Bolo de Ervilha com Caramelo e Chantili de Coco


Primeiro estranha-se depois entranha-se. Foi esta sensação que eu vivi a primeira vez que folheei o livro "12 Ingredientes, 60 Receitas" da Maria João Clavel, autora do blog Clavel´s Cook e lá encontrei esta receita de Bolo de Ervilha com Caramelo de Coco e Chantili de Coco. Aquela que à partida poderia ser uma combinação estranha acabou por se revelar uma verdadeira surpresa e uma explosão de sabor. Adoro ervilhas, estamos no tempo delas e não resisto a experimentar uma receita nova, ainda mais agora que elas estão no seu auge de sabor. Confesso que me deixei intimidar pelo título da receita, pois à partida parecia ser um bolo complicado e cheio de técnicas. Nada disso! Li a receita do principio ao fim  e  desde logo soube que esta seria a primeira a ser feita. Antes de mais (e aparte o facto de eu ser guloso e adorar sobremesas) porque achei curioso o facto de serem usadas ervilhas num bolo. Em segundo lugar surgiu aquele factor "Uau" quando vi que o recheio era de caramelo de coco. Uma receita com apenas dois ingredientes, que me conquistou à primeira e que veio para ficar (obrigado Maria João). E por último o chantili de coco, o qual já tinha visto noutras receitas e ainda não tinha experimentado. Três factores que me levaram a fazer este bolo, as ervilhas, o caramelo e o chantilly de coco que combinados entre si resultaram num bolo lindo, delicioso, saudável qb, e perfeito para partilhar entre amigos.


Fiquei feliz quando soube que a Maria João ia lançar o seu primeiro livro de culinária. Como admirador do seu trabalho enquanto blogger e seguindo de perto o seu percurso no Clavel´s Cook, sabia de antemão que só poderia tratar-se de um livro lindo e inspirador. O seu bom gosto, aliado ao profissionalismo e talento teriam de resultar em algo diferente. Não é apenas mais um livro. E numa altura em que o mercado de livros de culinária se encontra saturado, a Maria João soube arriscar, apostando e marcando a diferença. Selecionou 12 ingredientes nutricionalmente fabulosos e acessíveis a toda a gente e com eles apresenta 60 receitas simples, rápidas de confeccionar e perfeitas para o dia-a-dia. São 12 superalimentos bem portugueses que vão surpreender. Receitas como o Pão de Espelta e Batata Doce, o Leite Creme de Aveia ou Gelado de Pera já estão marcadas para serem feitas, assim haja oportunidade. E todo um capítulo dedicado à cavala, o peixe pobre que ainda é olhado de lado mas que o meu avô adorava, cozida com batatas e cujas sugestões de receitas apresentadas são divinais.

Não esqueço quando, há cerca de um ano atrás, fui ao Porto apresentar um Workshop e na véspera a Maria João me contactou. Queria muito aproveitar a oportunidade e dar-me a conhecer o seu espaço, a sua casa, a linda Clavel´s Kitchen. No próprio dia, bem cedo, lá estava eu. Não esquecerei a forma como fui tão bem recebido, quer pela Maria João quer pela pequena Maria que me mostraram o espaço lindo e me fizeram sentir em casa.


Quanto ao bolo, todas as palavras são poucas para o descrever. Fiquei verdadeiramente surpreendido, quer pela autenticidade de sabor, quer pela sua textura densa. Um bolo de primavera, feito com uma leguminosa sazonal que eu adoro, que combina na perfeição com o sabor do coco e com a frescura da hortelã que o torna divinal e convida a uma segunda fatia. Claro que a pièce de resistance desta receita é mesmo o caramelo de coco que no livro até teve direito a destaque no capítulo de receitas extra. Esta e outras receitas irresistíveis que podem encontrar no livro da Maria João, à venda em qualquer livraria mas também na Clavel´s Kitchen. Se preferirem, entrem aqui e comprem o pack que inclui o livro "As Nossas Sopas", também da autoria da Maria João e ainda recebem de bónus um lindo saco de pano, perfeito para ir às compras e transportar todos estes deliciosos ingredientes.


Bolo de Ervilha Com Caramelo de Coco e Chantili de Coco
(receita do livro "12 Ingredientes, 60 Receitas" de Maria João Clavel)

Ingredientes:
[para o bolo]
| 2 chávenas de ervilhas congeladas
| 1 raminho de hortelã
| 1/2 chávena de manteiga à temp. ambiente
| 3/4 chávena de açúcar mascavado integral (usei açúcar amarelo)
| 3 ovos
| 2 c. (chá) de extrato de baunilha
| 1 chávena de farinha de trigo
| 1 chávena de farinha de trigo integral
| 2 c. (chá) de fermento em pó
| 1/2 c. (chá) de sal

[para o caramelo de coco]
| 1 lata de creme de coco
| 100 g de açúcar de coco

[para o chantilly de coco]
| 1 lata de creme de coco
| 1/2 vagem de baunilha (usei 1/2 c. chá de pasta de baunilha)
| 2 c. (sopa) de geleia de arroz (usei geleia de agave)

Preparação:
1 - Comece por preparar o caramelo de coco, colocando o creme e o açúcar de coco num tachinho em lume médio/alto. Mexa sempre até engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer até à hora de usar.

2 - Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque uma lata de creme de coco no congelador.

3 - Unte duas formas de 15cm com manteiga e polvilhe com farinha.

