Faux Gras || Foie Gras Vegetariano


Petiscar. É das coisas que mais gosto de fazer, principalmente nesta altura do ano em que os dias são longos e as tardes soalheiras e quentes convidam a ir a uma esplanada tomar uma bebida bem fresca e petiscar umas iguarias. Ou simplesmente convidam a sentar confortavelmente na varanda ou a estender uma manta no jardim e partilhar alguns momentos de descontração entre amigos e família, enquanto se provam uma e outra iguaria. Petiscos rimam com verão, sabem a sol, a sal e a férias e apesar destas ainda estarem longe, todos os momentos devem ser aproveitados, porque afinal o verão está mesmo aí e este clima maravilhoso tem de ser aproveitado ao máximo. E se há coisa em que nós, portugueses, somos peritos, é em petiscos. De norte a sul do país, seja qual for a localidade, facilmente encontramos um estabelecimento que serve sempre uns belos petiscos. Desde os tão procurados caracóis, passando pelos deliciosos queijos e enchidos, as moelinhas ou os pipis, a salada de polvo que eu adoro, as orelhinhas de porco ou os pezinhos de coentrada, e claro, nunca esquecendo as ameijoas à bulhão pato ou os irresistíveis camarões do rio. Tudo é delicioso e perfeito para acompanhar uma cerveja gelada ou um vinho branco bem fresco enquanto se trocam dois dedos de conversa e se matam saudades dos amigos e familiares emigrantes, que por esta altura estão de regresso ao nosso país.


Quando falamos de petiscos, referimos-nos a pequenas iguarias, normalmente ingredientes regionais que são trabalhados de forma prática e prontos a abrir o apetite de qualquer comensal. A receita de hoje é um verdadeiro petisco e apesar de não ser de origem nacional é entre os franceses que é muito apreciado. Já todos certamente ouviram falar de foie gras, ainda que nem toda a gente tenha certamente provado. Esta iguaria faz parte do património gastronómico francês, ainda que tenha tido origem no Egipto à muitos milhares de anos. Muitos adoram-no mas outros detestam-no, talvez devido à forma controversa como ainda é produzido. Traduzindo do francês, foie gras significa "fígado gordo" e não é mais do que o fígado de patos ou gansos que são alimentados de forma industrial, várias vezes ao dia, por forma a obter num curto espaço de tempo um fígado dez vezes maior que o tamanho de um fígado normal que posteriormente é cozinhado ou usado em paté.

Mas fiquem descansados, pois esta receita é tudo menos o verdadeiro paté de foie gras, é antes uma alternativa bem deliciosa, com um sabor bem vincado e característico, totalmente vegetariana e daí se chamar faux gras (um falso foie gras). A receita é de Rebecca Leffler mas foi no blog do Chef David Lebovitz que eu a encontrei e logo quis experimentar. É basicamente um paté de lentilhas e cogumelos frescos que juntamente com as ervas aromáticas vão conferir notas muito semelhantes ao verdadeiro paté de foie gras. Acaba por ser uma alternativa bem mais saudável que o original e em termos de sabor, asseguro-vos que não fica mesmo nada atrás. Aconselho toda a gente a experimentar e a dar a provar aos amigos e família lá em casa. Tentem que adivinhem os ingredientes que compõem este paté e tenho a certeza que dificilmente irão acertar à primeira, pois nem tudo o que parece, realmente é. Acompanhem, se possível, com este delicioso vinho branco, bem fresco, e saboreiem esta iguaria num momento de descontração com aqueles que mais gostam.


Faux Gras || Paté de Lentilhas e Cogumelos
(receita adaptada do Chef David Lebovitz)

Ingredientes:
| 100 g de cogumelos Paris
| 60 ml de azeite extra virgem
| 1 cebola roxa pequena
| 2 dentes de alho
| 160 g de lentilhas castanhas *
| 140 g de nozes (ou nozes pecan)
| 2 c. (sopa) de sumo de limão
| 1 c. (sopa) de molho de soja
| 2 c. (sopa) de alecrim fresco picado
| 2 c. (sopa) de tomilho fresco picado
| 2 c. (sopa) de salva fresca picada
| 2 c. (sopa) de Cognac ou Brandy (opcional) 
| 1 c. (sopa) de açúcar amarelo
| 1 pitada de pimenta de cayenne
| sal e pimenta q.b.

* As 160 g de lentilhas, depois de cozidas aumentam de volume e de peso, pelo que irá obter cerca de 400 g depois de escorridas, o necessário para a receita. Siga as instruções da embalagem para a cozedura.

Preparação Tradicional:
Limpe os cogumelos com um pincel ou lave-os em água corrente e corte-os em lâminas.
Coloque o azeite numa caçarola em lume brando, adicione a cebola e o alho picados e salteie durante 5-6 minutos, até que a cebola fique translúcida.
Junte os cogumelos e cozinhe por 5 a 8 minutos, o tempo suficiente para que eles fiquem macios.
Retire do lume e reserve.
Num processador de alimentos, coloque as lentilhas cozidas, as nozes, o sumo de limão, o molho de soja, o alecrim, o tomilho, a salva, o cognac (se optar por usar), o açúcar amarelo e a pimenta de cayenne. Triture durante alguns minutos até obter um puré.
Adicione os cogumelos reservados e triture novamente até atingir a consistência de paté.
Prove e rectifique os temperos, adicionando sal e pimenta e/ou sumo de limão ou  molho de soja.
Coloque o paté em frascos esterilizados e leve ao frigorífico algumas horas para ganhar firmeza.
Sirva fresco com pão de sementes ou tostas, podendo ser acompanhado com um chutney de cebola roxa.

