Cupcakes Merengados de Abóbora e Especiarias


Outubro praticamente a chegar ao fim e eu quase nem dei pelo tempo passar. Conhecem aquela sensação de darem um passo maior do que a perna e de quererem chegar a todo o lado e no final há sempre pontas soltas, qualquer coisa por fazer ou concretizar?! Pois, é isso que tenho sentido ultimamente. Os projectos nos quais estou envolvido, a par com o trabalho e as receitas que quero partilhar não me têm deixado muito tempo livre para descansar. E também não ajuda o facto de estarmos a entrar no horário de inverno e os dias parecem pequenos demais. Este fim de semana os relógios atrasam uma hora e os dias vão ficar menos luminosos.

Ainda bem que o outono tem tanta coisa boa para nos oferecer, tanta cor e tanto sabor para colocarmos na mesa e partilhar com amigos e família. E com as abóboras da horta a acumularem-se não me resta outra coisa que fazer receitas com elas. Hoje partilho uns deliciosos cupcakes de abóbora perfumados com especiarias e que decidi vestir com uma capa de merengue e canela. Esta é basicamente a receita do Bolo de Abóbora com Cobertura de Cream Cheese, que resolvi experimentar nuns cupcakes. Como vão a cozer em formas de queques, a massa fica ainda mais leve e fofa, resultando nuns cupcakes perigosamente gulosos. 

A receita acompanha o artigo de Outubro que escrevi para o site Alegro e que podem ler na íntegra aqui. Neste artigo apresento algumas razões para gostarmos do outono. Acreditem, nem tudo é mau, a começar pela mudança de hora já neste fim de semana. Com os relógios a atrasarem uma hora, não irão faltar motivos para experimentarem estes cupcakes deliciosos que também podem servir de inspiração para o Halloween. Levo também estes cupcakes para a mesa da Marta, como mais uma sugestão para o seu desafio mensal.

(artigo mensal escrito em colaboração com o site Alegro)

O outono acaba de se instalar e com ele traz um certo desconforto. Sim, os dias são agora mais curtos, as noites são bem mais frias e não tarda estão aí os dias cinzentos e as primeiras chuvas da temporada. As árvores aos poucos vão-se despindo, as folhas mudam de cor e o chão vai adquirindo tons acastanhados e dourados, típicos desta estação.

Mas nem tudo é mau e existem boas razões para fazer desta uma estação especial. Não tarda, estamos a sentir no ar o cheiro das castanhas assadas, temos agora mais tempo para usufruir do conforto das nossas casas, chegou a altura de apreciar uma deliciosa sopa quente, podemos passar mais tempo de qualidade em família a cozinhar refeições reconfortantes e sabe tão bem ouvir a chuva que cai lá fora, enquanto lemos um bom livro e saboreamos uma chávena de chá bem quente, enroscados numa manta. E aos poucos o outono deixa de ser aquela estação enfadonha e acaba por ganhar um certo encanto. Cabe a cada um de nós tirar partido desses momentos especiais e apreciar as coisas boas da vida que o outono tem para nos oferecer. Aproveite mais a sua casa e aprecie o seu conforto, receba mais vezes os amigos para jantar, faça refeições em família, dividindo tarefas.


6 Boas Razões Para Gostar do Outono:

1 – Traga as cores e os sabores do outono para a sua mesa!
Esta é uma estação rica e variada, quer em frutas quer em legumes. Aproveite os sabores do outono e prepare deliciosas e reconfortantes refeições. É tempo de abóboras, de cogumelos, de dióspiros, as deliciosas castanhas, as nozes, as romãs, os marmelos… Aproveite para colocar em prática aquela receita de marmelada que só a avó sabia fazer tão bem e que é do agrado de todos. Prepare uma deliciosa compota de abóbora com especiarias e junte-lhe alguns frutos secos da estação. Traga para a sua cozinha os sabores do outono.

2 – Esta é a estação das sopas. Use e abuse dos legumes do outono!
Nada como chegar a casa, no final de um dia de trabalho e poder saborear uma deliciosa sopa, bem quentinha e nutritiva. Com a chegada do outono, toda uma nova variedade de legumes sai da terra para as nossas mesas. Vamos aproveitar os espinafres, as nabiças, as abóboras e os cogumelos. Mais ou menos cremosas, com mais ou menos ingredientes, o importante é as sopas aquecerem o corpo e confortarem a alma.

3 – Aproveite para encher o frasco das bolachas!
Com os dias frios a convidar para ficar em casa, porque não aproveitar os tempos livres do fim-de-semana, ligar o forno e fazer aquela receita de bolachas que queria experimentar há tanto tempo?! Partilhe esses momentos com as crianças, elas vão gostar e irão agradecer-lhe por terem bolachas caseiras para degustar nos lanches da escola. Encha o frasco das bolachas e saboreie com uma chávena de chá ou outra bebida quente.

4 – Os dias estão mais curtos. Aproveite mais a noite!
Aqueles dias compridos e luminosos de verão chegaram ao fim. Agora a noite cai mais cedo, mas isso não é motivo para desanimar. Aproveite para passar os serões de fim-de-semana a ver filmes ou a jogar com os miúdos, convide mais vezes os amigos para jantar e desfrute de algum tempo de qualidade com aqueles que mais gosta à volta da mesa. Partilhe refeições deliciosas, muitas conversas e gargalhadas.

5 – As noites estão mais frias. Aproveite o conforto da sua casa!
Com as noites agora mais frias e as primeiras chuvas da estação já apetece acender a lareira. Aproveite para assar umas castanhas e acompanhe com um copo de um bom vinho. Partilhe com os amigos esses momentos reconfortantes.

6 – Está a chover lá fora. Aproveite para passear!
O tempo agora mais instável torna os dias mais cinzentos e chuvosos. Isso não será um problema, saia para a rua e sinta o cheiro da terra molhada. Aproveite para dar um passeio e pise as folhas das árvores. Vista uma gabardine, calce as galochas e experimente dar um passeio à beira mar enquanto chove. Acredite, isso pode ser muito libertador.

Tal como as árvores se despem e deixam partir as suas folhas agora velhas, deixe para trás as suas preocupações, viva intensamente cada dia e tire o máximo partido de cada momento. Rodeie-se da família e dos amigos, convide-os para jantar e prepare uma saborosa refeição com os sabores do outono. Para sobremesa, surpreenda-os com uns deliciosos cupcakes de abóbora e especiarias!


Cupcakes Merengados de Abóbora e Especiarias

Ingredientes: (para cerca de 16 cupcakes)
| 200 g de farinha s/ fermento
| 250 g de açúcar amarelo
| ½ c. (chá) de bicarbonato de sódio
| 1 c. (chá) de fermento em pó
| 1 pitada de sal
| 2 c. (chá) de canela em pó
| ¼ c. (chá) de noz-moscada
| ½ c. (chá) de gengibre em pó
| 2 ovos
| 250 g de abóbora em puré
| 100 ml de óleo de coco
| 1 iogurte grego natural
| 1 c. (chá) de essência de baunilha

{para a cobertura}
| 2 claras de ovo
| 150 g de açúcar em pó
| canela em pó

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Numa taça misture a farinha, o açúcar, o bicarbonato, o fermento, o sal e as especiarias.
Na taça de uma batedeira coloque os ovos, o puré de abóbora, o óleo de coco, o iogurte, a baunilha e bata alguns minutos até obter uma mistura lisa e os ingredientes estarem bem ligados.
Aos poucos junte a mistura de ingredientes secos à de ingredientes húmidos e envolva com uma espátula até obter uma massa homogénea.
Distribua a massa em forminhas de papel, previamente colocadas numa forma de queques e leve ao forno durante 18-20 minutos.
Retire do forno e deixe os cupcakes arrefecerem numa grelha.
Prepare a cobertura, batendo as claras em castelo até formarem picos suaves. Adicione o açúcar em pó e bata durante alguns minutos, até obter um merengue liso e brilhante.
Decore o topo dos cupcakes com o merengue, usando um saco de pasteleiro e queime ligeiramente com um maçarico. Polvilhe com canela em pó e sirva.

14 comentários:

  1. Eu adoro o Outono,...é mesmo uma estação que muito me agrada!
    E estes cupcakes, ficaram tão giros, que dá logo vontade de dar uma trinca,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Eu não consigo ver nada de mau no Outono, é a minha estação do ano preferida. Tem um encanto, uma magia que mais nenhuma outra tem, é a estação do lar e da familia, a estação das bruxas, da magia... acho o Outono lindo, mesmo.
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Ficaram lindos, fico sempre impressionado pela qualidade das fotos :O
    Abraço Célio

    http://maisdocequesalgado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que coisa mais linda esses cupcakes, amo abóbora e a versão assim pequena daquele bolo lindo ficou incrível!

    ResponderEliminar
  5. Olá Célio!
    Este mês tenho exactamente a mesma sensação que tu exprimes... parece-me claramente que outubro só teve metade dos dias... só pode! que mês louco! :)
    Olha, nem sei o que te dizer para exprimir a minha gratidão pela tua maravilhosa participação na minha rubrica neste mês fabuloso de outubro.. cada receita mais inspiradora que a anterior :)
    Tenho de te confessar que não sou a maior das fãs de cupcakes, mas tenho duas pestinhas em casa, que tenho a certeza que iam adorar não só fazer como depois saborear estas delícias. Parece que os estou a ver com o nariz pintado com essa cobertura (maravilhosa) de canela e a curtir milhões! ..

    Obrigado Célio
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
  6. Até parece que o calor dos cupcakes acabados de fazer passa pelo ecrã.
    Excelente post.

    Alho Francês - Blog Verde

    ResponderEliminar
  7. Que giros estão os teus cupcakes.
    Bela ideia de os cobrir com merengue.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/11/dia-um-na-cozinha-e-uma-regueifa-de.html

    ResponderEliminar
  8. Mi gusta mister gula :)
    Estão suepr catitas estes cupcakes, eu nem sou muito de halloween, mas adorava trincar um desses.
    Eu gosto do Outono, demoro a habituar-me a ele é certo, porque adoro o verão e a transição para o frio, frieiras, dias pequenos me deixa nostálgica. Mas agora sim, parece que ele já chegou. Vamos acender o forno e que venham bolinhos e bolachas e comida de conforto.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Célio, nem sei como dás conta de tanta coisa ao mesmo tempo... também me custa a entrar em modo outono mas por outro lado é melhor para fazer bolinhos :)
    Cupcakes com merengue é qualquer coisa de maravilhoso e os teus estão absolutamente irresistíveis ♥
    Bjinho

    ResponderEliminar
  10. As fotos estão incríveis, parabéns pela receita!

    ResponderEliminar
  11. adoro cupcakes estou pensando em fazer para vender, vou fazer a sua receita e ver como e que fica

    ResponderEliminar