Caldo de Legumes Caseiro - Como Fazer?!


Uma das formas de equilibrarmos o orçamento familiar é fazermos alguns produtos em casa ao invés de os comprar no supermercado. Aos poucos sentimos a diferença, tanto na carteira como na saúde. As refeições, por mais simples que sejam, são sempre feitas em casa. Evito ao máximo comprar refeições já preparadas ou à base de produtos processados. Nada sabe melhor que uma refeição preparada por nós, com ingredientes genuínos e de qualidade. Sim, nem sempre o tempo disponível nos permite passar horas na cozinha e uma refeição processada de vez em quando também não faz mal nenhum. Desde que seja uma excepção e não uma regra. Mas a verdade é que nada se compara ao sabor de um pão feito em casa, amassado com amor e preparado com carinho. As bolachas, ou têm demasiado açúcar ou demasiada gordura. Em casa podemos sempre escolher a receita que mais nos agrada e ajustar as quantidades de açúcar ou gordura ao nosso gosto. Para além de que podemos optar por escolher farinhas mais saudáveis. As sobremesas, os iogurtes, as barras energéticas, os sumos, os molhos para temperar as carnes e o peixe, tudo tem mais sabor e sabe melhor quando é preparado em casa.


O mesmo se aplica aos caldos, quer sejam de legumes, de carne ou galinha. Cá em casa costumo fazer imensas vezes caldo de legumes. São uma base essencial para preparar sopas, risottos, estufados ou guisados. Nos meus workshops faço sempre questão de aconselhar as pessoas a fazer o mesmo e acabam sempre por me pedir a receita. A verdade é que não existe uma receita em concreto. É mesmo uma questão de usarmos os legumes que temos à mão ou que mais gostamos. O resto é a intuição que faz. Podemos adicionar mais ou menos sal, temperar com ervas aromáticas e aromatizar com especiarias ao nosso gosto. Desta forma evitamos os caldos que se vendem no supermercado, aqueles "cubinhos mágicos" cuja composição muitas vezes desconhecemos. É também uma forma de aproveitarmos as sobras de legumes que não usamos e que muitas vezes vão parar ao lixo.

Como referi, podem usar os legumes e as ervas que mais gostarem. Esta é apenas uma sugestão que preparei em colaboração com o site Alegro, para acompanhar o artigo mensal "Caldo de Legumes Caseiro - Como Fazer?", que podem ler na íntegra aqui. Neste artigo irão ficar a conhecer todas as vantagens de prepararem o vosso caldo de legumes caseiro e com ele pouparem no orçamento e amplificarem o sabor das vossas receitas.


(artigo mensal escrito em colaboração com o site Alegro)

Caldo de Legumes Caseiro - Como Fazer?!

Quantas vezes já nos questionámos acerca da composição daqueles "cubinhos mágicos concentrados" que são vendidos nos supermercados?! Fazer um caldo de legumes caseiro é uma das formas mais fáceis de amplificar o sabor das nossas receitas, economizar dinheiro e usar os legumes que sobram, antes de irem parar ao lixo. É fácil e tão simples, basta cortar alguns legumes, cobrir com água, cozinhar e está feito. Temos caldo de legumes suficiente para acrescentar aos nossos cozinhados e tudo em pouco menos de duas horas. Sem corantes, sem conservantes, sem excesso de gordura e de sal e sem intensificadores de sabor.

Se abrir agora o seu frigorífico e olhar para as gavetas dos legumes, o que vai encontrar?! Umas cenouras envelhecidas que há muito deveriam ter sido usadas?! Um ramo de salsa cujas folhas começam a ficar amareladas?! Uns cogumelos que começam a perder a forma?! Junte tudo numa panela, acrescente uma cebola e um alho francês, adicione ervas aromáticas e leve a cozer em água abundante. Esta é a base para um caldo de legumes caseiro delicioso!

Como fazer um caldo de legumes? Comece por escolher os melhores vegetais.

Dê preferência a legumes de sabor neutro. Algumas receitas aconselham o uso de especiarias fortes. Mas, tal como o sal, e a não ser que o caldo de legumes seja para um prato específico, o uso de sabores intensos deverá ser evitado. Cenouras, cebolas, aipo, alho francês, cogumelos, são os legumes base a usar num caldo, mas sinta-se livre para omitir ou substituir qualquer um deles por outro da sua preferência. Mas nem todos os legumes deverão ser usados num caldo caseiro (...) 

(leiam o artigo completo aqui)


Como Fazer: Caldo de Legumes Caseiro

Ingredientes:
| 2 litros de água
| 1 cebola
| 3 dentes de alho
| 2 cenouras
| 6 cogumelos
| 2 talos de aipo com folhas
| 1 alho francês
| 10 grãos de pimenta da Jamaica      
| 2 folhas de louro
| 1 c. (sopa) de sal
| 2 raminhos de coentros
| 1 raminho de tomilho
| 1 raminho de alecrim
| 2 c. (sopa) de azeite

Preparação:
1 .  Comece por lavar muito bem todos os ingredientes.

2 . Numa panela coloque a água. Junte a cebola inteira, os dentes de alho, as cenouras, os cogumelos, o aipo e o alho francês, cortados em pedaços.

3 . Quando a água começar a ferver acrescente os grãos de pimenta, o louro, o sal, as ervas aromáticas e regue com o azeite.

4 . Baixe o lume e deixe cozinhar durante 1h a 1h30 (quanto mais tempo mantiver o caldo ao lume maior será a sua intensidade em termos de sabor).

5 . Coe o seu caldo de legumes caseiro e guarde em frascos herméticos no frigorífico ou congele.

Guardar
Guardar

6 comentários:

  1. Boa tarde Célio!
    Sigo o seu blog faz já algum tempo!... e agradeço-lhe a partilha. O blog é maravilhoso!!!
    Considero-me um puco principiante, tenho vindo a descobrir a cozinha e estou apaixonada pela área!!!
    Nesta publicação faz referência a workshop... mas não me lembro de ter visto a anunciar, procorei no blog e também não encontrei nada...
    Onde costuma realizar os seus workshops?
    Mais uma vez obrigada por tudo!
    Rosa Peixoto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosa!
      Muitos obrigado, antes de mais, por seguir o blog Sweet Gula e gostar das sugestões que eu partilho. Fico muito feliz. :)
      Em relação à sua questão, eu costumo realizar workshops nas lojas DeBorla, em parceria com esta marca. E apresento também alguns Showcookings em espaços públicos, como os Centros Comerciais Alegro, por exemplo. Aquando da realização dos mesmos, eu costumo anunciar com antecedência na página do blog, no Facebook.
      Se entrar no seguinte link consegue visualizar alguns albúns dos workshops que já fiz:
      https://www.facebook.com/pg/SweetGulaBlog/photos/?tab=albums

      Obrigado e um beijinho.

      Eliminar
  2. Adoro! Eu faço sempre em casa. Adoro fazer tudo caseiro. Ficam sempre melhores e sem conservantes, aromas e mais umas quantas porcarias artificiais introduzidas.
    Beijinhos

    www.paopaoqueijoqueijo.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Susana! As coisas quando feitas em casa e preparadas por nós, têm logo outro sabor. E claro, evitamos consumir todos aqueles "pozinhos" que não trazem nada de bom para a saúde.
      Um beijinho.

      Eliminar
  3. Great post on "Caldo de Legumes Caseiro - Como Fazer?!". As a professional chef i have to appreciate your work. Keep Posting useful posts like this. Keep in touch with my websites- Culinary Schools | Cooking Schools

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, thank yo so much, Jamal! I'm so glad you like my posts. Thanks!
      See you,

      Célio

      Eliminar