Bolo de Avelã e Café com Buttercream de Baunilha


Maio é para mim um mês especial, o mês em que celebro o meu aniversário. E cada vez mais esta é uma data que gosto de assinalar. Ainda me lembro de quando detestava celebrar o aniversário, achava que estava a ficar cada vez mais velho e isso inquietava-me de certa forma. Com o passar dos anos comecei a ter uma visão diferente em relação aos aniversários. Comecei a achar que devem sim ser comemorados com toda a pompa e circunstância. Devemos agradecer e celebrar o facto de ter passado mais um ano e de termos ainda mais pela frente para viver e celebrar. Sinto-me mais maduro, é um facto, mas isso também tem os seus aspectos positivos. Mas fazer anos significa que ainda andamos por cá, estamos vivos. Então vamos aproveitar, reunir aquelas pessoas de quem verdadeiramente gostamos e vamos celebrar esta passagem. Sim, a vida nem sempre é um mar de rosas e por vezes temos de ultrapassar grandes dificuldades para ir em busca de momentos felizes, mas se fosse fácil também não tinha piada. Por isso, há que aproveitar e celebrar todos os momentos bons que aos poucos e com o passar dos anos vamos colecionando nos nossos corações. E momentos bons em locais especiais têm ainda mais sabor e significado. Quem me acompanha no Instagram viu, durante o fim de semana, algumas imagens de um local encantador onde cada recanto nos enche de inspiração, cheio de boas energias, onde praticamente não se dá pelo tempo passar e onde apetece ficar para sempre. Mas será alvo de destaque num outro post. Este foi um aniversário especial  e na melhor companhia.


Fico sempre sem graça quando recebo presentes, nunca sei bem o que dizer e acho que o agradecimento nunca será o suficiente. Por isso, o melhor presente que posso receber e que para mim não tem preço é a presença física de quem gosto, de quem gosta de mim e me quer bem. Basta um beijo ou um abraço sentido, acompanhado de um sorriso e esses são sem dúvida os melhores presentes que  podemos levar desta vida. E este aniversário foi especial nesse aspecto, pois bem mais importante que a surpresa, foi a presença de três pessoas que adoro e que têm um cantinho especial no meu coração. Apesar de ser um dia especial mas como outro qualquer, valeu pela companhia e companheirismo, pelas gargalhadas e pelos sorrisos, pelos momentos bons que passámos juntos a celebrar. Momentos estes que me deixam de coração cheio e a transbordar de alegria. E não há palavras suficientes para agradecer a presença física de quem abdica do seu tempo pessoal, de quem deixa por algumas horas de estar com a família para celebrar comigo o meu aniversário. Obrigado!


Como dizia Julia Child "a party without a cake is just a meeting", por isso, e sendo esta uma ocasião especial, uma vez mais fui eu a fazer o meu próprio bolo. Faço questão que assim seja e acho que não faria sentido ser doutra forma. Se é para celebrar, que seja com um bolo lindo e que nos encha as medidas. O bolo já estava idealizado, mas confesso que o resultado final ficou ligeiramente diferente daquilo que tinha pensado inicialmente. No entanto, e à medida que fui confecionando e decorando o bolo, fui gostando cada vez mais do resultado final e acabou por ser um bolo que me agradou bastante.  A receita da massa vem deste livro lindo da Linda Lomelino. Um bolo que há muito queria experimentar, cuja combinação de sabores é muito interessante e que resultou na perfeição. Já o ano passado fiz este bolo de avelã que combinei com o limão. A avelã é um fruto que dá um sabor e textura especial à massa dos bolos e aqui, combinada com o sabor forte do café, resulta num bolo macio e fofo que não desilude. Não usei a cobertura da receita original, optei antes por um Swiss Meringue Buttercream de baunilha e cuja receita vem da Migalha Doce e que para mim é das melhores coberturas de sempre. Acaba por não ser um bolo pesado, com uma roupagem simples e uma decoração minimalista, bem ao meu gosto. Um bolo que recomendo e que certamente irei repetir noutras ocasiões.


Bolo de Avelã e Café com Buttercream de Baunilha

Ingredientes:
{para a massa}
(receita adaptada do livro "Journal D´Une Foodstyliste" de Linda Lomelino)
| 200 g de farinha de avelã (avelãs ligeiramente tostadas e trituradas)
| 150 g de farinha s/ fermento
| 1½ c. (sopa) de fermento em pó (1 saqueta)
| 1 pitada de sal
| 125 g de manteiga à temperatura ambiente
| 185 g de açúcar em pó
| 3 ovos caseiros
| 100 ml de café expresso (cerca de 2 cafés)
| 120 ml de leite
| 2 c. (sopa) de licor Frangelico® (opcional)

{para o Swiss Meringue Buttercream}
(receita adaptada de Migalha Doce)
| 3 claras de ovo (cerca de 120 g) à temp. ambiente
| 230 g de manteiga amolecida
| 150 g de açúcar granulado
| 1 pitada de sal
| 1 c. (café) e pasta de baunilha (pode usar aroma ou essência)
| corante alimentar violeta q.b.

