Sanduíches de Queijo de Cabra, Agrião e Mirtilos Caramelizados


Acordar devagar. Sem pressas e sem despertador. Deixarmos-nos a preguiçar alguns minutos enquanto nos vamos habituando à luz natural dos raios de sol que batem nos orifícios dos estores, como que a dizer que o sol já vai alto e a manhã já vai a meio. Não há horários para cumprir, não existem compromissos nem obrigações. Apenas um dia inteiro pela frente e a certeza de que não apetece fazer absolutamente nada. Preguiçar é a palavra de ordem. Deixemos-nos então invadir pela ideia de que temos todo o tempo do mundo. Ligamos a aparelhagem, colocamos uma música ambiente e estendemos-nos no sofá, enquanto ligamos o computador e vemos os títulos das notícias do dia. A seguir vem a melhor parte. Deslocamos-nos à cozinha e abrimos o frigorífico em busca de qualquer coisa para comer. Uma inspecção rápida à despensa. Ingredientes frescos e saborosos precisam-se. E com eles preparamos lentamente um saboroso e tardio pequeno almoço que se prolonga já pela hora de almoço... um delicioso brunch para saborear devagar e com tempo. Não. Nem todos os dias são assim. Mas podem existir dias assim. Basta querermos abdicar um pouco dos compromissos e da vida rotineira e saborear o tempo devagar. Um fim-de-semana, um dia feriado ou mesmo nas férias que muitos gozam por esta altura, de vez em quando sabe bem não fazer absolutamente nada, ter um dia inteirinho pela frente só para nós, sem ligar nenhuma à agenda, ao telemóvel, aos horários com os quais nos debatemos no nosso dia-a-dia. Faz bem ao corpo e à alma. E basta meia dúzia de ingredientes frescos, sazonais e com qualidade para em pouco tempo termos a mesa posta, e tudo pronto a ser saboreado entre conversas amenas e sorrisos largos. Seja a dois ou com a família reunida, o importante é partilhar o momento, aproveitar cada segundo sem preocupações e saborear os melhores alimentos acabados de confecionar.


E foi a pensar num dia assim que criei esta simples, mas deliciosa receita, cuja inspiração vem deste livro maravilhoso da Cláudia Villax. Um livro que cativa qualquer um, cheio de imagens lindas e receitas simples e deliciosas. Daquelas receitas que apetece fazer e partilhar. Na receita original, as sanduíches são grelhadas, bastando pincelar a parte de cima do pão com manteiga e levar uns minutos ao forno a 180ºC. Saltei essa parte e simplifiquei um pouco, mas tenho a certeza que a Cláudia me perdoará. Para quem não conhece, a Cláudia é a cara por detrás do projecto Azeitona Verde, cujo site convido a visitarem aqui. Criou o azeite biológico extra virgem com o mesmo nome, que é feito a partir de azeitonas colhidas de oliveiras milenares numa quinta perto de Marvão. É também autora deste premiado livro, com o qual fiquei a conhecer melhor o seu trabalho.  Para além disso, podemos-nos sempre inspirar nas deliciosas receitas da Cláudia, sempre elaboradas com os melhores e mais frescos alimentos vindos directamente da horta e também nas suas dicas sempre tão úteis.


Com esta receita participo em mais uma edição do grupo "Dia Um... Na Cozinha" cujo tema é as sandes, sandubas ou sanduíches. Nada mais apropriado para esta altura do ano que pede refeições mais leves e práticas mas ainda assim cheias de sabor. São muito versáteis e ideais para saborear devagar, num brunch. São também perfeitas para apresentar numa festa, e por serem práticas são uma óptima opção para levar para a praia ou para transportar na marmita e degustar no local de trabalho.


Sanduíches de Queijo de Cabra, Agrião e Mirtilos Caramelizados
(receita adaptada do livro "Brunch" de Cláudia S. Villax)

Ingredientes: (para 2 pessoas)
| 2 pães de cereais ou integrais
| 1 queijo de cabra fresco em rolo
| 1/2 chávena de mirtilos frescos (ou congelados)
| 1 c. (sobremesa) de vinagre balsâmico
| 1 c (sopa) bem cheia de açúcar amarelo
| folhas de agrião q.b.

Preparação do Molho:
Leve a lume médio uma panela pequena onde se colocaram os mirtilos, o vinagre e o açúcar, vá mexendo e deixe reduzir durante uns minutos.
Escorra o excesso de líquido que se formou e reserve o mirtilos caramelizados.

Preparação das Sanduíches:
Corte o queijo de cabra em rodelas e reserve.
Corte os pães ao meio no sentido longitudinal. Sobre a metade de baixo coloque uma "cama" de folhas de agrião e sobre ela disponha as rodelas de queijo.
Coloque sobre o queijo os mirtilos caramelizados e termine com a metade de cima do pão.
(Se preferir, pincele a parte de cima do pão com manteiga derretida e leve a grelhar no forno, a 180ºC).
Sirva as sanduíches acompanhadas de uma salada de agrião ou rúcula com tomate cherry e mirtilos frescos.

21 comentários:

  1. The caramelised blueberry must taste perfectly over the cheese!

    Have a great new month :)

    ResponderEliminar
  2. estão lindas visualmente, mas a junção de ingredientes não faz o meu palato vibrar, infelizmente não aprecio queijo de cabra. Mas estão lindas lindas!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Lindas!!! Uma combinação de sabores a experimentar!!
    Beijinhos,
    Titá

    ResponderEliminar
  4. Adoro a combinação queijo de cabra com fruta, tem um aspecto divinal

    ResponderEliminar
  5. Olá, Célio

    As tuas sandes ficaram lindíssimas e adorei a ideia de incorporar os mirtilos.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/dia-um-na-cozinha-e-um-pao-sirio-com.html

    ResponderEliminar
  6. Célio que belo sandes. A confecção, os ingredientes são mesmo de dar água na boca. Esses mirtilos caramelizados juntamente com o queijo de cabra abrilhantou seu sanduíche. A apresentação encantadora, e como tudo que nos apetece agrada primeiramente aos olhos, acredite, fiquei a morrer de vontade da dar uma bela trincada como dizem kkkk. Bela participação. Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Fiquei deveras a salivar! Este é o tipo de sandes que me enche as medidas ;)
    Grande beijinho

    ResponderEliminar
  8. Olá Célio.
    Um pormenor pode tornar algo simples em algo memorável e foi o que fizeste com os teus mirtilos caramelizados, que devem ficar fantásticos com o queijo de cabra e o picante suave do agrião.
    Beijinhos, Paula

    http://mesa-corrida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Sabes meu lindo adoro esse queijinho embrulhado em massa folhada! Agora... numa sandwich com esta categoria, com esta beleza e com estes mirtilos deliciosamente caramelizados (o que te foste lembrar!!!), só e digo que LOUCURA...
    Mesmo a minha cara, manhãs preguiçosas e saídas de cama tardias, quando me é permitido :-)
    As fotografias! Que posso dizer...
    Beijos grandes e boa praia, para levares estas sandwiches a passear.
    C

    ResponderEliminar
  10. Olá ;)....
    Que maravilha de aspecto e estrondoso combinações de sabores :)....
    Beijocas

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Deliciosa e cheia de sabor, é mesmo o meu tipo de sandes.
    Adoro o livro novo da Cláudia, as receitas simples, as fotografias, a alma da sua cozinha e o convite ao brunch com todos à mesa. Tão bom dias assim. Aproveitar todos os que podemos.
    E comer uma sandocha das boas :) adoro. beijinho.

    ResponderEliminar
  12. São fins de semana de preguiça, acordar tarde sem pressas,sem horários e sem horas para nada que eu gosto e que tento fazer com mais regularidade. Preparar um brunch com coisinhas boas e saborosas é o que me dá mais prazer.
    Estas tuas sandes ficam bem em qualquer brunch, lanche, almoço, praia, piquenique... ficam sempre bem. AMO qualquer tipo de queijo, por isso esta sandes já sai vencedora agora conjugado com os mirtilos caramelizados virei Rainha em qualquer refeição. A conjugação do doce e do salgado que eu tanto gosto.
    Parabéns pelo magnifico post.

    Beijinho grande

    Ana

    ResponderEliminar
  13. Que delícia!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Suas fotos são estonteantes e os sanduíches estão tentadores! Parabéns!!

    ResponderEliminar
  15. Adoro esse queijo e combina na perfeição com esses mirtilos...que delicia!
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  16. Excelente, uma vez mais, Celso!
    Uma combinação perfeita de ingredientes em fotos que fazem crescer água na boca! ;9
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  17. estou literalmente a babar :p
    adorei
    bjs
    http://cromasdacozinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  18. A combinação do sabor forte do queijo de cabra com o doce dos mirtilos deve ser para lá de bom! :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  19. Estão lindas ( como sempre) as fotos e ,claro, também as sandes. A combinação do doce com o queijo deve ser deliciosa.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  20. Como sempre, delicioso... ;)
    Adorei a conjugação dos ingredientes. :)
    Bjinhos
    Margarida

    ResponderEliminar