Charlotte de Pera e Chocolate [para todas as mães]


A vida passa demasiado rápido por isso deve ser vivida intensamente. Passamos a maior parte do tempo a correr, de casa para o trabalho, do trabalho para casa, concentrados em objectivos que muitas vezes não têm qualquer fundamento, gastamos energias em tarefas vulgares e até nos preocupamos com assuntos que nem nos dizem respeito. Passamos a vida a queixar-nos do tempo, que não chega para nada, preocupados muitas vezes com as aparências e em construir uma falsa felicidade, muito distante da realidade e do que nos possa realmente fazer felizes. E quando damos por isso, já passaram uns anos e nós simplesmente esquecemos de viver a nossa própria vida. Aquele café que tantas vezes adiamos com um amigo distante ou o telefonema que queremos fazer mas "porque agora não dá jeito" ou "amanhã será mais oportuno". E quando queremos que isso aconteça, já é tarde demais. Devemos aproveitar aqueles pequenos momentos em família, com os que nos são mais queridos. Abraçar quem gostamos ou simplesmente dizer "gosto muito de ti" ou "tenho saudades tuas". Dizer um "bom dia" ou simplesmente sorrir a um desconhecido, abraçar um colega de trabalho.
Hoje celebra-se o Dia da Mãe e tudo o que eu mais queria era que ela estivesse aqui ao meu lado, poder beijá-la, abraçá-la e dizer-lhe "gosto de ti". Mas quis a ironia do destino que ela partisse cedo, muito cedo, mais cedo do que ela alguma vez ela pudesse imaginar. Lembro-me tão bem daquele dia, do dia em que ela para sempre se despediu levando um pedaço de mim.


Poderia estar aqui a escrever longas e intermináveis linhas de lamurias e desabafos, que talvez ninguém iria ler, contar-vos o quanto ela me faz falta e de como as saudades são muitas. Mas prefiro ver o outro lado da história e encarar isto como uma realidade pura e dura. Se ela partiu mais cedo é porque assim estava destinado e tenho a certeza que, onde quer que ela esteja, está de sorriso rasgado, aquele sorriso lindo que lhe era característico, a zelar pelos seus filhos e netos e pelo sem número de amigos que ela tinha. Só tenho que lhe ficar eternamente grato por me ter posto neste mundo e dar-me o dom da vida. Por me ter educado de forma irrepreensível. E se a vida muitas vezes é uma passagem difícil (e acreditem que já tive muitos momentos difíceis), cabe a cada um de nós dar a volta por cima, tornar esses momentos mais fáceis e menos dolorosos e fazer com que a vida valha a pena. Não ficar sentado à espera que as oportunidades surjam, não ficar a dizer mal de tudo e de todos só porque algo não correu como queríamos e ir à luta, todos os dias, agradecendo o facto de estarmos vivos e rodeados de pessoas que gostam de nós. Deixo um apelo, mimem aqueles que vos são queridos, beijem as vossas mães, agradeçam-lhes por estarem cá, digam-lhes o quanto gostam delas. E nem são necessários presentes ou outros bens materiais para manifestar o nosso amor. Façam um bolo caseiro, apanhem uma flor no jardim e ofereçam, um simples beijo que seja... porque viver é das melhores coisas deste mundo. E porque amanhã já pode ser tarde.


Charlotte de Pera e Chocolate
(receita adaptada da revista Saveurs Spécial Desserts 2015)

Ingredientes:
| 200 g de chocolate negro com 70% de cacau (usei Pantagruel)
| 6 ovos
| 3 peras maduras, mas firmes
| 1 pacote de biscoitos Amaretti
| 70 g de açúcar amarelo
| 10 g de manteiga
| 1 pitada de sal

