Shakshuka Verde


Os legumes e as verduras fazem sempre parte das minhas refeições cá em casa. Tento, sempre que possível, introduzi-los no prato principal ou nas sopas. Como agora os dias estão bem mais quentes e as sopas não são tão apreciadas, é nas saladas que eles ganham lugar. Como gosto de experimentar pratos novos, estou constantemente em busca de receitas. Da longa lista que tenho, saiu esta Shakshuka Verde, uma receita simples e fácil, que se prepara em poucos minutos e que é perfeita para partilhar e saborear nestes dias, acompanhada de um copo de vinho verde ou branco, bem fresco.

A shakshuka é uma receita típica do Médio Oriente, mais precisamente de Israel. Na sua versão original, é preparada com ovos, tomate, cebola, pimento e especiarias. Outras versões foram surgindo ao longo dos tempos e o prato foi ganhando forma e popularidade noutros países onde o nome também difere. Na região de Itália encontramos os "Ovos no Purgatório" enquanto que se formos para o México são-nos apresentados os "Huevos Rancheros". Independentemente da sua versão ou do nome da receita, a verdade é que este é um prato delicioso, normalmente servido com pão torrado. Fun fact: nos países do Médio Oriente esta receita é servida ao pequeno almoço. Na minha opinião sabe bem melhor quando servida num brunch ou como prato principal. Basicamente são ovos escalfados em tomate e pimento, aos quais podemos ainda juntar feijão cozido ou ervilhas.


A versão de shakshuka que apresento hoje é bem mais saudável que a original e é uma boa alternativa para quem não aprecia tomate. Feita apenas com legumes verdes, esta é uma receita simples e deliciosa, uma excelente opção para introduzirmos mais legumes na nossa alimentação e é perfeita para partilhar em família. Na receita dou uso à minha Caçarola Baixa da marca Staub, que veio da ZWILLING®. Esta caçarola, para além de ter um design lindíssimo, é fabricada em ferro fundido esmaltado e é ideal para assar e cozinhar alimentos de forma lenta, resultando em pratos mais suculentos, macios e saborosos. O esmalte interno preto fosco é ideal para um processo de caramelização eficiente e é de longa durabilidade. Pode ainda ser usada em todos os tipos de fontes de calor, incluindo gás, electricidade, indução e forno até 260ºC. Aqui podem ver todas as características assim como as vantagens de cozinhar em utensílios de ferro fundido.

E agora uma surpresa para quem me lê! Em parceria com a ZWILLING® tenho para oferecer a um feliz contemplado, uma Caçarola Baixa para saltear STAUB, em ferro fundido, igual à minha, que partilho nestas imagens. Este passatempo irá decorrer exclusivamente na minha página do Instagram e para saberem como participar deverão ler e cumprir todas as regras que partilho neste post. O giveaway tem inicio hoje, dia 13 de Junho e durará até ao próximo domingo, dia 19 de Junho. O vencedor será escolhido de forma aleatória e anunciado naquela rede, no dia 20 de Junho. Boa sorte a todos!





Shakshuka Verde

Ingredientes:
| 300 g de brócolos
| 100 g de Bimi
| 3 c. (sopa) de azeite
| 1 cebola
| 1/2 pimento verde
| 3 dentes de alho
| 2 courgettes
| sal qb
| pimenta qb
| 1 c. (chá) de paprika
| 1 c. (chá) de cominhos moídos
| 1/4 c. (chá) de piri-piri
| 150 g de espinafres frescos
| 1 chávena de ervilhas congeladas
| coentros frescos qb
| 5 ovos
| folhas de hortelã qb
| pão torrado qb

Preparação:
1 . Leve um tacho ao lume, com água, sal e um fio de azeite. Quando levantar fervura, junte os brócolos e deixe cozinhar 5 minutos. Retire os brócolos e reserve. Desligue o lume e coloque os Bimi na água da cozedura dos brócolos para os escaldar.

2 . Leve a caçarola baixa ao lume com o azeite e a cebola picada. Junte o pimento verde picado e salteie até a cebola amolecer. Adicione os dentes de alho picados e as courgettes cortadas em cubos, tempere com sal e pimenta, junte a paprika, os cominhos, o piri-piri e salteie mais um pouco. 

3 . Num processador de alimentos coloque os brócolos cozidos, 100 g de espinafres e 3 c. (sopa) da água de cozedura dos brócolos. Triture até obter um puré.

4 . Na caçarola coloque as ervilhas congeladas e o puré de brócolos, baixe o lume e deixe cozinhar um pouco. Adicione os restantes espinafres e envolva até que murchem. Se necessário adicione mais um pouco de água.

5 . Adicione coentros frescos picados, envolva e se necessário rectifique os temperos. Na superfície da shakshuka faça cinco cavidades e coloque um ovo inteiro em cada uma delas. Tape a caçarola e deixe os ovos cozinharem durante 5-6 minutos.

6 . Adicione os Bimi à shakshuka e sirva com coentros frescos, folhas de hortelã e fatias de pão torrado.






Sem comentários:

Enviar um comentário