{para o recheio}
| 1 chávena de Swiss Merengue Buttercream q.b.
| 3 c. (sopa) de creme de Nutella® (opcional)

Preparação Tradicional:
Pré-aqueça o forno a 175ºC.
Barre com manteiga e polvilhe com farinha 2 formas altas com Ø12 cm (em alternativa poderá usar formas de Ø16 cm ou Ø18 cm, obtendo um bolo mais baixo e mais largo).
Numa taça misture as avelãs trituradas, a farinha, o fermento, o sal e reserve.
À parte misture o café, o leite, o licor e reserve.
Bata a manteiga juntamente com o açúcar até obter um preparado cremoso e esbranquiçado.
Sem deixar de bater, adicione os ovos, um de cada vez.
Aos poucos e alternadamente, adicione ao preparado a mistura de farinha e café e vá envolvendo com uma espátula, sem mexer demasiado e até obter uma mistura homogénea.
Distribua a massa pelas duas formas e leve ao forno cerca de 35-40 minutos.
Deixe os bolos arrefecerem dentro das formas por 15 minutos. Faça o teste do palito antes de desenformar. Desenforme e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.

Prepare o buttercream, aquecendo um tacho com água ao lume. Na taça da batedeira, junte as claras, o açúcar e o sal e coloque a taça sobre o tacho, mas sem que a taça toque directamente na água. Mexa energicamente com uma vara de arames, até o açúcar dissolver completamente, cerca de 3 minutos.
Transfira a taça para a batedeira e comece a bater numa potência média-baixa.
Aumente gradualmente a potência até ao máximo e bata as claras até que fiquem brilhantes e formem picos firmes, cerca de 5-7 minutos.
Antes de juntar a manteiga a taça tem de estar completamente fria. Para ajudar a arrefecer use um pano húmido ou um saco com gelo.
Quando a taça estiver fria, reduza a potência para a velocidade média e adicione a manteiga aos poucos.
Deixe bater, sem parar, por cerca de 10-15 minutos, até obter um creme liso e macio.
Adicione a pasta de baunilha e volte a bater para misturar.
Reserve duas chávenas de buttercream, uma para o recheio e outra à qual irá adicionar algumas gotas de corante alimentar de cor violeta, até atingir a cor desejada.

Para o recheio, envolva o creme de Nutella® com o buttercream até ficar homogéneo (opcionalmente, poderá rechear o bolo com buttercream simples, compota ou outro recheio a gosto).

Montagem do Bolo:
Se necessário, corte o topo de cada bolo, deixando a superfícies uniformes. Divida cada bolo em duas partes iguais totalizando quatro camadas de bolo.
Espalhe 1 c (chá) de buttercream no prato onde vai servir o bolo (irá servir de "cola" para a primeira camada).
Coloque a primeira camada no prato e cubra com 1/3 do recheio, usando um saco de pasteleiro e uma espátula.
Disponha a segunda camada de bolo e volte a cobrir com recheio. Repita o processo para todas as camadas.
Por fim, faça uma ligeira pressão com a palma da mão na última camada para o buttercream "prender" e preencha os espaços vazios com buttercream.
Preencha todo o bolo com buttercream e com uma espátula alise o topo do bolo e em toda a volta, até o buttercream ficar uniforme.
Na parte mais baixa do bolo adicione buttercream de cor violeta e vá alisando até obter o efeito desejado.
Decore com amores perfeitos e coloque o bolo no frigorífico. Retire no mínimo 30 minutos antes de servir.


Preparação Thermomix - Bimby:
Pré-aqueça o forno a 175ºC.
Barre com manteiga e polvilhe com farinha 2 formas com Ø12 cm (em alternativa poderá usar formas de Ø16 cm ou Ø18 cm, obtendo um bolo mais baixo e mais largo).
Misture as avelãs trituradas, a farinha, o fermento, o sal e reserve.
Coloque a manteiga e o açúcar no copo e programe (2min/37ºC/vel2).
Programe (1min/vel3) e adicione os ovos pelo bocal, um de cada vez.
Adicione o café, o leite e o licor e programe (10seg/vel4).
Junte a mistura de farinha e avelã e programe (5seg/vel4).
Distribua a massa pelas duas formas e leve ao forno cerca de 35-40 minutos.
Deixe os bolos arrefecerem dentro das formas por 15 minutos. Faça o teste do palito antes de desenformar. Desenforme e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.

Prepare o buttercream (tanto o copo como a borboleta deverão estar bem limpos e secos).
Coloque a borboleta no copo, junte as claras, o açúcar, o sal e programe (5min/60ºC/vel3½).
Terminado o tempo programe (6min/vel3½).
Programe a Bimby na vel3½ e aos poucos vá adicionado a manteiga em cubos pequenos. Deixe bater nessa velocidade durante 5-5-minutos. Junte a pasta de baunilha e bata (1min/vel3½).
Se o merengue ainda não estiver firme, leve alguns minutos ao frio e depois volte a bater na vel3½.

Para o recheio, envolva o creme de Nutella® com o buttercream até ficar homogéneo (opcionalmente, poderá rechear o bolo com buttercream simples, compota ou outro recheio a gosto).

Montagem do Bolo:
Se necessário, corte o topo de cada bolo, deixando a superfícies uniformes. Divida cada bolo em duas partes iguais totalizando quatro camadas de bolo.
Espalhe 1 c (chá) de buttercream no prato onde vai servir o bolo (irá servir de "cola" para a primeira camada).
Coloque a primeira camada no prato e cubra com 1/3 do recheio, usando um saco de pasteleiro e uma espátula.
Disponha a segunda camada de bolo e volte a cobrir com recheio. Repita o processo para todas as camadas.
Por fim, faça uma ligeira pressão com a palma da mão na última camada para o buttercream "prender" e preencha os espaços vazios com buttercream.
Preencha todo o bolo com buttercream e com uma espátula alise o topo do bolo e em toda a volta, até o buttercream ficar uniforme.
Na parte mais baixa do bolo adicione buttercream de cor violeta e vá alisando até obter o efeito desejado.
Decore com amores perfeitos e coloque o bolo no frigorífico. Retire no mínimo 30 minutos antes de servir.

21 comentários:

  1. Amazing!
    Well done!

    http://beautyfollower.blogspot.gr/

    ResponderEliminar
  2. Célio muitos parabéns , que a vida te dê tudo de bom.
    Adorei o bolo com café e avelãs é sucesso garantido.
    Ficou lindissimo
    Boa semana

    ResponderEliminar
  3. Amigo Célio celebrar a vida é uma espécie de gratidão por cá andarmos... e se pudermos partilhar o momento com aquelas pessoas que nos são especiais, o sentido fica ainda maior. Que bom que o teu dia de aniversário foi celebrado de coração cheio.
    Quanto ao bolo nem imaginas a vontade com que fiquei de o provar :D os sabores parecem ter sido escolhidos a dedo, gosto de todos! Ficou visualmente lindo, adorei os matizes da cor, absolutamente encantador. Parabéns e um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Célio, essa é a atitude certa, a vida é para celebrar. De novo, muitos parabéns e que a vida continue sempre a dar-te momentos felizes e celebrações com as pessoas que amas.
    O teu bolo está uma verdadeira obra de arte! Adoro as cores e o degradé, é um bolo festivo e cheio de classe! E o sabor então, imagino a delícia que estará...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Celio,
    Mias uma vez, muitos parabéns!!
    Fico feliz que tenhas tido um dia feliz e acompanhado de pessoas queridas e olha, quanto ao teu bolo, nem sei que te diga, pois está de um profissionalismo e beleza, que nem a Linda Lomelino, com todas as iguarias deliciosas que faz e imagens lindas que publica, nem a Migalha Doce, me deixaram tão de boca aberta. A sério!! Não estou a ser simpática. Está mesmo um bolo perfeito e absolutamente magnífico!!!
    Eu sempre adorei fazer anos, mesmo ficando mais velha, acho que é aquele dia que é só nosso e em que a atenção é toda para nós e acho que precisamos desse dia por ano, especialmente quando já temos crianças e são elas que têm a atenção o ano todo, lol.
    Um beijinho Célio lindo,
    Lia

    ResponderEliminar
  6. Olá Célio: muitos parabéns por mais um aniversário que, tal como dizes, serve para nos lembrar que devemos celebrar mais um ano de vida.O teu bolo, como não podia deixar de ser, ficou lindo! O interior também está muito bonito e deve ser uma delícia: avelã com café deve ser uma combinação fantástica.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  7. Célio, Não há nada melhor que podermos festejar o nosso aniversario com as pessoas que mais gostamos, em lugares únicos e que nos trazem bem estar e se for a saborear uma fatia de um bolo magnifico como este melhor ainda.
    Ainda bem que gostas te deste pedacinho de Portugal. Obrigada pela companhia e pela visita.
    Muitas felicidades!!!
    Beijinho Grande
    Ana

    ResponderEliminar
  8. Parabéns mais uma vez, e desta vez também para este magnifico bolo, ficou lindo.
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  9. Confesso que detesto que me desejem os parabéns e cantem quando coloco o bolo na mesa. No entanto, adoro fazer o meu bolo de aniversário e comer junto de quem gosto e tanto quanto me lembro, só não tive bolo duas vezes na minha vida e uma foi o ano passado porque não estava virada para festejos.
    Mas agora só te posso desejar muitos parabéns e deliciar-me (apenas com o olhar, infelizmente) com este teu bolo magnífico, com uma combinação de sabores que nunca testei mas já fiquei curiosa, até porque gosto bastante destes ingredientes em separados, por isso assim ainda deve ficar melhor :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  10. Uauuuuu estas um mestre nos bolos! Está realmente muito bonito e aquele roxo em baixo está top, é uma das minhas cores favoritas. Espero que tenhas passado um feliz dia, um beijo

    ResponderEliminar
  11. Uau...que bolo lindo!Sem dúvida,que escolheste um bolo magnífico para celebrar o teu aniversário e celebrar acima de tudo a vida e tudo o que ela nos dá.
    Adorei!
    um beijinho e mais uma vez parabéns

    ResponderEliminar
  12. Célio, fiquei IN LOVE assim que o vi ♥ ficou perfeito!
    Adoro a cor e essa combinação de sabores deve ser maravilhosa, até consigo saborear.
    Parabéns mais uma vez!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  13. Célio,
    Confesso que os meus anos são passados com muita pacatez porque não faço grande alarido disso mas compreendo a tua maneira de ver. Adorei o teu bolo, é a tua cara e mesmo tendo ficado longe do que idealizas te não podia ter ficado mais lindo e de certeza muito saboroso. Para variar um pouco!!! lol

    Bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  14. Olá Célio,

    mais uma vez os meus parabéns!
    Sempre gostei de celebrar os meus anos. Em miúda, gostava sempre de fazer festas com os meus amigos todos. Agora confesso que gosto de festas mais pacatas, mais reservadas, mas continuo a gostar de os celebrar. Um pouquinho como tu, cada vez dou mais valor ao estar viva e a poder reunir à minha volta as "minhas pessoas" e brindar à vida.
    O teu bolo ficou magnifico, de mestre mesmo, com as camadas bem definidas e uniformes. Que delicia ao olhar!
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
  15. Olá Célio desde já os meus parabéns atrasados :)

    Eu sempre adorei comemorar o meu aniversário, acho que mesmo ficando um ano mais velha, achava que era motivo para comemorar, adoro a casa cheia a familia toda junta, apesar d einfelizmente não poder ter já todas as pessoas que amo junto a mim, ainda tenho outras e por isso este dia sempre foi muito especial, pois consigo quase sepre juntar quase todas as pessoas que gosto e fazemos todos uma festa.

    A massa do bolo deve ser deliciosa, massa de amêndoa é muito boa fica uma textura húmida que me agrada muito de avelã nunca experimentei, mas a ver por este bolo deve ser igualmente húmida e deliciosa!

    Beijinho Célio

    PS: A melhor riqueza que temos na vida é ter quem gostamos do nosso lado e ter todos os dias um sorriso, um abraço, o gesto de carinho e por isso mesmo acho e concordo contigo não existe melhor prenda que estas mesmo :)

    ResponderEliminar
  16. Já sabia que fazias anos por causa da Maria João e aproveitei para vir cá desejar-te pessoalmente (ou virtualmente...) um aniversário muito feliz, com muitas conquistas e sucesso. Que venham daí mais bolos, mais fotografias lindas e mais workshops! :D
    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Muitos parabéns Célio!
    E mais uma vez nos presenteias com uma delicia magnifica! O bolo está lindo e melhor que isso, fiquei de boca aberta com as camadas :) Simplesmente espectacular!

    ResponderEliminar
  18. Lindo, lindo. Parabéns!!!
    Beijinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Ohhh, amo estes. Tenho tentar estes mais cedo possível!

    ResponderEliminar
  20. Um bolo lindo Célio!
    Digno de uma celebração! :)
    A Julie tinha razão... uma festa tem mesmo que ter um bolo e assim bonito melhor ainda!
    Eu fiz um da Linda para os meus anos de avelã e adorei, mas não era este!
    Este parece uma delícia :)
    Fazer anos a mim já me agradou, já me desagradou e neste momento acho que o que gosto é da companhia, de estar com as pessoas que mais gosto nesse dia!
    Um grande beijinho de parabéns atrasado!

    ResponderEliminar
  21. Parabéns novamente, pelo aniversário e por este bolo tão lindo!!
    Estás um master :) ficou perfeito, encantador, inspirador.
    E uma festa tem mesmo que ter bolo!! Bolo e quem gostamos ao nosso lado.
    Basta isso para ser um dia feliz e cheio de sorrisos, e fico contente que o teu tenha sido assim.
    Um beijinho. E faz sempre bolinhos!!

    ResponderEliminar