Preparação Tradicional:
Descasque e descaroce as peras e corte-as em pedaços pequenos.
Leve uma caçarola ao lume com o açúcar e assim que começar a caramelizar, adicione a manteiga.
Mexa um pouco com uma espátula e junte os pedaços de pera. Deixe que a pera caramelize, até ganhar uma cor dourada, mexendo de vez em quando. Reserve.
Parta o chocolate negro em pedaços e derreta-o em banho-maria.
Separe as gemas das claras, adicione uma pitada de sal às claras e bata-as em castelo bem firme.
À parte bata as gemas e adicione aos poucos o chocolate derretido, batendo até obter um creme liso.
Com uma espátula incorpore delicadamente as claras no creme de chocolate.
Forre uma forma de charlotte (usei uma taça tipo pyrex) com película aderente (para facilitar esta tarefa, humedeça a forma com água).
Verta metade do creme de chocolate na forma e adicione os pedacinhos de pera, formando uma camada uniforme. Adicione o restante preparado de chocolate e reserve no frigorífico durante pelo menos 4 horas (o ideal será fazer de um dia para o outro).
Desenforme a charlotte para um prato de servir e retire cuidadosamente a película aderente.
Forre a charlotte com os biscoitos Amaretti e de preferência leve mais alguns minutos ao frio, antes de servir.

Preparação Thermomix - Bimby:
Descasque e descaroce as peras e corte-as em pedaços pequenos.
Leve uma caçarola ao lume com o açúcar e assim que começar a caramelizar, adicione a manteiga.
Mexa um pouco com uma espátula e junte os pedaços de pera. Deixe que a pera caramelize, até ganhar uma cor dourada, mexendo de vez em quando. Reserve.
Separe as gemas das claras, coloque a borboleta no copo limpo, junte as claras e programe (6min/vel3,5). Retire e reserve.
No copo limpo coloque o chocolate e programe (5seg/vel9). De seguida programe (2min/50ºC/vel2).
Bata ligeiramente as gemas e programe (2min/vel3). Adicione-as em fio, pelo bocal.
Deixe o chocolate arrefecer e com a espátula incorpore delicadamente as claras no creme de chocolate.
Forre uma forma de charlotte (usei uma taça tipo pyrex) com película aderente (para facilitar esta tarefa, humedeça a forma com água).
Verta metade do preparado de chocolate na forma e adicione ao pedacinhos de pera, formando uma camada uniforme. Adicione o restante preparado de chocolate e reserve no frigorífico durante pelo menos 4 horas (o ideal será fazer de um dia para o outro).
Desenforme a charlotte para um prato de servir e retire cuidadosamente a película aderente.
Forre a charlotte com os biscoitos Amaretti e de preferência leve mais alguns minutos ao frio, antes de servir.

21 comentários:

  1. Olá Célio, está linda a tua Charlotte, as tuas imagens deixam que transpareça a beleza da guloseima que apresentas de tal maneira, que estou para aqui fascinada e com uma vontade enorme de levar esta fatia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Célio: como sempre, dou por mim "hipnotizada" ,a admirar a beleza das tuas fotos e claro também a belíssima sobremesa que nos mostras. Um trabalho que traduz todo o carinho com que o fizeste. Adorei.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Uma introdução comovente e uma saborosa homenagem! Também concordo que devemos mimar e passar tempo com os nossos entes queridos enquanto estão cá! Bjinho e tenho a certeza que a tua mãe se orgulha de ti :)

    ResponderEliminar
  5. Apesar de não ser a maior fã de charlottes e de pêras, não podia deixar de comentar, mais uma vez, o teu blog inspirador. As fotografias que nos arrebatam e inspiram por completo, que nos fazem continuar o nosso trabalho com mais afinco; e as tuas palavras, carregadas de sentido e de amor :) Viver o presente ao máximo e com as boas memórias no coração, assim deve ser.
    Teresa | A Cozinha da Ovelha Negra

