Wool Roll Bread de Chocolate


O Wool Roll Bread é uma receita que ganhou alguma popularidade nas redes sociais, sobretudo devido à sua aparência única e sabor irresistível. A tradução literal do nome seria "Pão Novelo de Lã", o que descreve bem a sua textura visual, que se assemelha a novelos de lã cuidadosamente alinhados.

Origem e Popularidade

Embora a origem exacta do Woll Roll Bread não seja muito clara, ele tornou-se viral graças à plataformas de partilha de vídeos e fotografias na Internet. Muitos entusiastas da panificação ficaram encantados com a estética e a simplicidade relativa de preparação deste pão, resultando numa onda de reproduções caseiras e variações da receita original.

Características e Ingredientes

O Woll Roll Bread é conhecido pela sua textura macia e fofa, muito semelhante à textura de um pão brioche. A massa é frequentemente enriquecida com ingredientes como leite e manteiga ou natas, que contribuem para a suavidade do pão. Além disso, é comum adicionar recheios doces ou salgados, como creme de baunilha, chocolate, frutos secos, ou mesmo queijos e enchidos.


Dicas e Variações

Experimentem rechear o Wool Roll Bread com compotas, creme de chocolate e avelã, chocolate de leite ou creme de pasteleiro. Para opções salgadas, queijos e enchidos são uma excelente opção. Um toque final de manteiga derretida e açúcar por cima do pão, na sua versão doce e quando este acaba de sair do forno, pode adicionar um brilho atraente e uma crocância adicional.

Conclusão

O Wool Roll Bread é muito mais do que apenas um pão. É uma experiência visual e culinária que conquistou muitos fãs pela sua beleza e sabor. É uma receita que, embora pareça complexa, pode ser executada por qualquer pessoa com um pouco de paciência e atenção aos detalhes. Seja para um lanche ao final da tarde, para o pequeno almoço ou para uma ocasião especial, este pão certamente impressionará e deliciará todos os que o vão provar.





Wool Roll Bread de Chocolate

Ingredientes:
| 300 g de farinha s/ fermento
| 80 ml de leite + qb para pincelar
| 6 g de fermento de padeiro seco
| 5 g de sal
| 30 g de açúcar
| 1 ovo
| 100 ml de natas
| 100 g de chocolate em pedaços

Preparação:
1. Forre com papel vegetal uma forma de aro amovível com Ø 20 cm e reserve.
2. Junte todos os ingredientes, com excepção do chocolate, na taça de uma batedeira. Coloque o gancho de amassar e amasse durante 10 minutos ou até obter uma massa bem lisa, elástica e homogénea, que se despega das paredes da taça.
3. Tape a taça com um pano ou película aderente e deixe levedar durante 2 horas ou até que a massa dobre de volume, num local ameno e sem correntes de ar.
4. Após a massa ter fermentado, transfira-a para uma bancada e forme uma bola. Pese a massa e divida-a em 5 porções iguais.
5. Forma 5 bolas com cada uma das porções de massa, tape-as com um pano e deixe levedar por mais 20-25 minutos.
6. Numa superfície enfarinhada e com a ajuda do rolo, estenda cada uma das porções de massa, dando-lhes uma forma alongada (ver imagem abaixo). Use uma faca ou cortador e corte tiras com cerca de 0,5 mm numa das metades da massa.
7. Na outra metade da massa coloque alguns pedaços de chocolate. Comece a enrolar a massa na metade que tem o recheio, terminando na metade que tem as tiras.
8. Disponha a massa na forma e repita o processo para as restantes porções de massa, dispondo-as na forma, em círculo.
9. Cubra a forma com um pano e deixe levedar novamente durante cerca de 1 hora.
10. Pincele a massa com ovo batido ou leite e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos ou até a massa ficar bem dourada.
11. Retire o Wool Roll Bread do forno, deixe arrefecer um pouco, desenforme e sirva.

(imagem passo-a-passo retirada da Internet)






Barritas Vegan tipo Snickers


Quem se lembra do icónico chocolate Snickers? Aquele que é uma combinação perfeita de chocolate com caramelo e amendoim? Para quem adora esses sabores, tenho a certeza que não vai resistir a estas barritas vegan, tipo Snickers. A diferença é que estas barritas são uma opção mais saudável e deliciosa, ideal para quem segue uma dieta vegan ou que simplesmente procura alternativas mais naturais e menos processadas, aos tradicionais snacks de supermercado. Feitas com ingredientes como as tâmaras, amendoim, manteiga de amendoim e chocolate, estas barritas conseguem replicar o sabor e a textura do famoso chocolate Snickers sem utilizar produtos de origem animal.

Uma das grandes vantagens das barritas vegan tipo Snickers é a sua composição nutricional. As tâmaras, por exemplo, são uma excelente fonte de energia, ricas em fibras, vitaminas e minerais como o potássio e o magnésio. Os amendoins fornecem gorduras saudáveis, proteínas e antioxidantes, que ajudam na saciedade e no bem estar geral. Já o cacau é conhecido pelos seus benefícios relativamente à saúde cardiovascular e por ser um potente antioxidante. Além disso, por serem feitas em casa, estas barras não contêm aditivos químicos, conservantes artificiais ou açúcares refinados, sendo uma escolha mais natural e saudável. 

O processo de fazer barritas vegan tipo Snickers é relativamente simples e pode ser uma actividade divertida para fazer em família ou mesmo entre amigos. Basicamente, começa-se por fazer uma base de tâmaras e amendoins triturados, que formam uma massa compacta e pegajosa. Em seguida, prepara-se um caramelo de tâmaras e amendoim que será o recheio. Por fim, tudo é coberto com uma generosa camada de chocolate vegan derretido e finalizado com flor de sal.

Estas barritas são ideais para qualquer ocasião, como um lanche no trabalho, para um pós treino, para saborear numa ida à praia ou até mesmo como sobremesa. Elas não só satisfazem o desejo por doces, como também fornecem energia de forma equilibrada e saudável.

Resumindo, as barritas vegan tipo Snickers são uma opção saborosa e nutritiva que alia o prazer de um doce com os benefícios de ingredientes naturais e saudáveis. Se ainda não experimentaram, eu garanto que vale mesmo a pena dar uma oportunidade a esta receita e surpreenderem-se com esta delícia vegan, que podem comer quase sem culpa.





Barritas Vegan tipo Snickers
(receita adaptada do site Addicted to Dates)

Ingredientes:
{para a base}
| 290 g de amendoins torrados
| 10 tâmaras medjool 
| 1 pitada de sal

{para o caramelo}
| 10 tâmaras medjool
| 120 ml de bebida de arroz (ou outra bebida vegetal)
| 260 g de manteiga de amendoim
| 1 c. (chá) de essência de baunilha
| 1/2 c. (chá) de sal
| 150 g de amendoins torrados

{para a cobertura}
| 260 g de chocolate para culinária vegan
| 1 c. (chá) de óleo de coco
| flor de sal qb

Preparação:
{Base}
1. Triture os amendoins num processador até obter uma mistura areada. Junte as tâmaras medjool e o sal e volte a processar até obter uma mistura homagénea.
2. Forre com papel vegetal um tabuleiro com cerca de 22cm x 22cm. Transfira a mistura anterior para o tabuleiro, alise e pressione com uma espátula, formando a base.

{Caramelo}
1. Num processador coloque as tâmaras, a bebida de arroz, metade da manteiga de amendoim, a baunilha e o sal. Processe numa velocidade alta até obter uma mistura bem cremosa. Transfira o caramelo para uma taça, adicione a restante manteiga de amendoim e envolva bem.
2. Adicione metade dos amendoins ao caramelo e envolva. Verta a mistura no tabuleiro e alise com uma espátula.
3. Espalhe os restantes amendoins e pressione ligeiramente para que fiquem bem incorporados no caramelo.
4. Coloque o tabuleiro no congelador durante pelo menos 2 horas ou, preferencialmente de um dia para o outro.

{Cobertura}
1. Retire o tabuleiro do congelador e corte o preparado em 12 barras iguais.
2. Coloque novamente as barras no congelador enquanto prepara a cobertura de chocolate.
3. Derreta o chocolate juntamente com o óleo de coco no micro-ondas, e intervalos de 30 segundos.
4. Quando o chocolate estiver completamente derretido, uma a uma, mergulhe as as barras Snickers, cobrindo-as bem e coloque-as sobre uma grelha. 
5. Salpique as barras com flor de sal a gosto.

Notas:
1. As barritas vegan tipo Snickers podem ser guardadas no frigorífico, durante uma semana, bem acondicionadas numa caixa hermética ou, se preferir, pode congelar durante 2 meses. 
2. Descongele à temperatura ambiente, uma hora antes de servir.