Preparação Thermomix - Bimby:
Limpe os cogumelos com um pincel ou lave-os em água corrente e corte-os em lâminas.
Coloque a cebola e os dentes de alho no copo e programe (5seg/vel5).
Adicione o azeite e programe (6min/100ºC/vel1).
Junte os cogumelos e programe (8min/100ºC/vel1).
Adicione as lentilhas cozidas e os restantes ingredientes com excepção da sal e da pimenta e programe (1min/vel5). Se achar necessário baixe o paté que fica nas paredes do copo.
Prove e rectifique os temperos, adicionando sal e pimenta e/ou sumo de limão ou  molho de soja.
Se achar necessário programe mais alguns segundos na vel 5 até atingir a consistência desejada.
Coloque o paté em frascos esterilizados e leve ao frigorífico algumas horas para ganhar firmeza.
Sirva fresco com pão de sementes ou tostas, podendo ser acompanhado com um chutney de cebola roxa.

17 comentários:

  1. Adoro patés. Costumo fazer um de figados de galinha que acho irresistivel, mas ando sempre em busca de mais opções. Ao mesmo tempo ADORO lentilhas - é daquelas coisas que não me canso de comer, mesmo!!! - e ver uma receita de paté que as usa, deixa-me mesmo cheia de vontade de experimentar... já a guardei para mais tarde usar!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Excelente petisco alternativo, aposto que vai surpreender à mesa!

    ResponderEliminar
  3. Este faux gras conquistou-me pelos ingredientes naturais e saudáveis! Eu vou experimentar...
    Fotos lindas como sempre!
    um beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Esta tua listinha de petiscos fez-me desejar férias rapidamente. Os meus dias na esplanada da Praça da República e os passeios à beira rio com os restaurantes marginais cheios desses petiscos...
    Apesar de não ser muito amiga de fígado, o teu "faux gras" agrada-me substancialmente!
    Para não variar, tudo em que pois as mãos sai PERFEITO... C'orgulho tenho deste meu amigo, (coração) :-)
    Mil beijos e um fim de semana fantastic para ti e para a tua menina linda.
    C

    ResponderEliminar
  5. Vou experimentar. Até porque deteste foie gras (só o cheiro a figado já me enoja) e o meu esposo adora, portanto acho que temos aqui um excelente compromisso :)

    ResponderEliminar
  6. Adoro paté, de todas as maneiras e feitios. Este não podia ser melhor , saudável, com cogumelos ( que adoro) e lentilhas (que adoro). Perfeito!!! mais uma vez parabéns, pela receita maravilhosa e as fotos lindas!!

    ResponderEliminar
  7. Adoro paté!
    Esta tua alternativa é fantástica , deve ficar uma delícia.
    Bjs
    Margarida

    ResponderEliminar
  8. Olá Célio,
    Gostei desta ideia de petisco mais saudável, com ingredientes fáceis de encontar e simples de confecionar... acho que irei experimentar (mas que raio não páro de rimar), ahahah!
    Gostei muito das tampinhas dos frasco e das etiquetas, deu-lhe um ar muito "gourmet" e ao mesmo tempo bem caseirinho!
    Eu já devorei tudinho com os olhos... imagima se lhe deito a mão...
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Olá, Célio

    Adorei esse paté vegetariano. Óptima sugestão para se começar um jantar.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/gelado-de-limao-com-molho-de-caramelo.html

    ResponderEliminar
  10. Wow this spread sounds delicious!

    http://beautyfollower.blogspot.gr/

    ResponderEliminar
  11. Adoro petiscar! Sabe tão bem, e temos petiscos tão bons.
    Uma mesa cheia deles e de muita gente é bom motivo para estar à mesa.
    E adoro patés (fois gras não entra em casa devido à forma como é produzido, e até porque não aprecio fígado), especialmente este tipo assim levezinho e delicioso, barrado em tostas e pãozinho. Gostei imenso das embalagens.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Eu já tive a oportunidade de provar foie gras do verdadeiro, gostei mas não ache que valha o dinheiro... Há imensos patês em França, uns melhores que outros e outroa ainda a bons preços. Mas acho que nós Portugueses e também um pouco os Espanhois são os reis a petiscar! Não troco um pires de orelha por nenhum foie gras do mundo! A tua receita parece ser muito saborosa, pelo menos não andaste a encher o bucho dos patos à força como eles fazem, um beijo.

    ResponderEliminar
  13. Parece incrivel! Quanto tempo dura, aproximadamente, no frigorifico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gabriela!
      Depois de aberto recomendo o consumo nos próximos 4 a 5 dias. Mas se guardado num frasco hermético e que tenha sido devidamente esterilizado, pode durar até um mês.
      Obrigado.

      Eliminar
    2. Muito obrigada! Tenho de experimentar :) continuação de um bom trabalho!
      Aproveito, já agora, para me apresentar como estudante de Ciencias da Nutrição, da FCNAUP e partilhar uma página que criei com dois colegas da faculdade: http://nutricaoviva.com/
      Publicamos artigos sobre assuntos correntes, mas com o devido fundamento cientifico, ao contrario do que vemos muitas vezes em qualquer página da Internet.
      Obrigada ;)

      Eliminar