    ResponderEliminar
  6. Desta vez Célio, confesso que fiquei rendida à tua introdução, tocou-me particularmente...
    Relativamente à tua charlotte deve ter ficado otima, e claro, ilustrada com estas fotos acho irresistível!!
    E concordo contigo, devemos tirar o máximo partido de cada dia, a vida é preciosa e muito curta para a desperdiçarmos!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Um mimo delicioso para um dia especial!
    Onde a tua mãe estiver, certamente terá sorrido para ti

    ResponderEliminar
  8. E pronto, já me deixaste a chorar baba e ranho (sou uma rapariga muito sensível e choro por tudo e por nada... ainda no sábado fui ao casamento de uma amiga e fui apanhada várias vezes de lágrimas nos olhos!)
    Com tudo isto, acabei por não passar o dia da Mãe com a minha, mas como a própria diz, o dia dela é todos os dias! E se a Mãe diz, quem sou eu para contrariar :)

    ResponderEliminar
  9. Olá Célio
    Linda charlote, e uma grande homenagem ás Mâes!! E gosto de ler os textos que nos levam para as nossas memórias! Boa semana
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Olá Célio,
    Concordo com as tuas palavras. Nunca devemos deixar para depois o que queremos fazer ou dizer. Devemos aproveitar cada momento e acima de tudo dizer o que nos vai na alma. Porque o amanhã poderá já não existir e o presente, esse sim é certo. Felizmente posso dizer tudo o que sinto à minha mãe, mas infelizmente já soube o que é deixar para amanhã frases que queria dizer, ou coisas que gostaria de ter feito e não o fiz e só me dei conta disso quando infelizmente já não tive oportunidade.
    Falando agora de coisas bem mais alegres e gulosas. Este teu Charlotte é um autêntico pecado.E o que eu adoro estes pescados :) :)
    Beijinho grande
    Ana

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Que palavras tão lindas e que homenagem maravilhosa à tua Mãe, Célio! Onde estiver, ela vai ficar feliz por ser tão amada e orgulhosa por ter educado um filho tão bom!
    E, tenho a certeza, de que iria adorar esta maravilhosa e original charlotte que fizeste. Está como de costume, deslumbrante!
    Um grande beijo!

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Olá Célio,
    Conheço tão bem esses sentimentos de que falas. É curioso que este teu texto poderia ter sido escrito por mim de tanto que me identifiquei com as tuas palavras. Aquilo que descreves eu também vivi.
    A verdade é que a vida é mesmo demasiado breve e nós não podemos simplesmente deixa-la passar, temos que a viver e especilamenteamar, amar muito e dizer-lo sem reservas a todos os que nos são queridos.
    A tua charlote está maravilhosa e original, mesmo sem a provar sei que está deliciosa, foi temperada com tanto amor e carinho.
    Acompanhando o teu blogue sei que és uma pessoa especial, vê-se em tudo o que mostras, no que escreves, na sensibilidade das tuas lindas fotos, na magia das tuas criações.. Espero que a vida te brinde com muitos, muitos momentos felizes junto dos que amas.
    P.S. A tua mãe não levou um pedaço de ti... não, ela deixou contigo o melhor dela :)
    Bjs.

