branco Espírito do Coa.

Prato Principal: Beringelas Recheadas com Quinoa e Tomate

Ingredientes:
| 3 beringelas 
| 2 c. (sopa) de azeite
| 1 cebola roxa
| 1 dente de alho
| 10 tomates cereja
| 100 g de tomate seco escorrido
| 3 c. (sopa) de polpa de tomate
| 1 c.(chá) de tomilho seco
| 1 c. (chá) de oregãos secos
| 1 pitada de pimenta
| 1 pitada de flor de sal
| 50 g de sultanas
| 4 c. (sopa) de coentros frescos picados
| 1 chávena de espinafres
| 2 chávenas de quinoa cozida
| 150 g de queijo da ilha ralado

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Corte as beringelas ao meio, na longitudinal e use uma faca para fazer pequenos golpes na polpa. Regue com um fio de azeite, salpique com flor de sal e leve ao forno, num tabuleiro forrado com papel vegetal, durante 35 minutos. Retire e reserve.

2 . Leve uma frigideira ao lume com o azeite e a cebola roxa, cortada em meias luas. Salteie até a cebola amolecer e junte de seguida o dente de alho picado,  os tomates cereja cortados em metades, e o tomate seco grosseiramente picado e salteie mais um pouco.

3 . Com uma colher, retire a polpa das beringelas, sem danificar a casca. Adicione a polpa ao preparado anterior e salteie mais um pouco.

4 . Adicione a polpa de tomate, os oregãos, o tomilho e tempere com uma pitada de pimenta e flor de sal. Junte as sultanas e deixe cozinhar, mexendo, até o liquido evaporar.

5 . Junte os coentros picados e os espinafres e envolva até os espinafres murcharem. Por fim adicione a quinoa cozida e envolva tudo.

6 . Distribua a mistura pelas cascas das beringelas, cubra com queijo da ilha ralado e leve novamente ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 10-15minutos minutos. Retire e sirva com uma salada de folhas verdes. Este prato acompanha na perfeição com um Vinho Tinto Torre de Ferro Reserva Dão.

Sobremesa: Leite Creme Tradicional

Ingredientes:
| 1 l de leite
| 1 pau de canela
| 3 cascas de limão (só a parte amarela)
| 6 gemas
| 180 g de açúcar
| 30 g de amido de milho
| açúcar mascavado qb

Preparação:
1 . Leve um tacho ao lume com o leite, o pau de canela e as cascas de limão, até levantar fervura.

2 . Numa taça bata as gemas com o açúcar, junte o amido de milho e envolva.

3 . Aos poucos adicione o leite ao preparado anterior e sem parar de mexer. Verta novamente a mistura no tacho e leve ao lume, mexendo sempre, até engrossar e formar um creme.

4 . Retire o tacho do lume, descarte as cascas de limão e o pau de canela e distribua o creme por taças individuais. Leve ao frigorífico para arrefecer.

5 . Na hora de servir polvilhe as taças com açúcar mascavado e queime a superfície com um ferro quente apropriado ou queime o açúcar com um maçarico até caramelizar. Sirva esta sobremesa acompanhada de um delicioso Vinho do Porto Tawny Armilar 10 Anos.

1 comentário:

  1. Que maravilha,...excelente sugestão!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar