Toucinho do Céu



Apesar do frio e da chuva que teima em ficar, a Primavera já vai dando o ar de sua graça. Faltam apenas três dias para entrarmos numa nova estação. Se olharmos à nossa volta e observarmos a natureza que nos rodeia, verificamos que muitos jardins já se encontram floridos, nas árvores aparecem os primeiros rebentos e os dias, apesar de cinzentos, já têm mais horas de luz. A chuva não tem dado tréguas, é certo, mas por aqui tenta-se tirar partido destes dias de um Inverno tardio. Aproveita-se mais o conforto da casa, preparam-se refeições mais elaboradas que confortam a alma e aconchegam o estômago. Não tarda  chegam os dias de sol, que convidam a sair de casa, a comer refeições mais leves e a passar menos tempo na cozinha. Mas enquanto esses dias não chegam e as temperaturas não se tornam mais amenas, todos os motivos são válidos para ligar o forno e fazer um bolo. Ainda para mais quando a Páscoa se aproxima a passos largos. Por aqui já só penso em folares!

Gosto da Páscoa, é uma celebração que me traz sempre boas memórias, que me remete para o cheiro a canela e a erva doce. E ovos, muitos ovos. Lembro-me de em criança haverem sempre imensos ovos lá por casa, ovos caseiros das nossas galinhas criadas ao ar livre, que a minha mãe ia juntando para fazer os folares. Alguns eram cozidos em água e casca de cebola, para lhes dar uma tonalidade mais escura, para depois serem usados para decorar os folares. Os restantes - muitos - eram usados na massa.


Os tempos mudaram e apesar de todos os anos os folares marcarem presença cá em casa, gosto sempre de preparar outras sobremesas alusivas à quadra. O Pão-de-Ló tem um lugar especial e o pudim de ovos é sempre uma boa opção. Mas este ano quis experimentar o tradicional Toucinho do Céu. É praticamente um doce conventual, todo ele feito à base de ovos e amêndoa. Após consultar alguns livros e receitas online, cheguei à conclusão que todas elas levam imensos ovos e açúcar. Decidi criar uma versão mais leve do Toucinho do Céu, reduzi a quantidade de açúcar e ovos e adicionei doce de gila para lhe conferir uma textura mais húmida.

Nas minhas receitas, preocupo-me sempre com os ingredientes que uso. Na falta de ovos caseiros, costumo usar ovos de origem biológica. Estes nem sempre são fáceis de encontrar mas a partir de agora, em todas as lojas Continente, podemos encontrar os ovos Continente Bio. Sempre pronta a satisfazer as preferências dos consumidores, esta cadeia de hipermercados lança a primeira gama de ovos biológicos, que são considerado um alimento completo, de fácil digestão e de elevado teor nutritivo. Os ovos biológicos Continente Bio provêm de galinhas criadas ao ar livre, em modo de produção biológica e destacam-se tanto pela qualidade como pelo sabor. Para além disso são facilmente identificáveis pela numeração "0" no inicio do código de identificação que significa a sua origem biológica. Descubram os ovos Continente Bio no espaço Bio e Saudável.


Toucinho do Céu

Ingredientes: 
| 300 g de açúcar amarelo
| 1,5 dl de água
| casca de 1/2 limão
| 4 ovos + 3 gemas (usei Ovos Continente Bio)     
| 300 g de amêndoa s/ pele, moída
| 300 g de doce de abóbora gila
| açúcar em pó para polvilhar

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e forre com papel vegetal, também untado, uma forma de aro amovível com 22 cm de diâmetro.

2 . Leve um tachinho ao lume brando com o açúcar, a água e a casca de limão e deixe ferver durante alguns minutos, até formar uma calda.

3 . Entretanto bata os ovos com as gemas e misture depois com a amêndoa moída. Adicione-lhes a calda de açúcar, em fio e sem parar de mexer (descarte a casca de limão). Adicione o doce de gila e misture bem até estar incorporado.

6 . Verta o preparado na forma e leve ao forno a cozer durante 45 minutos.

7 . Retire do forno e deixe arrefecer por completo na forma. Depois de frio, desenforme. Polvilhe com açúcar em pó e decore com amêndoas.

6 comentários:

  1. Que toucinho do céu fantástico e delicioso certamente!
    Boa semana,
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Querido Célio!
    Adoro os doces da Páscoa.
    Ao contrário dos do Natal que não chamam muito por mim, na Páscoa perco-me :p
    O pão de ló, os folares! (O teu folar de maçapão é perfeito!) O toucinho do céu :)
    Gostei muito com doce de gila!
    Ficou lindo e imagino que seja bem saboroso.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Quando nos deparamos com um toucinho do ceu assim maravilhoso mesmo a chamar para o devorarmos não podemos dizer muito mais, uma sobremesa que gosto bastante que é uma verdadeira tentação, a amêndoa e o doce de abobora de gila uma combinação deliciosa.

    Abraço

    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  4. Que bom aspeto, aliás vindo de ti não esperava outra coisa.
    Já comia uma fatia bem pequenina.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/03/folar-de-amendoa-fit.html

    ResponderEliminar
  5. A Páscoa à porta só me faz pensar em doces conventuais, pão-de-ló e folares. Adoro tanto, todos!!
    Gosto sempre de experimentar uma receita nova mas na mesa a tradição por cá já dita que tem de haver pão-de-ló e o meu toucinho do céu. Também faço uma versão com menos ovos e açúcar que fica igualmente deliciosa e todos os anos me pedem!
    O teu ficou lindo, e esse interior diz tudo, guloso e aprovado. Tão bom!
    Manda de lá uma fatia. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Nunca fiz toucinho do Céu mas sou fã dos doces conventuais e de abóbora gila!
    Quando experimentar será esta a receita, gostei da versão mais leve.
    Ficou mesmo lindo e super guloso, estou literalmente a salivar :P
    Bjinhoos

    ResponderEliminar