    ResponderEliminar
  15. Célio,
    deixaste-me com a lágrima ao canto do olho! Imagino que para ti não deva ter sido nada fácil escrever o que escreveste, imagino a lágrima sempre a correr, porque as saudades existem!
    Imagino o sofrimento ao ver partir a mãe! Felizmente tenho a minha bem perto e não me canso de dizer as palavras que referes! Porque para mim além de mãe é a minha melhor amiga! Gosto de ti de facto nunca é pouco dizer!
    Mas onde estará ela está a olhar pelos filhos e pelos netos e estará com esse sorriso rasgado ao ver tamanhas maravilhas do filho e palavras tão bonitas!
    A tua charlotte está simplesmente linda :) Adorei, as fotografias encantadoras! A receita linda, apetece mesmo pegar nessa colher e começar a devorá-la! Gostei muito dos ingredientes!
    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  16. Célio, emocionei-me ao ler-te. Cada palavra.
    Temos mesmo de aproveitar cada momento com os nossos mais queridos, viver com eles todos os momentos possíveis e dizer-lhes o quanto gostamos deles. Nada de prendas materiais, não é preciso nada disso, basta mesmo um abraço e um beijinho. E saberem que estamos sempre cá para eles.
    Penso tantas vezes nisso, em como é bom ter as mulheres da minha vida junto a mim.
    Imagino as tuas saudades, mas onde quer que ela esteja estará feliz com estas tuas palavras.
    E essa charlotte está linda! Adoro a combinação de pêra e chocolate, é maravilhosa.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Querido Célio,
    Os teus posts do dia da mãe emocinonam-me sempre.
    Não me esqueço do quanto fiquei emocionada com o do ano passado e este, foi a gota de água, pois está profundamente emocionante e lindo e a tua mãe, esteja onde estiver, deve ter um orgulho enorme e ENORME mesmo, na pessoa que és e olha, como já te disse no insta, mais pessoas como tu deviam proliferar nesta blogosfera, pois seria, sem dúvida, um espaço bem mais lindo e puro e sobretudo, menos contaminado!!
    A tua charlotte, nem comento, pois as fotos falam por si e mais não há a acrescentar.
    Um grande beijinho,
    Lia.

    ResponderEliminar
  18. O texto está lindo, assim como as fotos! Uma dedicatória maravilhosa para quem a merece :)

    ResponderEliminar
  19. Querido Amigo,

    Ler-te colocou-me um nó na garganta !
    Por Ti... mas também por Mim !
    Não porque não tenha Mãe, não...
    Ainda a tenho, graças a Deus e compreendo muito bem a tua "inveja" positiva de que me falaste quando comentaste a minha publicação.
    Mas porque transferi o sentimento das tuas palavras para o Pai, que já partiu, que já se foi também... :(

    Sei a tua Dôr !
    Conheço a Perda, o cruel sentimento de Impotência, o Sangrar da Alma ao ver partir quem não queremos que vá ainda... ainda não, ainda não era a hora... :(
    Sei das Lágrimas... das noites mal dormidas provocadas pela cortante ausência...
    Sei do afagar das fotos como se lhes pudéssemos chegar através do papel, sorrimos porque eles nos sorriem nas fotos e logo os olhos marejados de água não resistem e o rosto fica encharcado pelo desespero da Perda.
    Ah ! Como sei Amigo, como sei ! :'(

    Mas sabes do que sei também ?
    Que estamos vivos e que os nossos queridos querem que sejamos felizes, querem que tenhamos sucesso a todos os níveis, por isso Amigo, onde quer que a Mãe esteja, sente-se deveras orgulhosa da pessoa que és, do Profissional que és, do Ser Humano que és.
    Não penses que Ela se foi.
    Pensa antes que um dia estarás de novo a seu lado ! :)

    A tua homenagem é deveras maravilhosa, a Charlotte é exuberante e encantadora e tudo nela me agrada pois a combinação da pêra com o chocolate é deliciosa !
    Quanto às fotos, Célio, já sabes que são para mim sempre belíssimas, adoro contemplá-las uma e outra vez, sem nunca me cansar !

    Obrigada pela tua amizade, um grande Beijinho para ti e boa semana !

    Isabel

    ResponderEliminar
  20. Lindo este teu post Célio...
    Tenho a certeza que a tua mãe, onde quer que esteja, está muito orgulhosa por ter um filho tão querido como tu :)
    Um sonho de charlotte, amei ♥

    ResponderEliminar
  21. Lindo...
    Tudo o que fazes é cheio de muito Amor e Dedicação e esta não podia deixar de o ser.
    Tens sempre fotos lindíssimas que transmitem tudo o que colocas nas tuas criações Belíssimas!

    http://teresadeodatotudoaolho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar