Petiscar. É das coisas que mais gosto de fazer, principalmente nesta altura do ano em que os dias são longos e as tardes soalheiras e quentes convidam a ir a uma esplanada tomar uma bebida bem fresca e petiscar umas iguarias. Ou simplesmente convidam a sentar confortavelmente na varanda ou a estender uma manta no jardim e partilhar alguns momentos de descontração entre amigos e família, enquanto se provam uma e outra iguaria. Petiscos rimam com verão, sabem a sol, a sal e a férias e apesar destas ainda estarem longe, todos os momentos devem ser aproveitados, porque afinal o verão está mesmo aí e este clima maravilhoso tem de ser aproveitado ao máximo. E se há coisa em que nós, portugueses, somos peritos, é em petiscos. De norte a sul do país, seja qual for a localidade, facilmente encontramos um estabelecimento que serve sempre uns belos petiscos. Desde os tão procurados caracóis, passando pelos deliciosos queijos e enchidos, as moelinhas ou os pipis, a salada de polvo que eu adoro, as orelhinhas de porco ou os pezinhos de coentrada, e claro, nunca esquecendo as ameijoas à bulhão pato ou os irresistíveis camarões do rio. Tudo é delicioso e perfeito para acompanhar uma cerveja gelada ou um vinho branco bem fresco enquanto se trocam dois dedos de conversa e se matam saudades dos amigos e familiares emigrantes, que por esta altura estão de regresso ao nosso país.
Quando falamos de petiscos, referimos-nos a pequenas iguarias, normalmente ingredientes regionais que são trabalhados de forma prática e prontos a abrir o apetite de qualquer comensal. A receita de hoje é um verdadeiro petisco e apesar de não ser de origem nacional é entre os franceses que é muito apreciado. Já todos certamente ouviram falar de foie gras, ainda que nem toda a gente tenha certamente provado. Esta iguaria faz parte do património gastronómico francês, ainda que tenha tido origem no Egipto à muitos milhares de anos. Muitos adoram-no mas outros detestam-no, talvez devido à forma controversa como ainda é produzido. Traduzindo do francês, foie gras significa "fígado gordo" e não é mais do que o fígado de patos ou gansos que são alimentados de forma industrial, várias vezes ao dia, por forma a obter num curto espaço de tempo um fígado dez vezes maior que o tamanho de um fígado normal que posteriormente é cozinhado ou usado em paté.
Mas fiquem descansados, pois esta receita é tudo menos o verdadeiro paté de foie gras, é antes uma alternativa bem deliciosa, com um sabor bem vincado e característico, totalmente vegetariana e daí se chamar faux gras (um falso foie gras). A receita é de Rebecca Leffler mas foi no blog do Chef David Lebovitz que eu a encontrei e logo quis experimentar. É basicamente um paté de lentilhas e cogumelos frescos que juntamente com as ervas aromáticas vão conferir notas muito semelhantes ao verdadeiro paté de foie gras. Acaba por ser uma alternativa bem mais saudável que o original e em termos de sabor, asseguro-vos que não fica mesmo nada atrás. Aconselho toda a gente a experimentar e a dar a provar aos amigos e família lá em casa. Tentem que adivinhem os ingredientes que compõem este paté e tenho a certeza que dificilmente irão acertar à primeira, pois nem tudo o que parece, realmente é. Acompanhem, se possível, com este delicioso vinho branco, bem fresco, e saboreiem esta iguaria num momento de descontração com aqueles que mais gostam.
Faux Gras || Paté de Lentilhas e Cogumelos
(receita adaptada do Chef David Lebovitz)
Ingredientes:
| 100 g de cogumelos Paris
| 60 ml de azeite extra virgem
| 1 cebola roxa pequena
| 2 dentes de alho
| 160 g de lentilhas castanhas *
| 140 g de nozes (ou nozes pecan)
| 2 c. (sopa) de sumo de limão
| 1 c. (sopa) de molho de soja
| 2 c. (sopa) de alecrim fresco picado
| 2 c. (sopa) de tomilho fresco picado
| 2 c. (sopa) de salva fresca picada
| 2 c. (sopa) de Cognac ou Brandy (opcional)
| 1 c. (sopa) de açúcar amarelo
| 1 pitada de pimenta de cayenne
| sal e pimenta q.b.
* As 160 g de lentilhas, depois de cozidas aumentam de volume e de peso, pelo que irá obter cerca de 400 g depois de escorridas, o necessário para a receita. Siga as instruções da embalagem para a cozedura.
Preparação Tradicional:
Limpe os cogumelos com um pincel ou lave-os em água corrente e corte-os em lâminas.
Coloque o azeite numa caçarola em lume brando, adicione a cebola e o alho picados e salteie durante 5-6 minutos, até que a cebola fique translúcida.
Junte os cogumelos e cozinhe por 5 a 8 minutos, o tempo suficiente para que eles fiquem macios.
Retire do lume e reserve.
Num processador de alimentos, coloque as lentilhas cozidas, as nozes, o sumo de limão, o molho de soja, o alecrim, o tomilho, a salva, o cognac (se optar por usar), o açúcar amarelo e a pimenta de cayenne. Triture durante alguns minutos até obter um puré.
Adicione os cogumelos reservados e triture novamente até atingir a consistência de paté.
Prove e rectifique os temperos, adicionando sal e pimenta e/ou sumo de limão ou molho de soja.
Coloque o paté em frascos esterilizados e leve ao frigorífico algumas horas para ganhar firmeza.
