Carpaccio de Beterraba e um passeio feliz pela Zona Oeste


No fim-de-semana que passou fiz um agradável passeio pela zona Oeste de Portugal. Com um sol envergonhado a espreitar por entre nuvens, voltei à cidade que tanto adoro, as Caldas da Raínha. Apesar dos quase 100 Km que separam a minha residência daquela cidade, gosto de lá ir sempre que posso. Por vários motivos. Porque a cidade respira cultura em cada recanto. Porque tem nas proximidades umas belas praias onde apetece caminhar. Porque existe ali a fábrica e loja Bordallo Pinheiro (a perdição de qualquer food blogger). Porque as gentes de lá são simpáticas e sabem receber. Porque gosto das cavacas e dos beijinhos das Caldas. Porque tem um lindo e imenso jardim, onde apetece ficar. Mas o que verdadeiramente me faz regressar lá, e acreditem que vou de propósito por isso, é o mercado da cidade. Um mercado de rua, não muito grande, que me faz lembrar o da vila onde nasci (que já não é a mesma coisa), onde podemos comprar os produtos mais frescos, directamente vindos do produtor. Ali encontramos pequenos produtores, gente das lides do campo e da terra, que vendem e exibem com orgulho os produtos que cultivam. Encontra-se quase tudo, desde ervas aromáticas, pão, fruta, legumes, doces regionais, flores e artesanato.

Existe a chamada "fruta feia", aquela que os supermercados não aceitam vender, por ter um calibre inferior. Aquela que é, acreditem, mais saborosa e genuína. Dá gozo comprar, não só pela qualidade dos produtos, que é excelente, como também pelo preço. Por menos de 1€ compram-se 4Kg de fruta. E não, não estou a exagerar. Fruta da boa, a bela da Pera Rocha, típica daquela zona, ou a deliciosa Maçã de Alcobaça. O cheiro que paira no ar é inexplicável, sabe tão bem passear por entre aquelas bancas.


Uma coisa que encontrei numa banca, e que não resisti a trazer comigo, foi a beterraba. Mas esta beterraba era diferente. Ainda tinha as folhas, ainda vinha molhada e suja da terra, linda e fresca, acabada de cultivar. Uma raridade que não está ao alcance de todos e que resolvi comprar na hora. 
Queria preparar algo com ela, mas algo em que pudesse apreciar ao máximo o seu sabor, tirar o melhor partido daquele legume. Foi então optei por fazer uma receita simples, um carpaccio de beterraba, que resultou numa entrada diferente e carregada de sabor. Uma delícia!

Naquela cidade tive também a oportunidade de, finalmente, conhecer a loja A Venda, bem como o casal por detrás deste projecto. Fui à procura do meu The Kinfolk Table, que não estava disponível. Mas a loja, que conheci no Facebook, essa é encantadora e o ambiente bastante acolhedor. Tem artigos de cozinha e para decoração da casa que são irresistíveis e os donos são de uma simpatia única. Se forem para aquelas bandas, não deixem de visitar, prometo que não se arrependem. Recentemente criaram a loja online, onde podem encomendar os artigos que mais gostarem. Visitem aqui.


Não muito longe das Caldas da Raínha, tive ainda a oportunidade de conhecer um restaurante que recomendo vivamente, o restaurante "Solar dos Amigos". Foi no A Marmita Lisboeta que li sobre ele e fiquei curioso. Fica numa pequena aldeia chamada Guisado a uns escassos 10 Km da cidade. De uma decoração rústica antiga e típica daquela região, cuja inspiração é a chita de Alcobaça, encontra-se dividido em 5 salas, todas elas temáticas. Os pratos são fartos e de muita qualidade e as sobremesas, irresistíveis. E se ao princípio os preços podem parecer assustadores, as doses são generosas e dão para duas, três pessoas. 
O ambiente convida mesmo a ficar e a conversar entre amigos, enquanto se saboreiam os deliciosos pratos que nos apresentam. No final, ainda somos brindados com um licor e uns deliciosos bolinhos.



Neste Carpaccio, combinei a beterraba com o delicioso queijo curado da marca Tété. Uma dupla deliciosa à qual juntei uns pinhões tostados. Uma entrada irrepreensível!

