Iogurte e Compota de Physalis


Não nasci numa família muito abastada e os meus pais nem sequer estudaram para terem uma profissão reconhecida. Desde muito cedo que começaram a trabalhar no campo, dias sem fim, desde que o sol nascia até ao cair da noite. Trabalhavam horas seguidas debaixo de sol ou chuva, em condições muitas vezes indignas. Foi no campo que se conheceram e que mais tarde vieram a formar uma família, a minha família. Tiveram e criaram três filhos, sendo eu o mais novo dos irmãos. Como não havia muito dinheiro, aprendíamos a ser subsistentes e a maioria dos alimentos que consumíamos eram cultivados por nós, vindos directamente do nosso quintal. Como nasci nove anos depois do meu irmão do meio, e com o passar dos anos os meus pais foram ultrapassando algumas dificuldades, considero que não passei nem metade dos sacrifícios que os meus irmãos passaram. Também não seguiram os estudos e por circunstâncias da vida, viram-se obrigados a emigrar. Tive por isso outros privilégios e outras facilidades que eles não tiveram. Quando eles eram ainda crianças, os iogurtes, por exemplo, eram considerados um pequeno luxo que muito raramente fazia parte da lista do supermercado. O leite, esse nunca faltava, o café também não e o pão era caseiro e de muito boa qualidade, mas os iogurtes entraram na minha vida já na fase de adolescente. Confesso que também não era fã, não gostava muito do sabor e adicionava sempre açúcar. Isto até descobrir que podia fazer os meus próprios iogurtes em casa. Naturais, sem corantes ou conservantes e aos quais posso adicionar o que me apetecer, desde mel, flocos de cereais, fruta fresca ou compotas. E a sugestão que aqui apresento é precisamente a junção de um iogurte caseiro com uma compota de physalis.

Gosto de comer physalis ao natural, aquele sabor meio ácido e adocicado é algo que me agrada. Mas tinha no congelador cerca de 1/2 quilo de physalis que me foram oferecidas por um amigo e não sabia mesmo o que fazer com elas. Até que me falaram em compota de physalis. Pesquisei e realmente encontrei algumas receitas. Como gosto do sabor das especiarias nas compotas, adicionei um pau de canela e aromatizei com algumas gotas de limão. Usei ainda a pectina da Condi, que não é mais que um gelificante natural derivado da maçã e frutas cítricas, que quando combinado com o açúcar adquire propriedades espessantes, reduzindo assim o tempo de fervura e ajudando a obter o ponto desejado mais rapidamente. Contudo, mantém todo o sabor e cor da fruta usada. Em menos de nada consegui ter uma compota pronta a usar com os meus iogurtes naturais.


Compota de Physalis
(receita adaptada do blog Sabores Leves)

Ingredientes:
| 500 g de physalis
| 250 g de açúcar amarelo
| 1 pau de canela
| algumas gotas de sumo de limão
| 12 g (1/2 saqueta) de pectina (usei da Condi)

Preparação Tradicional:
Num tacho coloque as physalis, o açúcar, o pau de canela, algumas gotas de limão e a pectina.
Coloque o tacho em lume brando e deixe que levante fervura.
Sem parar de mexer, deixer ferver durante pelo menos 3 minutos.
Retire do lume e se desejar uma compota com uma textura mais fina, triture com a varinha eléctrica durante alguns segundos (não esqueça de remover antes o pau de canela).
Distribua a compota ainda quente em frascos devidamente esterilizados. Feche os frascos e vire-os de boca para baixo até que a compota arrefeça completamente (isto irá ajudar a criar vácuo que permitirá que a compota se conserve por mais tempo).

Preparação Thermomix - Bimby:
Coloque as physalis e o açúcar no copo e programe (5seg/vel5).
Junte o pau de canela, as gotas de limão, a pectina e programe (5min/100ºC/vel1).
Troque o copo de medida pelo cesto coador, por forma a evitar salpicos e programe (3min/Varoma/vel1).
Distribua a compota ainda quente em frascos devidamente esterilizados. Feche os frascos e vire-os de boca para baixo até que a compota arrefeça completamente (isto irá ajudar a criar vácuo que permitirá que a compota se conserve por mais tempo).