Sirva fresco com pão de sementes ou tostas, podendo ser acompanhado com um chutney de cebola roxa.
Preparação Thermomix - Bimby:
Limpe os cogumelos com um pincel ou lave-os em água corrente e corte-os em lâminas.
Coloque a cebola e os dentes de alho no copo e programe (5seg/vel5).
Adicione o azeite e programe (6min/100ºC/vel1).
Junte os cogumelos e programe (8min/100ºC/vel1).
Adicione as lentilhas cozidas e os restantes ingredientes com excepção da sal e da pimenta e programe (1min/vel5). Se achar necessário baixe o paté que fica nas paredes do copo.
Prove e rectifique os temperos, adicionando sal e pimenta e/ou sumo de limão ou molho de soja.
Se achar necessário programe mais alguns segundos na vel 5 até atingir a consistência desejada.
Coloque o paté em frascos esterilizados e leve ao frigorífico algumas horas para ganhar firmeza.
Sirva fresco com pão de sementes ou tostas, podendo ser acompanhado com um chutney de cebola roxa.
Adoro patés. Costumo fazer um de figados de galinha que acho irresistivel, mas ando sempre em busca de mais opções. Ao mesmo tempo ADORO lentilhas - é daquelas coisas que não me canso de comer, mesmo!!! - e ver uma receita de paté que as usa, deixa-me mesmo cheia de vontade de experimentar... já a guardei para mais tarde usar!
ResponderEliminarhttp://bloglairdutemps.blogspot.pt/
Excelente petisco alternativo, aposto que vai surpreender à mesa!
ResponderEliminarEste faux gras conquistou-me pelos ingredientes naturais e saudáveis! Eu vou experimentar...
ResponderEliminarFotos lindas como sempre!
um beijinho e bom fim de semana
Esta tua listinha de petiscos fez-me desejar férias rapidamente. Os meus dias na esplanada da Praça da República e os passeios à beira rio com os restaurantes marginais cheios desses petiscos...
ResponderEliminarApesar de não ser muito amiga de fígado, o teu "faux gras" agrada-me substancialmente!
Para não variar, tudo em que pois as mãos sai PERFEITO... C'orgulho tenho deste meu amigo, (coração) :-)
Mil beijos e um fim de semana fantastic para ti e para a tua menina linda.
C
... Tudo em que pões as mãos... Daaaa
EliminarVou experimentar. Até porque deteste foie gras (só o cheiro a figado já me enoja) e o meu esposo adora, portanto acho que temos aqui um excelente compromisso :)
ResponderEliminarAdoro paté, de todas as maneiras e feitios. Este não podia ser melhor , saudável, com cogumelos ( que adoro) e lentilhas (que adoro). Perfeito!!! mais uma vez parabéns, pela receita maravilhosa e as fotos lindas!!
ResponderEliminaryum! deve ser óptimo!! :)
ResponderEliminarAdoro paté!
ResponderEliminarEsta tua alternativa é fantástica , deve ficar uma delícia.
Bjs
Margarida
Olá Célio,
ResponderEliminarGostei desta ideia de petisco mais saudável, com ingredientes fáceis de encontar e simples de confecionar... acho que irei experimentar (mas que raio não páro de rimar), ahahah!
Gostei muito das tampinhas dos frasco e das etiquetas, deu-lhe um ar muito "gourmet" e ao mesmo tempo bem caseirinho!
Eu já devorei tudinho com os olhos... imagima se lhe deito a mão...
Bjs
Olá, Célio
ResponderEliminarAdorei esse paté vegetariano. Óptima sugestão para se começar um jantar.
Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/gelado-de-limao-com-molho-de-caramelo.html
Wow this spread sounds delicious!
ResponderEliminarhttp://beautyfollower.blogspot.gr/
Adoro petiscar! Sabe tão bem, e temos petiscos tão bons.
ResponderEliminarUma mesa cheia deles e de muita gente é bom motivo para estar à mesa.
E adoro patés (fois gras não entra em casa devido à forma como é produzido, e até porque não aprecio fígado), especialmente este tipo assim levezinho e delicioso, barrado em tostas e pãozinho. Gostei imenso das embalagens.
Um beijinho.
Eu já tive a oportunidade de provar foie gras do verdadeiro, gostei mas não ache que valha o dinheiro... Há imensos patês em França, uns melhores que outros e outroa ainda a bons preços. Mas acho que nós Portugueses e também um pouco os Espanhois são os reis a petiscar! Não troco um pires de orelha por nenhum foie gras do mundo! A tua receita parece ser muito saborosa, pelo menos não andaste a encher o bucho dos patos à força como eles fazem, um beijo.
ResponderEliminarParece incrivel! Quanto tempo dura, aproximadamente, no frigorifico?
ResponderEliminarOlá Gabriela!
EliminarDepois de aberto recomendo o consumo nos próximos 4 a 5 dias. Mas se guardado num frasco hermético e que tenha sido devidamente esterilizado, pode durar até um mês.
Obrigado.
Muito obrigada! Tenho de experimentar :) continuação de um bom trabalho!
EliminarAproveito, já agora, para me apresentar como estudante de Ciencias da Nutrição, da FCNAUP e partilhar uma página que criei com dois colegas da faculdade: http://nutricaoviva.com/
Publicamos artigos sobre assuntos correntes, mas com o devido fundamento cientifico, ao contrario do que vemos muitas vezes em qualquer página da Internet.
Obrigada ;)