Bolo de Noz e Café

É difícil resistir a uma sobremesa que leve noz. Para além de ser um fruto muito rico e recomendado nutricionalmente, combina com quase tudo e tem um sabor muito especial. Eu adoro nozes e a textura da noz com a energia do café só pode resultar num bolo muito delicioso. Esta receita foi-me enviada na newsletter mensal da Bimby.



Ingredientes: 

120 g miolo de noz
3 ovos
150 gr. de açúcar mascavado
75 gr. manteiga à temperatura ambiente, mais q.b. p/ untar
3 c. sopa de café forte
180 g farinha tipo 55, mais q.b. p/ polvilhar
1 c. chá de fermento em pó p/ bolos
 
50 g açúcar (em pó)
140 g queijo creme
Sumo de ½ limão

Pré-aquecer o forno a 180°C. 

Método Tradicional:
Picar a gosto o miolo de noz e reservar.
Com a batedeira, bater num recipiente a manteiga com o açucar até obter um creme homogéneo e amarelado. Adicionar os ovos e bater cerca de 4 minutos. Adicionar a farinha, o café e o fermento e envolver bem com uma colher de pau. Adicionar 110gr. de noz picada e misturar.
Colocar a massa numa forma de bolo inglês com aprox. 25x10 cm, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha e levar ao forno a 180°C cerca de 45 minutos. Retirar e deixar arrefecer.

Com a vara de arames, bater o açucar em pó com o queijo creme e o sumo de limão durante 5 minutos, até o creme engrossar. Cubrir o bolo com este creme e decore com o miolo de noz reservado.

Método Thermomix-Bimby:
Colocar no copo o miolo de noz e picar (3 seg/vel 5). Retirar e reservar.
Inserir a borboleta. Colocar no copo os ovos e o açúcar mascavado e bater (3 min/vel 3).
Retirar a borboleta e adicionar a manteiga, o café, a farinha e o fermento. Envolver (20 seg/vel 3).
Adicionar 110 g do miolo de noz picado, reservado e misturar (15 seg/vel 3). Colocar a massa numa forma de bolo inglês com aprox. 25x10 cm, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha e levar ao forno a 180°C cerca de 45 minutos. Retirar e deixar arrefecer.
 
No copo limpo e seco colocar o açúcar e pulverizar (10 seg/vel 10).
Adicionar o queijo creme e o sumo de limão e misture (15 seg/vel 6). Cubrir o bolo com este creme e decore com o miolo de noz reservado.

Sem comentários:

Enviar um comentário