CARPACCIO DE BETERRABA

Ingredientes:
| 2 beterrabas
| pinhões q.b.
| 1 queijo curado (Tété)
| folhas de rúcula q.b.
| sumo de limão
| pimenta q.b.
| flor de sal (by Necton)
| 1 fio de azeite

Preparação:
Aqueça uma frigideira ao lume, e toste os pinhões, até que fiquem dourados. Reserve.
Descasque as beterrabas e coza-as num tacho com água e uma pitada de sal.
Depois de cozidas, corte-as em rodelas finas e disponha-as num prato ou travessa. Regue com umas gotas de sumo de limão.
Por cima da beterraba, disponha o queijo, cortado em fatias finas.Junte as folhas de rúcula e espalhe por cima os pinhões tostados.
Tempere com flor de sal e pimenta e regue com um fio de azeite.



26 comentários:

  1. Conheço pouco as Caldas. O nome lembra-me logo as cavacas, que é um doce que me cheira a férias, porque temos a tradição de comprar um pacote quando vamos de férias, seja qual for o destino! Gostei muito de conhecer um bocadinho desta terra através das fotos. Que edifício tão bonito o das janelas compridas! Que belo fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
  2. Ainda não me conquistei com a beterraba. Já tentei mas não é mesmo para mim...
    Agora o que me conquistou foi essas fotografias, pois não conheço as Caldas da Rainha mas gostava muito!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  3. E sabes que existe mesmo ao lado do Solar dos Amigos uma lojinha que vende umas forminhas para podermos trazer o que sobra daquelas mega doses?? ;)
    Adorei este carpaccio.

    ResponderEliminar
  4. Vou com frequência ao Solar dos Amigos, é um excelente restaurante!

    ResponderEliminar
  5. Gosto de tudo neste post, podes-me convidar para uma entrada destas! Mas experimenta assar a beterraba com pele no forno, fechada em folha de alumínio, para não perder as vitaminas na água da cozedura ;)
    O Solar dos Amigos é um sítio especial, de facto! As Caldas têm o encanto que tu mostras, mas também estão cheias de graffitis ou rabiscos e muitas ruínas...

    ResponderEliminar
  6. Célio que lindas fotos, e que maravilhoso e proveitoso final de semana tivestes. Esse lugar onde se pode comprar legumes, hortaliças e frutas frescas é uma bênção. Nos dias de hoje dificilmente se acha lugares e mercadões assim. Aqu iem São Paulo temos o Mercadão que tem uma imensa variedade de frutas e legumes mais frescos que os vendidos nas feiras, porém não tão frescos como os que vc presenciou. Adoro beterraba, aproveito até as folhas quando faço charutinhos de carne com elas. Seu carpaccio ficou magnifico, e decerto muito saboroso. Bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Um fim de semana, para recordar, pois pelo que nos contas, e descreves tão bem, foi no seu todo delicioso.

    As tuas fotos sempre magnificas, adorei.

    A zona oeste tem locais muito bonitos e simpáticos.

    Eu gosto de beterraba em saladinhas, gosto do seu sabor forte. A tua entrada ficou maravilhosa com esse queijinho...

    Venha de lá o sol, para podermos aproveitar o que de bom, temos por cá.

    Beijinho

    Paula

    ResponderEliminar
  8. Que fotos lindas Célio e que belo carpaccio este que nos trazes. Ai as loiças Bordalo Pinheiro... que tentação!!!
    Adorei. Adoro beterraba e esta tua combinação de ingredientes, como é hábito, está fabulosa!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  9. só tu para me pores a suspirar por beterraba, cujo sabor nunca me convenceu mas cujas propriedades nutricionais me obrigam a inclui-la na dieta. bjs e da próxima prova o pão de ló da ti' piedade! ;)

    ResponderEliminar
  10. Célio: a apresentação dos teus pratos é soberba!! Com esta apresentação até eu comia a bendita beterraba ( da qual não sou exatamente fã,rsrs). E as fotos??? Maravilhosas. Ainda bem que partilhaste,pois adorei .
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  11. Olá Célio, também gosto de Caldas. Tenho uns amigos lá, mas há muito tempo que não vou lá, quando for, não me esquecerei destas tuas recomendações tão boas.
    Quanto à beterraba, ainda estou totalmente convencida, ainda não gosto muito, mas ando a experimentar diferentes formas de a degustar! Este teu carpaccio ficou mesmo lindo!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá Célio,

    esta vez a receita fica para segundo plano, em primeiro estão essas fotos que como já te disse são dignas e qualquer roteiro turístico, lindas e incrível como focaste o quase desconhecido e despercebido das Caldas, adorei.
    Gosto de beterraba e aqui em casa plantamos sempre, ficou linda a tua sugestão e com muito bom aspecto, um pratinho bem saudável.
    Com as fotos até me esqueci de dizer que adoro a Bordalo Pinheiro se gosto:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Gosto muito de beterraba na salada.
    A tua ficou bem ao meu gosto.
    bj

