Parfait de Amoras Silvestres


Ouvir o som do amolador de tesouras num domingo de manhã, em pleno mês de Agosto, é algo que pode parecer no mínimo estranho ou surreal. Mas hoje, ao acordar, ouvi o som mágico daquela flauta que em segundos me transportou à minha infância e aos primeiros dias de outono. É um som que sempre associei a dias cinzentos e com chuva, pois era nestes dias que o amolador se fazia transportar na sua bicicleta carregada de apetrechos, correndo todas as ruas da vila enquanto tocava aquela melodia que ficava no ouvido e na esperança de que aparecesse um cliente para afiar uma faca ou uma tesoura ou mesmo consertar as varetas de um chapéu-de-chuva velho e gasto pelo tempo. Ainda meio ensonado esperei que a melodia voltasse a invadir o meu quarto para ter a certeza que não acabava de regressar de um sonho. Sim, a melodia voltou e era mesmo o amolador que se fazia anunciar. Até aqui tudo normal, ou não estivéssemos no pico do verão. Ao abrir a janela tive a confirmação da aparição do amolador. Um domingo de Agosto que acordara cinzento e a ameaçar com chuva. Agosto não tem sido um mês de verão por excelência. Com noites frias, dias ventosos e pequenas nuvens ameaçadoras bem lá no alto. Ao mesmo tempo soube bem acordar assim, com aquela melodia e esta brisa fresca que pede um pequeno-almoço bem reconfortante. Dando tréguas à preguiça, vou até à cozinha e dou de caras com as amoras que colhi durante a tarde de ontem. Começo por comer uma, e outra e mais outra e não tenho dúvidas que são elas que irão completar o meu pequeno-almoço.


Amoras! Outra das minhas memórias de infância. Haver amoras maduras nas silveiras para mim era sinónimo de que estávamos no mês de Agosto, era tempo de férias grandes e de rever os primos emigrados. Se havia coisa que me dava prazer era ir com os meus primos colher amoras silvestres. Íamos sempre às mais gordas, aquelas que mais brilhavam e que saciavam a nossa gula. Muitos arranhões depois e com a roupa manchada, chegávamos a casa felizes e realizados, de barriga cheia e com caixas cheias de amoras. De seguida vinha o ralhete da praxe pelas manchas na roupa e na pele, mas isso não era nada comparado com aquele prazer de infância que tornava os longos e quentes dias de Agosto tão perfeitos e únicos. Das muitas coisas boas que o verão tem para nos oferecer, são as amoras silvestres. E mesmo num dia cinzento e com temperaturas mais baixas, elas estão aí a fazer-nos lembrar que é verão e há que tirar partido disso. Optei por usá-las num parfait, uma receita rápida para uma refeição preguiçosa, bem ao sabor dos meus dias,  para tornar especial o nosso pequeno-almoço. E num piscar de olhos, as amoras devolveram o sol a este dia com sabor a verão.


Parfait de Amoras Silvestres

Ingredientes: (receita para 2 pessoas)
| 1 chávena de amoras silvestres
| 2 iogurtes gregos naturais
| 1 chávena de granola caseira
| mel ou xarope de agave q.b.

Preparação:
No fundo de um frasco ou copo, forme uma camada de granola e regue com um fio de mel.
De seguida adicione metade do iogurte grego e sobre este faça uma camada de amoras.
Adicione mais uma camada de granola e adoce com um fio de mel.
Esmague 1 c. (sopa) de amoras através de um passador de rede fina, descarte as grainhas e adicione o sumo ao restante iogurte, mexendo.
Coloque o iogurte no frasco formando uma camada e de seguida adicione mais amoras.
Termine com uma última camada de granola e amoras silvestres. 
Se preferir pode colocar no frigorifico cerca de 1/2 hora antes de servir, para refrescar.

16 comentários:

  1. As tuas fotos falam por si e mais parecem quadros que nos transportam para esse lado, imaginando sabores e cheiros, acompanhados pelas tuas histórias e memórias encantadoras...

    beijinho e bom restinho de domingo!

    ResponderEliminar
  2. Olá Célio: gosto sempre muito de ler os teus textos, muito bem escritos e com"alma". Lembro-me também do amolador e da sua música. Por cá, até "remendavam" pratos e outras loiças de barro.
    Quanto ao teu parfait está lindíssimo. Acho muita graça a estes frascos com as suas camadas de recheio. As amoras gordas e sumarentas emprestaram uma cor linda e deve saber tão bem, acordar e saborear um pequeno almoço assim.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Hmm, q delícia :) Gosto tanto de receitas com frutos vermelhos :) Bjinhos e esperemos q venha melhor tempo até final do mês, mas cá pra mim o Verão vem enganado com o Outono, ou seja, em Set e Out ;)

    ResponderEliminar
  4. Bom aspecto!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Good morning,
    Love the colourful layers you have made with this delicious parfait!