4 - Coza as ervilhas em água durante cerca de 3 minutos, escorra e passe por água fria para arrefecer. Num robot de cozinha ou numa picadora, pique as ervilhas com as folhas de hortelã até obter uma consistência cremosa.

5 - Numa taça bata a manteiga com o açúcar e reserve.

6 - Numa tacinha mais pequena, bata os ovos com o extrato de baunilha, junte à mistura anterior e mexa bem. Adicione o puré de ervilhas e envolva. Junte as farinhas, o fermento e o sal previamente peneirados.

7 - Divida a massa igualmente pelas duas formas e leve ao forno durante 35 minutos.

8 - Deixe arrefecer dentro da forma durante cerca de 10 minutos e transfira para uma grelha de arrefecimento até arrefecer por completo.

9 - Para a cobertura, bata a lata de creme de coco fria com as sementes de baunilha e a geleia de arroz até obter a consistência de chantilly.

10 - Divida cada bolo em duas metades, cubra cada camada com o caramelo de coco e finalize com o chantilly de coco. Decore a gosto.

16 comentários:

  1. Estou completamente sem palavras para agradecer este post maravilhoso. Que palavras doces, Célio. Muito obrigada. Tu é que és uma inspiração e tenho a certeza de que um dia iremos trabalhar juntos em algum projecto. Agora aguardo o teu livro! ;) Beijos enormes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens que agradecer Maria João! Tens sim que te orgulhar por seres autora de um livro lindo e inspirador, com receitas deliciosas e simples de preparar. Sabes que admiro muito o teu trabalho e és uma referência enquanto blogger. Keep going e muito sucesso.
      Obrigado por tudo e um grande beijinho. ;)

      Eliminar
  2. Olá Célio,
    Que receita surpreendente e que fotos lindas!!! Realmente uma combinação que nunca me passaria pela cabeça. Ainda não tive oportunidade de espreitar o livro da Maria João, mas se o conteúdo é assim como descreves não tarda nada estará a fazer companhia aos meus outros livros.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Ana! Esta combinação de sabores é mesmo deliciosa. De inicio pode parecer um pouco estranha, mas funciona lindamente. ;)
      O livro da Maria João está lindo, as receitas são muito apelativas e as imagens sempre lindas.
      Um beijinho.

      Eliminar
  3. Boa noite =)

    Que receita improvável que aqui está :P confesso que já tinha lido sobre bolos de espinafres e de agrião, mas nunca tinha visto uma receita com ervilhas.
    Fiquei fascinado não só pela receita, como pelo aspecto do bolo e pelas belíssimas
    fotos.

    Vou tentar experimentar o bolo em breve ;)

    Abraço

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D Daniel, à partida pode parecer uma combinação estranha, mas quando provas a primeira garfada já não consegues parar. O sabor do coco, com a frescura da menta e o adocicado das ervilhas faz deste um bolo mega delicioso. Também já provei bolo de espinafres e agrião e gostei muito. ;)
      Muito obrigado e um abraço.

      Eliminar
  4. Célio,
    que bolinho encantador!
    À primeira vista bolo de ervilhas estranha-se sim, mas imagino que seja magnífico :)
    Eu cá adoro ervilhas!
    Chantili de coco já fiz. O caramelo assim é novidade para mim, mas imagino que seja uma delícia! (Como disseste ontem só é pena o preço"proibitivo" do açúcar!!!)
    As imagens estão um encanto, bem como o texto!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Lindo lindo lindo :) confesso que eu intimidei me com este bolo hehe mas pronto, eu deixo-me intimidar com todos os bolos altos e bonitos. ficou mesmo perfeito Célio, como todos os bolos que fazes :) um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Que bolo lindo Célio e fotos fabulosas!
    Vi uma vez um bolo com favas e achei curioso, com ervilhas também é, mas parece de facto delicioso com esse caramelo de coco.
    Ficou perfeito, como tudo o que fazes mister gula :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Fotos lindas de morrer é e um bolo absolutamente encantador Célio.
    Eu que já fiz bolo de espinafres, não fiquei nada constrangida ao ler ervilhas, lol. Esse caramelo e chantilly de coco, para uma coco lover como eu, já me deixou a salivar...
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar
  8. Lindas fotografias!
    Desculpe mas a lata de creme de coco é de 100 ou 200 ml?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Alexandra! :)
      A lata de creme de coco é de 200 ml. Usei da marca Koala e existe à venda nos supermercados.
      Um beijinho.

      Eliminar
  9. Por favor, o creme de coco é caseiro feito com coco fresco ou seria o leite de coco que vende nos supermercados? Pois não encontro exatamente o creme de coco!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Debbie!
      Obrigado por se mostrar interessada nesta receita deliciosa!
      Creme de coco é diferente de leite de coco. O creme de coco existe à venda nos supermercados, normalmente está junto do leite de coco. É uma latinha pequena e redonda. Siga este link, foi este que usei:https://www.continente.pt/stores/continente/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=4097331(eCsf_RetekProductCatalog_MegastoreContinenteOnline_Continente)

      Obrigado. :)

      Eliminar
  10. Por favor, outra dúvida, no caso do caramelo de coco, é possível esta receita ficar com a cor do caramelom sem que se doure o açúcar primeiro???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Debbie, este caramelo de coco é do mais simples que há. Apenas dois ingredientes, cremem de coco e açúcar de coco e vão os dois ao lume ao mesmo tempo. O açúcar de coco já é escuro por isso o caramelo ficará ainda mais escuro que o normal.
      Obrigado e um beijinho.

      Eliminar