Iogurte com Compota de Physalis

Ingredientes: (receita para 8 iogurtes)
| 1 litro de leite magro
| 40 g de açúcar granulado (opcional)
| 50 g de leite em pó
| 1 iogurte natural
| 1 frasco de compota de physalis

Preparação Tradicional:
Leve um tacho ao lume com o leite e aqueça, até levantar fervura. 
Adicione o açúcar, o leite em pó e o iogurte natural e misture bem com um fouet, até que o açúcar dissolva. Leve novamente ao lume, sem deixar ferver, retire e deixe arrefecer um pouco.
Distribua a compota de physalis pelos frascos dos iogurtes e encha os frascos com o preparado de iogurte.
Coloque os frascos na iogurteira durante 8 a 10 horas. 
Passado esse tempo leve ao frigorífico durante pelo menos 4 horas.
Caso não tenha iogurteira, abafe bem os frascos com uma manta polar e coloque-os no forno pré-aquecido a 50ºC, durante 12 horas. Retire e coloque no frigorífico durante pelo menos 4 horas.

Preparação Thermomix - Bimby:
Coloque no copo o leite, o açúcar, o leite em pó e o iogurte natural e programe (4min/50ºC/vel3,5).
Distribua a compota de physalis pelos frascos dos iogurtes e quando o preparado de iogurte estiver pronto, encha com ele os copos. 
Coloque os frascos na iogurteira durante 8 a 10 horas. 
Passado esse tempo leve ao frigorífico durante pelo menos 4 horas.
Caso não tenha iogurteira, abafe bem os frascos com uma manta polar e coloque-os no forno pré-aquecido a 50ºC, durante 12 horas. Retire e coloque no frigorífico durante pelo menos 4 horas.

21 comentários:

  1. Em miúda ia para casa duma vizinha passar tempo e mesmo à entrada da porta costumava ter fisális que eu descaradamente apanhava e comia! Adorava! Há tantos anos que não como! As saudades que me deu agora! Essa compota ficou com uma cor e uma consistência lindas! E os iogurtes estão maravilhosos! Adoro iogurtes caseiros! Tenho uma remessa deles pronta a sair daqui a 1 hora! Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Este post está uma delícia... desde o doce com iogurte, às fotos e ao teu texto, estou deliciada! És lindo e é tão bom ser tua amiga! Bjo grande, mais pra tua miúda gira, tenham uma semana doce!

    ResponderEliminar
  3. Ficou realmente uma delicia, a junção do doce com o iogurte, bem como a descrição do teu post.
    Beijinho
    Paula

    ResponderEliminar
  4. É o facto de por vezes passarmos certas dificuldades ou privações que nos faz dar um maior valor às coisas e aproveitar cada momento que a vida nos dá!
    Esses iogurtes ficaram lindos, como alias já é costume em tudo o que sai da tua cozinha :)
    Beijinhos
    Ana Filipa Costa || Petiscana

    ResponderEliminar
  5. Revejo-me no teu texto, quando eu era miúda os iogurtes eram mesmo um luxo e para nós uma gulodice, foi por isso que a minha mãe começou a fazê-los em casa.
    Tenho uma compota de physalis para publicar desde o ano passado, em casa da minha mãe há sempre muitas physalis, crescem como ervas.

    ResponderEliminar
  6. Adoro iogurtes caseiros por essa mesma razão - podermos fazer com eles aquilo que bem entendermos e quisermos!! Não me revejo nas tuas palavras, porque cresci a comer iogurtes, sempre, ao lanche desde bem pequena que havia sempre um iogurte para mim e um para a minha irmã. Caseiros. Tive a sorte de crescer com uma máquina de iogurtes em casa, e se pão nunca os meus pais fizeram, iogurtes era ás dúzias, e não descansei enquanto não comprei uma iogurteira depois de casada!! Já physalis não é muito a minha onda...
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Adorei ler o teu texto, Célio, sentido em cada palavra. Fiquei a conhecer um bocadinho mais e ti e a gostar ainda mais, pois gosto mesmo é de pessoas verdadeiras e genuínas. Iogurtes caseiros nunca fiz, mas esta compota parece-me que vai sair da minha cozinha também ;)

    ResponderEliminar
  8. a receita parece deliciosa... e vejo pelo seu belo texto que ela tem o gosto de tua infancia, uma verdadeira confort food! vou tentar fazer! abraços e obrigado por compartilhar!