    ResponderEliminar
  14. Eu adoro a zona oeste, cheia de locais bonitos como esse que mostraste :) Esse restaurante parece-me mesmo muito bem, e adorei a tua sugestão, nunca tinha visto, mas parece uma delicia ;)

    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  15. Adorei a reportagem, Célio! Conheço e gosto tanto do mercadinho de que falas... tem produtos frescos, os queijos, os bolinhos e o pão... é uma perdição! :)
    Agora o carpaccio... a beterraba anda a persseguir-me, logo eu, que nem gosto muito dela... hoje dei comigo a olhar para elas a pensar em comprar. Não comprei, mas agora fiquei arrependida!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Ja fui tão feliz nas Caldas amigo Celio e ao ver estas fotos e ler este teu post, fez com que me apetecesse meter já ao caminho para la hehehe. O carpaccio tem um ar delicioso.

    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  17. Olá Célio :)

    Pois que sei muito bem do que falas... :)
    Conheço as Caldas da Rainha (em miúda chamava-lhe "a casa da rainha"), o mercado de aromas e sabores únicos, a Foz do Arelho (praia tão linda e tão apetecível), conheço a Bordallo Pinheiro, mas não conheço a loja e o restaurante de que falas... talvez um destes dias ! :)
    O teu carpaccio está fantástico, tenho pena de não usar mais a beterraba, mas a minha gente não se encantou muito com ela na ultima vez que a usei num bolo !
    Gosto muito dela bem avinagrada e tenho a certeza que gostaria também dela assim, feita de forma simples e deliciosa !
    Belíssimas fotos, adorei também rever as Caldas ! ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Adorei as fotos das paisagens, apetece muito lá voltar. Adorei a reportagem e tenho de experimentar este carpáccio. Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Eu e a beterraba temos um problema, melhor dizendo, devo ser mais eu que tenho um problema com ela :)
    Belo passeio. Tenho de ir às Caldas, ao Bordallo Pinheiro, sou perdida por alguma louça deles.
    Beijinho e bom fim-de-semana, Célio.

    ResponderEliminar
  20. Olá Célio,
    Foi um excelente passeio sem dúvida, as fotos estão lindas.
    Já fui às Caldas mas não ao Bordalo PInheiro... na altura não tive tempo, mas é uma visita que quero fazer, adoro a louça.
    Este carpaccio faz um prato lindo. Dele comia tudo, menos a beterraba, é que não sou mesmo apreciadora.
    A minha vizinha tem uma horta e chegou a dar-me, mas não consigo gostar de beterraba.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  21. gosto tanto da receita e o livro the kinfolk table, é mesmo um must-have!! :)
    abraço

    ResponderEliminar
  22. pelas fotos deve ter sido um passeio e tanto :))

    ResponderEliminar
  23. Um belo passeio e um belo carpaccio, gostei da ideia.
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar
  24. Adorei as fotos :) Gosto muito da zona!!!
    E este carpaccio é mesmo muito original, gostei da ideia!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Olá Célio!
    Que passeio fantástico! Os mercados têm realmente produtos de qualidade, apesar das grandes superfícies acharem que não têm o calibre necessário para vender.
    Também estive recentemente nesse restaurante. A comida é deliciosa, apesar dos pratos ser um pouco caros! No entanto as doses são tão grandes que dá para duas ou três pessoas como disseste... Espero lá voltar brevemente!
    O teu carpaccio de beterraba é muito original! Deve ter ficado delicioso e assim conseguiste saborear o seu sabor tão característico.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Olá Célio!
    Que belíssimo post nos trazes...adorei, aliás passeio muitas vezes por entre essas árvores, lago e edifícios maravilhosos....adoro a cidade!!!
    O mercado é mesmo ao meu gosto, ao ar livre, como deve ser e parece que os produtos chamam por nós :).
    A tua sugestão é linda e saudável mas cá por casa beterraba só com disfarce!!!
    Vejo que ficaste fã do solar dos amigos....eu sou há uns bons anos pois da Nazaré ao Guisado é um passo e vale mesmo a pena disfrutar daquelas iguarias...nhammmm...preferia ainda quando o restaurante não tinha feito melhorias na sala grande.....as mais bonitas são as pequenas e junto ao lume é um espetáculo....!!! bem já estou com vontade de lá ir outra vez.
    Beijinhos e resto de boa semana.



    ResponderEliminar