    Have a great start of the week :)
    http://beautyfollower.blogspot.gr

    ResponderEliminar
  6. Para mim isto é algo que vai bem a qualquer hora. Perfeito e delicioso!

    ResponderEliminar
  7. Tão parfait tão parfait que não sobrou nada para contar! :-)
    Parece que me revejo nesse teu tempo, mas um pouco mais a Norte. Mais precisamente num sítio lindo intitulado "Boa Viagem" em plena Serra d'Arga, Viana. Eram tantas... eram tão gordinhas... eram tão arranhões e roupa rasgada... eram tão nódoas na roupa e nas mãos...eram tão compota feita pela minha avó ;-)... que saudades da infância.
    Também apanhei este Verão, mas com luvas e sem a magia do passado, que essa ficará sempre guardada.
    Adorei este parfait, as fotografias, o frasquinho... tudo.
    Mil beijos e saudades.
    C

    ResponderEliminar
  8. Não tenho nenhuma dessas memórias, até porque a minha família sempre plantou mais framboesas :P
    Mas gostei de ler e esse parfait está mesmo mesmo maravilhoso! :D
    Essa coisinha do mel é adorável, nunca usei, uso sempre uma colher :P

    ResponderEliminar
  9. Olá Célio!
    Também guardo nas minhas memórias o som do amolador de tesouras e a apanha das amoras de cestinho na mão toda arranhada!
    Gosto muito destas combinações de iogurte, granola e fruta! O teu parfait ficou lindo e muito apelativo!
    um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Flauta do amolar e roupa arranhada de ir às amoras só me lembram uma coisa: férias com a avó! Ai que saudades: da avó, das férias com ela, das amoras e de tudo!

    ResponderEliminar
  11. Que post magnífico Célio!
    Lembro-me tão bem do som desses amoladores que descreves e o teu post também a mim me levou a momentos longínquos e fiquei nostálgica...
    O teu parfait está uma verdadeira maravilha e eu que sou louca por amoras e também as apanho todos os anos com a minha Lily (mas só lá para inícios de Outubro), fiquei a salivar.
    Amo a composição, o resultado final e as tuas fotos são, somo sempre, magníficas e lindas demais!!!
    Um beijinho e boa semana,
    Lia

    ResponderEliminar
  12. Também já apanhei amoras só que por aqui não estão tão gordas talvez por ter chovido pouco este ano. Esse parfait para mim é perfeito :) adoro iogurte grego com granola e frutos vermelhos. Ficou tão lindo o frasco... ♥
    Bjinhooos

    ResponderEliminar
  13. Fechei os olhos e consegui ouvir o amolador de tesouras e sentir a humidade dos primeiros dias de Outono a chegar. Mágicas estas lembranças de miúdos.. :) Adorei. Tudo! beijinho

    ResponderEliminar
  14. Sempre ouvi a minha mãe e avós dizerem: vem aí o amolador, vem chuva. São memórias reconfortantes, é certo, mas a mim conforta-me mais o verão e o calor, que espero que dure ainda muito tempo ;) Em relação às amoras e à receita, uma maravilha, tanto para lanche, como para pequeno almoço ou sobremesa. Versátil e delicioso. Beijinhos e saudadinhas!! Susana
    http://paparocadeliciosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Olá Célio,

    oh essas memórias são tão boas, eu sempre apanhei amoras, ficava com a roupa um caos e então as mãos pior, mas o meu raspanete era por as comer sem as lavar, ainda hoje faço isso, uma para a saca e duas à boca!!
    Onde eu moro existe vários locais onde se pode apanhar mas tenho que confessar que nem a todos vou, alguns são espaços com muito silvado e o meu pensamento vai logo para o meu medo, horror às cobras, imagino esticar a mão e estar uma a olhar para mim, desisto.
    Mas tirando esse medo, adoro amoras e a sua apanha.
    Lindos estes copinhos, simples, bonitos e com ingredientes que adoro.
    E as fotos? Deslumbrantes.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Fotos lindas Célio!!
    Um parfait que é perfeito para mim :) adoro as amoras, tão boas, remetem sempre a boas memórias.
    Frasquinho lindo, nas cores e na história, um beijinho.

    ResponderEliminar