    ResponderEliminar
  9. Não sou grande fã de physalis, nunca fui ou talvez não tenha ainda comido "AQUELAS" physalis, mas confesso que esta receita captou a minha atenção.
    Adorei a ideia e vou certamente experimentar. Com ou sem elas! :P

    ResponderEliminar
  10. Bela ideia, eu tenho imenso no meu jardim já fiz licor mas agora vou experimentar esta compota , beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Esta é uma compota da minha infancia, tal era a quantidade que havia, meio selvagem por quase todo o lado. Por aqui ( Açores) é conhecido por "doce de capucho". Gostei da ideia de o juntares ao iogurte que também não fez parte da minha infância ( a minha mãe que não gosta muito de leite e que detesta queijo!!!!, sempre nos disse que iogurte era "leite azedo",eheh, de modo que só numa adolescência tardia me atrevi a saboreá-los e claro, a adorá-los).
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  12. Phisalis é um fruto com um ar tão distinto ;-) e é tão bom quando conseguimos ter em casa...
    ​Não me canso de ler o teu post​, tão sincero, tão genuíno, tão humilde e despretencioso! É por isso que te adoro meu amigo.
    E também eu só conheci iogurtes bem tarde na minha infância. Nunca mais comi nenhum com sabor igual a essa época, o que lamento.
    Adoraria comer os que aqui nos trazes, juntamente com essa compota. Juntos têm o melhor aspecto do mundo ;-)
    Muitos e muitos beijinhos, queridos
    C

    ResponderEliminar
  13. Célio, esta receita veio mesmo a calhar, tenho physalis para gastar mas nunca provei a compota, também gosto deles ao natural, aquele sabor ácido e doce agrada-me. Imagino que essa compota seja uma delícia e claro fiquei rendida com os teus iogurtes tão exóticos :)
    Lindo post, como sempre ♥
    Bjinho

    ResponderEliminar
  14. adorei a ideia da compota de physalis! È um fruto que não conheço bem, tanho andado a pensar o que poderia fazer para experimentar. Mais uma vez parabéns, mais uma magnifica receita.
    Ana

    ResponderEliminar
  15. Olá Célio,
    Eu nunca fiz iogurtes nem tenho iogurteira, mas sempre que os vejo, fico com vontade de experimentar em casa. Essa compota de physalis está algo de super convidativo!! Adoro physalis!
    Quanto ao teu post, acho lindo como sempre e mais, partilho dessa tua vivência, pois a minha é semelhante e partilho e subscrevo na íntegra as palavras da Mª João, pois és mesmo uma pessoa linda e és, com toda a certeza, um excelente amigo do seu amigo!
    Um beijinho,
    Lia.

    ResponderEliminar
  16. Olá Célio,

    Cá por casa a iogurteira anda paradita pois este tempo quente sabe bem comer os iogurtes de gelatina e ando a beber o iogurte de Kefir (a flor de iogurte).
    Adorei a tua sugestão da compota de physalis. Gosto de comer este fruto ao natural. Assim em compota é mais simples de conservar e guardar este fruto por mais tempo.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Muito bonito o teu post. Também gosto muito de tudo o que é feito em casa e adoro compota de physalis. Esta ficou com um aspecto delicioso :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  18. A minha avó está-me sempre a falar de como os iogurtes eram a maior guloseima, eram para os ricos, etc etc. :)
    Compota de physalis deve ser boa, nunca provei mas gosto do fruto! Esses iogurtes estão lindos e devem ser mesmo saborosos :)

    ResponderEliminar
  19. Engraçado, digo tantas vezes que em miúda comer um iogurte era uma guloseima e agora faz parte da alimentação diária de quase todos. A dada altura, a minha comprou uma iogurteira (a famosa da moulinex em castanho e laranja) e passamos a comer iogurtes com mais frequência. Que sabor que eles tinham :) Sabor a guloseima :)

    ResponderEliminar
  20. Gosto muito do blog e acho que aproveitarei muitas ideias. Como tendo pesquisado sobre alimentação saudável - livre de aditivos e afins - dou-lhe uma ideia: experimente fazer iogurte com leite biológico e iogurte natural biológico (eu compro no Lidl porque são bem acessíveis comparativamente a lojas da especialidade); para espessar utilize agar-agar (é uma alga) que é vendido nas lojas celeiro, por exemplo. Utiliza-se apenas uma colher de chá.
    Experimente :)

    ResponderEliminar