Gelado de Limão e Lavanda


Talvez já tenham notado a minha ausência do blog ultimamente. Não, não me afastei da cozinha, bem pelo contrário. Tenho tido algum trabalho pessoal que, juntamente com outros projectos no qual estou envolvido, me roubam algum tempo para criar e partilhar receitas por aqui. Para além disso é Verão e  todo o tempo livre é usado para fazer o que mais gosto. Continuo a cozinhar todos os dias, a experimentar novas receitas e a enriquecer os meus conhecimentos. E cada vez mais gosto daquilo que faço, gosto de ver a magia acontecer quando combino vários ingredientes e os transformo em deliciosos pratos para partilhar e assim conquistar sorrisos de satisfação. As refeições por aqui têm sido do mais simples que há. Muitas saladas, pratos leves com várias combinações de sabores e texturas. O que o Verão tem de bom é que é uma estação bastante rica, quer em legumes quer em frutas e vegetais, o que nos permite dar largas à imaginação e trazer muita cor e sabor para o prato.


Esta é também, por excelência, a época dos gelados. E o que eu adoro gelados! E não, não precisa ser Verão para eu me deliciar com um gelado. Também nos dias frios me deixo levar pelo prazer de combinar um delicioso gelado com uma tarte, por exemplo. Mas gelados nunca são de mais e gosto de experimentar sempre novos sabores. Desde que comecei a fazer os meus gelados em casa que a imaginação deixou de ter limites e estou sempre a testar novos sabores e combinações. Limão e lavanda é daqueles casamentos que têm tudo para dar certo. É uma combinação que não desilude e que nos leva a querer sempre mais. Antes já havia testado estes sabores neste Bolo de Limão e Alfazema, cujo resultado me deixou bastante satisfeito. Portanto, já sabia de antemão que este gelado seria um sucesso. Com uma textura super cremosa e a ligeira acidez do limão a contrastar com o perfume da lavanda num equilíbrio perfeito que nos leva a querer mais e mais. Adorei o sabor e esta receita, que abre oficialmente a época dos gelados aqui no blog, será para repetir muitas vezes, ou não fosse eu um lemon lover.

Alguns meses depois e porque se proporcionou, volto a participar com esta receita no desafio Dia Um... Na Cozinha! Dá para acreditar que já vai na 50ª edição?! Pois, parece que foi ontem que foi criado este grupo no Facebook, no qual todos os meses é lançado um tema que nos permite dar largas à imaginação. Para esta edição o tema escolhido foi "Gelados de Fruta" e esta é a minha sugestão com uma fruta que nunca dispenso, o limão.

Gelado de Limão e Lavanda
(receita adaptada do blog Terminatetor Kitchen)

Ingredientes:
| 540 ml de natas frescas
| 1 c (chá) de flores de lavanda             
| 1 lata de leite condensado
| sumo e raspa de 1 limão

Preparação:
1 . Aqueça as natas num tacho, em lume baixo e sem deixar ferver. Retire do lume, adicione as flores de lavanda e deixe repousar durante 30 minutos.

2 . Coe as natas para uma taça usando um passador de rede fina. Tape e guarde no frigorífico durante a noite.

3 . Coloque uma taça metálica no congelador durante 15 minutos. Transfira as natas para a taça e bata até ficarem bem firmes, cerca de 7-8 minutos.

4 . Adicione o leite condensado e envolva delicadamente com uma espátula. Junte o sumo e a raspa de limão e envolva novamente até obter uma mistura cremosa e homogénea.

5 . Transfira o preparado para uma máquina de gelados e siga as instruções do fabricante (se não tiver máquina de gelados, coloque o preparado num recipiente ou forma e leve ao congelador. Nas duas primeiras horas mexa o gelado de 20 em 20 minutos. Isto evitará que ganhe cristais de gelo).

6 comentários:

  1. Olá, Célio.
    Adoro gelados com sabor a limão. Nunca fiz nenhum, tenho de experimentar. Levo a receita comigo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/07/dia-um-na-cozinha-e-um-gelado-de.html

    ResponderEliminar
  2. Olá Célio!
    Um delícia de sabores, muito apetecível.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Adoro gelados de limão e certamente este será do meu agrado. No entanto, já procurei por vários locais e não encontro lavanda. Poderá dizer-me onde adquiriu? Muito obrigada

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Um gelado simples de fazer mas cheio de sabor, os gelados que mais gosto são mesmo são de limão, adoro a combinação do ácido do limão com o doce, seja em gelados ou sobremesas.
    Uma ótima sugestão.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  5. Fiquei derretida com a cremosidade e os sabores desse gelado!
    Fotos lindas ♥
    Bjinho

    ResponderEliminar
  6. Experimentei e ficou uma delícia. A família adorou. As flores de alfazema fazem um bom casamento com o sabor do limão. Obrigado Sweet Gula.

    ResponderEliminar